Afinal, por que minha estratégia de Marketing Digital não está funcionando?

Última atualização
02 jun 2023
Tempo de leitura
6 min

Entender os caminhos através dos quais o seu público consome seu conteúdo na internet e, consequentemente, decide por comprar ou não seu produto ou serviço é uma tarefa árdua. Fomos obrigados a migrar ou intensificar a presença digital. E acreditem: quem conseguiu entender esse movimento cedo o suficiente não só está sobrevivendo como está se dando muitíssimo bem. Mas o que acontece quando você já fez tudo o que já foi recomendando e mesmo assim sua estratégia não está levando seu negócio a lugar nenhum? Descubra lendo na íntegra.

Entender os caminhos através dos quais o seu público consome seu conteúdo na internet e, consequentemente, decide por comprar ou não seu produto ou serviço é uma tarefa árdua.

Em pleno ano de 2020, buscar esta assertividade ficou ainda mais complicado. Afinal de contas, a pandemia nos forçou a repensar o modo de trabalhar e viver. Sem o contato social e suas relações próximas, a solução foi migrar ou intensificar a presença digital. E acreditem: quem conseguiu entender esse movimento cedo o suficiente não só está sobrevivendo como está se dando muitíssimo bem.

Nem precisamos dizer que Marketing Digital é o queridinho do momento. Nunca as estratégias de comunicação em redes sociais, por e-mail marketing foram tão necessárias. Ah sim! Quer aprender mais sobre o assunto com especialistas do mercado? Então, consulte o nosso curso em Marketing Digital em parceria com agência Jüssi.

Tá, mas o que acontece quando você já fez tudo o que já foi recomendando e mesmo assim sua estratégia não está levando seu negócio a lugar nenhum? Para que você entenda melhor o que pode estar acontecendo, a gente separou nesse post 4 possíveis causas que podem estar atrapalhando o desenvolvimento da sua empresa ou negócio nesse campo que, mais do que interessante, hoje é absurdamente necessário.

Seu conteúdo não conversa com o público

Entenda: uma estratégia de conteúdo que funciona para uma empresa não necessariamente vai funcionar para outra. É preciso analisar o público com quem se quer falar, o momento de oferecer o conteúdo para ele e de que forma ele quer consumi-lo. Não há uma “fórmula mágica” que dê certo para todo mundo e que converta clicks e comentários em vendas de uma hora para outra.

It is necessary to choose a visual aid that is appropriate for the material and audience.

Também é importante prestar atenção à abordagem dos seus clientes em potencial. Como estamos falando do ambiente digital, práticas de remarketing excessivo, spamming ou mesmo um contato por mensagens em redes sociais de forma insistente podem ter o efeito contrário do que se espera. Sabe aquele crush insistente que não para de te enviar mensagens? Pois é, todo mundo sabe quão irritante é.

Invista em conteúdo que converse com o seu cliente, que seja interativo e converta em compras e, principalmente, que acrescente algo à vida dele e desperte a necessidade de aquisição. Não “venda por vender”, mostre também que pode trazer soluções para ele.

Comprar é muito difícil!

Pense na seguinte situação (você já deve ter passado por isso): você compra uma calça por um ótimo preço, mas quando vai usá-la percebe que a roupa não é exatamente seu número. A calça até que serviu, porém é difícil de vestir. O que você faz? A tendência natural é que essa peça fique abandonada no fundo do seu guarda-roupa para sempre.

O passo seguinte é que você desista definitivamente da pobre calça. Tornar a experiência do usuário a melhor possível é como modelar uma calça perfeita para as suas medidas. E isso faz parte do processo de relacionamento digital! Consumir tem que ser fácil, rápido e, se possível, divertido. Se o cliente não conseguir encontrar o seu produto no site, tiver dificuldades na hora do pagamento ou navegar por uma plataforma complicada e pouco intuitiva, as chances de ele desistir e ir embora são altíssimas.

A usabilidade e experiência são tão importantes quanto preços atrativos. Que tal conferir nosso curso sobre a profissão de UX/UI Designer?

Ninguém gosta de ser mal atendido

O primeiro contato do cliente com o produto ou serviço acontece por meio do atendimento.

Quando falamos especificamente sobre canais digitais, é preciso conferir o tom de voz das mensagens de texto ou até a mesma o tipo de abordagem usada. Lembre-se de que é preciso se mostrar disponível, dispor de todas as informações e tirar dúvidas para que a pessoa com quem você está falando se sinta segura para efetuar a compra.

Uma das muitas vantagens que o ambiente digital oferece é a possibilidade de você utilizar os mais diversos recursos para seduzir e convencer o seu interlocutor a realizar a ação que você deseja. Invista em vídeos bem estruturados, fotos atrativas, experiências de imersão, tours 360º dentre outras opções que tornem praticamente irresistível – isso mesmo – a oferta que você está disponibilizando. Ah, e seja simpático. De verdade.

Atualização é sobrevivência

Beleza, você já entendeu quais são os possíveis erros dentro de uma estratégia de Marketing Digital e como podemos fazer para evitá-los. Isso significa que esse plano está fechado e nunca apresentará falhas? Não. É até um pouco óbvio dizer, mas a internet é um ambiente absolutamente dinâmico, em que as coisas mudam constantemente em questão de segundos, minutos, dias… O que hoje é trend, amanhã vira flop e vice-versa.

Exatamente por esse motivo que você deve rever constantemente suas estratégias e adaptá-las ao momento em que seu cliente se encontra dentro da jornada de compra, aos canais onde ele está mais presente e ao formato do conteúdo que você vai disponibilizar para induzi-lo à ação.

Você não precisa atuar em todas as frentes, mas sim naquelas que dialogam com o que você quer comunicar e com os objetivos que deseja atingir.

Traduzido e adaptado de Skillbox.ru

Hora de colocar a mão na massa!

Quer ter uma imersão total e dominar o universo do Marketing Digital e conquistar grandes oportunidades neste mercado em constante crescimento? Venha fazer o curso online de Marketing Digital da EBAC e saiba montar sua estratégia de Marketing para seu negócio, clientes e empresas.

Neste curso você irá aprender, na prática, como desenvolver campanhas de comunicação digital, planejamento de mídia, CRM, fazer análise de dados e gerenciar projetos com o suporte de metodologias ágeis.

Marketing Digital - Curso Online
Página inicial / Marketing
Equipe EBAC

O conteúdo

Marketing Digital

Domine o universo do Marketing Digital e conquiste grandes oportunidades em um mercado em constante crescimento.

Aprenda a criar campanhas de comunicação digital, planejamento de mídia e análise de dados, além de gerenciar projetos com o apoio de metodologias ágeis. Fortaleça seu portfólio e decole no trabalho.

35 horas
12x de
R$ 190,42
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 2.285
R$ 5.710
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

21 fev 2024
14 min
Plano de mídia: o que é e como criar um

Estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo é parte essencial para o sucesso de uma empresa. Descubra como fazer isso!

21 fev 2024
14 min
08 fev 2024
6 min
EBAC recebe estudantes de marketing em seu escritório para workshop sobre soft e hard skills

Profissionais das áreas de Recursos Humanos e Marketing da EBAC compartilharam dicas com os estudantes para eles se destacarem no mercado de trabalho

08 fev 2024
6 min
16 jan 2024
10 min
Como ter resultados com marketing de influência

Entenda como funciona o trabalho de parceria entre empresas e influenciadores.

16 jan 2024
10 min
09 jan 2024
7 min
Branding e Performance como aliados para o sucesso do seu negócio

Entenda como juntar as estratégias de branding e de mídia de performance pode ser positivo para as empresas.

09 jan 2024
7 min
22 dez 2023
6 min
Pirâmide de Maslow: o que é a hierarquia de necessidades humanas

Entenda como uma teoria da psicologia criada no século XX pode ser aplicada até hoje nas áreas de marketing e recursos humanos.

22 dez 2023
6 min
17 out 2023
7 min
Uma publicitária no mundo dos games

Conheça a trajetória da estudante da EBAC Letícia Vitória que, apesar de não ter afinidade com a área de games, encarou o desafio de trabalhar numa agência especializada neste nicho.

17 out 2023
7 min