CURSO ONLINE DE

Community Management

Prática e mentoria
Centro de Carreiras
Projeto profissional
Atividades ao longo do curso e feedback individualizado do tutor
Consultoria especializada e assessoria em emprego
Crie uma comunidade para uma marca/negócio
Com mais de 20 horas de aulas online — estude no seu tempo, onde e quando quiser
Aprenda a criar e manter comunidades engajadas em torno de uma marca. Você ampliará sua audiência, construirá com ela sua reputação e uma comunicação eficiente. Especialize-se para aumentar sua renda e suas oportunidades de carreira.
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4 meses
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Toda marca precisa de um Community Manager

As comunidades são a chave para empresas criarem conexões e interações positivas com seus membros. Neste contexto, o Community Manager (CM) torna-se o embaixador da marca, monitorando tendências, gerenciando crises e alinhando estratégias.
Áreas de atuação
Salário médio mensal
Agências de propaganda e marketing
De startups a grandes empresas
Imprensa e veículos online
marca
marca
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4.133

R$

Pleno

*Ref. Glassdoor.com.br

7.120

R$

Sênior

Community Manager

Para quem este curso é indicado

Profissionais de marketing e social media
Entenda o que é e como criar uma comunidade, aprenda sobre métricas e moderação. Explore novas técnicas de engajamento,aprimore suas habilidades como gerente de comunidade e prepare-se para novas oportunidades de carreira.
Profissionais de branding e relações públicas
Aprenda a se comunicar com diferentes públicos, reverter situações negativas e melhorar a reputação de uma empresa. Aumente o engajamento de clientes e colaboradores, alinhado à estratégia da marca e ao branding.
Gestores e empreendedores
Aprenda a reunir uma comunidade leal em torno da sua marca e usá-la para atingir seus objetivos de negócios. Aprenda a definir tarefas e avaliar o trabalho de um CM, melhore a imagem da sua empresa e os resultados do seu negócio.

O que você aprenderá

gráfico
Interação
Aumente a atividade da comunidade, independentemente da plataforma.
cesta
Estratégia
Forme uma estratégia de gestão da comunidade e, a partir dela, resolva problemas de negócios.
figurinhas
Expansão
Aumente os clientes leais e os embaixadores de uma marca.
Aprenda como a estratégia de indicação pode aumentar o número de membros da sua comunidade.
Aquisição
rádio
Atraia parceiros, blogueiros, influenciadores e construa cooperação com eles.
Cooperação
aperto de mão
Promova a comunidade e atraia novos membros com ferramentas pagas e gratuitas.
Ferramentas
Ferramentas
Avalie os resultados e a eficácia da gestão da comunidade.
Mensuração
imagem
Lide com crises e incremente a reputação da marca, aproveitando técnicas de moderação e política comunitária.
Reputação
coroa
No final do curso, você receberá o certificado da EBAC
Certificado

Empresa parceira

A Tribos.co é a primeira plataforma de conteúdo colaborativo e educação sobre Community Management na América Latina. De maneira dinâmica, objetiva e interativa, este hub ajuda os profissionais da área a construírem e fortalecerem suas comunidades.
Neste curso, você terá a oportunidade de aprender com os fundadores da iniciativa, e vai descobrir como conduzir seus desafios e possibilidades na função de Community Manager.

Top experts

Luiz Fernando Heiras

Community Manager na Maturi e fundador da Tribos.co

Luiz passou seus últimos 5 anos estudando, mapeando e gerenciando comunidades. Trabalhou na High Stakes Academy, Desinchá, e hoje atua na Maturi. Criou o projeto Tribos.co com o objetivo de ser um espaço colaborativo e de troca entre Community Managers. Luiz é um CM certificado pelo Facebook.

Jeniffer Medeiros

Community Manager na Nuvini e fundadora da Tribos.co

Desde 2016 Jeniffer trabalha com desenho e gestão de comunidades. Elaborou modelos de comunidades online para 30 municípios de Minas Gerais no Programa Minas Digital. Em São Paulo, integrou a Bossa Nova Venture Capital como gerente de comunidade dos fundadores de mais de 400 startups.

Marcílio Augusto Lara

Community Maganer na SMXP e cofundador da Tribos.co

Marcílio é designer, mas migrou para o CM em 2018. Com certificado de Community Manager pelo Facebook, angariou experiência no desenvolvimento de conteúdo para a comunidade SMXP, além de adequação de estratégias para os canais da marca, elaboração de campanhas de engajamento e monitoramento.

Programa do curso

As videoaulas são separadas por módulos para facilitar o aprendizado. O aluno assiste quando e onde quiser - e pode rever o material e reforçar o aprendizado pelo período de dois anos.

PARTE 01. Sobre o papel de Community Manager (CM)
Comece entendendo o papel do Community Manager, seu contexto no mercado de trabalho e o que o mercado exige deste profissional.

  • Mercado do trabalho
  • O papel do CM
  • Atividades e habilidades
  • Contexto do Community Manager
  • Liderança da Comunidade

Atividade: Monte a descrição de uma vaga para contratar um novo CM.
PARTE 02. Especificações de comunidades
Aprenda sobre o papel da comunidade na estratégia e na agenda do negócio. Veja também como planejar e estabelecer, ou relançar, uma comunidade.

  • A estratégia de comunidades
  • Os tipos mais comuns de comunidades
  • Diagnóstico para criação de uma comunidade para a marca
  • Comunidades & Negócios: alinhamento do CM com objetivos de negócios
  • Comunidade Mínima Viável: canvas da comunidade. sucesso da comunidade, propósito, valores, manifesto
  • Benchmarking: pesquisa de mercado, interação com outras comunidades, boas práticas de networking
  • Fluxo Operacional: conceitos descontados, estrutura para equipe e estratégia de gerenciamento
  • Definição de Persona: Recebendo novos membros. Persona e Jornada. Entrevistas e Validação do Valor
  • Plataformas e Ferramentas: grupos de Facebook, comunidades de fóruns, ferramentas de suporte | CRM, social listening, gerenciamento de conteúdo e reuniões da Comunidade.

Atividades: Faça o diagnóstico e desenvolva um projeto de comunidades para uma marca. Faça análises de comunidades concorrentes, trace perfis dos seus usuários (mapa de empatia), pratique o uso de uma ferramenta de gerenciamento.
PARTE 03. Aquisição de novos membros
Saiba como fazer a promoção de uma comunidade e atrair os novos membros usando canais gratuitos e pagos.

  • Felicidade da comunidade e experiência individual de usuários (NPS)
  • Estratégia de captura de novos membros
  • Marketing do boca a boca
  • Como o CM pode gerar dados para o marketing

Atividades: Analise os resultados do NPS de um evento e crie um plano de melhoria.
PARTE 04. Moderação e gerenciamento da comunidade
Aprenda métodos e boas práticas de moderação e gerenciamento de comunidades: como gerenciar a experiência dos membros, criar conteúdo viral e de alto engajamento, moderar interações dos membros e muito mais.

  • Experiências do membro: onboarding-out boarding, confiança, colaboração, eventos e rituais
  • Conteúdo e Engajamento: calendário editorial e conteúdo, UGC para marca e comunidades, estratégia e hacks
  • Modere a comunidade: regras e termos de serviço, resolução de crises e conflitos, banindo e bloqueando acesso, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), privacidade e segurança do membro
  • Feedback: avaliação de atividades, expectativa versus experiência, embaixadores e advogados
  • Mensure e analise: OKRs e análise da performance do conteúdo, orçamento (ROI), engajamento e saúde da comunidade, relatório de dados para o negócio
  • Dashboard exclusivo, comunidade e CRM, melhorias baseadas em dados

Atividades: Faça um benchmarking de rituais, tradições, análises de regras e termos de comunidades concorrentes. Desenvolva um calendário editorial para a comunidade lançada. Crie um programa de embaixadores da comunidade, desenvolva um relatório e um dashboard exclusivo para acompanhamento e mensuração da comunidade.
PARTE 05. Bônus: Dicas de carreira e boas práticas
Neste encerramento, veja como conquistar uma vaga de Community Manager.

  • Preparando seu CV
  • Analisando vagas de CM
  • Dicas de comportamento e declarações
  • Bônus: Estudos de casos - mitos e verdades sobre a profissão e a saúde mental do CM.

Atividade: Prepare seu currículo.

Como é a rotina do curso

Aprenda sobre o tema
Coloque o aprendizado em prática
Produza um trabalho autoral
O curso é composto por videoaulas específicas e de fácil entendimento
Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você
Correção dos trabalhos individualmente e feedback para melhorias
Um projeto para consolidar o conhecimento adquirido e a oportunidade de enriquecer seu portfólio
01
02
03
04
Troque conhecimento com os tutores

Seu currículo no futuro

Salário:
*Glassdoor.com.br
Habilidades:
Seu nome
Community Manager Pleno
Domínio dos conceitos básico sobre Comunidades
Framework SPACES para Comunidades;
Avaliação de persona e categorização de membros;
Comunicação direcionada voltada para Comunidades;
Gestão de comunidade, análise e métricas;
Estratégia de aquisição de novos membros;
UGC para marcas nas redes sociais.
Certificado

R$

4.133/mês*

Grátis:
1 mês de curso de inglês

Aprenda inglês com a EF — English Live. Os alunos da EBAC têm direito a:

1 mês de acesso à plataforma online da EF
16 níveis de inglês, totalmente grátis
Teste de nivelamento
Certificado reconhecido internacionalmente, ao final de cada nível
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Ingresse e tenha sucesso no mercado de trabalho com o nosso Centro de Carreiras

Assistência na elaboração do seu portfólio, currículo e perfil no LinkedIn.
Preparação para processos seletivos, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais.
Mentorias com os recrutadores e profissionais da sua área de atuação.
Cases de projetos finais preparados por empresas reais.
"Nossos alunos podem contar com o nosso Centro de Carreiras tanto na preparação para ingressar no mercado de trabalho quanto em etapas de transição profissional. Estaremos presentes ao longo de toda a jornada do aluno – desde o início do curso até a contratação"
Ekaterina Lukianova
Head do Centro de Carreiras
Início:
Restam:
19 de julho
12 vagas
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INVESTIMENTO

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A EBAC é uma instituição inovadora de ensino superior em Artes Criativas e Tecnologia que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de especialização e graduação, validados internacionalmente.

graduações internacionais validadas pela University of Hertfordshire (UK)
alunos matriculados nos cursos online da instituição.
dos professores e coordenadores são profissionais atuantes no mercado
empresas colaboram no desenvolvimento dos cursos, projetos reais e programas de estágio
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Perguntas frequentes

Nunca trabalhei com comunidades antes.Vou conseguir acompanhar as aulas?
Com certeza! Desenvolvemos este curso para você adentrar o universo do Community Management do zero e para que possa adquirir os conhecimentos necessários para incrementar seu currículo ou começar em uma nova carreira. Não é preciso conhecimento prévio.
Posso assistir os módulos fora de ordem?
Os módulos são liberados semanalmente, conforme a evolução do aluno no curso. Isso significa que você deve assistir os módulos em ordem e realizar as atividades propostas pelo professor antes de passar para o módulo seguinte.
Existe alguma atividade em grupo?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?
Este curso tem duração de mais de 20 horas, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis na plataforma para acessar quando e de onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, pode assistir novamente ou tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. Além disso, as aulas ficam disponíveis por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso. Assim, você pode revisar e relembrar algumas coisas daqui a alguns meses.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir.
Eu posso tirar dúvidas com o tutor?
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos.