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Marketing Digital: seu guia está aqui
Parece óbvio dizer que o profissional em Marketing Digital é a profissão do futuro. Na verdade, o futuro já começou! Em tempos de pandemia, o Marketing Digital é essencial para garantir a sobrevivência e continuação de qualquer empresa ou negócio. Vivemos num contexto de transição do físico para o virtual em todos os setores da sociedade. Já parou para pensar em todas as transformações recentes provocadas pela revolução do digital? Então leia o artigo o na íntegra.
Parece óbvio dizer que o profissional em Marketing Digital é a profissão do futuro. Na verdade, o futuro já começou! Em tempos de pandemia, o Marketing Digital é essencial para garantir a sobrevivência e continuação de qualquer empresa ou negócio. Para garantir a formação destes profissionais de um futuro já presente, a EBAC lançou seu curso online em Marketing Digital em parceria com a incrível agência Jüssi, clique aqui e saiba mais.

Vivemos num contexto de transição do físico para o virtual em todos os setores da sociedade. Já parou para pensar em todas as transformações recentes provocadas pela revolução do digital? Formações acadêmicas online, a grande novidade do Pix que transformará pagamentos e transferências no país, compras e anúncios interativos nas redes sociais, o Uber & iFood nosso de cada dia, entre tantos outros exemplos do nosso cotidiano.

Neste contexto de disrupção e ascensão constante, o profissional em Marketing Digital é essencial para não somente entender estas mudanças, mas também para colocar em prática estrategicamente um plano de ações em comunicação & marketing através da internet e canais digitais. Portanto, não é à toa que profissões que envolvem o universo digital estão entre as mais procuradas do mercado de trabalho atualmente.

MAS O QUE EXATAMENTE FAZ O PROFISSIONAL DE MARKETING DIGITAL, HEIN?


Em simples palavras, este profissional é responsável pelo uso de canais digitais para divulgar os produtos e serviços de uma empresa, prospectar novos clientes e criar consciência de marca.

Multinacionais, organizações não governamentais, instituições sem fins lucrativos, startups de todos os setores e empresas de pequeno e médio porte estão sempre – sempre mesmo - em busca desses profissionais.

Segundo o portal Glassdoor, um Especialista de Marketing Digital possui um salário médio de R$ 10.000,00 na região metropolitana de São Paulo. Na mesma região, um Analista Pleno de Marketing Digital possui salário médio de R$ 7.000,00 e um Analista Júnior tem renda mensal média de R$ 3.000. Está aí uma profissão para você investir!

Certo! Mas o que preciso saber para ser um profissional nesta área?

Ser um profissional em Marketing Digital também significa entender tudo sobre métricas e KPI’s.

Métricas são dados quantitativos usados para avaliar o desenvolvimento de um processo, estratégia ou ação. Resumidamente, é um número que representa a medida para compreender aquilo está dando certo (ou não) num determinado projeto.

Já o termo KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-Chave de Performance. Um indicador-chave de performance demonstra e mede os resultados que uma empresa ou organização busca.

Embora métricas e KPI sejam ambos indicadores de gestão, há uma diferença fundamental entre os dois. As métricas são dados sobre um negócio, campanha ou projeto e os KPI’s são justamente resultados das ações tomadas com base nas métricas.

No universo do Marketing Digital, você irá ver métricas e indicadores específicos para este universo que se cruzarão com outros do Marketing tradicional. Com isso em mente, fizemos uma listinha dos principais que você precisa saber desde já:
Sites
Número de visitantes: através de ferramentas como o Google Analytics, você poderá saber o número de pessoas que entraram no site de suas empresas e/ou cliente;

Taxa de rejeição: é a proporção de usuários que visitam um site e saem imediatamente, aqueles que só entram na página inicial. Este é uma métrica que poderá indicar um tráfego de baixa qualidade. Cuidado, marketeiro!

Tempo de permanência na página: esta métrica indica a quantidade de tempo um usuário gastou num determinado site. Além desta, o mapa de cliques - uma imagem especial que mostra em quais pontos da página os usuários clicam com mais frequência - pode ser do interesse de um especialista em UX. Aliás, já viu nosso curso online sobre UX Design?

Redes Sociais
Alcance: representa o número de pessoas que visualizaram uma determinada publicação. Se alguém viu o mesmo post 5 vezes, este será ainda será contabilizado como usuário único. Já anotou?

Impressões: O número de vezes em que uma publicação e/ou anúncio foi exibido para os usuários. Se um anúncio for visto 5 vezes por 10 usuários, o número de impressões será de 50;

Seguidores: essa você precisa saber! O número de seguidores indica quantos usuários se inscreveram em sua página, perfil ou canal para acompanhar o conteúdo de uma empresa, por exemplo;

Engajamento: é o número de curtidas, repostagens e comentários em publicações nas redes sociais. Quanto mais comentários, compartilhamentos, curtidas, mais sua página será considerada relevante!

Outras métricas e indicadores importantes
Taxa de abertura de e-mail: numa campanha de CRM, é importante que você saiba a porcentagem de pessoas que abriram um e-mail em relação à base de usuários cadastrados. Para isso, existem ferramentas de layout e disparo como o MailChimp, SalesForce, entre outras.

Conversão de landing pages: você sabe o que são landing pages? Elas são páginas independentes, usadas em campanhas digitais para atingir um determinado objetivo. Ao lançar uma landing page, é necessário ter em mente que o layout destas pode influenciar diretamente os resultados deste indicador. UX que chama novamente, né, amores?

O sucesso neste processo de conversão, porém, depende dos objetivos de uma ação. Imagine, por exemplo, que você lançará um curso online, mas precisa ter informações sobre os potenciais clientes para engajá-los. Que tal fazer uma troca? Você pode oferecer um e-book gratuito sobre o curso ao pedir que seus potenciais clientes preencham antes um formulário detalhando dados como nome completo, telefone e e-mail. Quantos mais leads, melhor!

Taxas de conversão e tráfego móvel
A taxa de conversão é a relação entre o número de visitas de um site e o número de ações realizadas no site. As ações dependerão dos objetivos definidos pela empresa ou cliente: poderá ser uma compra, preenchimento de um formulário, visualizações de uma determinada seção, entre outras possibilidades.

Vale lembrar que usuários atualmente passam a maior parte do tempo em aparelhos móveis consumindo constantemente conteúdo. Este é um comportamento que exige uma adaptação das empresas e clientes para que seus sites e blogs estejam adaptados para estes dispositivos tais como tablets e smartphones. Mobile first, marketeiro!

Customer Lifetime Value (LTV)
Sabe a sua assinatura da Netflix? Certamente esta empresa tem uma previsão exata de quanto você renderá calculando a média de meses de sua assinatura e a de outros clientes viciados em séries e filmes. Assim, a Netflix sabe quando deverá atrair mais clientes ou menos clientes para manter seu fluxo de caixa e, consequentemente, seu lucro.

LTV significa literalmente “Valor de vida útil do cliente” e não é exatamente um indicador recente. O LTV já existe há muito tempo nos livros de marketing, mas seu modelo é importantíssimo para os marketeiros digitais manterem o sucesso de seus produtos e serviços. Já pensou em criar sua própria empresa de streaming?

Custo de Aquisição do Cliente (CAC): este é um indicador que mensura o valor gasto para converter um cliente em potencial em comprador efetivo. É recomendável que você faça este cálculo no final de sua campanha para assim entender a efetividade geral de suas ações de marketing.


Hora de colocar a mão na massa!

Venha fazer o curso online de Marketing Digital da EBAC e vá muito além do conhecimento em métricas e KPI’s.


Quer ter uma imersão total e dominar o universo do Marketing Digital e conquistar grandes oportunidades neste mercado em constante crescimento?


Neste curso você irá aprender, na prática, como desenvolver campanhas de comunicação digital, planejamento de mídia, CRM, fazer análise de dados e gerenciar projetos com o suporte de metodologias ágeis.


Nossa parceira: Jüssi – the business agency


A Jüssi é uma agência inovadora, com visão de negócio 360° e que está em constante evolução para oferecer os melhores resultados para seus clientes em comunicação, performance, branding e o que mais for necessário. Seu portfólio de clientes é extenso: Whirlpool, Localiza, Honda, Nestlé, Itaú, Santander, Cielo, Google, Uber, Multiplus, Kroton, Netshoes, Philips, JLL, Tok & Stok, Easynvest, Motorola.


Nosso time de professores: Marcos Del Valle, Bruno Batalha e Mônica Araujo


Quer ter aulas com uma equipe de professores que sabem tudo da realidade prática do marketing digital? Deixa com a gente!


Marcos Del Valle tem mais de 17 anos de experiência, é especializado em estratégias de marketing digital com ênfase em performance. É Diretor nas áreas de Produtos Digitais e Consultoria da Jüssi.


Com trajetória de 20 anos de experiência trabalhando com tecnologia e produtos digitais, Bruno Batalha é Gerente das frentes de Gestão do Produto, Product Discovery e Web Analytics na Jüssi.


Já Mônica Araujo atua em Marketing Digital, há mais de 10 anos, com foco em Mídia de Performance e Mídias Sociais. Mônica é responsável pela área de Consultoria em Mídia da Jüssi e atua com empresas como Netshoes, Localiza, Marisa, Allianz Travel, Itaú e Uber.


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