Aprenda a desenvolver réguas de relacionamento e comunicação eficazes para fidelizar, rentabilizar e reter seu público mais valioso em diferentes canais, além de criar listas de transmissão e conduzir testes A/B. Descubra com as estratégias de CRM como aumentar a lucratividade da sua carteira de clientes a longo prazo e sem precisar fazer grandes investimentos.
CRM Marketing
4 meses
Com mais de 19 horas de aulas online
Prática e mentoria
Atividades ao longo do curso e feedback individualizado do tutor
Plano de Carreira
Curso especial de bônus para orientação profissional
Das empresas com 10 ou mais funcionários usam softwares de CRM
91%
É quanto as taxas de conversão de vendas podem aumentar com a aplicação de um CRM
300%
é o retorno dos investimentos em marketing com o uso do CRM
43%
Em meio à transformação digital e de olho na experiência do usuário, o Customer Relationship Management (CRM) se tornou uma estratégia valiosa.
Empresas de todos os portes e segmentos demandam profissionais especializados para estreitar elos com seu público, gerar, armazenar e analisar dados que incrementem sua inteligência de mercado.
Analista de CRM Sênior
*Valores de referência: Glassdoor.com.br para São Paulo
R$ 10.156/mês
Analista de CRM Pleno
R$ 6.529/mês
Analista de CRM Júnior
R$ 4.715/mês
Salário médio
Para quem este curso é indicado
Iniciantes em CRM Marketing
Profissionais de Marketing
Empreendedores e Empresários
Aprenda do zero os fundamentos e ferramentas avançadas do CRM Marketing, como segmentar públicos, engajar clientes e acioná-los combinando estratégias de e-mail marketing e outros canais de promoção. Torne-se um profissional requisitado em um mercado em crescimento.
Crie comunicações integradas com seus clientes, conduza análises sobre eles, desenvolva e execute programas de fidelidade eficazes, gerencie feedbacks, melhore seu atendimento e muito mais. Implemente processos de CRM, amplie sua atuação no mercado e aumente os lucros da sua empresa.
Aprenda a construir uma estratégia de CRM eficaz para a sua empresa. Colete, organize e use com eficácia sua base de dados de clientes para aumentar os resultados das suas ações em marketing. Aumente suas vendas, conversões, e veja seus negócios decolarem.
Pratique em cases de parceiros
A Petlove é hoje o maior petshop online do Brasil. Com portfólio de mais de 15 mil itens do universo pet, incluindo marcas próprias e exclusivas. A empresa oferece uma experiência digital completa aos seus clientes, com apps, serviços de assinatura, programa de fidelidade, entre outros.
Você terá acesso aos cases de CRM da Petlove e poderá desenvolver seu aprendizado a partir de desafios reais do mercado.
Com mais de 21 anos de experiência, 45 empreendimentos construídos e mais de 8 mil unidades lançadas, a FR Incorporadora é uma referência em Goiás! Com reconhecimentos do Ministério Público, Caixa Econômica Federal e prêmios imobiliários, projeta edifícios comerciais e residenciais pensados para melhorar a vida de cada morador.
Aprenda com cases da empresas
Enriqueça seu portfólio e deixe ele mais atrativo
Receba feedbacks de profissionais
Se destaque e tenha a chance de participar de entrevistas
Compreenda os fundamentos do marketing de CRM e estratégias de vendas recorrentes
Entenda quais dados são necessários para criar campanhas de diferentes tipos, como criar bons relatórios de campanha, e analisar seus resultados
Crie um mapa de comunicação eficaz com seus clientes por meio de e-mails, SMS, pushes e mensagens instantâneas. Crie campanhas integradas de CRM
Projete corretamente o mapa de jornada do seu cliente e desenvolva um modelo de segmentação que permita enviar a eles ofertas relevantes
Como construir um CRM
Criar um mapa de jornada
Usar o Marketing Direto
Definir métricas e KPIs
Compreenda e aprenda a decidir entre as principais plataformas e mecanismos para fazer seu CRM funcionar
Aprenda como envolver e gerenciar os stakeholders de uma empresa para projetar e implementar uma campanha de CRM bem sucedida
Executar um CRM de sucesso
Escolher as melhores plataformas
Certificado de EBAC
O que você aprenderá
No final do curso, você receberá o certificado da EBAC
Stefano Balian
Stefano tem 10 anos de experiência com CRM e retenção de clientes em diferentes mercados e negócios. Depois de criar ações e estratégias para SulAmérica, Renault e Mastercard, hoje atua na Petlove, onde se dedica a fazer crescer, reter e rentabilizar uma sólida base de clientes por meio de Growth e Customer Analytics. Recentemente, conquistou na ABEMD/AMAUTA (Associação Brasileira de Marketing de Dados) 2 prêmios por performance individual e 6 prêmios pelo sucesso no desenvolvimento de campanhas de CRM e Loyalty.
Product Manager CRM na Petlove
Nosso professor
Programa do curso
As videoaulas são separadas em 14 módulos para facilitar o aprendizado. O aluno assiste quando e onde quiser por período ilimitado.
Comece entendendo o escopo e os objetivos de CRM (Customer Relationship Management), como as empresas definem os tipos de clientes e como elas montam e organizam suas estruturas de CRM.
O conceito e o escopo de CRM: canais diretos
Por que sua empresa precisa de CRM?
As formas de fazer CRM para diferentes mercados e produtos
Os objetivos do CRM
Tipos e papéis de clientes
Características e skills necessários para um profissional de CRM
Estruturas Organizacionais e seus papéis com o trabalho de CRM
Atividades: Estude o brief do parceiro do curso (Petlove) e conduza uma pesquisa para descrever os objetivos da empresa e as características do negócio.
Aprenda a analisar seus clientes, entender o comportamento deles e como classificá-los em perfis diferentes.
O que é Customer Analytics e Customer Insights
Customer Centricity e o valor de cliente
Segmentação ou Clusterização de Clientes
Customer Lifetime Value
Churn Anti-Attrition
Segmentações Comportamentais
Conheça seu cliente: personas e perfis
Atividades: Baseado no seu entendimento do negócio da Petlove, monte um briefing para construção da base que será usada pelo cientista de dados na segmentação de valor real e análise exploratória.
Entenda o ciclo de vida dos clientes e, baseado nisso, quais os tipos de campanhas de CRM de alta eficácia e como montá-las para oferecer o produto certo na hora certa.
Jornada do ciclo de vida do cliente
Tipos de campanha: clássicas, triggers comportamentais e transacionais, relacionamento e datas comemorativas, campanhas sazonais
Modelos preditivos e propensão a compra
Next Best Action, Next Best Offer e Algoritmos de Recomendação
Migrando da visão de campanha para a visão de cliente
Personalização
Definindo uma estratégia de oferta
Atividades: Desenhe uma jornada do ciclo de vida do cliente que serviria como base para a estratégia de CRM da Petlove. Sugira a estratégia para começar uma campanha de cross-sell para a marca.
Aprenda sobre os principais canais de marketing direto, suas melhores práticas, como misturar canais e construir campanhas integradas. Conheça também os softwares de CRM mais usados no mercado.
Escolhendo o canal certo, na hora certa e na frequência certa
E-mail: boas práticas e técnicas de comunicação
Mobile app push
Web Push
SMS e WhatsApp
Facebook e Google Ads
Construindo Campanhas Integradas
Ferramentas de CRM
Atividades: Use o desenho da sua campanha de cross-sell, crie a régua de disparos de e-mail como base e adapte-a para incluir novos canais.
Aprenda a montar uma régua de relacionamento de ponta a ponta e como criar a cultura de testes para melhorar a experiência do cliente. Veja também o uso e os tipos de programa de fidelidade.
Desenhando uma régua de relacionamento e calendário de disparos
Construindo Experiências WOW
Inteligência de clientes para toda a empresa
Problemas que acontecem e como lidar com eles
A importância de testes: Testes de Canais, Ofertas, Comunicações. Timings, Teste A/B etc
Aplicando testes na régua de relacionamento
Função e tipos de Programa de Fidelidade
Atividades: Construa uma régua de relacionamento completa para a Petlove. Descreva pelo menos 5 testes para a sua campanha de cross-sell e estruture o processo de implementação deles.
Defina as métricas para medir o impacto de campanhas para o negócio, como estimá-las e avaliar seus resultados.
Tipos de métricas de CRM
Como mensurar campanhas
O conceito de Grupo Controle, Funis de conversão, etc
Como calcular um Business Plan para estimar o retorno de uma campanha
Como calcular o ROI de uma campanha
Atividades: Usando a base de dados fornecida, calcule o funil de conversão de últimos cliques, receita assistida, P&L e ROI de campanha.
Por fim, entenda os aspectos de gerenciamento de dados e de privacidade. Veja como funciona na prática um processo de CRM envolvendo todas as áreas da empresa.
Limpeza e consistência dos dados
Visão única do cliente
Database Marketing / Data Warehouse Marketing / Customer Data Platform
LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
Entendendo o fluxo de gerenciamento dos stakeholders no processo de CRM
Montando um workflow de desenvolvimento de campanhas
Como montar briefings e lidar com comunicação e dados
Atividades: Monte um briefing para a área de design/agência de publicidade requisitando uma campanha de cross-sell previamente desenhada.
Aprenda sobre o tema
Coloque o aprendizado em prática
Troque conhecimento com os tutores
Consolide o conhecimento
O curso é composto por videoaulas específicas e de fácil entendimento
Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você
Correção dos trabalhos individualmente e feedback para melhorias
Elaboração de projetos para consolidar o conhecimento adquirido
1
2
3
4
Como é a rotina do curso
Life-Time Access
Acesso ao curso por tempo ilimitado, relembre o conteúdo sempre que desejar
Desenvolvimento de estratégia de CRM
Análise de desempenho dos concorrentes
Conhecimento das principais plataformas de CRM
Criação de mapa de jornada
Definição de métricas e KPIs
Ferramentas e estratégias de marketing direto
Seu currículo no futuro
R$ 4.715/mes*
Salário mensal:
Habilidades
Seu nome
Analista de CRM Júnior
*Ref. Glassdoor.com.br para a região de São Paulo
Certificado pela EBAC
Os alunos da EBAC têm direito a
1 mês de acesso à plataforma online da EF
Certificado reconhecido internacionalmente, ao final de cada nível
Teste de nivelamento
16 níveis de inglês, totalmente grátis
1 mês de curso de inglês
Grátis
Fique mais próximo do seu objetivo profissional com o curso "Plano de Carreira" de bônus
Muitos dos nossos alunos conseguem oportunidades de trabalho durante ou logo depois a conclusão do curso
Autoconhecimento e planejamento de carreira
Visão e objetivos de vida e carreira
Aumento do conhecimento sobre o mercado de trabalho
Materiais de apoio para elaboração do currículo e perfil no LinkedIn
Início:
Restam:
19 de Maio
14 vagas
Faça sua inscrição para o curso
Investimento
Preço com desconto
R$ 3.945
12x de
R$ 328,75
sem juros no cartão
de desconto
Garantimos seu dinheiro de volta por até 7 dias
40%
Preço original
R$ 6.575
Parcele no boleto. Entrada + 23 de
R$ 251,95
Valor total em 24X
R$ 6.110,85
Investimento pode variar de acordo com o meio de pagamento e data de contratação escolhidos
O valor final pode sofrer alteração por conta da variação do IOF. Essa diferença acontece por conta da incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), um imposto obrigatório e cobrado pelo governo sobre todas as operações de financiamento.
A Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia (EBAC) é uma instituição de ensino inovadora que oferece cursos online, além de programas de pós-graduação e especialização. Em 2021-2023, fomos reconhecidos como uma das 100 edtechs mais promissoras da América Latina.
cursos livres e ensino superior nas áreas de TI, design, marketing, audiovisual, fashion e negócios
alunos matriculados nos cursos online da instituição
dos professores e coordenadores são profissionais atuantes no mercado
empresas colaboram no desenvolvimento dos cursos, projetos reais e programas de estágio
+150
100%
145 mil
+40
Perguntas frequentes
Hoje o CRM é basicamente uma exigência de mercado. Saber como se relacionar com seus clientes, além das melhores estratégias e ferramentas para isso, é uma importante chave para o sucesso das suas ações de marketing.
Claro! Projetamos este curso para você desenvolver suas habilidades em CRM a partir de conhecimentos que vão dos mais básicos aos mais avançados, de modo que você possa incrementar seu currículo e sua experiência. Não é preciso ter conhecimento prévio na área.
A ordem do curso foi elaborada considerando uma linha de aprendizagem contínua, para que você tenha um aprendizado fluido e efetivo. Dessa forma, recomendamos que siga a sequência conforme publicação semanal na plataforma. Caso queira iniciar um módulo publicado sem terminar o anterior (por exemplo, se estiver esperando a correção do exercício), isso não afetará sua trajetória final, desde que você realize todas as atividades com 70% de aprovação e assista todas as aulas.
Pensando em seu aprendizado e evolução, nossa equipe de tutoria é formada por profissionais da área que irão responder suas dúvidas sobre o conteúdo do curso e dar feedbacks sobre as atividades realizadas, de forma individual. Além disso, temos o fórum abaixo de algumas aulas para compartilhamento de opiniões e também contato com outros alunos.
Este curso tem duração de mais de 19 horas de conteúdo, sendo que cada novo módulo é disponibilizado semanalmente (sem dias fixos de publicação). Caso você realize um módulo por semana, a duração prevista é de 4 meses. Lembrando que, por serem aulas gravadas e sem interação ao vivo, você possui total autonomia para escolher seus horários de estudo de acordo com a sua rotina e prioridades. Sabemos da correria do dia a dia, e pensando nisso, o curso poderá ser finalizado em até 24 meses (2 anos) após a matrícula. Durante esse período, você terá suporte da tutoria, correção de exercícios, acesso aos nossos serviços e a possibilidade de emissão do certificado de conclusão. Mas não se preocupe! O conteúdo do curso estará disponível para consulta em sua plataforma de forma vitalícia.
Nós recomendamos a finalização de um módulo por semana, o que levará por volta de duas horas (entre assistir às aulas e iniciar suas atividades - e o tempo dedicado à execução da tarefa é variável). Você poderá avançar em seu próprio ritmo nos módulos já publicados, anotando o que achar importante e assistindo novamente quantas vezes desejar, até absorver o conteúdo.
A EBAC tem um compromisso genuíno com a dinâmica e facilidade no aprendizado, e sabemos que dúvidas podem surgir e são muito bem-vindas! Em exercícios nos quais é necessário o envio de tarefas para correção, também é possível encaminhar perguntas e dúvidas para a tutoria. Há um espaço, localizado abaixo dos vídeos de exercícios, em que você poderá escrever e anexar arquivos, e um de nossos tutores responderá. Eles te auxiliarão com informações atualizadas para contribuir com seu desenvolvimento educacional e profissional. Já nos quizzes e exercícios autoavaliativos, o envio de dúvidas não é possível.
Por se tratar de aulas 100% online, todos os cursos da EBAC Online são classificados como livres e profissionalizantes, preparando o aluno para atuar no mercado de trabalho. Cursos livres não necessitam de reconhecimento do Ministério da Educação e Ciência, tendo em vista sua curta/média duração.
A partir do momento da publicação do módulo, você poderá assistir às videoaulas pelo computador, celular ou outro dispositivo conectado à Internet. Recomendamos que o acesso aos materiais e às tarefas seja realizado por meio de um computador/notebook, visto que alguns formatos de arquivos de apoio não são suportáveis em dispositivos móveis, por precisarem de softwares específicos.