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Por que você tem que saber SEO (em qualquer área)?

Ele está em praticamente tudo que diz respeito a qualquer coisa na internet de aplicativos, à site sites, imagens e até em produtos à venda em e-commerce
Se você está na internet, você está sendo impactado pelo SEO. “SEO é um combinado de técnicas pensadas para otimização de um mecanismo de busca, como o Google”, explica Rosana Amaral, Head de SEO da C&A Brasil. 

Como a sigla diz, ele é o “Search Engine Optimization", “a otimização no mecanismo de busca”. O que isso significa na prática é que aplicar as técnicas certas no seu site vai fazer com que ele apareça cada vez mais no topo dos resultados quando as pessoas buscam por termos relacionados nos mecanismos de busca. 

Isso porque esses mecanismos querem dar para o usuário que os utiliza, o melhor resultado possível. E essas técnicas, quando aplicadas corretamente em um site, melhoram a experiência do usuário dentro dele. “O objetivo dessa otimização é pensar no usuário em primeiro lugar, dar a ele o que ele precisa. Ele precisa encontrar o que ele quer dentro do seu site de uma maneira fácil e ter uma navegação agradável”, explica Rosana.
SEO na prática

Dá para perceber como essas técnicas vão englobar tudo dentro do site, certo? Já que o conteúdo, o título, a descrição, o menu, as imagens… Tudo que compõe aquela página vai afetar diretamente se o usuário vai ter uma experiência boa.

Você já acessou um site em busca de uma informação e percebeu que o texto só “enchia linguiça” ou estava só procurando te vender uma coisa que nada tinha a ver com o que você queria? Ou então, navegando dentro de um e-commerce, viu que a jornada -- o caminho que você tinha que fazer (ou clicar) para chegar até o produto que queria -- era difícil de compreender? Ou até mesmo encontrou um texto legal e que tinha a informação que você precisava, mas ele era longo e sem quebras ou imagens para ilustrar, deixando a leitura cansativa?

Isso tudo é sinal de um SEO ruim e, quando o mecanismo de busca percebe isso, ele vai colocar sua página lá no final, deixando as que são mais agradáveis ao usuário mais para cima.
Quem precisa entender de SEO?

Todo mundo que trabalha com um site tem que ter como objetivo a boa experiência para o usuário, portanto, todos se beneficiam de um conhecimento correto de SEO.
  • O redator ou o jornalista que vai escrever qualquer coisa dentro de um site precisa aplicar as técnicas de texto para uma leitura agradável;
  • O designer precisa entender quais imagens e em quais locais elas deixarão o site e todo conteúdo dentro dele mais agradável;
  • O UX Writer precisa saber quais palavras e frases utilizar em botões de clique, menu ou títulos que farão com que o usuário encontre o que ele quer dentro do site de maneira mais agradável;
  • O desenvolvedor e o profissional de T.I. que constroem o site e ajudam a mantê-lo no ar precisam saber quais códigos e aplicações deixarão a navegação mais rápida, para a experiência do usuário ser mais agradável;
  • O profissional de Marketing, o Publicitário, o Gestor de Produto, todos sem dúvidas precisam entender das técnicas que deixam a experiência do usuário mais agradável dentro de seu produto, para que ele seja mais atraente.
Oportunidades para quem conhece SEO

É até por tantas áreas precisarem dele que não há uma graduação em SEO: não se trata de uma formação em si mas um conhecimento que vários profissionais diferentes devem ter.
Ao mesmo tempo, hoje, praticamente qualquer vaga de emprego para quem vá trabalhar com um produto na internet pede conhecimento nas técnicas.
A pandemia de Covid-19, à medida que aumentou o acesso à internet, também acelerou a procura por profissionais com conhecimento de SEO. Segundo uma análise de vagas postadas no LinkedIn e Glassdoor, as posições que pedem essa habilidade aumentou consideravelmente durante a pandemia -- e a tendência é que isso continue mesmo depois que o vírus for controlado, já que as pessoas vão continuar cada vez mais online, como explica Bruno Campos de Oliveira, professor de e-commerce da EBAC.
“O aprendizado de SEO não pode ser só para os redatores, ele tem que ser holístico: conversar com o Product Owner, com o profissional de UX, com o de T.I... Todos esses times têm que estar alinhados para dar a melhoria e o conteúdo que o usuário precisa”, explica Rosana. E isso vai muito além de apenas ficar bem ranqueado no Google. “Tendo uma boa experiência dentro do site, aquele usuário vai te indicar para outras pessoas, então a aplicação de um bom SEO em um site vai além de gerar tráfego proveniente dos mecanismos de busca. Ele vai vir também de forma orgânica, porque gostaram do seu site”, finaliza a especialista.

Você já percebeu que as áreas que se beneficiam desse conhecimento são inúmeras. Pensando nisso, a EBAC lançou o curso de SEO para quem quer aprender todas as estratégias de ranqueamento em buscas e atrair tráfego de qualidade de forma orgânica.

Neste curso de 3 meses você irá aprender a otimizar um catálogo de uma loja online, de sites, a criar relatórios e a analisar o conteúdo do site e refine-o para que chegue às primeiras posições de pesquisa. Entenda sobre palavras-chave, layout da página e meta tags. E muito mais!


Nossos professores: Rosana Amaral


Rosana é analista de sistemas com MBA em Gestão Estratégica em Marketing e Vendas, Historiadora e Mestre em História Econômica. Descobriu o SEO em 2011 e trabalhou em empresas como a Wine.com.br, apis3, Descomplica, Ellus, Richards, Salinas e Nuvem Shop. Como especialista em SEO na Resultados Digitais, atuou na construção da estratégia do Canal Orgânico e na área de Marketing Conversacional, tornando-se líder do squad de CRO.