AUDIOVISUAL

Filmmaking: criatividade, técnica e ação!

Já parou para pensar como o formato de conteúdo em vídeo já virou parte do nosso cotidiano? Afinal, você já deve ter parado 5 minutos do seu dia só pra dar aquela olhada naquele IGTV do seu influencer favorito ou para checar aquela notificação de um novo vídeo no YouTube. Ah, e quem nunca passou horas no TikTok? Não há dúvidas. Desde há muito tempo, o formato em vídeo é o que mais engaja nas redes sociais. Mas não para por aí. Leia o artigo na íntegra.
Já parou para pensar como o formato de conteúdo em vídeo já virou parte do nosso cotidiano? Afinal, você já deve ter parado 5 minutos do seu dia só pra dar aquela olhada naquele IGTV do seu influencer favorito ou para checar aquela notificação de um novo vídeo no YouTube. Ah, e quem nunca passou horas no TikTok? 

Ah, estamos falando sobre vídeos! Que tal então você conferir nosso novo curso “Filmmaking: da ideia ao primeiro filme”. Clique aqui e saiba mais! 

Não há dúvidas. Desde há muito tempo, o formato em vídeo é o que mais engaja nas redes sociais. Estamos vendo uma geração de YouTubers influenciando a cultura pop enquanto inúmeras marcas correm atrás de criadores de conteúdo para que sejam seus embaixadores. O Facebook Watch, concorrente do YouTube, possui mais de 1,25 bilhão de visitantes mensais que assistem e compartilham vídeos de milhões de criadores. 
Sabemos que as oportunidades são imensas para o segmento de vídeos na internet, mas não para por aí. Todo filmmaker vislumbra diante de si a indústria do audiovisual que traz infinitas possibilidades seja na publicidade ou cinema. Que tal ganhar um Leão em Cannes? O céu é o limite. 

Entretanto, você sabe o que é necessário para se elaborar um vídeo de qualidade? Não basta apenas pegar sua câmera e sair filmando por aí. Para tal, é preciso pensar primeiramente numa ideia e na estrutura do roteiro do seu vídeo: introdução, desenvolvimento e desfecho. 

Em seguida, com seu material audiovisual bruto, você irá precisar realizar algumas edições: cortes, filtros, trilha sonora, tudo conforme o que sua criatividade aliada à técnica forem guiando nesta etapa. Finalmente, após cada um destes passos, não basta apenas salvar seu vídeo numa pasta qualquer em seu computador. Aí, estamos falando da etapa de “publicização”, ou seja, você terá que pensar em diferentes maneiras de divulgar seu projeto. 

O  melhor do estilo guerrilha


Sabia que usando sua criatividade com boas técnicas você também pode ganhar dinheiro? Simples: faça vídeos para campanhas no melhor estilo guerrilha. Mas o que significa o termo “guerrilha” neste caso? 

Segundo a Rock Content, o Marketing de Guerrilha é uma estratégia focada na publicidade criativa e pouco convencional de um produto, serviço ou marca. Esta estratégia foi desenvolvida pelo publicitário Jay Conrad Levinson no final dos anos 70, inspirado pelas táticas alternativas usadas pelos militares na Guerra do Vietnã. 

Um exemplo clássico de Marketing de Guerrilha que viralizou nos últimos anos é a campanha “Fast Lane” da Volkswagen. Nesta campanha, a empresa alemã tinha como ideia principal colocar pra fora a “criança” presente em todos nós. Ao invés de uma escada rolante, a VW colocou um escorregador numa estação de metrô em Berlim, criando assim uma espécie de “pista rápida” para todos os usuários do subterrâneo da cidade. O resultado final ao mesmo tempo incrível e comovente numa edição simples, mas belíssima. Curtiu?
Com um celular na mão uma câmera básica você pode fazer um filme vencedor de prêmios

É isso mesmo! Você não precisa de equipamentos de última geração, câmeras com lentes potentes, estúdios equipados com chroma-key ou técnicas de pós-produção se tornar um filmmaker bem sucedido.

Nada disso! Com uma boa câmera de smartphone, você já tem a possibilidade de criar materiais audiovisuais de qualidade utilizando boas técnicas e, principalmente, sua criatividade. Quer saber como fazer isso? Nós temos a resposta: o curso de Filmmaking, da ideia ao primeiro filme.

Neste curso, você terá aulas com a premiada dupla de cineastas, os irmãos Meirelles, e irá aprender como produzir um conteúdo audiovisual de qualidade profissional no melhor estilo guerrilha - assista a diferentes exemplos de trabalhos deles nos vídeos abaixo. Você verá que com um equipamento básico de filmagem e conhecimento de técnicas de roteiro e edição é possível criar histórias incríveis para suas redes sociais, empresas e clientes.

Definitivamente, esta é a sua porta de entrada para um mercado em plena expansão com inúmeras possibilidades. Afinal, quem nunca sonhou em ser YouTuber? Além de também oferecer o aprendizado para se tornar um creator nas redes sociais, este curso contém o aprendizado de várias ferramentas necessárias para que você desenvolva seu próprio portfólio e conquiste inúmeras oportunidades no mercado de audiovisual.
Nossos Professores: Marília e Fabio Meirelles 
Marilia e Fabio formam a dupla de diretores Irmãos Meirelles e atuam na publicidade, dirigindo campanhas para algumas das maiores marcas do mundo, como Coca-Cola, Nestlé, Converse Ambev. O projeto “Burn that Ad” para o Burger King recebeu 9 leões no Festival Cannes Lions, e o curta-metragem "Murayama" foi publicado em algumas das principais plataformas do audiovisual, como Boooom.tv, Director’s Notes e Daily Shortage. 

O filme “Late Night Stores” que dirigiram também para o Burger King, foi recentemente escolhido como “Ad of The Week” e “Best of The Month” no conceituado site Shots.net. Começaram a carreira na Lado de Dentro, produtora de filmes que fundaram em 2010, inicialmente atuando em eventos e institucionais e posteriormente na criação de conteúdo para marcas. 

O projeto “A Beleza de voar” para a LATAM, a série “Filhos Deste Solo” para o canal OFF, e o documentário longa-metragem “A Terra e o Prato”, lançado em 2020, foram alguns deles. 

Quer ser um filmmaker de sucesso que entende como desenvolver uma ideia num roteiro, filmar, editar e divulgar seu projeto? Este curso então é feito para você.