Curtas em Foco: EBAC e O2 promovem evento de incentivo ao audiovisual brasileiro

Última atualização
21 maio 2024
Tempo de leitura
10 min
Curtas em Foco

A première da 1ª edição do Curtas em Foco aconteceu na sede da O2 Filmes, onde houve a exibição de 6 curtas-metragens produzidos por profissionais independentes

O projeto Curtas em Foco, da EBAC em parceria com a O2 Play, surgiu para incentivar o trabalho de produtores audiovisuais independentes brasileiros. Com mais de 180 inscrições, a 1ª edição do projeto teve como foco curtas-metragens de ficção e não ficção.

Das obras enviadas, 6 foram selecionadas e exibidas durante a première, realizada na sede da O2 Filmes, em São Paulo. O evento contou com a presença dos diretores dos curtas-metragens; do diretor da O2 Play, Igor Kupstas; do diretor de filmes da O2 Filmes, Fred Luz; e da equipe da EBAC. Confira como foi o desenvolvimento do projeto e, também, da première do Curtas em Foco.

Início e objetivo do Curtas em Foco

Do Instagram da EBAC para a sede da O2 Filmes: foi dessa forma que o projeto Curtas em Foco se desenvolveu. Depois da publicação de uma série de vídeos produzidos pela Gabi, estudante do curso de Documentário, em que ela registrou festas regionais e manifestações culturais do Brasil, capturando a essência única de cada celebração, o gerente de conteúdo e criação da EBAC, Raphael Gnipper, viu uma oportunidade de apoiar ainda mais produtores audiovisuais brasileiros.

“A ideia de expandir o projeto surgiu quando percebi o quanto poderíamos usar as ferramentas que temos à nossa disposição enquanto instituição de ensino para fazer muito mais pelos produtores audiovisuais. Quando vi o trabalho da Gabi pensei: ‘tem muita gente extremamente talentosa por aí assim como a Gabi, com histórias incríveis para contar. A gente só precisa criar uma oportunidade para que essas pessoas sejam vistas’. O resultado não poderia ter sido mais positivo porque conseguimos aquilo que queríamos: preencher – ainda que um pouco – uma lacuna grande no mercado audiovisual, que é a divulgação.”, explicou Raphael.

Foi com esse objetivo que a equipe da EBAC desenvolveu a ideia e abriu as inscrições para a 1ª edição do Curtas em Foco, que recebeu o apoio da distribuidora O2 Play. No projeto, produtores independentes de todo o Brasil puderam enviar seus curtas-metragens de ficção e não ficção, de até 10 minutos.

Como foi a seleção dos filmes

Ao todo, o Curtas em Foco recebeu mais de 180 inscrições, de profissionais independentes que produziram curtas-metragens de diversos gêneros. Entre eles, foram escolhidas 6 obras para serem exibidas em um evento exclusivo em São Paulo: 3 de ficção e 3 de não ficção.

Para chegar aos nomes dos 6 vencedores, foram feitos três filtros. O primeiro foi feito pela equipe da EBAC, que conferiu todos os curtas-metragens e verificou quais deles estavam dentro dos critérios estabelecidos para o projeto. Depois, a equipe assistiu às obras e fez a primeira seleção com base em critérios como criatividade, storytelling e qualidade audiovisual.

Dessa primeira seleção, em torno de 50 curtas-metragens passaram para a fase final. Nesta etapa, os professores do curso de Documentário da EBAC, Érica Modesto e José Eduardo Pachá, foram os responsáveis por fazer a curadoria e escolher as 6 obras vencedoras, que foram:

  • Não ficção

Curta-metragem: Casa 448

Diretor: Pedro Henrique

Curta-metragem: São Seus Olhos Tristes

Diretor: Antonio Rafael

Curta-metragem: Marta – Consertadora de Guarda-Chuvas

Produtor executivo e editor: Wagner Rodrigo

  • Ficção

Curta-metragem: O Projeto

Diretor: Jim Coelho

Curta-metragem: Fios

Diretor: Ranny Vidal

Curta-metragem: Aula de Natação

Diretor: Pedro Pontes

Como foi a première do Curtas em Foco

Para celebrar a 1ª edição do Curtas em Foco, a EBAC e a O2 Play organizaram uma première, realizada na sede da O2 Filmes, em São Paulo, para exibir as 6 obras selecionadas no cinema da instituição. O evento, apresentado pela Giuliana Maria, contou com a presença dos diretores dos curtas-metragens e das equipes da EBAC e da O2.

  • Mini talk com os diretores Igor Kupstas e Fred Luz

Antes da exibição, os convidados ouviram o diretor da O2 Play, Igor Kupstas, e o diretor de filmes da O2 Filmes, Fred Luz, que fizeram um mini talk sobre o mercado audiovisual e o formato curta-metragem.

Em sua fala, Kupstas destacou que tem sentido, desde a pandemia, uma retomada cultural muito importante e, por isso, ele está animado com o futuro do mercado. Para ele, este é um bom momento para quem está em busca de uma carreira no audiovisual porque “temos recursos, temos audiência, temos interesse das marcas e estamos vendo a Ancine se mexer”, disse.

Kupstas ainda falou do formato de curtas-metragens que, apesar de ser difícil para entrar no circuito comercial, pode ser um ótimo caminho para quem quer mostrar o seu trabalho, ir em festivais e ser visto.

Igor Kupstas, diretor da O2 Play, conversou com o público sobre o mercado de audiovisual. Imagem: Pedro Kalli/EBAC

Igor Kupstas, diretor da O2 Play, conversou com o público sobre o mercado de audiovisual. Imagem: Pedro Kalli/EBAC

Fred Luz, por sua vez, apresentou para os convidados um pouco da história da O2 Filmes e compartilhou como foi a sua trajetória profissional. Fred falou também sobre sua visão a respeito do formato de curta-metragem, que vem abrindo portas diferentes, por exemplo, ao juntar publicidade e entretenimento

Antes do começo da première, Fred já havia destacado a importância de eventos como o Curtas em Foco. “Eu sou apaixonado pelo mercado audiovisual e por contar histórias. O papel de quem está no mercado, hoje, é o de fomentar, trazer pessoas para perto, mostrar que esse mercado, às vezes, é tão longe, mas tão perto ao mesmo tempo. O nosso papel é mostrar que o audiovisual é acessível e divertido”, comentou.

Fred Luz, diretor de filmes na O2 Filmes, apresentou um pouco da história da O2 e, também, da sua trajetória profissional. Imagem: Pedro Kalli/EBAC

  • Mensagem dos professores do curso de Documentário

Após as falas dos diretores, os convidados assistiram ao vídeo enviado por Érica Modesto e José Eduardo Pachá que contaram um pouco sobre o processo de seleção dos curtas-metragens, o que acharam das obras selecionadas e do quão importante é dar visibilidade aos projetos de produtores independentes brasileiros.

Os professores do curso de Documentário, Érica Modesto e José Eduardo Pachá, gravaram um vídeo para os convidados falando sobre o processo de seleção dos curtas-metragens. Imagem: Pedro Kalli/EBAC

  • Exibição dos curta-metragens

A exibição dos curtas-metragens foi dividida em duas partes: na primeira, a plateia assistiu às 3 obras de não ficção e, na segunda, ás 3 de ficção. Após a exibição de cada bloco, os tutores da área de audiovisual da EBAC, Pedro Cabral e Ana Della Rosa, fizeram a avaliação de todos os curtas, dando feedbacks e insights para os diretores que estavam presentes e falaram, também, da importância de eventos como o Curtas em Foco.

Os tutores da EBAC, Pedro Cabral e Ana Della Rosa, avaliaram os curtas exibidos no evento. Imagem: Pedro Kalli/EBAC.

“Quando você está em um processo de aprendizagem e experimentação, chegar ao resultado final e poder ter esse momento de exibição, de ser valorizado, de entender que pessoas tiveram interpretações e sentimentos em relação a sua obra, é muito importante. Então, incentivar e dar oportunidade para as pessoas que já possuem um background ou que não tiveram oportunidade ainda de mostrar os seus filmes ou que ainda estão aprendendo e estudando, faz total diferença, ainda mais quando é um evento tão bacana com a O2 e a EBAC, que são instituições bem engajadas”, pontuou Ana.

Após a exibição dos curtas, os diretores que estavam presentes na première conversaram com o público, falaram sobre as suas obras e compartilharam um pouco dos bastidores da produção de cada filme.

No final do evento, os diretores dos curtas-metragens conversaram com a plateia e falaram sobre as suas produções. Imagem: Pedro Kalli/EBAC

A importância do evento para os produtores independentes

Quem esteva presente no evento viu de perto a felicidade dos diretores que tiveram seus filmes exibidos no Curtas em Foco. Cinco dos seis profissionais selecionados puderam ir até a sede da O2 para celebrar este momento, que foi um marco na carreira de cada um.

Jim Coelho, diretor do filme O Projeto, foi um desses. Estudante do curso de Direção de Cinema, TV, Publicidade e Mídias Digitais, Jim ficou surpreso por ter sido um dos selecionados e ressaltou a importância de existir projetos para fazer a exibição de filmes independentes.

“Eu confesso que fiquei bem chocado de ser selecionado. Eu não estava esperando. Ao mesmo tempo, fiquei muito feliz com a oportunidade! Eventos como esse possibilitam que filmes possam ser vistos. Às vezes, nós conhecemos artistas muito bons e talentosos, mas não temos acesso ao trabalho deles. Então, eventos como esse são uma vitrine, eles são extremamente importantes”, contou.

Jim Coelho, diretor do curta-metragem O Projeto. Imagem: Pedro Kalli/EBAC

Para Pedro Henrique, diretor do curta Casa 448, uma das maiores dificuldades para profissionais independentes do audiovisual, além de produzir, é o de conseguir colocar o filme em uma sala de cinema. Por isso, o Curtas em Foco teve um grande significado para ele.

“O evento da EBAC é importante porque fazer uma exibição é uma experiência incrível. A gente pensa o filme durante muito tempo, produz, dá o nosso sangue e a alma… e ver ele em tela grande é o momento de ápice de todo esse processo. Tem um flashback gigantesco, ao mesmo tempo que tem um coração pulsando rápido. E, para mim, ter essa experiência na O2, que é a maior produtora do Brasil, enquanto profissional, é incrível. Eu nunca imaginei que eu estaria aqui dentro, num lugar onde já produziram filmes tão incríveis. E ver que o meu filme também está aqui, de certa forma, é muito especial e simbólico”, concluiu.

Pedro Henrique, diretor do curta Casa 448. Imagem: Pedro Kalli/EBAC.

Entre para o universo do audiovisual!

Se você sonha em trabalhar no mercado audiovisual, a EBAC pode ajudá-lo a entrar no setor! Com mais de 20 cursos focados na área, entre eles Roteirista, Edição de Filmes, Showrunner e Storyboarding, a instituição oferece um conteúdo que vai enriquecer o seu portfólio. Com professores experientes e renomados, atividades práticas e feedbacks personalizados, os cursos da EBAC vão ser o pontapé inicial para o seu sucesso na área. Clique aqui e confira todos os cursos de audiovisual que a instituição oferece!

Quer mais conteúdo gratuito sobre esse universo? Então, acompanhe nossos eventos online!

Página inicial / Audiovisual
Bruna Montenegro

O conteúdo

Profissão: Roteirista

Aprenda a criar e escrever histórias fascinantes para filmes, séries e games. Crie personagens cativantes, dê vida a sua criatividade e transforme suas ideias em roteiros para diferentes gêneros e formatos. Comece já sua carreira no cinema, na TV, streamings ou na indústria dos jogos.

12 meses
12x de
R$ 399,92
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 4.799
R$ 9.600
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

30 mar 2024
8 min
O que faz um produtor executivo e como se tornar um?

Saiba a importância desse profissional no desenvolvimento de uma obra audiovisual

30 mar 2024
8 min
29 mar 2024
19 min
Mabê Bonafé: a criadora de conteúdo por trás dos podcasts Modus Operandi e Caso Bizarro

A roteirista, escritora e podcaster Mabê Bonafé conversou com a EBAC e contou como desenvolveu os seus podcasts e falou, também, sobre a sua carreira profissional

29 mar 2024
19 min
28 fev 2024
8 min
Diretor de fotografia: o que é e o que faz?

Responsável por encontrar as melhores ferramentas visuais para contar uma história, o diretor de fotografia tem um papel importante no desenvolvimento de uma obra audiovisual.

28 fev 2024
8 min
13 fev 2024
9 min
EBAC entrevista: Chico Felitti

Conversamos com o jornalista Chico Felitti sobre o universo do podcast e pedimos dicas para quem quer começar a produzir o seu. Confira!

13 fev 2024
9 min
24 jan 2024
7 min
Estudantes da área de audiovisual participam de workshop nos estúdios da EBAC

Com foco em streaming, os estudantes tiveram a oportunidade de ver na prática como a transmissão de uma live funciona e ainda tiraram dúvidas com profissionais da área

24 jan 2024
7 min
09 jan 2024
6 min
O que é um artista 3D e como se tornar um

Saiba como se tornar um artista 3D e dê vida a mundos e personagens no ambiente virtual.

09 jan 2024
6 min
Faça sua avaliação!

Curtindo o conteúdo? Então, que tal avaliar a EBAC no Google?

Faça sua avaliação!