Domine as principais técnicas para extrair, avaliar e usar dados sobre consumidores a favor de marcas, produtos e serviços. Realize pesquisas quantitativas e qualitativas, desenvolva soluções para atrair clientes, identificar oportunidades e crescer profissionalmente.

Curso online de

Consumer Insights e Pesquisa de Marketing

Gradiente
40% de desconto até 5 de janeiro
Para enriquecer seu portfólio profissional
5 projetos
Atividades ao longo do curso e feedback individualizado do tutor
Prática e mentoria
Curso especial de bônus para orientação profissional
Plano de Carreira
Com mais de 18 horas de aulas online
4 meses
até 5 de janeiro
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Veja o trailer do curso

Profissionais de CMI: valorizados, requisitados e muito bem pagos

Os profissionais de Consumer & Market Insights traduzem as necessidades e desejos dos consumidores para ajudar as empresas na tomada de decisões estratégicas
ponto
Eles ajudam na definição de produtos, serviços, marcas e inovações que trazem resultados para os negócios e para as pessoas
ponto
O foco de um CMI está na inteligência dos dados para avaliar contextos e desenvolver soluções para diferentes cenários
ponto

Grandes empresas que estão sempre em busca por CMIs:

Logo NU bank
Gerente de Consumer Insights
R$ 20.000/mês
Coordenador de Consumer Insights
R$ 11.360/mês
Analista de Consumer Insights
R$ 5.819/mês

Alta demanda, altos salários*

*Ref. Glassdoor.com.br para São Paulo

Para quem este curso é indicado

Iniciantes em Consumer Insights
Designers de UX e profissionais de marketing
Aprenda a tomar decisões de negócios a partir do ponto de vista dos consumidores, usando pesquisas de dados secundários e primários (qualitativas e quantitativas). Você vai pesquisar, analisar e usar os dados para levar sua carreira ou seu negócio ao próximo nível.
Domine habilidades de pesquisa para entender melhor as ações do consumidor. Aprimore seus métodos para reunir relatórios, fazer análises e apresentá-las estrategicamente para se destacar e crescer no mercado.
Gerentes de produto e marca
Analise o mercado, seus concorrentes, produtos e a relação dos consumidores a partir de métodos de pesquisa. Domine as técnicas de consumer insights, participe de soluções para tornar produtos, serviços e marcas mais relevantes para o seu público-alvo e veja sua carreira decolar.
apresentação no telefone
Usando metodologias de pesquisas quantitativas e qualitativas
Use os resultados para resolver problemas de negócios
Entenda a importância de pensar conteúdos direcionados para demandas específicas por meio das personas ideais
Reconheça e compreenda os fatores que influenciam o comportamento do consumidor
Identifique as percepções do consumidor
Entenda o que influencia
Analise segmentos e personas
Faça pesquisas quantitativas
Para manter seus projetos atualizados e sempre um passo à frente dos concorrentes
De forma estratégica para melhorar as vendas e seu faturamento
Analise seus dados e resultados
Descubra tendências
certificado
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Globo
Certificado de EBAC

O que você aprenderá

No final do curso, você receberá o certificado da EBAC
Use diferentes métodos para entender melhor as necessidades do consumidor
Conduza pesquisas qualitativas
A partir das pesquisas, comunique seus pontos de forma clara a todos os interessados
Apresente suas conclusões
ponto
ponto

Nossa professora

Líder de Consumer & Market Insights na unico IDTech
Mariana trabalhou em institutos de pesquisa e empresas como Nubank, Ipsos, Harley Davidson e Y&R Brands. Nos últimos 10 anos, focou sua carreira no entendimento de consumidores, na compreensão e na relação das pessoas com produtos, serviços e marcas. Hoje lidera o time de Consumer & Market Insights na unico IDTech, na qual é responsável por desenvolver a disciplina e dar suporte à tomada de decisões a partir do olhar de consumidores e usuários. Ela é formada pela ESPM e tem pós-graduação em Sociopsicologia pela FESPSP.
Mariana Zanon
Logotipo Idtech
Logotipo oBoticario
Logotipo oBoticario
Lodotipo Ipsos
Logotipo Tiffany&Co

Top speakers

Especialista em Estratégia e Marketing de produtos, trabalhou no desenvolvimento e lançamento de produtos digitais no Brasil e América Latina em empresas como Nubank e Intuit.
Especializada em recrutamento para pesquisas qualitativas, a Pinch já contribuiu em projetos para marcas como Nubank, Facebook, Adidas, Unilever, Ambev, Natura, entre várias outras.
Com 14 anos de experiência em marketing, é especialista em Consumer Insights para inovação de produtos, mercados e marcas, passando por grandes empresas como Johnson & Johnson, Nielsen Group, Ipsos e Nubank.
Sócia-diretora da Pinch
Helen Schmidt
Eduardo Trevisan
Gerente Senior de Marketing de Produto na Intuit
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Lodotipo Ipsos
Logotipo Tiffany&Co
Logotipo Tiffany&Co
Lodotipo Ipsos
Narayana Andraus
Líder de Consumer Insights na Nubank Brasil
Logotipo oBoticario
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Lodotipo Ipsos
Logotipo Tiffany&Co
As videoaulas são separadas em 18 módulos para facilitar o aprendizado. O aluno assiste quando e onde quiser por período ilimitado.

Programa do curso

Parte 1. Introdução ao marketing, comportamento do consumidor e pesquisa
Comece pelos conceitos introdutórios de marketing e sua relação com Consumer Insights.

  • Principais fundamentos de marketing: conceito, funil de vendas e público-alvo
  • Segmentação comportamental e suas diferenças (personas)
  • Comportamento do consumidor: relação das pessoas com produtos e serviços
  • O papel da pesquisa de mercado na tomada de decisão
  • Diferentes tipos de pesquisa e métodos de coleta existentes: quantitativos e qualitativos
  • Pesquisa documental: pesquisa de dados secundários

Atividades: A partir de um briefing ficcional, desenhe a persona (protopersona) deste produto. Desenvolva também uma pesquisa documental.
Parte 2. Pesquisa qualitativa
Aprenda tudo sobre como fazer pesquisa qualitativa, desde o conceito até a redação do roteiro.

  • Aplicações: quando usar a pesquisa qualitativa, principais aplicações, para que serve
  • As particularidades e vantagens de cada método: EP (entrevistas em profundidade), grupo, método etnográfico, etc
  • Etapas do desenho - da amostra à análise, principais critérios demográficos e comportamentais
  • Recrutamento: como melhor recrutar os respondentes, garantir representatividade e amostragem de qualidade
  • Redação e moderação do roteiro: ordem e formato, perguntas certas, técnicas projetivas e conexão com o entrevistado

Atividades: Desenhe um estudo para um projeto ficcional e desenvolva um miniroteiro de pesquisa qualitativa para entrevistar 3 pessoas.
Parte 3. Pesquisa quantitativa
Aprenda a usar a pesquisa quantitativa, suas aplicações e as diferenças entre a pesquisa qualitativa.

  • Tipos de coleta: painel de consumidores, mobile, F2F, CATI, listagem de clientes
  • Etapas da pesquisa quantitativa e definição da amostra
  • Cálculo amostral, representatividade, margem de erro, controle de cotas, células-espelho
  • Elaboração de questionário, coleta e trabalho de campo, bases de análise
  • Como montar e ler planos analíticos, tabela de dados e analisar as principais modelagens estatísticas
Atividades: Crie uma pesquisa quantitativa e programe-a no Formulários Google para enviá-la a seus contatos
Parte 4. Aprofundando a análise da pesquisa
Analise a investigação realizada, extraia dados, resultados e uma apresentação das suas conclusões a partir da pesquisa.

  • Análise qualitativa: como identificar um insight, a importância do olhar do pesquisador, o poder de contar histórias
  • Análise quantitativa: como olhar as tabelas, análise por grupos e diferenças estatísticas
  • Desenvolvimento de relatórios simples e analíticos: a escolha de diferentes tipos de gráficos para cada resposta
  • Apresentação de resultados e facilitação: tornar o material relevante e acionável
  • Alavancar os resultados sendo um instituto ou Consumer Insights dentro da empresa

Atividades: Como projeto final, analise a pesquisa quantitativa e qualitativa feita anteriormente e prepare uma apresentação para compartilhar informações analíticas.
Parte 5. Pesquisa de mercado em Consumer Insights
Por fim, veja mais sobre tendências de mercado e dicas sobre encontrar o seu lugar na área de Consumer Insight.

  • Novas práticas de pesquisa, neuromarketing, inteligência artificial (IA), Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD)
  • Tendências de mercado voltadas para o futuro da neurociência
  • A dinâmica de trabalho em empresas, agências, grandes e pequenos institutos e suas especialidades
  • As habilidades de um profissional de pesquisa: analítico, curioso, olhar atento e repertório.
  • Entrevista, portfólio, dicas de currículo para conseguir uma vaga na área

Atividades: Conheça e pratique as principais perguntas feitas em entrevistas de contratação para área.

Seu currículo pode ser assim

R$ 5.819/mês*
Salário mensal:
Habilidades
*Ref. Glassdoor.com.br para São Paulo
certificado
Certificado pela EBAC
ponto
Identificação das percepções do consumidor
figura geometrica
Domínio de metodologias de pesquisas quantitativas e qualitativas
figura geometrica
Aplicação de fatores que influenciam o comportamento do consumidor
figura geometrica
Criação de personas
figura geometrica
Identificação de tendências de mercado
figura geometrica
Orientação sobre tomada de decisões com base em pesquisas
Analista de Consumer Insights
Seu nome
Estratégias de análise de dados e resultados
figura geometrica
Apresentação de dados e conclusões
figura geometrica
Aprenda sobre o tema
Coloque o aprendizado em prática
Consolide o conhecimento
O curso é composto por videoaulas específicas e de fácil entendimento
Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você
Correção dos trabalhos individualmente e feedback para melhorias
Elaboração de projetos para consolidar o conhecimento adquirido
1
2
3
4
Troque conhecimento com os tutores

Como é a rotina do curso

Globo
Acesso ao curso por tempo ilimitado, relembre o conteúdo sempre que desejar
Life-Time Access
Os alunos da EBAC têm direito a
1 mês de acesso à plataforma online da EF
Certificado reconhecido internacionalmente, ao final de cada nível
Teste de nivelamento
16 níveis de inglês, totalmente grátis
1 mês de curso de inglês
Grátis
Muitos dos nossos alunos conseguem oportunidades de trabalho durante ou logo depois a conclusão do curso

Fique mais próximo do seu objetivo profissional com o curso "Plano de Carreira" de bônus

Autoconhecimento e planejamento de carreira
Visão e objetivos de vida e carreira
Aumento do conhecimento sobre o mercado de trabalho
Materiais de apoio para elaboração do currículo e perfil no LinkedIn
Início:
Restam:
...
11 vagas
Faça sua inscrição para o curso

Investimento

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Parcele no boleto. Entrada + 24 de
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Valor total em 24X
R$ 3.509,73
Investimento pode variar de acordo com o meio de pagamento e data de contratação escolhidos
O valor final pode sofrer alteração por conta da variação do IOF. Essa diferença acontece por conta da incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), um imposto obrigatório e cobrado pelo governo sobre todas as operações de financiamento.
logotipo da ebac
A EBAC é uma instituição inovadora de ensino superior em Artes Criativas e Tecnologia que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de especialização e graduação, validados internacionalmente.
graduações internacionais validadas pela University of Hertfordshire (UK)
alunos matriculados nos cursos online da instituição
dos professores e coordenadores são profissionais atuantes no mercado
empresas colaboram no desenvolvimento dos cursos, projetos reais e programas de estágio
06
100%
+35 000
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Perguntas frequentes

Por que devo aprender sobre o comportamento do consumidor?
Levantar dados que permitam analisar o comportamento do consumidor por meio de pesquisas permite traçar soluções, estratégias e identificar tendências para o futuro. Isso significa apoiar decisões e encontrar oportunidades para produtos, serviços e marcas crescerem. É uma carreira cada vez mais requisitada, promissora e com ótimos salários.
Posso assistir aos módulos fora de ordem?
Os módulos são liberados semanalmente, conforme a evolução do aluno no curso. Isso significa que você deve assistir os módulos em ordem e realizar as atividades propostas pelo professor antes de passar para o módulo seguinte.
Existe alguma atividade em grupo?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?
Este curso tem duração de mais de 18 horas de aula, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis por tempo ilimitado na plataforma para acessar quando e onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, poderá assistir as aulas novamente, revisar conteúdos daqui algum tempo, além de tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. A EBAC verificará as tarefas e fornecerá feedbacks por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso, mas os conteúdos continuarão disponíveis para você relembrar quando quiser.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir.
Eu posso tirar dúvidas com o tutor?
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos.