CURADORIA ATIVA: arte e transformações sociais

Workshop
08 de agosto de 2022, 19:00
A curadoria de artes visuais comumente se apresenta em museus, instituições de arte e espaços independentes. Contudo, ela é muito mais abrangente do que se imagina. A prática curatorial é capaz de transbordar para ruas, livros e lugares nada convencionais e pode, inclusive, cumprir um papel importante em transformações sociais. Quanto mais a arte escapa para além das ideias que habitam o cubo branco, mais ela se aproxima do social. É com esta percepção, compreendendo que determinados modos de pensar e exercer a curadoria de artes visuais conseguem unir arte e transformações sociais, que se acredita possível uma curadoria ativa: ativista. Uma curadoria que esteja em plena escuta e ação diante das urgências do mundo.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo exclusivo para te ajudar a imaginar outras curadorias. Vamos apresentar alguns exemplos de projetos curatoriais que não somente discutem as urgências do mundo, como também agem ativamente para mudanças sociais a caminho de um mundo melhor!

AULAS GRATUITAS AO VIVO
PARTICIPE E CONCORRA A UMA BOLSA INTEGRAL EM NOSSO CURSO!

Palestrante

Paula Borghi
curadora e pesquisadora
Mestre em Crítica e História da Arte pela UFRJ, sua pesquisa é voltada para ações que trabalham com arte e sociedade, colaborando em projetos que estendem a prática artística à política. Foi curadora adjunta da 11# Bienal do Mercosul, curadora convidada do Centro Cultural Hellerau no Projeto Brasil em Dresden, assistente curatorial de Ibis Habascal na 12# Bienal de La Havana e curadora da Residência Artística do Red Bull Station em São Paulo. Foi co-idealizadora do espaço Saracura e idealizadora do Projecto MULTIPLO, premiado pelo Rumos Itaú Cultural. Desde 2020 desenvolve a POTÊNCIA ATIVA, uma articulação de projetos de arte que debate as urgências do mundo e gera recursos para organizações que trabalham diariamente no front das lutas sociais. Uma articulação de mulheres para mulheres.

A quem pode interessar


  • Apaixonada/os por Curadoria, Arte, Ativismo e na busca da compreensão de como a arte pode atuar enquanto uma ferramenta social.
  • Estudantes de Arte, Comunicação, Design, História, Sociologia e Direitos Humanos.
  • Profissionais que estão na busca de potencializar sua percepção das relações entre arte, ativismo e curadoria
  • Quem quer, por meio da arte, transformar o mundo

Você vai aprender sobre


  1. Curadoria para além do cubo branco
    Descubra outras possibilidades de se exercer curadoria para além daquela estipulada pelo grande mercado da arte, ainda que estando dentro dele.

  2. Arte e transformação social
    Visualize alguns exemplos em que arte e transformações sociais caminham de mãos dadas na construção de um mundo mais justo.

  3. Arte e ativismo
    Como as questões sociais e de saúde pública podem ser abordadas por meio da arte sem cair em estigmas.

  4. Vamos juntes?!
    Saiba como colocar tudo isso na prática por meio da arte e de outras formas de pensar uma curadoria mais ativa no mundo.

As aulas são todas ao vivo! Você pode tirar suas dúvidas e enviar perguntas para a professora pelo chat.

E tem mais...


1. Certificado de participação EBAC
Participantes que enviarem seus dados receberão o certificado EBAC com as informações do workshop.

2. Descontos exclusivos em nossos cursos
Participantes do workshop receberão desconto exclusivo em nosso curso online Profissão: Curador.

3. Concorra a uma bolsa de 100% para estudar com a EBAC
Ao enviar seu exercício dentro do prazo estipulado, você pode ser selecionado para estudar de graça com a gente.

Programação por dia