Games
19 de novembro de 2021
19:00

Como iniciar sua carreira em Desenvolvimento de Games

Day 9
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Day 9

A quem pode interessar


  • Apaixonados por games que desejam começar uma nova carreira
  • Desenvolvedores de jogos iniciantes sedentos por mais conhecimento
  • Game Designers e Produtores que desejam ampliar a visão geral do desenvolvimento de um jogo
  • Entusiastas do desenvolvimento de games em busca de conhecer todos os processos de desenvolvimento 

Sobre o que vamos falar?


1. Game Design Document
Aprenda como gerar um GDD de qualidade com um profissional que é referência no mercado.

2. Roteirização para Games
Entenda a importância da criação de um bom roteiro para fazer um jogo de sucesso.

3. Criação de Projetos em Unity
Conheça exemplos de projetos profissionais na Unity e tire insights para a criação do seu portfólio.

4. Criação de Personagens para Games
Saiba como criar o personagem ideal para o seu jogo.

5. Animação para Games
Conheça mais sobre a área de animação e suas possibilidades.

6. Criação de Concept Art para Games
Aprenda as diretrizes que guiarão toda a jornada da criação de um jogo.

7. Balanceamento de Mecânicas em Game Design
Aprenda sobre conceber a estrutura geral de um jogo e em seguida projetar seus mínimos detalhes funcionais.

8. Marketing para Games
Entenda a como fazer campanha publicitária de sucesso para seu jogo.  

Palestrantes

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Sandro Morishita

Program Manager na Kokku e Professor na EBAC
Sandro Morishita iniciou sua carreira em 2009 como Game Designer na Ubisoft São Paulo, após isso trabalhou em diversas empresas de jogos, onde atuou como Diretor de estúdio. Desenvolveu jogos para diversas plataformas como mobile, PC, PlayStation, portáteis, Realidade Virtual e Aumentada e também aplicativos, atualmente é Program Manager na Kokku e professor da EBAC! 

Agenda do Evento

08 de novembro, 19:00

Dia 1: O início da criação, aprenda o primeiro passo

Para começar esse intensivão com o pé direito, a EBAC convidou o professor de Projeto em Games, Sandro Morishita, para te ensinar a preparar sua ideia e como transformá-la em um jogo. Neste primeiro dia serão apresentados os conceitos de Core Loop, Level Design, Mecânicas Principais, Público Alvo do Jogo e tudo isso unido no Game Design Document. 
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Sandro Morishita

Program Manager na Kokku e Professor na EBAC
Sandro Morishita iniciou sua carreira em 2009 como Game Designer na Ubisoft São Paulo, após isso trabalhou em diversas empresas de jogos, onde atuou como Diretor de estúdio. Desenvolveu jogos para diversas plataformas como mobile, PC, PlayStation, portáteis, Realidade Virtual e Aumentada e também aplicativos, atualmente é Program Manager na Kokku e professor da EBAC! 
09 de novembro, 19:00

Dia 2: Aprenda como criar a narrativa do seu jogo

É muito importante para um jogo criar conexão com o jogador. Você vai aprender como fazer a criação de um ótimo roteiro e construir seu jogo com foco na narrativa, o que vai te auxiliar na ilusão da imersão de quem estiver jogando. Neste segundo dia Artur Costa apresentará ferramentas para criar narrativas e implementá-las no seu jogo.
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Artur Costa

Roteirista e Designer de Narrativa
Artur Costa é um roteirista e escritor para jogos com mais de 7 anos de experiência na indústria criativa. Atuou em projetos de longa-metragem (Chef Jack - Cozinheiro Aventureiro, Orquestra Vazia), média metragem (A Zeropeia) e curta-metragens (Diário de Areia, Mina e Elvira) na área de Cinema e TV e em Jogos Mobile (Golbergs - Back to the 80's, Krinkle Krusher, Skyrise Runner). Além disso, atuou como Lead Writer para o "Patada!Studio" em um projeto ainda em desenvolvimento. Artur já trabalhou como Associate Executive Producer e Story Supervisor gerenciando equipes de arte para co-produções (EUA/ARG/IND) para projetos internacionais (Rhymes Through Times - Nick Jr. e The Power of We - Vila Sésamo). 
10 de novembro, 19:00

Dia 3: Criação do Jogo: Parte 1 - Que comecem os jogos!

Com o Game Design Document em uma mão e o Roteiro na outra, criar o jogo torna-se muito mais fácil. Abrir a Unity e colocar os primeiros blocos na cena, ajustar os primeiros componentes e enfim apertar play para ver o jogo acontecer, você vai ver que pode ser muito mais fácil se você estiver com tudo preparado previamente. Neste terceiro dia, Vitor Barcelos apresentará como a Unity pode ser a sua maior aliada se você estiver preparado e vamos mostrar os passos para você se tornar um especialista na ferramenta. 
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Vitor Barcelos

Programador Unity na DoubleDash Studios
Vitor Barcelos desenvolve jogos desde 2017, quando entrou na GDP-UFRJ, um grupo universitário de Gamedev. Está no final da graduação em Ciência da Computação, mas isso não impediu de começar a carreira . Por isso, já atua há mais de 1 ano como programador Unity na Double Dash Studios, empresa conhecida pelo título Sky Racket e por jogos de franquias famosas como Turma da Mônica, Ben 10 e Tom e Jerry. 
11 de novembro, 19:00

Dia 4: Como criar um personagem principal ideal?

O personagem principal é a alma do jogo. O jogador vai se identificar, seja através de um self-insert ou porque gostou da personalidade forte dele. Mas não basta o roteiro para ele existir, alguém precisa modelá-lo para o jogo e para criar este personagem junto de você, a EBAC convidou para o quarto dia de maratona o professor de 3D Daniel Rivers, que mostrará no ZBrush como criar o personagem que mudará a forma como os jogadores veem o seu jogo.
 
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Daniel Rivers

Artista 3D e Professor na EBAC
Daniel Rivers atua há mais de 10 anos como artista 3D no mercado de desenvolvimento de Games no Brasil. Trabalhou em diversos jogos da Glu Mobile, incluindo Blood and Glory que teve mais de 10 milhões de downloads. Atuou como 3D Prop Artist na 5ª temporada da série Black Mirror (Netflix), no episódio Striking Vipers. Participou de diversas produções de VR, AR, mobile e desktop, além de realizar palestras e workshops em feiras de Games e Tecnologia. 
12 de novembro, 19:00

Dia 5: Faça o personagem se mover

Os Doze Princípios Básicos de Animação, desenvolvidos pela Disney, foram introduzidos pelos animadores Ollie Johnston e Frank Thomas para facilitar a criação de animações de qualidade que deixam seu personagem ainda mais carismático. Depois de criar o seu próprio personagem está na hora de dar vida ao modelo 3D e começar a mexer os ossos. Neste quinto dia o Animador e Rigger André Lima, apresentará os princípios básicos de animação na prática para você implementar no seu personagem. 
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André Lima

Animador e Rigger
André Lima é Animador e Technical Animator há mais de 7 anos, já participou da produção de jogos consagrados como Looney Tunes the World of Mayhem, Adore, Rio - Raised by Oblivion, Cobra Kai e outros. Para mais, é Co-Fundador da Onanim, desenvolvedora do renomado jogo Trajes Fatais: Suits of Fate, além de professor de animação 3D para jogos na Art & Cia, Animador 3D e Technical Animator na PUGA Studios, uma das maiores empresas de desenvolvimento Outsourcing de jogos mobile do mundo.
16 de novembro, 19:00

Dia 6: Concept Art para Visão Geral do Projeto

Durante o desenvolvimento de um jogo existem dois momentos em que o Concept Art é muito importante: No Começo para estabelecer as diretrizes que guiarão toda a jornada do jogo e no meio para expor todos os conteúdos do jogo e entender se o que foi produzido tem coerência visual e pode continuar da forma que está. Para este sexto dia, teremos uma dupla, Giulia Giacomini e uma convidada surpresa apresentarão como fazer um concept art ao vivo a partir do briefing do Game Design e começar a desenvolver o jogo. 
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Giulia Giacomini

Artista 2D na Tapps Games
Giulia é artista 2D de jogos e trabalha há 3 anos na indústria. Formada em Arquitetura e Urbanismo, já participou de uma variedade de jogos de diversas plataformas, incluindo o jogo mobile de Oswaldo (Cartoon Network) chamado Jogo do Bafo e o jogo homônimo de Cobra Kai (Netflix) para PS4, PC, Switch. Atuo principalmente como artista generalista criando assets para UI, personagens, cenários e concepts de VFX, no momento trabalho na Tapps Games. 
17 de novembro, 19:00

Dia 7: Criação do Jogo Parte 2

Criar vários protótipos do mesmo conceito de jogo parece loucura, mas na verdade é assim que a maior parte das empresas trabalham. É preciso testar constantemente novas alternativas para o que está sendo proposto e entender quais delas são mais divertidas e mais bem recebidas pelo jogador. Nós vamos receber Thiago Magalhães, que criará uma outra alternativa de jogo para descobrir como tornar todas as suas ideias mais divertidas e aumentar o seu portfólio. 
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Thiago Magalhães

Desenvolvedor Full Stack na AQUIRIS
Thiago Magalhães é Mestre em física teórica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF (2010). Desenvolvedor Unity com 4+ anos de experiência. Conhecimento avançado de matemática e física para jogos, programação em C# e Unity 2D e 3D. Desenvolveu o jogo Hiji Sushi em edital da Fiocruz (2018). Assim como tem experiência em jogos multiplayer online com Photon Unity Networking (PUN); Foi analista de sistemas no instituto Tecgraf (PUC-RJ) com foco em desenvolvimento de jogos 2D em Unity (2018 - 2020); E hoje atua como desenvolvedor full-stack pleno na Aquiris Game Studio desde 2020. 
18 de novembro, 19:00

Dia 8: A importância do Game Design durante toda a criação

Muitos acreditam que o trabalho do game designer acaba assim que ele termina de criar o Game Design Document(GDD), mas o GDD é um documento vivo que muda constantemente e é por isso que o Game Designer está sempre de olho no projeto, modificando, adicionando e removendo conteúdos que a equipe pedir. O convidado Lucas Pereira, vai demonstrar como balancear um jogo que já foi desenvolvido e torná-lo melhor. 
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Lucas Pereira

Senior Game Designer na Fanatee
Lucas Pereira é Game Designer há 10 anos, com foco em design de sistemas, design de fases e jogos de tabuleiro. Formado pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro em Jogos Digitais é atualmente Game Designer na Fanatee (jogos mobile) e Sócio e Game Developer na Tamanduá Jogos (jogos de tabuleiro). Ao longo de sua carreira já atuou em jogos de tabuleiro, Mobile, PC, Playstation e Xbox.
19 de novembro, 19:00

Dia 9: A parte final: Venda o seu Jogo

No final, com o jogo todo completo, falta a parte principal, vendê-lo! Uma boa campanha de marketing é sinônimo de um bom número de vendas e assim, mais consciência de que o seu jogo foi aceito por muita gente. Para criar uma boa campanha de marketing, Cleyton Oliveira, professor do Curso de Marketing para Games da EBAC, foi convidado para finalizar o evento e ensinar a você, técnicas diferentes do marketing tradicional para fazer do seu jogo um sucesso. 
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Cleyton Oliveira

Diretor Geral (Brasil) na IGG Inc. e professor na EBAC
Cleyton Oliveira é executivo sênior e empreendedor com ampla experiência nos setores de entretenimento, jogos, mobile, inteligência de negócios e bens de consumo. É diretor geral na IGG Inc., empresa desenvolvedora e editora de jogos, com passagem por grandes instituições, como Nielsen, WarnerMedia, Addventure Inc. e Rayovac.
É certificado em Educação Executiva pelo Programa de Liderança de Alto Potencial da Harvard Business School com amplo conhecimento em gestão de marketing digital, desenvolvimento de negócios e distribuição digital. 

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