Marketing

Afinal, por que minha estratégia de Marketing Digital não está funcionando?
Entender os caminhos através dos quais o seu público consome seu conteúdo na internet e, consequentemente, decide por comprar ou não seu produto ou serviço é uma tarefa árdua. Fomos obrigados a migrar ou intensificar a presença digital. E acreditem: quem conseguiu entender esse movimento cedo o suficiente não só está sobrevivendo como está se dando muitíssimo bem. Mas o que acontece quando você já fez tudo o que já foi recomendando e mesmo assim sua estratégia não está levando seu negócio a lugar nenhum? Descubra lendo na íntegra. 
Entender os caminhos através dos quais o seu público consome seu conteúdo na internet e, consequentemente, decide por comprar ou não seu produto ou serviço é uma tarefa árdua.

Em pleno ano de 2020, buscar esta assertividade ficou ainda mais complicado. Afinal de contas, a pandemia nos forçou a repensar o modo de trabalhar e viver. Sem o contato social e suas relações próximas, a solução foi migrar ou intensificar a presença digital. E acreditem: quem conseguiu entender esse movimento cedo o suficiente não só está sobrevivendo como está se dando muitíssimo bem.

Nem precisamos dizer que Marketing Digital é o queridinho do momento. Nunca as estratégias de comunicação em redes sociais, por e-mail marketing foram tão necessárias. Ah sim! Quer aprender mais sobre o assunto com especialistas do mercado? Então, consulte o nosso curso em Marketing Digital em parceria com agência Jüssi.

Tá, mas o que acontece quando você já fez tudo o que já foi recomendando e mesmo assim sua estratégia não está levando seu negócio a lugar nenhum? Para que você entenda melhor o que pode estar acontecendo, a gente separou nesse post 4 possíveis causas que podem estar atrapalhando o desenvolvimento da sua empresa ou negócio nesse campo que, mais do que interessante, hoje é absurdamente necessário.
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1) Seu conteúdo não conversa com o público

Entenda: uma estratégia de conteúdo que funciona para uma empresa não necessariamente vai funcionar para outra. É preciso analisar o público com quem se quer falar, o momento de oferecer o conteúdo para ele e de que forma ele quer consumi-lo. Não há uma “fórmula mágica” que dê certo para todo mundo e que converta clicks e comentários em vendas de uma hora para outra.

Também é importante prestar atenção à abordagem dos seus clientes em potencial. Como estamos falando do ambiente digital, práticas de remarketing excessivo, spamming ou mesmo um contato por mensagens em redes sociais de forma insistente podem ter o efeito contrário do que se espera. Sabe aquele crush insistente que não para de te enviar mensagens? Pois é, todo mundo sabe quão irritante é.

Invista em conteúdo que converse com o seu cliente, que seja interativo e converta em compras e, principalmente, que acrescente algo à vida dele e desperte a necessidade de aquisição. Não "venda por vender", mostre também que pode trazer soluções para ele.

2) Comprar é muito difícil!


Pense na seguinte situação (você já deve ter passado por isso): você compra uma calça por um ótimo preço, mas quando vai usá-la percebe que a roupa não é exatamente seu número. A calça até que serviu, porém é difícil de vestir. O que você faz? A tendência natural é que essa peça fique abandonada no fundo do seu guarda-roupa para sempre.

O passo seguinte é que você desista definitivamente da pobre calça. Tornar a experiência do usuário a melhor possível é como modelar uma calça perfeita para as suas medidas. E isso faz parte do processo de relacionamento digital! Consumir tem que ser fácil, rápido e, se possível, divertido. Se o cliente não conseguir encontrar o seu produto no site, tiver dificuldades na hora do pagamento ou navegar por uma plataforma complicada e pouco intuitiva, as chances de ele desistir e ir embora são altíssimas.

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3) Ninguém gosta de ser mal atendido


O primeiro contato do cliente com o produto ou serviço acontece por meio do atendimento.

Quando falamos especificamente sobre canais digitais, é preciso conferir o tom de voz das mensagens de texto ou até a mesma o tipo de abordagem usada. Lembre-se de que é preciso se mostrar disponível, dispor de todas as informações e tirar dúvidas para que a pessoa com quem você está falando se sinta segura para efetuar a compra.

Uma das muitas vantagens que o ambiente digital oferece é a possibilidade de você utilizar os mais diversos recursos para seduzir e convencer o seu interlocutor a realizar a ação que você deseja. Invista em vídeos bem estruturados, fotos atrativas, experiências de imersão, tours 360º dentre outras opções que tornem praticamente irresistível – isso mesmo - a oferta que você está disponibilizando. Ah, e seja simpático. De verdade.

4) Atualização é sobrevivência



Beleza, você já entendeu quais são os possíveis erros dentro de uma estratégia de Marketing Digital e como podemos fazer para evitá-los. Isso significa que esse plano está fechado e nunca apresentará falhas? Não. É até um pouco óbvio dizer, mas a internet é um ambiente absolutamente dinâmico, em que as coisas mudam constantemente em questão de segundos, minutos, dias... O que hoje é trend, amanhã vira flop e vice-versa.

Exatamente por esse motivo que você deve rever constantemente suas estratégias e adaptá-las ao momento em que seu cliente se encontra dentro da jornada de compra, aos canais onde ele está mais presente e ao formato do conteúdo que você vai disponibilizar para induzi-lo à ação.

Você não precisa atuar em todas as frentes, mas sim naquelas que dialogam com o que você quer comunicar e com os objetivos que deseja atingir.

Traduzido e adaptado de Skillbox.ru
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Marcos Del Valle tem mais de 17 anos de experiência, é especializado em estratégias de marketing digital com ênfase em performance. É Diretor nas áreas de Produtos Digitais e Consultoria da Jüssi. Com trajetória de 20 anos de experiência trabalhando com tecnologia e produtos digitais, Bruno Batalha é Gerente das frentes de Gestão do Produto, Product Discovery e Web Analytics na Jüssi. Já Mônica Araujo atua em Marketing Digital, há mais de 10 anos, com foco em Mídia de Performance e Mídias Sociais. Mônica é responsável pela área de Consultoria em Mídia da Jüssi e atua com empresas como Netshoes, Localiza, Marisa, Allianz Travel, Itaú e Uber.


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