Design

App Clips: marcas encontram novas maneiras de se conectar com clientes

Quando a Apple lançou em 2020 a 14ª versão do iOS, o sistema operacional do iPhone, Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da empresa da maçã, também anunciou uma nova funcionalidade para seu emblemático smartphone: os App Clips ou “clipes de aplicativo”.

Com esta inovação, as marcas são capazes de trazer novos usuários para seus aplicativos nativos de uma maneira quase experimental, sem qualquer compromisso ou esforço por parte do usuário final. A novidade é que esta aplicação oferece aos clientes uma experiência “nativa” dos serviços oferecidos por uma empresa sem a necessidade de baixar seu aplicativo. Por esta razão, a orientação dos App Clips é a realização de tarefas em apenas um passo.

Além disso, também será possível para empresas de diversos setores personalizar o aplicativo de acordo com o feedback dos clientes. Confira abaixo o vídeo (em inglês) com a apresentação de Craig Federighi:
Foto: Reprodução Appple
O que são os App Clips

Não entendeu? Suponhamos que você ao caminhar pelas ruas de São Paulo avistou um quiosque de locação de e-bikes. Antes dos App Clips, o processo de locação exigiria necessariamente o download e a instalação de um aplicativo, além do preenchimento de dados pessoais e a vinculação a um cartão de crédito ou débito. Os procedimentos de verificação, os minutos de espera para liberação e a burocracia virtual provavelmente fariam que muitos usuários desistissem da ideia de locação, gerando assim um empecilho na conversão de vendas.

Com os App Clips, o processo será facilitado. Apenas bastará escanear o QR ou etiqueta NFC com o smartphone e, de repente, o aplicativo em miniatura é iniciado automaticamente na tela do iPhone. Em seguida, basta confirmar os dados cadastrados por meio do Apple ID e realizar o pagamento da locação por Apple Pay, também facilmente configurado pelos usuários.

A experiência é semelhante ao Google Instant Apps que surgiu em 2017, mas o Google só o disponibilizou o serviço por meio de links da Web e na Play Store, levando a uma baixa adoção pelos usuários.
Apesar da pandemia, agências de viagens online também estão experimentando os app clips. Há alguns meses, o site Hotwire.com, do Grupo Expedia, lançou seu próprio clipe de aplicativo que fornece informações sobre hotéis, incluindo classificações e a possibilidade de reservas com um apenas um toque pelo Apple Pay.
A novidade, juntamente com o lançamento de um novo widget de ofertas do Hotwire, fará que clientes economizem tempo e dinheiro por meio da simplificação na experiência do usuário.

Transforme o mercado com soluções digitais

A carreira de designer de produto digital é uma das mais requisitadas no presente. Startups de produtos, serviços e também grandes empresas que migraram as operações e interação com seus clientes para o online contribuíram para o aquecimento da profissão. Pensando nisso, a EBAC lançou o curso online de Digital Product Design.

Neste curso, você irá aprender a criar produtos digitais como sites, aplicativos e pacotes de serviço para conquistar clientes e garantir o sucesso do seu negócio. Torne-se um dos profissionais mais requisitados hoje: o Designer de Produtos Digitais, responsável por perceber necessidades e transformá-las em oportunidades que podem revolucionar o mercado.


Com conhecimento e domínio de todas as etapas que envolvem o desenvolvimento de um produto digital, suas ideias podem revolucionar o mercado ao atender as necessidades dos usuários.