Design Gráfico

Uma breve retrospectiva de 2020 em memes
Ah, 2020! A maioria de nós certamente vai querer esquecer inúmeros fatos que ocorreram neste ano. Talvez até nos recordemos dos bons momentos que tivemos em áreas específicas das nossas vidas ou daqueles instantes de alegria coletiva trazidos pelos bons memes que a internet trouxe nos últimos 12 meses. Para encerrar esse período aqui no blog, elaboramos uma retrospectiva com aqueles que mais nos marcaram. Confira quais foram na íntegra.
Ah, 2020! A maioria de nós certamente vai querer esquecer inúmeros fatos que ocorreram neste ano. Talvez até nos recordemos dos bons momentos que tivemos em áreas específicas das nossas vidas ou daqueles instantes de alegria coletiva trazidos pelos bons memes que a internet trouxe nos últimos 12 meses. Para encerrar esse período aqui no blog, elaboramos uma retrospectiva com aqueles que mais nos marcaram. E não foram poucos.

Passando por uma improvável terceira guerra mundial, eleições americanas até os Barões da Pisadinha, o que sobrou foram exemplos de gargalhadas e interpretações cômicas de nossa realidade concreta às vezes bastante conturbada, mas não menos caricaturável. Quer saber quais foram? Confira a seguir:
Janeiro – Terceira Guerra Mundial e Megxit
O ano já havia começando quente com a tensão aumentando no Oriente Médio e a ameaça da eclosão de um conflito entre Irã e os EUA com consequências imprevisíveis. Logo no dia 03 de janeiro, os usuários do Twitter ergueram as hashtags #TerceiraGuerraMundial e #WWIII nos trending topics que renderam memes hilários (vários deles apocalípticos). No final do mês, o mundo se surpreendeu com uma notícia explosiva vinda da coroa britânica: o Príncipe Harry e sua esposa Meghan Markle, a ex-atriz e então duquesa, anunciaram seu rompimento com a família a fim de se tornarem simples trabalhadores civis. A internet entrou em polvorosa, é claro. 
Fevereiro – Versões LinkedIn, Facebook, Instagram e Tinder
A cantora e atriz Dolly Parton não é tão conhecida em terras tupiniquins. Porém, ela é um ícone da música country nos EUA reconhecida por inúmeros hits. A música mais famosa dela por aqui é o cover de “I Will Always love You” eternizada na voz de Whitney Houston para a trilha sonora do filme “O Guarda-Costas”. No finalzinho de janeiro, Dolly então lançou uma tendência que viralizou mundo afora e inclusive no Brasil: as diferentes versões de uma pessoa no Facebook, Instagram, LinkedIn e Tinder. Os famosos daqui logo entraram na brincadeira e todo mundo fez questão de postar sua própria interpretação do meme. Você também publicou suas diferentes versões? Imagem acima da esquerda à direita: Rodrigo Faro, Terry Crews e Dolly Parton.
Março – Cardi B e o coronavírus
Quando o mundo entrava em convulsão com a perspectiva de uma longa pandemia do novo coronavírus nos meses seguintes, a cantora e rapper Cardi B deu seu recado e tratou de avisar quem já fosse esperto: “a m3rd@ estava virando realidade”. Era um alerta de “salve-se quem puder” que foi remixado em incontáveis versões para quem quisesse garantir uma dose de bom humor enquanto estivesse trancado em casa com um litro de álcool em gel na cabeceira de sua cama. Todos éramos Cardi B naquele instante. Aliás, o look ousado e as unhas inusitadas também não passaram desapercebidas.
Abril – Meme do Caixão
Naquela altura do campeonato, o mundo já estava anestesiado com os trágicos números da pandemia. Então, uma reportagem da BBC de 2017 sobre uma equipe de agentes funerários em Gana, na África, inesperadamente viralizou. Ao som de uma batida eletrônica incansável, vários homens dançavam segurando e balançando um caixão ao alto durante um funeral. Em seguida, surgiram montagens na internet relacionando os eventos daquele momento difícil da humanidade com o meme. Uma mistura de morbidez e comédia que fez sucesso na web - sobrou até para o planeta Terra. Confira acima uma matéria especial em vídeo realizada pelo jornal O Globo.
Maio – Aniversários cancelados na quarentena
Quem fez aniversário no meio do ano logo se deu conta de uma realidade difícil de ser alterada: nada de aniversários e encontros com pessoas durante a quarentena, nem de festa junina ou julina. Quem foi coerente e responsável cancelou qualquer evento que pudesse aglomerar amigos e familiares justamente para preservar a saúde de todos. Se você nasceu em maio, junho e julho: não se preocupe! A comemoração será em dobro em 2021 com a vacina chegando logo ali. Um beijo enorme para os taurinos, geminianos e leoninos.
Junho – Início de um sonho // deu tudo certo
O meme dentro de um meme. A YouTuber Mandy Candy postou em seu canal dois vídeos com diferentes títulos sobre o desenrolar de sua vida no final de 2019: sua mudança do exterior para o interior do Rio Grande do Sul, “o início de um sonho”, e as complicações de seu novo estilo de vida e imprevistos, quando “deu tudo errado”. Com essas frases simples e thumbnails dramáticas, ela galvanizou o sentimento geral da internet no fim daquele ano. Mal sabíamos o que nos aguardaria em 2020. A internet então “consertou” o meme agradecendo pelas conquistas pessoais de cada um com a seguinte frase: “o início de um sonho // deu tudo certo”. Vários famosos e anônimos participaram da brincadeira como, por exemplo, publicando um antes e depois de transgêneros, fotos de casais seguidas por imagens com seus filhos frutos do relacionamento, projetos profissionais, entre outros sonhos realizados. Também não faltaram motivos para agradecer!
Julho – O novo “normal”
Ninguém esperava mais nada de 2020. O que todos queriam naquele instante específico era justamente que as coisas voltassem ao padrão de antes, àquela normalidade tranquila e tão palpável até pouquíssimos meses. Algumas pessoas na mídia até arriscaram no início afirmar que em algum momento “de julho as coisas já estariam normal” ou até mesmo aquele seu tio do Zap tenha enviado notícias de uma possível cura milagrosa para a covid-19. Entretanto, todos aguardávamos nada além do absurdo pela frente e os memes refletiam justamente esta espera tragicômica.
Agosto – Cabeleleila Leila
Cabeleleila Leila: cabelos, unhas, hidratação e unhas. Ela e seu sobrinho-neto Luís Cláudio vão fazer suas unhas e cortar seus cabelos de uma forma maravilhosa. Leila Cabeleileilos, o salão de cabeleileilos da cabeleileila Leila.

Qualquer pessoa que acompanhe memes guardou este texto decorado em sua mente vírgula por vírgula. Muitas pessoas não souberam identificar logo de cara quem era a tal da Cabeleleila Leila até o mistério ser desvendado: o vídeo viral era um comercial falso realizado pelo programa “Sterblitch Não Tem Um Talk Show” do GloboPlay que teve obviamente os dedos do humorista Eduardo Sterblich envolvidos em sua produção. O sucesso foi enorme e o “merchand” ganhou até uma sequência. E aí, já marcou seu horário com a Cabeleleila em 2021?
Setembro – A discussão com o gato na mesa
Em maio de 2019, uma conta no Twitter postou duas imagens desconexas que unidas faziam bastante sentido. Uma era de uma cena de uma discussão no reality show Malibu Beach Party From Hell quando uma amiga aparenta acalmar a outra visivelmente alterada. A outra imagem era mais um dia na vida do gato privilegiado e influencer @smudge_lord

Demorou um pouquinho, mas as duas imagens juntas ganharam tração com auge nos meses de agosto e setembro de 2020. Dessa forma, o meme recebeu diferentes textos e interpretações sobre como situações injustas possuem outros pontos de vidas dependendo de quem está envolvido. Obviamente que misturando sarcasmo, ironia e muitíssimo bom humor.
Outubro – Enfim, a hipocrisia!
Já reparou em como nossas vidas são repletas de contradições no cotidiano? O meme “enfim, a hipocrisia” surgiu no Twitter em junho de 2020 e se espalhou nos meses seguintes ganhando diferentes versões na imagem do cão constrangido e até mesmo em seu texto original. Isto apenas ampliou a popularidade do meme que até tornou-se uma tendência viral no TikTok. Trata-se nada menos do que uma brincadeira a partir de dois níveis de contradição: uma que explora a relação entre palavras e outra, a relação entre circunstâncias. Afinal, é muita contradição andar de táxi em UBERlândia, por exemplo. Enfim, a hipocrisia!
Novembro – Eleições nos EUA e Brasil
O e-título causou polêmica com as fotos dos eleitores processadas pelo sistema digital.
O resultado das eleições nos EUA demorou quase uma semana para sair. Porém, a máquina de memes brasileira não falhou em nos servir com o melhor de sua criatividade cômica. A gente tirou sarro dos nossos amigos americanos e fez questão de esfregar no rostinho deles os defeitos do sistema eleitoral por lá: votos em papel quando enquanto temos a urna eletrônica há um tempão, contagem de cédulas praticamente feita manualmente, diferentes legislações eleitorais em 50 estados, a lista de confusões vai longe. Contudo, quando nossas eleições municipais chegaram, a foto disponível nos e-títulos trouxe revolta nas redes sociais. Saímos bem feios na foto mesmo, hein?
Dezembro – A vacina e Barões da Pisadinha
Uma primeira vacina contra a covid-19 está pronta e o mundo já avista uma luz no final de um imenso túnel pelo qual ainda estamos atravessando. A internet brasileira correu para “memeficar” não apenas a vacina pioneira da Pfizer, mas também outras sendo desenvolvidas por outros laboratórios como a do Instituto Butantã em São Paulo. Para finalizar, a gente não poderia esquecer os responsáveis pelas trilhas sonoras que embalaram os memes no Brasil em 2020: Os Barões da Pisadinha. Com seu “piseiro”, a dupla de forró conquistou as redes sociais, influencers e o cenário musical. Eles merecem esse mimo, não é, gente?
Seja um criador de memes. Aprenda Design Gráfico!

O Design Gráfico está em tudo ao nosso redor: aplicativos, embalagens, logotipos, capas de livros e revistas, aquela estampa divertida numa camiseta, sites e até em memes. Aliás, os memes são expressões cômicas de conteúdo e, também, de estética. Você certamente já deve ter reparado no característico layout de uma imagem prestes a se tornar um meme viral. Não faltam exemplos!

Pensando nisso, a EBAC lançou o curso online em Design Gráfico. Neste curso, você irá aprender a usar arte e criatividade para criar peças, escolher a melhor tipografia para seu projeto, utilizar estrategicamente os espaços na hora de distribuir e organizar os elementos do layout, além de aprender ferramentas para montar seu portfólio e conquistar muitos jobs incríveis.


Nossos professores: Aline Nitro e Alex Affonso


Designer gráfica, diretora de arte, estrategista de marca e com um olhar estratégico sobre Design Gráfico, Aline entende do assunto e passou os últimos 18 anos estudando os caminhos visuais e verbais em diferentes funções criativas. Alex Affonso tem mais de 20 anos de experiência e é mestre dos mestres das soluções Adobe. Alex também é professor do curso online de Photoshop. Quer se profissionalizar em Design Gráfico e transformar sua carreira?