CRM Marketing

Aprenda a desenvolver réguas de relacionamento e comunicação eficazes para fidelizar, rentabilizar e reter seu público mais valioso em diferentes canais, além de criar listas de transmissão e conduzir testes A/B. Descubra com as estratégias de CRM como aumentar a lucratividade da sua carteira de clientes a longo prazo e sem precisar fazer grandes investimentos.
4 meses
Com mais de 19 horas de aulas online
Prática e mentoria
Atividades ao longo do curso e feedback individualizado do tutor
Centro de Carreiras
Consultoria especializada e assessoria em emprego
3 projetos
Para enriquecer seu portfólio profissional

Curso online de

Background
50% de desconto até 29 de novembro

Veja o trailer do curso

Toda empresa precisa de um CRM

Das empresas com 10 ou mais funcionários usam softwares de CRM
ponto
91%
É quanto as taxas de conversão de vendas podem aumentar com a aplicação de um CRM
ponto
300%
é o retorno dos investimentos em marketing com o uso do CRM
ponto
43%
Em meio à transformação digital e de olho na experiência do usuário, o Customer Relationship Management (CRM) se tornou uma estratégia valiosa.

Empresas de todos os portes e segmentos demandam profissionais especializados para estreitar elos com seu público, gerar, armazenar e analisar dados que incrementem sua inteligência de mercado.
Analista de CRM Sênior
*Valores de referência: Glassdoor.com.br para São Paulo
R$ 10.156/mês
Analista de CRM Pleno
R$ 6.529/mês
Analista de CRM Júnior
R$ 4.715/mês

Salário médio

Para quem este curso é indicado

Iniciantes em CRM Marketing
Empreendedores e Empresários
Profissionais de Marketing
Aprenda do zero os fundamentos e ferramentas avançadas do CRM Marketing, como segmentar públicos, engajar clientes e acioná-los combinando estratégias de e-mail marketing e outros canais de promoção. Torne-se um profissional requisitado em um mercado em crescimento.
Crie comunicações integradas com seus clientes, conduza análises sobre eles, desenvolva e execute programas de fidelidade eficazes, gerencie feedbacks, melhore seu atendimento e muito mais. Implemente processos de CRM, amplie sua atuação no mercado e aumente os lucros da sua empresa.
Aprenda a construir uma estratégia de CRM eficaz para a sua empresa. Colete, organize e use com eficácia sua base de dados de clientes para aumentar os resultados das suas ações em marketing. Aumente suas vendas, conversões, e veja seus negócios decolarem.
A Petlove é hoje o maior petshop online do Brasil. Com portfólio de mais de 15 mil itens do universo pet, incluindo marcas próprias e exclusivas. A empresa oferece uma experiência digital completa aos seus clientes, com apps, serviços de assinatura, programa de fidelidade, entre outros.

Você terá acesso aos cases de CRM da Petlove e poderá desenvolver seu aprendizado a partir de desafios reais do mercado.

Empresa parceira

Compreenda os fundamentos do marketing de CRM e estratégias de vendas recorrentes
Entenda quais dados são necessários para criar campanhas de diferentes tipos, como criar bons relatórios de campanha, e analisar seus resultados
Crie um mapa de comunicação eficaz com seus clientes por meio de e-mails, SMS, pushes e mensagens instantâneas. Crie campanhas integradas de CRM
Projete corretamente o mapa de jornada do seu cliente e desenvolva um modelo de segmentação que permita enviar a eles ofertas relevantes
Como construir um CRM
Criar um mapa de jornada
Usar o Marketing Direto
Definir métricas e KPIs
Compreenda e aprenda a decidir entre as principais plataformas e mecanismos para fazer seu CRM funcionar
Aprenda como envolver e gerenciar os stakeholders de uma empresa para projetar e implementar uma campanha de CRM bem sucedida
Executar um CRM de sucesso
Escolher as melhores plataformas
certificado
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Globo
Certificado de EBAC

O que você aprenderá

No final do curso, você receberá o certificado da EBAC
Stefano Balian
Stefano tem 10 anos de experiência com CRM e retenção de clientes em diferentes mercados e negócios. Depois de criar ações e estratégias para SulAmérica, Renault e Mastercard, hoje atua na Petlove, onde se dedica a fazer crescer, reter e rentabilizar uma sólida base de clientes por meio de Growth e Customer Analytics. Recentemente, conquistou na ABEMD/AMAUTA (Associação Brasileira de Marketing de Dados) 2 prêmios por performance individual e 6 prêmios pelo sucesso no desenvolvimento de campanhas de CRM e Loyalty.
Product Manager CRM na Petlove

Nosso professor

Logotipo Tiffany&Co
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As videoaulas são separadas por 14 módulos para facilitar o aprendizado. O aluno assiste quando e onde quiser — e pode rever o material e reforçar o aprendizado pelo período de dois anos

Programa do curso

1. O que é CRM
Comece entendendo o escopo e os objetivos de CRM (Customer Relationship Management), como as empresas definem os tipos de clientes e como elas montam e organizam suas estruturas de CRM.


  • O conceito e o escopo de CRM: canais diretos
  • Por que sua empresa precisa de CRM?
  • As formas de fazer CRM para diferentes mercados e produtos
  • Os objetivos do CRM
  • Tipos e papéis de clientes
  • Características e skills necessários para um profissional de CRM
  • Estruturas Organizacionais e seus papéis com o trabalho de CRM


Atividades: Estude o brief do parceiro do curso (Petlove) e conduza uma pesquisa para descrever os objetivos da empresa e as características do negócio.
2. Analisando os seus clientes
Aprenda a analisar seus clientes, entender o comportamento deles e como classificá-los em perfis diferentes.

  • O que é Customer Analytics e Customer Insights
  • Customer Centricity e o valor de cliente
  • Segmentação ou Clusterização de Clientes
  • Customer Lifetime Value
  • Churn Anti-Attrition
  • Segmentações Comportamentais
  • Conheça seu cliente: personas e perfis

Atividades: Baseado no seu entendimento do negócio da Petlove, monte um briefing para construção da base que será usada pelo cientista de dados na segmentação de valor real e análise exploratória.
3. Jornada do ciclo de vida do cliente e campanhas de CRM
Entenda o ciclo de vida dos clientes e, baseado nisso, quais os tipos de campanhas de CRM de alta eficácia e como montá-las para oferecer o produto certo na hora certa.

  • Jornada do ciclo de vida do cliente
  • Tipos de campanha: clássicas, triggers comportamentais e transacionais, relacionamento e datas comemorativas, campanhas sazonais
  • Modelos preditivos e propensão a compra
  • Next Best Action, Next Best Offer e Algoritmos de Recomendação
  • Migrando da visão de campanha para a visão de cliente
  • Personalização
  • Definindo uma estratégia de oferta

Atividades: Desenhe uma jornada do ciclo de vida do cliente que serviria como base para a estratégia de CRM da Petlove. Sugira a estratégia para começar uma campanha de cross-sell para a marca.
4. Usando os Canais de Marketing Direto
Aprenda sobre os principais canais de marketing direto, suas melhores práticas, como misturar canais e construir campanhas integradas. Conheça também os softwares de CRM mais usados no mercado.


  • Escolhendo o canal certo, na hora certa e na frequência certa
  • E-mail: boas práticas e técnicas de comunicação
  • Mobile app push
  • Web Push
  • SMS e WhatsApp
  • Facebook e Google Ads
  • Construindo Campanhas Integradas
  • Ferramentas de CRM

Atividades: Use o desenho da sua campanha de cross-sell, crie a régua de disparos de e-mail como base e adapte-a para incluir novos canais.

5. Construindo réguas de relacionamento, encantamento e programas de fidelidade
Aprenda a montar uma régua de relacionamento de ponta a ponta e como criar a cultura de testes para melhorar a experiência do cliente. Veja também o uso e os tipos de programa de fidelidade.

  • Desenhando uma régua de relacionamento e calendário de disparos
  • Construindo Experiências WOW
  • Inteligência de clientes para toda a empresa
  • Problemas que acontecem e como lidar com eles
  • A importância de testes: Testes de Canais, Ofertas, Comunicações. Timings, Teste A/B etc
  • Aplicando testes na régua de relacionamento
  • Função e tipos de Programa de Fidelidade

Atividades: Construa uma régua de relacionamento completa para a Petlove. Descreva pelo menos 5 testes para a sua campanha de cross-sell e estruture o processo de implementação deles.

6. Métricas, mensurações e o impacto financeiro de campanhas
Defina as métricas para medir o impacto de campanhas para o negócio, como estimá-las e avaliar seus resultados.

  • Tipos de métricas de CRM
  • Como mensurar campanhas
  • O conceito de Grupo Controle, Funis de conversão, etc
  • Como calcular um Business Plan para estimar o retorno de uma campanha
  • Como calcular o ROI de uma campanha

Atividades: Usando a base de dados fornecida, calcule o funil de conversão de últimos cliques, receita assistida, P&L e ROI de campanha.
7. Dados e privacidade, workflow e gestão de stakeholders
Por fim, entenda os aspectos de gerenciamento de dados e de privacidade. Veja como funciona na prática um processo de CRM envolvendo todas as áreas da empresa.


  • Limpeza e consistência dos dados
  • Visão única do cliente
  • Database Marketing / Data Warehouse Marketing / Customer Data Platform
  • LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
  • Entendendo o fluxo de gerenciamento dos stakeholders no processo de CRM
  • Montando um workflow de desenvolvimento de campanhas
  • Como montar briefings e lidar com comunicação e dados

Atividades: Monte um briefing para a área de design/agência de publicidade requisitando uma campanha de cross-sell previamente desenhada.
Aprenda sobre o tema
Coloque o aprendizado em prática
Consolide o conhecimento
O curso é composto por videoaulas específicas e de fácil entendimento
Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você
Correção dos trabalhos individualmente e feedback para melhorias
Elaboração de projetos para consolidar o conhecimento adquirido
1
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Troque conhecimento com os tutores

Como é a rotina do curso

Seu currículo no futuro

R$ 4.715/mes*
Salário mensal:
Habilidades
Seu nome
Analista de CRM Júnior
*Ref. Glassdoor.com.br para a região de São Paulo
certificado
Certificado pela EBAC
figura geometrica
Desenvolvimento de estratégia de CRM
figura geometrica
Análise de desempenho dos concorrentes
figura geometrica
Conhecimento das principais plataformas de CRM
figura geometrica
Criação de mapa de jornada
figura geometrica
Definição de métricas e KPIs
figura geometrica
Ferramentas e estratégias de marketing direto
Os alunos da EBAC têm direito a
1 mês de acesso à plataforma online da EF
Certificado reconhecido internacionalmente, ao final de cada nível
Teste de nivelamento
16 níveis de inglês, totalmente grátis

1 mês de curso de inglês

Grátis
Logotipo English First

Ingresse e tenha sucesso no mercado de trabalho com o nosso Centro de Carreiras

Assistência na preparação do seu portfólio, currículo e perfil no LinkedIn
ponto
Mentorias com os recrutadores e profissionais da sua área de atuação
ponto
Preparação para processos seletivos, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais
ponto
Casos de projetos finais preparados por empresas reais
ponto

Renato Costa

Head do Centro de Carreiras

"Nossos alunos podem contar com o nosso Centro de Carreiras tanto na preparação para ingressar no mercado de trabalho quanto em etapas de transição profissional. Estaremos presentes ao longo de toda a jornada do aluno – desde o início do curso até a contratação"

Início:
Restam:
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14 vagas
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Investimento

Preço com desconto
R$ 2.082
12x de
R$ 173,5
sem juros no cartão
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Garantimos seu dinheiro de volta por até 7 dias
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Parcele no boleto. Entrada + 24 de
R$ 100,50
Valor total em 24X
R$ 2.620,25
Investimento pode variar de acordo com o meio de pagamento e data de contratação escolhidos
50% de desconto até 29 de novembro
O valor final pode sofrer alteração por conta da variação do IOF. Essa diferença acontece por conta da incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), um imposto obrigatório e cobrado pelo governo sobre todas as operações de financiamento.
logotipo da ebac
A EBAC é uma instituição inovadora de ensino superior em Artes Criativas e Tecnologia que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de especialização e graduação, validados internacionalmente.
graduações internacionais validadas pela University of Hertfordshire (UK)
alunos matriculados nos cursos online da instituição
dos professores e coordenadores são profissionais atuantes no mercado
empresas colaboram no desenvolvimento dos cursos, projetos reais e programas de estágio
06
100%
+25 000
+40

Perguntas frequentes

Por que eu deveria fazer este curso?
Hoje o CRM é basicamente uma exigência de mercado. Saber como se relacionar com seus clientes, além das melhores estratégias e ferramentas para isso, é uma importante chave para o sucesso das suas ações de marketing.
Nunca trabalhei com CRM, vou conseguir acompanhar as aulas?
Claro! Projetamos este curso para você desenvolver suas habilidades em CRM a partir de conhecimentos que vão dos mais básicos aos mais avançados, de modo que você possa incrementar seu currículo e sua experiência. Não é preciso ter conhecimento prévio na área.
Posso assistir os módulos fora de ordem?
Os módulos são liberados semanalmente, conforme a evolução do aluno no curso. Isso significa que você deve assistir os módulos em ordem e realizar as atividades propostas pelo professor antes de passar para o módulo seguinte.
Existe alguma atividade em grupo?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?
Este curso tem duração de mais de 19 horas de aula, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis por tempo ilimitado na plataforma para acessar quando e onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, poderá assistir as aulas novamente, revisar conteúdos daqui algum tempo, além de tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. A EBAC verificará as tarefas e fornecerá feedbacks por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso, mas os conteúdos continuarão disponíveis para você relembrar quando quiser.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir.
Eu posso tirar dúvidas com o tutor?
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos.