Negócios
03 de abril de 2024
19:00
Curadoria independente e suas possibilidades de articulação
Chat

A quem pode interessar


  • Iniciantes e entusiastas das artes visuais interessados em entender a curadoria
  • Interessados em Artes, Cultura e Curadoria
  • Curadores independentes
  • Gestores iniciantes nas artes
  • Artistas independentes
  • Artistas buscando compreender como suas obras são selecionadas e apresentadas
  • Colaboradores de instituições culturais
  • Qualquer pessoa curiosa sobre os bastidores de uma exposição



Sobre o que você vai aprender


  1. Curadoria ao longo da história
    As diferentes práticas curatoriais, como esta profissão consolidou-se historicamente o poder que ela exerce nas artes visuais
  2. Articulações e diálogos da curadoria independente
    A relação com artistas, parceiros e espaços
  3. Do projeto à inauguração
    Contentamentos e adversidades nos caminhos curatoriais

As aulas são todas ao vivo! Você pode tirar suas dúvidas e enviar perguntas para a convidada pelo chat.



Exclusivo para você


Certificado de participação EBAC
Participantes que enviarem seus dados no formulário compartilhado no chat ao vivo durante os encontros, receberão o certificado EBAC com as informações do workshop.

Descontos exclusivos
Participantes do workshop receberão um desconto exclusivo em nosso curso online Profissão: Curador

Palestrante

image
Letícia Castro Vilela
Curadora independente, produtora e programadora cultural
Mestre em Estética e Estudos Artísticos pela Universidade Nova de Lisboa, bacharel Interdisciplinar em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora e bacharel em Cinema e Audiovisual pela mesma Universidade. O seu percurso acadêmico abrange ainda a Universidade de Évora e a Universidade Complutense de Madrid. Imigrou para Portugal em 2017 onde desde então transita pelas áreas da curadoria, produção e mediação cultural, tendo trabalhado em instituições como os Museus da Fundação EDP, Teatro-Cine de Torres Vedras, associações e instituições de cariz privado e público. Em 2018 co-fundou o coletivo Tarimba que teve como mote a curadoria independente para a valorização de artistas emergentes e desenvolveu projetos com diferentes instituições do país, como: Exposição “Almada 360” comissionada pela Câmara Municipal de Almada; Exposição “Quantos A4 cabem no Áquatro?”, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro; Exposição “Tridimensionalidade Aparente”, na Galeria António Prates; Festival de Performances “Dar o corpo ao Manifesto”, na Casa Ninja Lisboa, entre outros.
Mestre em Estética e Estudos Artísticos pela Universidade Nova de Lisboa, bacharel Interdisciplinar em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora e bacharel em Cinema e Audiovisual pela mesma Universidade. O seu percurso acadêmico abrange ainda a Universidade de Évora e a Universidade Complutense de Madrid. Imigrou para Portugal em 2017 onde desde então transita pelas áreas da curadoria, produção e mediação cultural, tendo trabalhado em instituições como os Museus da Fundação EDP, Teatro-Cine de Torres Vedras, associações e instituições de cariz privado e público. Em 2018 co-fundou o coletivo Tarimba que teve como mote a curadoria independente para a valorização de artistas emergentes e desenvolveu projetos com diferentes instituições do país, como: Exposição “Almada 360” comissionada pela Câmara Municipal de Almada; Exposição “Quantos A4 cabem no Áquatro?”, em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro; Exposição “Tridimensionalidade Aparente”, na Galeria António Prates; Festival de Performances “Dar o corpo ao Manifesto”, na Casa Ninja Lisboa, entre outros.

Agenda do Evento

02 de abril, 19:00

Introdução e conceitos

  • Mas, afinal... O que é curadoria?
  • O poder do(a) curador(a) na adequação das exibições e discursos aos diferentes
  • públicos
  • Os diferentes tipos de curadoria
  • A relação entre curador(a) e artista
  • Curadoria Independente e a suas articulações
  • Testando o conhecimento adquirido
03 de abril, 19:00

Estudos de caso

  • Curadoria Independente e a suas articulações
  • Como desenvolver um projeto expositivo independente
  • Exemplos e referências para partilha
  • Testando o conhecimento adquirido

Eventos interessantes