Audiovisual
5 diretores que vão
além da direção de filmes
Artigo escrito em colaboração com Carol Moreira 
Todo mundo sabe que ser versátil é super importante no mercado de trabalho, eu mesma trabalho com tantas coisas que nem sei definir muito bem a minha profissão.

Comecei como editora de vídeos, virei produtora, apresentadora, entrevistadora, assistente de direção, continuísta, depois fui trabalhar com distribuidora de cinema, mudei pra roteirista, trabalhei em site criando matérias, tenho um canal no Youtube, sou influenciadora e até dirijo programas e lives de vez em quando.

Claro que isso tudo não aconteceu do dia pra noite, mas é legal saber fazer um pouco de tudo pra quando precisar.

Neste artigo, apresentamos 5 diretores que vão além da direção de cinema selecionados por ninguém menos que Carol Moreira. Eles são homens e mulheres de diferentes raças e raízes culturais. São diretores, produtores, fotógrafos, roteiristas, compositores, arquitetos e até jogadores de golf. E assim como a Carol, eles são multitalentosos. Confira a seguir:
Chloé Zhao

Chamar Chloé Zhao só de diretora é uma ofensa, a mulher é filmmaker mesmo! Desde pequena, a cineasta mostrava aptidão pras artes, e na adolescência, ela desenhava suas próprias histórias em quadrinhos amadores, inspirando-se em mangás! Seus talentos culminaram em Nomadland (2020), filme no qual Zhao ocupou quatro funções: roteirista, diretora, produtora e editora. E esse trabalho lhe rendeu diversos prêmios, inclusive um Oscar de melhor direção e melhor filme. Ela foi a nona pessoa indicada ao Oscar por editar (sim, a edição também foi indicada!) por um filme que também dirigiu. E se você achou pouco, enquanto eles estavam gravando esse, a Zhao já estava trabalhando no seu próximo filme da Marvel, Eternos - que adivinha? Ela escreveu e dirigiu.
Chloé Zhao. Seus talentos culminaram em Nomadland (2020), filme no qual Zhao ocupou quatro funções: roteirista, diretora, produtora e editora. E esse trabalho lhe rendeu diversos prêmios, inclusive um Oscar de melhor direção e melhor filme.
Clint Eastwood

Não sei nem dizer se Clint Eastwood é mais famoso como diretor ou como ator, mas será que você sabia que ele ainda trabalhou nas trilhas sonoras de muitos dos seus filmes? O cara é compositor, toca piano - sim, ele tocou pra vários de seus filmes - e até cantou em uma de suas músicas pro filme Gran Torino. Ah, quase esqueci de falar que ele também produz seus próprios filmes. E quando quer relaxar? Ele larga tudo e passa horas jogando golfe, esporte que ele domina, ele é até dono de um clube de golfe! Chique!
Clint Eastwood. O cara é compositor, toca piano - sim, ele tocou pra vários de seus filmes - e até cantou em uma de suas músicas pro filme Gran Torino.
Steven Soderbergh

Steven Soderbergh Se tem uma palavra que descreve o diretor, é multitalentoso. Por um lado dirige os filmes, mas por outro, também foi diretor de fotografia de vários deles, só que por problemas com a Associação de roteiristas, ele não usa seu próprio nome, e sim o pseudônimo "Peter Andrews". E não acaba aí, quando ele edita seus próprios filmes, ele vira Mary Ann Bernard. Tudo isso porque, de acordo com a associação, não pode aparecer outro crédito entre o de roteirista e direção, e o Steven queria colocar "Dirigido e fotografado" tudo junto. Pois bem, ele resolveu criar nomes em homenagem aos seus pais e foi assim mesmo.
Steven Soderbergh. Se tem uma palavra que descreve o diretor, é multitalentoso. Por um lado dirige os filmes, mas por outro, também foi diretor de fotografia de vários deles.
David Lynch

Esse aqui é conhecido por ser bem "fora da casinha", David Lynch além de ter ideias super diferentes para suas obras, também é um faz tudo. Além de diretor, gosta de produzir, escrever, editar e fazer a edição de som de seus filmes e séries. Ele até atua de vez em quando! Além disso, ele é pintor, artista visual e músico - sim, ele tem vários álbuns! Além de tudo, ainda trabalha com arquitetura e faz meditação transcendental.
David Lynch. Além de diretor, gosta de produzir, escrever, editar e fazer a edição de som de seus filmes e séries. Ele até atua de vez em quando!
Spike Lee

Diretor, produtor, roteirista, e até ator! Muitas palavras podem descrever Spike Lee, uma das pessoas mais representativas e inteligentes da indústria audiovisual. Pelo filme Infiltrado na Klan (2018), ele ganhou seu primeiro Oscar, como roteirista, mas também foi nomeado a Melhor Diretor e Melhor Filme. De alguma maneira, ainda encontra tempo pra ser professor da New York University (NYU), ensinando jovens mentes a importância da arte e da responsabilidade dela como ferramenta de mudança social.
Spike Lee. Pelo filme Infiltrado na Klan (2018), ele ganhou seu primeiro Oscar, como roteirista, mas também foi nomeado a Melhor Diretor e Melhor Filme.


 Imagens: Shutterstock/Gregg DeGuire/FilmMagic/Getty Images
O que faz um diretor de cinema?

Os diretores, realizadores ou cineastas são os protagonistas criativos de uma película. Eles detêm a visão criativa ao longo de todo o processo, desde a pré-produção até a edição final.


Contratados pelo produtor executivo ou produtor, os diretores geralmente começam trabalhando com um roteirista e, às vezes, com uma equipe de edição do roteiro. Não é incomum encontrar por aí diretores que também são roteiristas. James Cameron, por exemplo, escreveu o roteiro de "Titanic" que recebeu 11 estatuetas do Oscar.

James Cameron no set de filmagens de Titanic (1997)

Além disso, é função do diretor imaginar visualmente o roteiro. Assim que uma produção consegue o orçamento necessário, os diretores atuam em colaboração com os produtores para nomear os chefes de departamento, como o diretor de fotografia, o assistente de direção e o designer de produção.


A seleção do elenco também passa pela direção. Aliás, você sabia que Leonardo DiCaprio e Kate Winslet se comprometeram com o filme "Titanic" antes mesmo de o roteiro estar efetivamente pronto? Eles toparam a empreitada com base apenas num esboço de 165 páginas que James Cameron havia escrito.


Paralelamente, um diretor também orientará os demais integrantes de sua equipe, principalmente os supervisores de iluminação, figurino e maquiagem.


Durantes as filmagens, os diretores buscam melhor o desempenho dos atores, mas também garantem que todos os aspectos técnicos estejam adequados para cenas em diferentes locações. Após as filmagens, os diretores então lideram a edição do filme, desenvolvendo assim um "corte do diretor". O resultado final ainda passará pelo crivo dos produtores, financiadores do projeto e testes junto ao público. Não é à toa que apelidam Federico Fellini, o célebre diretor italiano, de "Il Maestro". Tem que ser mestre mesmo, hein?

O processo criativo
cinematográfico em suas mãos

Você não precisar ser o diretor James Cameron para realizar sua própria obra-prima do cinema. Com uma boa câmera de smartphone, você já tem a possibilidade de criar materiais audiovisuais de qualidade utilizando boas técnicas e, principalmente, sua criatividade. Pensando nisso, lançamos o curso de Filmmaking, da ideia ao primeiro filme.

Neste curso, você terá aulas com a premiada dupla de cineastas, os irmãos Meirelles, e irá aprender como produzir um conteúdo audiovisual de qualidade profissional no melhor estilo guerrilha.


Você verá que com um equipamento básico de filmagem e conhecimento de técnicas de roteiro e edição é possível criar histórias incríveis para suas redes sociais, empresas e clientes.


Nossos Professores: Marília e Fabio Meirelles 


Marília e Fabio formam a dupla de diretores Irmãos Meirelles e atuam na publicidade, dirigindo campanhas para algumas das maiores marcas do mundo, como Coca-Cola, Nestlé, Converse Ambev. O projeto “Burn that Ad” para o Burger King recebeu 9 leões no Festival Cannes Lions, e o curta-metragem "Murayama" foi publicado em algumas das principais plataformas do audiovisual, como Boooom.tv, Director’s Notes e Daily Shortage. O projeto “A Beleza de voar” para a LATAM, a série “Filhos Deste Solo” para o canal OFF, e o documentário longa-metragem “A Terra e o Prato” são alguns outros projetos da dupla.


Quer ser um filmmaker de sucesso que entende como desenvolver uma ideia num roteiro, filmar, editar e divulgar seu projeto? Este curso então é feito para você.