CURSO ONLINE DE

Art Business

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Aprenda os trâmites do mercado da arte, suas conexões, cadeias de valor e entenda suas possibilidades de negócios. Compreenda sobre fluxos de orçamento, precificação, prospecção e práticas mercadológicas contemporâneas, mesmo sem qualquer experiência na área.
Atividades ao longo do curso e feedback individualizado do tutor
Prática e Mentoria
Consultoria especializada e assessoria em emprego
Centro de Carreiras
Para enriquecer seu portfólio profissional
2 projetos
Com mais de 20 horas de aula online
5 meses

De olho no mercado de arte

Oportunidades de carreira para gestores de projetos culturais
Museus e galerias
Criação, execução, gestão de modelos de negócios e alternativas comerciais.
Feiras de arte
Concepção de formato e diferenciais, captação de patrocinadores e logística básica.
Plataformas digitais
Estudo e viabilização de fontes de receita, canais de venda e parcerias.
Produções independentes
Concepção conceitual, pesquisa, receitas complementares e gestão de custos.
Comercializadas por galerias em todo o país.
mil obras de arte contemporânea / ano
6
Em exportações de obras de arte e antiguidades no Brasil.
milhões / ano
150
US$
A arte contemporânea brasileira é reconhecida em todo o mundo como vibrante, original e criativa. O mercado cresce e demanda gestores profissionais capazes de alavancá-la comercialmente, impulsionando artistas e instituições culturais.
MASP

Para quem este curso é indicado

Se você adora arte contemporânea e pensa em ingressar no mercado em atividades ligadas à venda de obras, gestão cultural e outras frentes, este curso é pra você. Entenda as particularidades da indústria, recicle seus conhecimentos e conquiste a chance de trabalhar em um novo campo no Brasil ou no exterior.
Que tal profissionalizar a sua produção artística? Desenvolva habilidades de planejamento, entenda como alinhar seu discurso autoral às suas estratégias de venda e potencialize o apelo dos seus projetos visando uma audiência expandida.
Quem já está na área vai encontrar no curso uma visão mais ampla da arte enquanto setor cultural. Aprenda estratégias práticas e realistas para organizar e promover eventos de arte.
Gestores iniciantes nas artes
Artistas independentes
Colaboradores de instituições culturais
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Aproveite sua experiência profissional e complemente-a com habilidades de gestão cultural. Aprenda a organizar projetos para galerias, exposições, eventos em museus, leilões ou feiras e esteja apto a buscar posições de liderança.
Profissionais de marketing, administração e artes em geral
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Você irá adquirir conhecimentos para ingressar no mercado de arte contemporânea como profissional ou empreendedor em diferentes oportunidades!

O que você aprenderá

O panorama atual da indústria da arte contemporânea no Brasil e no mundo, as relações entre seus elos e agentes, riscos, lacunas e oportunidades.
Estratégias de compra e venda de obras de arte com diferentes perfis de clientes e aspectos das relações não comerciais entre artistas, museus, associações e outros parceiros.
Estratégias de construção de identidade e marketing, redes e alianças, contato direto com clientes e públicos, oportunidades digitais, gestão de crises, entre outros.
Novas iniciativas além da esfera comercial, especialmente em projetos independentes e movimentos emergentes, buscando desconstruir visões estereotipadas e práticas automáticas do mercado.
Especificidades dos três principais canais comerciais do mercado primário de arte contemporânea: galerias, feiras e plataformas digitais.
Noções do mercado
Estratégias comerciais
Visão crítica e criativa para serviços e projetos
Vendas e relação com agentes
Comunicação e storytelling
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No final do curso, você receberá o certificado da EBAC
Analise o mercado de arte e seus elos principais para elaborar seu portfólio e apresentação profissional.
Crie seu plano de ação para o segmento escolhido e apresente seu projeto para captação de investidores.
2 projetos para o seu portfólio
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Professores do curso
Com mais de 10 anos de experiência no circuito internacional de arte, Vivian é uma das principais consultoras e pesquisadoras do meio. Cofundou plataformas inovadoras e estruturas experimentais para discussões sobre o mercado de arte contemporânea e práticas colaborativas, como Dado e timetorethink, e mais notavelmente a Artload (2014), uma iniciativa que mapeia o mundo da arte contemporânea por meio de centenas de entrevistas em vídeo com artistas, curadores, críticos, galeristas, colecionadores e outros profissionais. Colaborou com a feira de arte ARCO como collector's liaison e por dois anos foi a curadora do Collectors Talks na Viennacontemporary. Desde 2017, Vivian trabalha como International VIP Relations da ArtRio.
Vivian Gandelsman
Consultora e especialista no mercado de arte
Germano Dushá
Curador e crítico de arte
Renato Silva
Galerista
Galerista
Luisa Strina
Galerista da Carlos/Ishikawa em Londres
Vanessa Carlos
Diretora e vice-presidente do MASP
Juliana Siqueira de Sá
Vivian Gandelsman
Curadora e especialista no mercado de arte

Com mais de 10 anos de experiência no circuito internacional de arte, Vivian é uma das principais consultoras e pesquisadoras do meio. Cofundou plataformas inovadoras e estruturas experimentais para discussões sobre o mercado de arte contemporânea e práticas colaborativas, como Dado e timetorethink, e mais notavelmente a Artload (2014), uma iniciativa que mapeia o mundo da arte contemporânea por meio de centenas de entrevistas em vídeo com artistas, curadores, críticos, galeristas, colecionadores e outros profissionais. Colaborou com a feira de arte ARCO como collector's liaison e por dois anos foi a curadora do Collectors Talks na Viennacontemporary. Desde 2017, Vivian trabalha como International VIP Relations da ArtRio.

Programa do curso

Em mais de 20h de curso você desenvolverá habilidades na gestão cultural e de projetos artísticos, entendendo os meandros da indústria de arte contemporânea e as melhores possibilidades de atuação no mercado nacional e internacional. As videoaulas são separadas por módulos para facilitar o aprendizado. Assista quando e onde quiser, e tenha acesso ao material para revisão pelo período de dois anos.
Parte 1 — Panorama do mercado de arte contemporânea
Nesta parte, você vai retomar a formação histórica e a organização atual do mercado de arte contemporânea, sua estrutura básica como cadeia de valor, especificidades, subdivisões, lacunas e oportunidades.

  • O mercado como commodities
  • Divisões entre mercado primário e secundário
  • Tipos de obras
  • Principais riscos e irregularidades no setor
  • Especificidades jurídicas e econômicas
  • Oportunidades e perspectivas

Atividade: Selecione um segmento de arte contemporânea com o qual deseja trabalhar e faça uma análise da cadeia de valor deste segmento no Brasil. Identifique e compare lacunas ou oportunidades no Brasil e faça um benchmark em relação a outros países.

Parte 2 — Elos comerciais: galerias, feiras e plataformas de venda
Aqui o aprendizado será sobre os principais elos comerciais do mercado primário de arte contemporânea. Você analisará suas estruturas, funcionamentos e estratégias específicas.

  • Galerias: aspectos estruturais de operações no seu dia a dia (programas, funções, produção, despesas e receitas)
  • Feiras e estratégias coletivas de venda: relevância, tendências, funcionamento, logística aplicada e impacto econômico no Brasil e no mundo
  • Plataformas digitais: surgimento, estratégias e tendências

Atividade: Tomando por meio os 3 modelos abordados, liste recomendações de atuação para uma galeria, feira ou plataforma digital do seu interesse e selecione seus potenciais parceiros entre eles.

Parte 3 — Profissionais de vendas e liaison
Nesta parte, você vai aprender as principais funções e habilidades em negociações comerciais de artes (especialmente galerias), além de entender as principais funções de "liaison" (relações) com agentes não-comerciais fundamentais para a galeria e seus artistas.

  • Panorama das funções ligadas aos negócios comerciais de arte
  • Construção de credibilidade
  • Pesquisa e mapeamento
  • A importância de curadores, advisers e outros agentes
  • Relações com compradores e colecionadores
  • Principais coleções do mundo
  • Estratégias gerais de venda: artistas, clientes e colecionadores
  • Principais relações de liaison: artistas, museus, associações e parcerias

Atividade: Crie um storytelling e uma estratégia de venda para um artista, além de um plano de parceria não-comercial para um negócio de arte contemporânea à sua escolha.

Parte 4 — Comunicação e estratégias de valor
Neste módulo, o foco será comunicação, estratégias de atração e canais diretos com cliente/público sob o ponto de vista de uma galeria, negócio ou instituição ligada à arte contemporânea.

  • Comunicação institucional: identidades, linguagens e posicionamentos.
  • Redes e alianças estratégicas do mercado
  • Análise do calendário do mercado de arte contemporânea internacional
  • Importância e possibilidades de geração de valor
  • Meios de comunicação
  • Estratégias de participação de redes, prêmios, editais, intercâmbios, residências

Atividade: Crie um plano de aproximação com agentes, monte um mapa para uma aliança de negócios.

Parte 5 — Art management: urgências e controvérsias atuais
Nesta parte, você vai entender os conhecimentos relacionais, comunicacionais e estratégicos necessários para estabelecer redes e alianças; desenvolver habilidades para projetar, formar e manter associações importantes.

  • Superando crises
  • Estratégias de reinvenção para o mercado: práticas e financeiras
  • Seguro para a internacionalização de obras, importação e exportação
  • Novas agendas e transformações
  • Linguagens e enfoques emergentes no mercado de arte: movimentos decoloniais e novas articulações no "Sul Global"
  • Questões ecológicas e representativas ligadas ao mercado e à "a arte que não vende"

Atividade: Elabore uma recomendação estratégica para duas situações desafiadoras do mercado, aplicando os aprendizados práticos institucionais.

Parte 6 — Projetos finais
Prepare-se para ingressar no mercado com base nas aprendizagens e nos projetos do curso, montando um portfólio e praticando para entrevistas.

Atividade: Elaborar o seu portfólio profissional e um projeto de negócio para pitches com investidores.

Parte 1 — Panorama do mercado de arte contemporânea
Nesta parte, você vai retomar a formação histórica e a organização atual do mercado de arte contemporânea, sua estrutura básica como cadeia de valor, especificidades, subdivisões, lacunas e oportunidades.

  • O mercado como commodities
  • Divisões entre mercado primário e secundário
  • Tipos de obras
  • Principais riscos e irregularidades no setor
  • Especificidades jurídicas e econômicas
  • Oportunidades e perspectivas

Atividade: Selecione um segmento de arte contemporânea com o qual deseja trabalhar e faça uma análise da cadeia de valor deste segmento no Brasil. Identifique e compare lacunas ou oportunidades no Brasil e faça um benchmark em relação a outros países.

Parte 2 — Elos comerciais: galerias, feiras e plataformas de venda
Aqui o aprendizado será sobre os principais elos comerciais do mercado primário de arte contemporânea. Você analisará suas estruturas, funcionamentos e estratégias específicas.

  • Galerias: aspectos estruturais de operações no seu dia a dia (programas, funções, produção, despesas e receitas)
  • Feiras e estratégias coletivas de venda: relevância, tendências, funcionamento, logística aplicada e impacto econômico no Brasil e no mundo
  • Plataformas digitais: surgimento, estratégias e tendências

Atividade: Tomando por meio os 3 modelos abordados, liste recomendações de atuação para uma galeria, feira ou plataforma digital do seu interesse e selecione seus potenciais parceiros entre eles.

Parte 3 — Profissionais de vendas e liaison
Nesta parte, você vai aprender as principais funções e habilidades em negociações comerciais de artes (especialmente galerias), além de entender as principais funções de "liaison" (relações) com agentes não-comerciais fundamentais para a galeria e seus artistas.

  • Panorama das funções ligadas aos negócios comerciais de arte
  • Construção de credibilidade
  • Pesquisa e mapeamento
  • A importância de curadores, advisers e outros agentes
  • Relações com compradores e colecionadores
  • Principais coleções do mundo
  • Estratégias gerais de venda: artistas, clientes e colecionadores
  • Principais relações de liaison: artistas, museus, associações e parcerias

Atividade: Crie um storytelling e uma estratégia de venda para um artista, além de um plano de parceria não-comercial para um negócio de arte contemporânea à sua escolha.

Parte 4 — Comunicação e estratégias de valor
Neste módulo, o foco será comunicação, estratégias de atração e canais diretos com cliente/público sob o ponto de vista de uma galeria, negócio ou instituição ligada à arte contemporânea.

  • Comunicação institucional: identidades, linguagens e posicionamentos.
  • Redes e alianças estratégicas do mercado
  • Análise do calendário do mercado de arte contemporânea internacional
  • Importância e possibilidades de geração de valor
  • Meios de comunicação
  • Estratégias de participação de redes, prêmios, editais, intercâmbios, residências

Atividade: Crie um plano de aproximação com agentes, monte um mapa para uma aliança de negócios.

Parte 5 — Art management: urgências e controvérsias atuais
Nesta parte, você vai entender os conhecimentos relacionais, comunicacionais e estratégicos necessários para estabelecer redes e alianças; desenvolver habilidades para projetar, formar e manter associações importantes.

  • Superando crises
  • Estratégias de reinvenção para o mercado: práticas e financeiras
  • Seguro para a internacionalização de obras, importação e exportação
  • Novas agendas e transformações
  • Linguagens e enfoques emergentes no mercado de arte: movimentos decoloniais e novas articulações no "Sul Global"
  • Questões ecológicas e representativas ligadas ao mercado e à "a arte que não vende"

Atividade: Elabore uma recomendação estratégica para duas situações desafiadoras do mercado, aplicando os aprendizados práticos institucionais.

Parte 6 — Projetos finais
Prepare-se para ingressar no mercado com base nas aprendizagens e nos projetos do curso, montando um portfólio e praticando para entrevistas.

Atividade: Elaborar o seu portfólio profissional e um projeto de negócio para pitches com investidores.

Como é a rotina do curso

Aprenda sobre o tema
Coloque o aprendizado em prática
Produza um trabalho autoral
O curso é composto por videoaulas detalhadas e de fácil entendimento
Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você
Correção individual dos trabalhos, com feedbacks para melhorias
Elaboração de projeto para consolidar o conhecimento adquirido. Grande oportunidade para enriquecer o seu currículo.
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Troque conhecimento com tutores e colegas
GRÁTIS:
1 MÊS DE CURSO DE INGLÊS
Aprenda inglês com a EF — English Live. Os alunos da EBAC têm direito a:

•1 mês de acesso à plataforma online da EF
• 16 níveis de inglês, totalmente grátis
• Teste de nivelamento
• Certificado reconhecido internacionalmente, ao final de cada nível
Background image
Ingresse e tenha sucesso no mercado de trabalho com o nosso Centro de Carreiras
Assistência na elaboração do seu portfólio, currículo e perfil no LinkedIn.
Preparação para processos seletivos, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais.
Mentorias com os recrutadores e profissionais da sua área de atuação.
Cases de projetos finais preparados por empresas reais.
"Nossos alunos podem contar com o nosso Centro de Carreiras tanto na preparação para ingressar no mercado de trabalho quanto em etapas de transição profissional. Estaremos presentes ao longo de toda a jornada do aluno – desde o início do curso até a contratação"
Ekaterina Lukianova
Head do Centro de Carreiras
Início:
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11 vagas
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Investimento

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Preço com desconto
R$ 4.999
R$ 2.999
12x de
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Parcele no boleto. Entrada + 24 de
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sem juros no cartão
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Devolução de dinheiro

Seu currículo no futuro

Salário: entre R$ 4.270 e R$ 6.729/mês*
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Seu nome
Art Manager
Habilidades:
Gestão e implementação de projetos de arte
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Noções de relações públicas e marketing para a área
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A EBAC é uma instituição inovadora de ensino superior em Artes Criativas e Tecnologia que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de especialização e graduação, validados internacionalmente.
graduações internacionais validadas pela University of Hertfordshire (UK)
alunos matriculados nos cursos online da instituição.
dos professores e coordenadores são profissionais atuantes no mercado
empresas colaboram no desenvolvimento dos cursos, projetos reais e programas de estágio
06
100%
+15.000
+40

Perguntas frequentes

Eu nunca gerenciei projetos de arte. Posso fazer isso?
Com certeza! Desenvolvemos este curso para você mergulhar no mercado da arte e adquirir conhecimentos que possam incrementar seu currículo ou despertar seu interesse nessa nova carreira. Não é preciso conhecimento prévio no assunto, basta se identificar com o meio e ter a vontade de aprender.
Haverá alguma prática?
Sim! Todas as atividades destacadas ao final de cada módulo no programa do curso, bem como os projetos finais, são práticas.
Eu sou um artista. Este curso serve para mim?
Sim! No decorrer dos módulos você aprenderá a construir uma rede de estratégias de inserção de seus trabalhos no mercado e os possíveis discursos (políticos, econômicos, entre outros) sobrepostos a essas práticas. Descobrirá também canais apropriados de comercialização e de divulgação, bem como de captação de recursos e de outras camadas de profissionalização da sua produção artística.
Posso assistir os módulos fora de ordem?
Os módulos são liberados semanalmente, conforme a evolução do aluno no curso. Isso significa que você deve assistir os módulos em ordem e realizar as atividades propostas pelo professor antes de passar para o módulo seguinte.
Existe alguma atividade em grupo?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?
Este curso tem duração de mais de 20h de aula, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis na plataforma para acessar quando e de onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, pode assistir novamente ou tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. Além disso, as aulas ficam disponíveis por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso. Assim, você pode revisar e relembrar algumas coisas daqui a alguns meses.

Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir.
Eu posso tirar dúvidas com o tutor?
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos.
Perguntas frequentes
Eu nunca gerenciei projetos de arte. Posso fazer isso?
Com certeza! Desenvolvemos este curso para você mergulhar no mercado da arte e adquirir conhecimentos que possam incrementar seu currículo ou despertar seu interesse nessa nova carreira. Não é preciso conhecimento prévio no assunto, basta se identificar com o meio e ter a vontade de aprender.
Haverá alguma prática?
Sim! Todas as atividades destacadas ao final de cada módulo no programa do curso, bem como os projetos finais, são práticas.
Eu sou um artista. Este curso serve para mim?
Sim! Ao longo do curso você aprenderá como posicionar seu trabalho autoral no mercado, desenvolverá estratégias de venda, descobrirá canais apropriados para comercialização e divulgação, além de outras possibilidades para elevar o profissionalismo da sua produção.
Posso assistir os módulos fora de ordem?
Os módulos são liberados semanalmente, conforme a evolução do aluno no curso. Isso significa que você deve assistir os módulos em ordem e realizar as atividades propostas pelo professor antes de passar para o módulo seguinte.
Existe alguma atividade em grupo?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?
Este curso tem duração de mais de 20h de aula, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis na plataforma para acessar quando e de onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, pode assistir novamente ou tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. Além disso, as aulas ficam disponíveis por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso. Assim, você pode revisar e relembrar algumas coisas daqui a alguns meses.

Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir.
Eu posso tirar dúvidas com o tutor?
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos.