“Estou apaixonada pela área de Product Management”

Última atualização
01 jun 2023
Tempo de leitura
5 min
“Estou apaixonada pela área de Product Management”

Conheça a história de Giovanna Paiva que encontrou na EBAC um curso completo e hoje, após um processo de migração interna no Banco Itaú, está trabalhando na área.

Product Management

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2025 e comece a aprender!

Domine os processos de criação de produtos, desde a idealização até seu lançamento. Crie estratégias, gerencie equipes, desenvolva protótipos e encontre oportunidades em uma das profissões mais demandadas e promissoras da atualidade.

36 horas
12x de
R$ 362,08
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 4.345
R$ 7.240
Inscreva-se no curso

Giovanna Paiva (25 anos, de Barueri, em São Paulo) era analista de arquitetura de TI no Banco Itaú quando, durante uma reunião de trabalho, descobriu a existência da área de Product Management. Mais do que isso, ela viu que essa era a área em que ela sempre quis atuar, mas nem sequer sabia que existia.

Desde o início deste ano, Giovanna é aluna do curso de Product Management da EBAC e, em junho, conseguiu migrar internamente. Hoje, ela está trabalhando na área e feliz com o caminho profissional que está trilhando. Para saber mais sobre essa história, conversamos com Giovanna que nos contou como descobriu a EBAC e o que está achando do curso.

Giovanna Paiva

Giovanna Paiva

Product Manager: antes desconhecida pela Giovanna, a profissão passou a ser o seu objetivo

“Eu estava numa reunião do trabalho, em uma das lives da diretoria. Eles estavam informando que algumas comunidades que já estavam trabalhando no modelos de produtos com Product Owner (PO) iriam começar a implantar os Product Managers (PM) também.

Product Manager: antes desconhecida pela Giovanna, a profissão passou a ser o seu objetivo

Eu observei o slide da reunião e fiquei “nossa, por quê? Se a gente já tem PO, por que ter mais uma função? Não estou entendendo.” E aí, eu decidi pesquisar o que era o Product Manager.

Na hora que eu li a descrição da vaga e quais eram as responsabilidades de um PM, eu fiquei “caramba, isso é o que eu sempre quis fazer da minha vida, eu só não sabia que existia!”

Apesar de não ter conseguido vaga num curso interno sobre Product Management, Giovanna não desistiu de ir atrás de outros cursos

“A minha primeira tentativa de fazer um curso da área foi participar de um processo seletivo para um curso interno que o trabalho estava promovendo. Acabou não dando certo porque eu não tinha os pré-requisitos necessários. Mas não era isso que ia me impedir e eu fui atrás do curso mesmo assim.”

A prioridade era encontrar um curso com conteúdo completo e com profissionais da área

“Eu comecei a procurar por cursos de PM e encontrei muitas opções simples, workshops e uns bem baratos. Mas não era aquilo que eu estava procurando.

Eu queria um curso de verdade, uma formação que eu tivesse apoio de gente que trabalhasse na área e que tivesse o conteúdo bem consolidado. Foi quando eu descobri a EBAC, me inscrevi e agora estou completamente apaixonada.”

O curso da EBAC tinha todos os requisitos: completo e de confiança

“Eu já tinha ouvido falar da EBAC no Instagram. Uma blogueira de desenhos e artes criativas que eu acompanho, a Nath Araújo, já fez parceria com a escola. Apesar disso, eu não sabia que era uma instituição que também dava cursos na área de tecnologia.

Só quando comecei a pesquisar os cursos, eu descobri que a EBAC também trabalhava com essa parte de tecnologia. E aí juntou tudo: é um curso completo e que me passou confiança porque foi recomendado por pessoas em quem eu confiava – e eu decidi ‘é esse mesmo!’”

Os exercícios propostos superaram as expectativas

“Antes de começar o curso, a minha expectativa era de que iria ter bastante conteúdo, mas que eu teria que procurar atividades práticas para treinar dentro do meu trabalho. E foi nesse ponto que eu tive a minha primeira expectativa superada, porque desde a primeira aula eu já tive contato com um case muito complexo.

Eu tinha me organizado para estudar umas duas horas por semana. Eu pensei que nesse tempo daria para assistir às aulas e fazer os exercícios. Até cheguei a pensar “os exercícios devem ser bobos”.

Quando eu recebi o primeiro case, eu fiquei por meia hora só refletindo sobre a pergunta. Então, essa parte do exercício foi uma expectativa muito bem superada.”

Giovanna conseguiu migrar de área internamente no Itaú e está construindo a sua carreira na área de Product Management

“Antes de migrar oficialmente, eu já conseguia trabalhar na área de Produtos. Eu não era a pessoa oficialmente responsável, mas eu conseguia entrar numa reunião e trabalhar no mesmo nível das pessoas que já estavam no cargo.

No processo, inicialmente estavam procurando uma pessoa com mais experiência na área de Produtos. Mas eles também queriam alguém que já soubesse como funcionavam as ferramentas de priorização e para fazer discovery. Como eles viram que eu já estava estudando, eles decidiram apostar em alguém que não tinha a prática, mas que demonstrou conhecimento durante as entrevistas.

E, com certeza, o curso de Product Management acabou ajudando bastante nesse processo! Então, eu estou conseguindo trabalhar bem o meu plano de carreira – inclusive, foi um curso bônus que eu ganhei da EBAC – e já fiz essa movimentação interna no Itaú.”

Página inicial / Depoimentos
Bruna Montenegro

O conteúdo

Product Management

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2025 e comece a aprender!

Domine os processos de criação de produtos, desde a idealização até seu lançamento. Crie estratégias, gerencie equipes, desenvolva protótipos e encontre oportunidades em uma das profissões mais demandadas e promissoras da atualidade.

36 horas
12x de
R$ 362,08
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 4.345
R$ 7.240
Inscreva-se no curso
Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

28 jul 2025
8 min
O que é interatividade?

A interatividade está presente em quase tudo que fazemos no mundo digital, mas também vai muito além dele. Ela transforma a forma como nos comunicamos, aprendemos e nos divertimos.

28 jul 2025
8 min
24 jul 2025
15 min
Como aprender Marketing Digital: passo a passo

Quer aprender marketing digital e se destacar no mercado? Este guia prático vai te mostrar por onde começar, quais as ferramentas usar e como ganhar experiência mesmo sem formação na área.

24 jul 2025
15 min
24 jul 2025
17 min
O que é mídia programática e como funciona?

Mídia programática está revolucionando a publicidade digital, automatizando a compra e venda de anúncios com precisão e eficiência. Se você quer entender como essa tecnologia pode otimizar as suas campanhas e reduzir os custos, este guia é para você!

24 jul 2025
17 min
23 jul 2025
7 min
O que é Threads no Instagram e como funciona?

O Threads, lançado pela Meta e integrado ao Instagram, é uma nova rede social que combina interatividade e dinamismo, permitindo conexões em tempo real. Descubra como essa plataforma se diferencia e como aproveitá-la para ampliar sua presença digital e alcançar novos públicos.

23 jul 2025
7 min
24 mar 2025
2 min
Como o ensino EAD levou Sanddro do sonho à direção de um curta-metragem

Antes de conhecer a EBAC, Sanddro já era formado em Relações Públicas por uma universidade presencial, mas sentia que algo ainda faltava em sua carreira. No início de 2023, uma viagem a Gramado mudou sua perspectiva: ao visitar o Palácio dos Festivais, palco do Festival de Cinema de Gramado, ele decidiu que queria trabalhar com cinema.

24 mar 2025
2 min
07 mar 2025
6 min
Como Criar Experiências Memoráveis em Eventos: A Importância do Branding

Em um mercado competitivo, os eventos são uma ferramenta poderosa para fortalecer a identidade de marca e criar conexões duradouras com o público. No entanto, a chave para o sucesso de qualquer evento está em um fator crucial: o branding. Ao alavancar estratégias eficazes de branding, os organizadores conseguem transformar um simples evento em uma experiência inesquecível para os participantes.

07 mar 2025
6 min