Design

Spotify faz retrospectiva de tendências em 2020

Com a pandemia, diversos aplicativos têm tido um papel essencial nesta época de mudança de comportamentos e o Spotify, definitivamente um dos mais populares aqui no Brasil, é um deles. Neste dezembro, o Spotify traz uma retrospectiva em relação ao comportamento de seus usuários e tendências colocadas por eles, além de divulgar rankings com os artistas mais ouvidos no Brasil e mundo afora. Leia o artigo na íntegra. 
Todos sabemos que 2020 foi um ano marcado por muitos cancelamentos de shows e a ausência da divulgação física do trabalho de diversos artistas mundo afora. Também vimos festivais importantíssimos para a indústria do entretenimento, como o Lollapalooza, serem adiados ou até mesmo cancelados. Porém, se aproveitar músicas numa festa, balada ou show se tornou inviável, isso significou que todos nós continuamos a consumir este formato de mídia em nossas casas ao longo dos últimos meses.

Quem não se lembra das lives? Inúmeros artistas fizeram marcantes transmissões ao vivo que foram até transmitidas em rede nacional, como é o caso da live da cantora Ivete Sangalo, organizada pela Globo em abril. Além disso, diversos aplicativos têm tido um papel essencial nesta época de mudança de comportamentos e o Spotify, definitivamente um dos mais populares aqui no Brasil, é um deles.

Segundo o site Splash do portal UOL, o Spotify apresentou dados relacionados aos comportamentos dos usuários durante a pandemia do novo coronavírus em reação à adoção do home office por muitos profissionais: as playlists com músicas para trabalhar de casa tiveram alta de 1.400% entre abril e maio. Além disso, os podcasts sobre bem-estar cresceram 180% de janeiro a novembro. Uau!
O Splash também comentou a divulgação pelo Spotify de hábitos que os usuários tiveram em 2020. Um deles aponta para uma alta de 55% no uso a partir de consoles, entre janeiro e novembro. Neste mesmo período, houve um crescimento no interesse por podcasts, principalmente de pessoas entre 18 e 24 anos. Segundo a plataforma, o horário mais popular para ouvir os programas é entre 6h e 9h da manhã.

Pegando carona nessa onda de retrospectivas que já é bastante comum em dezembro, ainda Spotify revelou os artistas e músicas mais ouvidos pelos terráqueos confinados em 2020. Tá com curiosidade, não é? Veja as listas abaixo na íntegra:
Cantoras e cantores mais ouvidos no Brasil:

As mulheres mais ouvidas no Brasil do 1º ao 10º lugar no ranking do Spotify são respectivamente: Marília Mendonça, Anitta, Maiara & Maraisa, Luísa Sonza, Dua Lipa, Ludmilla, ANAVITÓRIA, Ariana Grande, Lady Gaga e Billie Eilish. Já o ranking dos cantores mais ouvidos também da 1ª a 10ª posição exibe: Henrique & Juliano, Gusttavo Lima, Zé Neto & Cristiano, Jorge & Mateus, Os Barões Da Pisadinha, Matheus & Kauan, Alok, Dilsinho, Wesley Safadão e MC Kevin o Chris.

As dez músicas mais ouvidas pelos brasileiros em 2020:

Não faltou o ritmo sertanejo na lista de músicas mais ouvidas pelos brasileiros. A dupla Henrique & Juliano reina no topo do ranking com o single “Liberdade Provisória” seguida por Gusttavo Lima com “A Gente Fez Amor”, com Marília Mendonça e seu hit “Graveto” na sequência. Destaque para Dua Lipa com “Don’t Start Now” em oitava posição, a música foi tema de Manu Gavassi em sua participação na vigésima temporada do Big Brother Brasil.

1. Liberdade Provisória - Henrique & Juliano
2. A Gente Fez Amor - Ao Vivo - Gusttavo Lima
3. Graveto - Ao Vivo - Marília Mendonça
4. Volta por Baixo - Ao Vivo - Henrique & Juliano
5. S de Saudade - Luíza & Maurílio
6. Litrão - Ao Vivo - Matheus & Kauan
7. Barzinho Aleatório - Ao Vivo - Zé Neto & Cristiano
8. Don't Start Now - Dua Lipa
9. Cheirosa - Ao Vivo Jorge & Mateus
10. SENTADÃO - Felipe Original, JS o Mão de Ouro, PEDRO SAMPAIO
Mas o que o resto do mundo está ouvindo?

A lista de artistas mais ouvidos no planeta está bem interessante. Mais uma vez, da 1ª a 10ª posição temos: Bad Bunny, Drake, J Balvin, Juice WRLD, The Weeknd, BTS, Billie Eilish, Taylor Swift, Post Malone e Travis Scott. Com certeza você já deve ter ouvido um destes artistas. Aliás, o ranking das músicas mais ouvidas por nós terráqueos no Spotify ficou assim:

1. Blinding Lights – The Weeknd
2. Dance Monkey – Tones And I
3. The Box – Roddy Ricch
4. Roses (Imanbek Remix) – Imanbek & SAINt JHN
5. Don’t Start Now – Dua Lipa
6. ROCKSTAR (feat. Roddy Ricch) – DaBaby, Roddy Ricch
7. Watermelon Sugar – Harry Styles
8. death bed (coffee for your head) – Powfu, beabadoobee
9. Falling – Trevor Daniel
10. Someone You Loved – Lewis Capaldi
UI Designer, a profissão do momento

Com o avanço da pandemia e o surgimento de novos hábitos dos consumidores, é importantíssimo para qualquer empresa de tecnologia entender estes movimentos para interpretá-los nas interfaces dos usuários de seus produtos. No contexto atual, as pessoas estão em busca de formas de expressão que são transmitidas em diferentes conteúdos e formatos de mídia. Já deu para perceber que um UI designer é peça-chave para que a experiência de navegação do usuário em multiplataformas seja a melhor e mais conveniente possível.

Pensando nisso, a EBAC lançou o curso online em UI Design. Neste curso, você vai aprender a propor soluções visuais criativas ao criar interfaces de aplicativos, landing pages, e-mail marketing e websites completos com diferentes elementos de navegação para interagir digitalmente.


Unindo prática e teoria, no curso da EBAC em UI Design você terá 10 módulos com qualidade de imagem e som excelentes, feedback profissional e uma evolução visível. Você vai aprender técnicas de Pixel Perfect Design para refinar seus trabalhos. Ah, e ainda terá um portfólio novinho em folha para disputar aquela tão sonhada vaga.


NOSSO PROFESSOR THIAGO BARCELOS, ESPECIALISTA EM DESIGN DE PRODUTO NA SUMUP


Nosso professor será o Thiago Barcelos. Thiago atua como especialista em Design de Produto na fintech internacional SumUp. Com mais de 10 anos de atuação no mercado, já desenvolveu experiências digitais para clientes como Grupo Abril, Oi, IBM, Citibank, Grupo Movile, Zingfit, Maplink e Truckpad. A EBAC está com inscrições abertas para o curso online de UI Design. Clique aqui e transforme já sua carreira!