Audiovisual
01 de setembro de 2022
19:00
Inventar sons! Criação musical para animação, filmes e games
Chat

A quem pode interessar


. Apaixonados por música, arte e criação
. Músicos independentes
. Estudantes de música
. Compositores/Arranjadores
. Profissionais do entretenimento
. Sound designers/Engenheiros de áudio/Produtores de conteúdo no geral
. Pessoas que querem iniciar sua carreira na música
. Estudantes e profissionais do audiovisual em busca de mais conhecimentos

Sobre o que vamos falar


1. Trajetórias inspiradoras
Acompanhe as trajetórias artísticas dos nossos convidados para se inspirar!

2. A liberdade criativa
Surpreenda-se com a partilha sobre as construções de atmosferas sonoras inusitadas.

3. Trabalhar brincando?
Descubra como a curiosidade e a entrega de um artista à sua pesquisa transforma universos e nos proporciona tanto prazer estético, quanto público.

Os encontros são todos ao vivo! Você pode tirar suas dúvidas e enviar perguntas para as pessoas convidadas pelo chat.

Exclusivo para você


Além do contato com incríveis profissionais da área, participantes da maratona receberão descontos exclusivos no nosso curso on-line de Profissão: Sound Designer.

Palestrantes

image
O Grivo
Grupo Musical Experimental
Desde fins de 199,0 O Grivo desenvolve sua linguagem musical em busca de “novos” sons, de outras possibilidades de orquestração, e de formas diferentes de montagem, trabalhando com “Mecanismos Sonoros” e “Fontes Sonoras” pouco usuais (eletrônicas e acústicas), além de instrumentos musicais tradicionais. Nas montagens (instalações / concertos) o espaço de fronteira e interseção entre as informações visuais e sonoras é o lugar privilegiado que gera a tradução sonora e imagética para questões como textura, organização espacial, perspectiva, entre outros.
O Grivo se apresenta regularmente pelo Brasil. Seus concertos e instalações sonoras já foram apresentados nos EUA, Itália, Alemanha, França, Portugal, Inglaterra, Espanha, Suécia e Israel. Os artistas têm suas obras em coleções de arte como Itaú Cultural, Museu de Arte da Pampulha, ICCO e SFMoMA (San Francisco - EUA), dentre outras.

Mais sobre O Grivo: www.ogrivo.com
Desde fins de 199,0 O Grivo desenvolve sua linguagem musical em busca de “novos” sons, de outras possibilidades de orquestração, e de formas diferentes de montagem, trabalhando com “Mecanismos Sonoros” e “Fontes Sonoras” pouco usuais (eletrônicas e acústicas), além de instrumentos musicais tradicionais. Nas montagens (instalações / concertos) o espaço de fronteira e interseção entre as informações visuais e sonoras é o lugar privilegiado que gera a tradução sonora e imagética para questões como textura, organização espacial, perspectiva, entre outros.
O Grivo se apresenta regularmente pelo Brasil. Seus concertos e instalações sonoras já foram apresentados nos EUA, Itália, Alemanha, França, Portugal, Inglaterra, Espanha, Suécia e Israel. Os artistas têm suas obras em coleções de arte como Itaú Cultural, Museu de Arte da Pampulha, ICCO e SFMoMA (San Francisco - EUA), dentre outras.

Mais sobre O Grivo: www.ogrivo.com
image
Pedro Cabral
Filmmaker, Editor de Vídeo e Tutor nos cursos de After Effects e Animação 2D na EBAC.
Formado em Produção Audiovisual pela FAM, migrou da área musical, onde atuou por dez anos como professor e musicista. Foi professor durante quatro anos na área de games, onde atuou na parte de produção e trilha-sonora na Escola Rivers. Atualmente, atua como Filmmaker e Editor de Vídeo na produtora Monkey Business e também freelancer e tutor nos cursos de After Effects e Animação 2D na EBAC.
Formado em Produção Audiovisual pela FAM, migrou da área musical, onde atuou por dez anos como professor e musicista. Foi professor durante quatro anos na área de games, onde atuou na parte de produção e trilha-sonora na Escola Rivers. Atualmente, atua como Filmmaker e Editor de Vídeo na produtora Monkey Business e também freelancer e tutor nos cursos de After Effects e Animação 2D na EBAC.
image
Guile Martins
Diretor, roteirista, montador, fotógrafo e técnico de som
Pesquisador e artista da matéria sonora. Há 18 anos trabalha o som no cinema e audiovisual brasileiro, tendo realizado captação, desenho de som e mixagem em diversos curtas e longa-metragens, entre eles o premiado “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, vencedor do prêmio de melhor desenho de som no 49o. Festival de Cinema de Gramado. Em suas pesquisas e realizações, explora a linguagem do som enquanto matéria vibracional transformadora das imagens e criadora de espaços-tempos poéticos e políticos. Formado em Audiovisual pela ECA/USP, é mestre em Arte e Cultura Visual pela FAV/UFG com a dissertação “Cartofonias: expedições ao território volátil dos sons”. Atualmente é professor do IFG – Campus Cidade de Goiás e leciona nos cursos de Bacharelado em Cinema e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo.
Pesquisador e artista da matéria sonora. Há 18 anos trabalha o som no cinema e audiovisual brasileiro, tendo realizado captação, desenho de som e mixagem em diversos curtas e longa-metragens, entre eles o premiado “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, vencedor do prêmio de melhor desenho de som no 49o. Festival de Cinema de Gramado. Em suas pesquisas e realizações, explora a linguagem do som enquanto matéria vibracional transformadora das imagens e criadora de espaços-tempos poéticos e políticos. Formado em Audiovisual pela ECA/USP, é mestre em Arte e Cultura Visual pela FAV/UFG com a dissertação “Cartofonias: expedições ao território volátil dos sons”. Atualmente é professor do IFG – Campus Cidade de Goiás e leciona nos cursos de Bacharelado em Cinema e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo.

image
O Grivo
Grupo Musical Experimental
image
Pedro Cabral
Filmmaker, Editor de Vídeo e Tutor nos cursos de After Effects e Animação 2D na EBAC.
image
Guile Martins
Diretor, roteirista, montador, fotógrafo e técnico de som

1 / 3

Agenda do Evento

30 de agosto, 19:00

DIA 1 - O som em tudo o que existe

O grupo musical experimental mineiro O Grivo tem ocupado, com suas experiências sonoras, quase todos os espaços que o som pode ocupar: eles estão no teatro, na dança, nos museus, no cinema… e num novo filme de animação que vai arrebatar nossos corações! Nesta primeira noite, vamos receber o Nelson Soares e conhecer um pouco da pesquisa deste grupo que produz a atmosfera sonora de tantos trabalhos incríveis.

. Os caminhos artísticos d’O Grivo
. Como estar em tantos lugares ao mesmo tempo?
. O desenho de som de um filme de animação
image
O Grivo
Grupo Musical Experimental
Desde fins de 199,0 O Grivo desenvolve sua linguagem musical em busca de “novos” sons, de outras possibilidades de orquestração, e de formas diferentes de montagem, trabalhando com “Mecanismos Sonoros” e “Fontes Sonoras” pouco usuais (eletrônicas e acústicas), além de instrumentos musicais tradicionais. Nas montagens (instalações / concertos) o espaço de fronteira e interseção entre as informações visuais e sonoras é o lugar privilegiado que gera a tradução sonora e imagética para questões como textura, organização espacial, perspectiva, entre outros.
O Grivo se apresenta regularmente pelo Brasil. Seus concertos e instalações sonoras já foram apresentados nos EUA, Itália, Alemanha, França, Portugal, Inglaterra, Espanha, Suécia e Israel. Os artistas têm suas obras em coleções de arte como Itaú Cultural, Museu de Arte da Pampulha, ICCO e SFMoMA (San Francisco - EUA), dentre outras.

Mais sobre O Grivo: www.ogrivo.com
Desde fins de 199,0 O Grivo desenvolve sua linguagem musical em busca de “novos” sons, de outras possibilidades de orquestração, e de formas diferentes de montagem, trabalhando com “Mecanismos Sonoros” e “Fontes Sonoras” pouco usuais (eletrônicas e acústicas), além de instrumentos musicais tradicionais. Nas montagens (instalações / concertos) o espaço de fronteira e interseção entre as informações visuais e sonoras é o lugar privilegiado que gera a tradução sonora e imagética para questões como textura, organização espacial, perspectiva, entre outros.
O Grivo se apresenta regularmente pelo Brasil. Seus concertos e instalações sonoras já foram apresentados nos EUA, Itália, Alemanha, França, Portugal, Inglaterra, Espanha, Suécia e Israel. Os artistas têm suas obras em coleções de arte como Itaú Cultural, Museu de Arte da Pampulha, ICCO e SFMoMA (San Francisco - EUA), dentre outras.

Mais sobre O Grivo: www.ogrivo.com
31 de agosto, 19:00

DIA 2 - Como soam os jogos?

O Pedro Cabral também se espalha por muitas áreas do audiovisual e nesta noite, vamos conversar um pouco sobre como esses saberes se complementam na sua criação artística e como é o seu trabalho de criação sonora para os games.

. A trajetória artística de Pedro Cabral
. A integração de saberes e a criação
. O Sound Design em games
image
Pedro Cabral
Filmmaker, Editor de Vídeo e Tutor nos cursos de After Effects e Animação 2D na EBAC.
Formado em Produção Audiovisual pela FAM, migrou da área musical, onde atuou por dez anos como professor e musicista. Foi professor durante quatro anos na área de games, onde atuou na parte de produção e trilha-sonora na Escola Rivers. Atualmente, atua como Filmmaker e Editor de Vídeo na produtora Monkey Business e também freelancer e tutor nos cursos de After Effects e Animação 2D na EBAC.
Formado em Produção Audiovisual pela FAM, migrou da área musical, onde atuou por dez anos como professor e musicista. Foi professor durante quatro anos na área de games, onde atuou na parte de produção e trilha-sonora na Escola Rivers. Atualmente, atua como Filmmaker e Editor de Vídeo na produtora Monkey Business e também freelancer e tutor nos cursos de After Effects e Animação 2D na EBAC.
01 de setembro, 19:00

DIA 3 - A criação sonora dos efeitos especiais

E por falar em integração de saberes, vamos fechar a semana com chave de ouro neste papo com Guile Martins, que além do som, assina também a direção, edição e roteiro de produções memoráveis e premiadas do cinema brasileiro… e lógico que vamos aproveitar a honra da presença dele pra conversar um pouco sobre seus trabalhos em filmes de efeitos especiais, como sua recente criação no longa Carro Rei!

. De onde nasce o seu som?
. A fabulosa fábrica de encantos do Guile Martins
. O inusitado é mais gostoso?
image
Guile Martins
Diretor, roteirista, montador, fotógrafo e técnico de som
Pesquisador e artista da matéria sonora. Há 18 anos trabalha o som no cinema e audiovisual brasileiro, tendo realizado captação, desenho de som e mixagem em diversos curtas e longa-metragens, entre eles o premiado “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, vencedor do prêmio de melhor desenho de som no 49o. Festival de Cinema de Gramado. Em suas pesquisas e realizações, explora a linguagem do som enquanto matéria vibracional transformadora das imagens e criadora de espaços-tempos poéticos e políticos. Formado em Audiovisual pela ECA/USP, é mestre em Arte e Cultura Visual pela FAV/UFG com a dissertação “Cartofonias: expedições ao território volátil dos sons”. Atualmente é professor do IFG – Campus Cidade de Goiás e leciona nos cursos de Bacharelado em Cinema e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo.
Pesquisador e artista da matéria sonora. Há 18 anos trabalha o som no cinema e audiovisual brasileiro, tendo realizado captação, desenho de som e mixagem em diversos curtas e longa-metragens, entre eles o premiado “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, vencedor do prêmio de melhor desenho de som no 49o. Festival de Cinema de Gramado. Em suas pesquisas e realizações, explora a linguagem do som enquanto matéria vibracional transformadora das imagens e criadora de espaços-tempos poéticos e políticos. Formado em Audiovisual pela ECA/USP, é mestre em Arte e Cultura Visual pela FAV/UFG com a dissertação “Cartofonias: expedições ao território volátil dos sons”. Atualmente é professor do IFG – Campus Cidade de Goiás e leciona nos cursos de Bacharelado em Cinema e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo.

Eventos interessantes