Como iniciar sua carreira em Desenvolvimento de Games
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A quem pode interessar
Apaixonados por games que desejam começar uma nova carreira
Desenvolvedores de jogos iniciantes sedentos por mais conhecimento
Game Designers e Produtores que desejam ampliar a visão geral do desenvolvimento de um jogo
Entusiastas do desenvolvimento de games em busca de conhecer todos os processos de desenvolvimento
Sobre o que vamos falar?
1. Game Design Document
Aprenda como gerar um GDD de qualidade com um profissional que é referência no mercado.
2. Roteirização para Games
Entenda a importância da criação de um bom roteiro para fazer um jogo de sucesso.
3. Criação de Projetos em Unity
Conheça exemplos de projetos profissionais na Unity e tire insights para a criação do seu portfólio.
4. Criação de Personagens para Games
Saiba como criar o personagem ideal para o seu jogo.
5. Animação para Games
Conheça mais sobre a área de animação e suas possibilidades.
6. Criação de Concept Art para Games
Aprenda as diretrizes que guiarão toda a jornada da criação de um jogo.
7. Balanceamento de Mecânicas em Game Design
Aprenda sobre conceber a estrutura geral de um jogo e em seguida projetar seus mínimos detalhes funcionais.
8. Marketing para Games
Entenda a como fazer campanha publicitária de sucesso para seu jogo.
Palestrantes
Sandro Morishita
Program Manager na Kokku e Professor na EBAC
Sandro Morishita iniciou sua carreira em 2009 como Game Designer na Ubisoft São Paulo, após isso trabalhou em diversas empresas de jogos, onde atuou como Diretor de estúdio. Desenvolveu jogos para diversas plataformas como mobile, PC, PlayStation, portáteis, Realidade Virtual e Aumentada e também aplicativos, atualmente é Program Manager na Kokku e professor da EBAC!
Sandro Morishita iniciou sua carreira em 2009 como Game Designer na Ubisoft São Paulo, após isso trabalhou em diversas empresas de jogos, onde atuou como Diretor de estúdio. Desenvolveu jogos para diversas plataformas como mobile, PC, PlayStation, portáteis, Realidade Virtual e Aumentada e também aplicativos, atualmente é Program Manager na Kokku e professor da EBAC!
Artur Costa
Roteirista e Designer de Narrativa
Artur Costa é um roteirista e escritor para jogos com mais de 7 anos de experiência na indústria criativa. Atuou em projetos de longa-metragem (Chef Jack - Cozinheiro Aventureiro, Orquestra Vazia), média metragem (A Zeropeia) e curta-metragens (Diário de Areia, Mina e Elvira) na área de Cinema e TV e em Jogos Mobile (Golbergs - Back to the 80's, Krinkle Krusher, Skyrise Runner). Além disso, atuou como Lead Writer para o "Patada!Studio" em um projeto ainda em desenvolvimento. Artur já trabalhou como Associate Executive Producer e Story Supervisor gerenciando equipes de arte para co-produções (EUA/ARG/IND) para projetos internacionais (Rhymes Through Times - Nick Jr. e The Power of We - Vila Sésamo).
Artur Costa é um roteirista e escritor para jogos com mais de 7 anos de experiência na indústria criativa. Atuou em projetos de longa-metragem (Chef Jack - Cozinheiro Aventureiro, Orquestra Vazia), média metragem (A Zeropeia) e curta-metragens (Diário de Areia, Mina e Elvira) na área de Cinema e TV e em Jogos Mobile (Golbergs - Back to the 80's, Krinkle Krusher, Skyrise Runner). Além disso, atuou como Lead Writer para o "Patada!Studio" em um projeto ainda em desenvolvimento. Artur já trabalhou como Associate Executive Producer e Story Supervisor gerenciando equipes de arte para co-produções (EUA/ARG/IND) para projetos internacionais (Rhymes Through Times - Nick Jr. e The Power of We - Vila Sésamo).
Vitor Barcelos
Programador Unity na DoubleDash Studios
Vitor Barcelos desenvolve jogos desde 2017, quando entrou na GDP-UFRJ, um grupo universitário de Gamedev. Está no final da graduação em Ciência da Computação, mas isso não impediu de começar a carreira . Por isso, já atua há mais de 1 ano como programador Unity na Double Dash Studios, empresa conhecida pelo título Sky Racket e por jogos de franquias famosas como Turma da Mônica, Ben 10 e Tom e Jerry.
Vitor Barcelos desenvolve jogos desde 2017, quando entrou na GDP-UFRJ, um grupo universitário de Gamedev. Está no final da graduação em Ciência da Computação, mas isso não impediu de começar a carreira . Por isso, já atua há mais de 1 ano como programador Unity na Double Dash Studios, empresa conhecida pelo título Sky Racket e por jogos de franquias famosas como Turma da Mônica, Ben 10 e Tom e Jerry.
Daniel Rivers
Artista 3D e Professor na EBAC
Daniel Rivers atua há mais de 10 anos como artista 3D no mercado de desenvolvimento de Games no Brasil. Trabalhou em diversos jogos da Glu Mobile, incluindo Blood and Glory que teve mais de 10 milhões de downloads. Atuou como 3D Prop Artist na 5ª temporada da série Black Mirror (Netflix), no episódio Striking Vipers. Participou de diversas produções de VR, AR, mobile e desktop, além de realizar palestras e workshops em feiras de Games e Tecnologia.
Daniel Rivers atua há mais de 10 anos como artista 3D no mercado de desenvolvimento de Games no Brasil. Trabalhou em diversos jogos da Glu Mobile, incluindo Blood and Glory que teve mais de 10 milhões de downloads. Atuou como 3D Prop Artist na 5ª temporada da série Black Mirror (Netflix), no episódio Striking Vipers. Participou de diversas produções de VR, AR, mobile e desktop, além de realizar palestras e workshops em feiras de Games e Tecnologia.
André Lima
Animador e Rigger
André Lima é Animador e Technical Animator há mais de 7 anos, já participou da produção de jogos consagrados como Looney Tunes the World of Mayhem, Adore, Rio - Raised by Oblivion, Cobra Kai e outros. Para mais, é Co-Fundador da Onanim, desenvolvedora do renomado jogo Trajes Fatais: Suits of Fate, além de professor de animação 3D para jogos na Art & Cia, Animador 3D e Technical Animator na PUGA Studios, uma das maiores empresas de desenvolvimento Outsourcing de jogos mobile do mundo.
André Lima é Animador e Technical Animator há mais de 7 anos, já participou da produção de jogos consagrados como Looney Tunes the World of Mayhem, Adore, Rio - Raised by Oblivion, Cobra Kai e outros. Para mais, é Co-Fundador da Onanim, desenvolvedora do renomado jogo Trajes Fatais: Suits of Fate, além de professor de animação 3D para jogos na Art & Cia, Animador 3D e Technical Animator na PUGA Studios, uma das maiores empresas de desenvolvimento Outsourcing de jogos mobile do mundo.
Giulia Giacomini
Artista 2D na Tapps Games
Giulia é artista 2D de jogos e trabalha há 3 anos na indústria. Formada em Arquitetura e Urbanismo, já participou de uma variedade de jogos de diversas plataformas, incluindo o jogo mobile de Oswaldo (Cartoon Network) chamado Jogo do Bafo e o jogo homônimo de Cobra Kai (Netflix) para PS4, PC, Switch. Atuo principalmente como artista generalista criando assets para UI, personagens, cenários e concepts de VFX, no momento trabalho na Tapps Games.
Giulia é artista 2D de jogos e trabalha há 3 anos na indústria. Formada em Arquitetura e Urbanismo, já participou de uma variedade de jogos de diversas plataformas, incluindo o jogo mobile de Oswaldo (Cartoon Network) chamado Jogo do Bafo e o jogo homônimo de Cobra Kai (Netflix) para PS4, PC, Switch. Atuo principalmente como artista generalista criando assets para UI, personagens, cenários e concepts de VFX, no momento trabalho na Tapps Games.
Thiago Magalhães
Desenvolvedor Full Stack na AQUIRIS
Thiago Magalhães é Mestre em física teórica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF (2010). Desenvolvedor Unity com 4+ anos de experiência. Conhecimento avançado de matemática e física para jogos, programação em C# e Unity 2D e 3D. Desenvolveu o jogo Hiji Sushi em edital da Fiocruz (2018). Assim como tem experiência em jogos multiplayer online com Photon Unity Networking (PUN); Foi analista de sistemas no instituto Tecgraf (PUC-RJ) com foco em desenvolvimento de jogos 2D em Unity (2018 - 2020); E hoje atua como desenvolvedor full-stack pleno na Aquiris Game Studio desde 2020.
Thiago Magalhães é Mestre em física teórica pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF (2010). Desenvolvedor Unity com 4+ anos de experiência. Conhecimento avançado de matemática e física para jogos, programação em C# e Unity 2D e 3D. Desenvolveu o jogo Hiji Sushi em edital da Fiocruz (2018). Assim como tem experiência em jogos multiplayer online com Photon Unity Networking (PUN); Foi analista de sistemas no instituto Tecgraf (PUC-RJ) com foco em desenvolvimento de jogos 2D em Unity (2018 - 2020); E hoje atua como desenvolvedor full-stack pleno na Aquiris Game Studio desde 2020.
Lucas Pereira
Senior Game Designer na Fanatee
Lucas Pereira é Game Designer há 10 anos, com foco em design de sistemas, design de fases e jogos de tabuleiro. Formado pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro em Jogos Digitais é atualmente Game Designer na Fanatee (jogos mobile) e Sócio e Game Developer na Tamanduá Jogos (jogos de tabuleiro). Ao longo de sua carreira já atuou em jogos de tabuleiro, Mobile, PC, Playstation e Xbox.
Lucas Pereira é Game Designer há 10 anos, com foco em design de sistemas, design de fases e jogos de tabuleiro. Formado pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro em Jogos Digitais é atualmente Game Designer na Fanatee (jogos mobile) e Sócio e Game Developer na Tamanduá Jogos (jogos de tabuleiro). Ao longo de sua carreira já atuou em jogos de tabuleiro, Mobile, PC, Playstation e Xbox.
Cleyton Oliveira
Diretor Geral (Brasil) na IGG Inc. e professor na EBAC
Cleyton Oliveira é executivo sênior e empreendedor com ampla experiência nos setores de entretenimento, jogos, mobile, inteligência de negócios e bens de consumo. É diretor geral na IGG Inc., empresa desenvolvedora e editora de jogos, com passagem por grandes instituições, como Nielsen, WarnerMedia, Addventure Inc. e Rayovac.
É certificado em Educação Executiva pelo Programa de Liderança de Alto Potencial da Harvard Business School com amplo conhecimento em gestão de marketing digital, desenvolvimento de negócios e distribuição digital.
Cleyton Oliveira é executivo sênior e empreendedor com ampla experiência nos setores de entretenimento, jogos, mobile, inteligência de negócios e bens de consumo. É diretor geral na IGG Inc., empresa desenvolvedora e editora de jogos, com passagem por grandes instituições, como Nielsen, WarnerMedia, Addventure Inc. e Rayovac.
É certificado em Educação Executiva pelo Programa de Liderança de Alto Potencial da Harvard Business School com amplo conhecimento em gestão de marketing digital, desenvolvimento de negócios e distribuição digital.
Sandro Morishita
Program Manager na Kokku e Professor na EBAC
Artur Costa
Roteirista e Designer de Narrativa
Vitor Barcelos
Programador Unity na DoubleDash Studios
Daniel Rivers
Artista 3D e Professor na EBAC
André Lima
Animador e Rigger
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Agenda do Evento
08 de novembro, 19:00
Dia 1: O início da criação, aprenda o primeiro passo
09 de novembro, 19:00
Dia 2: Aprenda como criar a narrativa do seu jogo
10 de novembro, 19:00
Dia 3: Criação do Jogo: Parte 1 - Que comecem os jogos!
11 de novembro, 19:00
Dia 4: Como criar um personagem principal ideal?
12 de novembro, 19:00
Dia 5: Faça o personagem se mover
16 de novembro, 19:00
Dia 6: Concept Art para Visão Geral do Projeto
17 de novembro, 19:00
Dia 7: Criação do Jogo Parte 2
18 de novembro, 19:00
Dia 8: A importância do Game Design durante toda a criação