Marketing


5 maneiras de aumentar seu engajamento no Instagram
Já percebeu como o Instagram tornou-se tão relevante em nosso dia a dia? E não é por menos. Estamos sempre acompanhando os stories dos nossos amigos, assistindo aos IGTV’s dos nossos influencers favoritos e rindo com os populares vídeos curtos do recente Reels. Além destas funções, nem mencionamos que também dá para publicar, curtir e comentar fotos dos amigos no Instagram: o intuito desta rede social em seu início lá em 2010. Uma coisa continua sendo relevante, porém: o engajamento. Neste artigo, listamos 5 maneiras de ampliá-lo em sua conta no Instagram. Leia na íntegra.
Já percebeu como o Instagram tornou-se tão relevante em nosso dia a dia? E não é por menos. Estamos sempre acompanhando os stories dos nossos amigos, assistindo aos IGTV’s dos nossos influencers favoritos e rindo com os populares vídeos curtos do recente Reels. Além destas funções, nem mencionamos que também dá para publicar, curtir e comentar fotos dos amigos no Instagram: o intuito desta rede social em seu início lá em 2010 quando fundada pelo americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger. Isso mesmo, o famoso “Insta” também é em parte tupiniquim.

Com novas atualizações ou funcionalidades já existentes, uma coisa não se alterou até hoje: o engajamento. Mas o que é isso, afinal de contas? Em palavras simples, engajamento é um indicador de como o público reage ao seu conteúdo. Ou seja, como curte, comenta, compartilha ou até mesmo favorita diferentes postagens.

O engajamento de uma publicação também pode ser mensurado através de uma fórmula que é o número de curtidas + número de comentários ÷ número de seguidores * 100% . Digamos que sua conta tenha 1.000 seguidores e sua última postagem tenha 80 curtidas, além de 10 comentários. Isso significa que a taxa de engajamento do post é = (80 + 10) ÷ 1.000 * 100% = 9%. Desta forma, quanto mais ativo o público, maior a porcentagem  do engajamento do seu post.
Quanto mais um usuário interage com uma determinada conta no Instagram seja assistindo, comentando, curtindo, salvando ou compartilhando postagens, mais frequentemente ele verá novas atualizações desta conta em seu feed. Aliás, isso já foi confirmado pelo próprio Instagram ao responder as dúvidas mais comuns sobre seu algoritmo.

Vale a pena dizer que o engajamento também afeta o crescimento do alcance e das impressões, ou seja, o aumento dos impactos junto ao público-alvo que, por sua vez, irá influenciar em cliques e, finalmente, conversões. Mas isso não é tudo, o engajamento gera confiança que irá desempenhar um papel importante no processo de decisão de compra e para isto há uma explicação razoável: usuários ativos têm maior probabilidade de se tornarem consumidores. Entendeu?

Porém, não dá pra dizer exatamente qual métrica de engajamento é considerada boa: tudo depende do assunto, produto ou seguidores da sua conta. Sendo assim, é importante dizer que é incorreto comparar o engajamento de contas destinadas a diferentes públicos-alvo. Não vamos comparar laranjas com maçãs, certo? Todavia, temos algumas dicas para que você alavanque seu engajamento, confira a seguir:

1. Publique posts interativos

Certamente você já deve ter participado de alguma publicação interativa. Bom, na prática é evidente que os seguidores respondem bem quando são convidados a tomar algum tipo de ação no Instagram. Você pode organizar e conduzir enquetes, abrir a caixinha de perguntas, lançar desafios com diferentes etapas, como marcar amigos, por exemplo. Não se esqueça de pedir a opinião dos seus seguidores em suas postagens. As possibilidades são ilimitadas.
2. Organize concursos e sorteios

Essa é uma maneira simples e criativa para interagir criativamente com seus seguidores. Ao escolher os prêmios de um sorteio ou concurso, leve em consideração as diferentes características do seu público-alvo. Ah, interessante mencionar que quanto mais difíceis as condições de um concurso e ou sorteio, menos atividade você irá acompanhar por parte dos usuários. Ou seja, tem deve ser tudo incrivelmente fácil e ágil. Recomendamos a utilização de instruções simples, como por exemplo: “escreva um pequeno comentário abaixo” ou ainda “poste uma foto nos seus stories e marque a gente”.

3. Distribua brindes


Distribuir brindes pode ser uma boa oportunidade não apenas para aumentar seu engajamento, mas igualmente para iniciar parcerias com empresas, se você for influencer, por exemplo. A diferença da distribuição de brindes entre um concurso e/ou sorteio é que os participantes não precisam concluir exatamente uma “tarefa”, embora também recebam um presente. Por exemplo, eles só precisam estar inscritos nas contas de quem organizou a ação ou simplesmente curtir postagens. Afinal, quem nunca tentou ser um dos 100 primeiros a curtir um post?

ATENÇÃO: Lembrando que a distribuição de brindes e realização de sorteios e concursos são atividades regulamentadas no Brasil pela SECAP (Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria).  Saiba mais clicando aqui.



4. Já comece a transmitir suas “lives”

Na pandemia, as lives nunca foram tão disseminadas. Nada por acaso, né? Nessas transmissões ao vivo, você pode falar sobre tudo: novidades sobre sua empresa, discutir o cenário atual com convidados especiais, compartilhar informações úteis e realizar tutoriais. As blogueirinhas que o digam! Agora, não se esqueça de alguns detalhes: anuncie as transmissões em posts e divulgue as lives nos stories para atrair mais participantes. Durante a transmissão, tente envolvê-los: faça e responda perguntas, peça para escreverem comentários e enviar emoticons. É sucesso, tenha certeza.
5. Responda aos comentários

Se você é dono de uma empresa, saiba que um cliente em potencial que não recebe uma resposta num breve intervalo de tempo, provavelmente fará a mesma pergunta para seu concorrente. Esta é a realidade de um mercado altamente competitivo. Portanto, é essencial reagir aos comentários recebidos o mais rápido possível. Porém, seu tom de voz deve ser espontâneo e receptivo para não criar aquela comunicação engessada que ninguém gosta.

De acordo com a pesquisa do The Social Habit, estudo do instituto de pesquisa americano Edison Research, 32% dos usuários em redes sociais querem que as marcas respondam em meia hora. Mais de 50% espera que a taxa de reação não mude à noite ou nos fins de semana. É importante não excluir os comentários negativos, você precisa descobrir o motivo da insatisfação e “desafiar” o usuário descontente e propor um diálogo construtivo, caso contrário as chances de arranhar a reputação de sua marca serão grandes. Ninguém gostaria de ser cancelado, né?

Para quem quer saber tudo sobre redes sociais


Quer saber como usar o Instagram para alavancar seu negócio? Que tal também aprender a utilizar outras redes sociais como o próprio Facebook, YouTube e Twitter a seu favor?

Num mundo onde as redes sociais ditam tendências e atraem bilhões de usuários, saber entendê-las é importantíssimo para qualquer profissional em Marketing Digital. Pensando nisso, a EBAC lança o curso online sobre Marketing Digital em parceria com a agência Jüssi. Neste curso, você usará o seu conhecimento para criar um fluxo de comunicação eficaz nas redes sociais, organizando calendário de postagens, mídia para promover o conteúdo, estratégia de interações e análise de segmentações e engajamento.

Nossa parceira: Jüssi - The Business Agency


A Jüssi é uma agência inovadora, com visão de negócio 360° e que está em constante evolução para oferecer os melhores resultados para seus clientes em comunicação, performance, branding e o que mais for necessário. Seu portfólio de clientes é extenso: Whirlpool, Localiza, Honda, Nestlé, Itaú, Santander, Cielo, Google, Uber, Multiplus, Kroton, Netshoes, Philips, JLL, Tok & Stok, Easynvest, Motorola.


Nosso time de professores: Marcos Del Valle, Bruno Batalha e Mônica Araujo


Quer ter aulas com uma equipe de professores que sabem tudo da realidade prática do marketing digital? Deixa com a gente!


Marcos Del Valle tem mais de 17 anos de experiência, é especializado em estratégias de marketing digital com ênfase em performance. É Diretor nas áreas de Produtos Digitais e Consultoria da Jüssi. Com trajetória de 20 anos de experiência trabalhando com tecnologia e produtos digitais, Bruno Batalha é Gerente das frentes de Gestão do Produto, Product Discovery e Web Analytics na Jüssi. Já Mônica Araujo atua em Marketing Digital, há mais de 10 anos, com foco em Mídia de Performance e Mídias Sociais. Mônica é responsável pela área de Consultoria em Mídia da Jüssi e atua com empresas como Netshoes, Localiza, Marisa, Allianz Travel, Itaú e Uber. Quer alavancar sua carreira em Marketing numa área em plena ascensão onde o sucesso é garantido?