Audiovisual
06 de outubro de 2022
19:00
De onde vêm os sons dos filmes?
Chat

A quem pode interessar


. Estudantes e profissionais de audiovisual em busca de inspiração
. Quem quer começar uma nova carreira ou migrar para o audiovisual
. Produtores(as) de conteúdo que querem dar um “up” na carreira
. Escritores(as) e performers
. Empreendedores(as) do audiovisual que querem aprimorar seus conhecimentos
. Quem pensa em investir nas suas redes sociais
. Quem quer trabalhar para plataformas de streaming
. Apaixonados por cinema, séries e TV
. Interessados em conhecer áreas diversas do audiovisual

O que você vai aprender


1. Acordar os sentidos
Entenda a importância de se aguçar a percepção sonora, antes de se preocupar com a tecnologia ligada ao desenho de som de um filme.

2. A história do som no cinema
Conheça a trajetória de importantes referências do sound design no Brasil e no mundo.

3. Técnicas de gravação
Prepare-se para aprender algumas técnicas de gravação!

4- Fluxo de trabalho
Acompanhe sessões abertas de edição de som de alguns trabalhos do professor.

As aulas são todas ao vivo! Você pode tirar suas dúvidas e enviar perguntas para o professor pelo chat.

Exclusivo para você


Certificado de participação EBAC
Participantes que enviarem seus dados no formulário compartilhado no chat ao vivo durante os encontros, receberão o certificado EBAC com as informações do workshop.

Descontos exclusivos
Participantes do workshop receberão um desconto exclusivo no nosso curso on-line Profissão: Sound Designer.

Concorra a uma bolsa de 100% para estudar com a EBAC
Ao enviar seu exercício, você pode ser a pessoa selecionada para receber uma bolsa integral para o curso Roteiro para Cinema, TV e Games.

Palestrante

image
Guile Martins
Sound design, roteirista e montador
Pesquisador e artista da matéria sonora. Há 18 anos trabalha o som no cinema e audiovisual brasileiro, tendo realizado captação, desenho de som e mixagem em diversos curtas e longa-metragens, entre eles o premiado “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, vencedor do prêmio de melhor desenho de som no 49o. Festival de Cinema de Gramado. Em suas pesquisas e realizações explora a linguagem do som enquanto matéria vibracional transformadora das imagens e criadora de espaços-tempos poéticos e políticos. Formado em Audiovisual pela ECA/USP, é mestre em Arte e Cultura Visual pela FAV/UFG com a dissertação “Cartofonias: expedições ao território volátil dos sons”. Atualmente é professor do IFG – Campus Cidade de Goiás e leciona nos cursos de Bacharelado em Cinema e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo.
Pesquisador e artista da matéria sonora. Há 18 anos trabalha o som no cinema e audiovisual brasileiro, tendo realizado captação, desenho de som e mixagem em diversos curtas e longa-metragens, entre eles o premiado “Carro Rei”, de Renata Pinheiro, vencedor do prêmio de melhor desenho de som no 49o. Festival de Cinema de Gramado. Em suas pesquisas e realizações explora a linguagem do som enquanto matéria vibracional transformadora das imagens e criadora de espaços-tempos poéticos e políticos. Formado em Audiovisual pela ECA/USP, é mestre em Arte e Cultura Visual pela FAV/UFG com a dissertação “Cartofonias: expedições ao território volátil dos sons”. Atualmente é professor do IFG – Campus Cidade de Goiás e leciona nos cursos de Bacharelado em Cinema e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo.

Agenda do Evento

04 de outubro, 19:00

DIA 1 – O ouvido pensante

Na primeira aula, iremos exercitar nossa escuta, percebendo que, antes de nos aventurarmos nos equipamentos e metodologias do fazer sonoro no audiovisual, devemos aguçar nossa percepção sonora do mundo e trabalhar tudo que soa à nossa volta como material potencialmente narrativo, para ser gravado e utilizado em filmes, séries, animações, documentários etc.
Iremos conhecer um pouco mais sobre a história do som no cinema mundial e brasileiro, o trabalho de Jack Foley e Geraldo José, e um pouco sobre a trajetória profissional de Guile Martins e suas técnicas de criação.
05 de outubro, 19:00

DIA 2 - Narrativa sonora

Nesse módulo, iremos conhecer algumas técnicas de gravação/desenho de som, além de visualizarmos as sessões abertas de edição de som de alguns trabalhos realizados por Guile Martins, para entendermos como ele organiza e pensa seu fluxo de trabalho.
Realizaremos também um exercício de construção de uma narrativa/diário sonoro, a partir dos sons e equipamentos disponíveis para cada um dos participantes.

Até o dia 06/10, às 16h, você envia seu exercício via formulário de participação do evento, compartilhado exclusivamente no chat ao vivo da EBAC.
06 de outubro, 19:00

DIA 3 - Análise e feedback ao vivo dos desafios

O terceiro dia é a conclusão desta jornada: você vai acompanhar a análise dos desafios enviados pelos(as) participantes, ao vivo, e terá também aquele momento de tirar as dúvidas finais.
Além disso, haverá o anúncio da pessoa sortuda selecionada para a bolsa de estudos e o compartilhamento do presente surpresa especial da EBAC!

Eventos interessantes