Domine os principais conceitos e processos envolvidos na concepção de um plano de mídia. Tenha um overview sobre os mais importantes meios e canais disponíveis para criar um plano estratégico de comunicação que gere impacto para o seu público-alvo. Aprenda a ler os dados, avalie o desempenho de suas campanhas e prepare-se para impulsionar sua carreira em agências, veículos, plataformas, empresas ou como freelancer.
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Para pequenas e grandes empresas
2 planos de mídia
Curso especial de bônus para orientação profissional
Plano de Carreira
Atividades ao longo do curso e feedback individualizado do tutor
Prática e mentoria
Com mais de 22 horas de aulas online
5 meses

Planejamento de Mídia

Curso online de

Media Planning

até 5 de janeiro
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Veja o trailer do curso

Globo
É o profissional que elabora estratégias, orçamentos e planos de canais para campanhas em diferentes canais e formatos, sejam digitais ou offline
Um planejador de mídia

Media planner: uma carreira versátil que é sempre muito requisitada

+1.000 vagas/mês anunciadas para analistas de mídia no LinkedIn Brasil
ponto
Alta demanda
US$ 43,7 bilhões é o faturamento previsto para o setor de mídia e entretenimento no Brasil em 2021
ponto
Oportunidades
Essencial para otimizar os investimentos de campanhas e outras iniciativas de marketing em mídia paga
ponto
Visão estratégica
O papel do media planner é entender e escolher os melhores canais, formatos e plataformas para traçar uma estratégia de comunicação bem-sucedida, que atraia e impacte a audiência certa, otimize investimentos e gere resultados.
Head de Mídia
R$ 15.000/mês
Supervisor de Mídia
R$ 6.722/mês
Analista de Mídia
R$ 4.019/mês

Salário médio

*Ref. Glassdoor.com

Para quem este curso é indicado

Iniciantes no planejamento de mídia
Especialistas em marketing digital
Aprenda os principais conceitos e estratégias do media planning. Entre neste mercado sabendo tudo o que você precisa sobre execução e análise de resultados em campanhas para conseguir seu primeiro emprego ou freelas na área.
Domine o planejamento de qualquer campanha de mídia, analisando e escolhendo os melhores canais com base em estratégia, otimização e métricas. Entenda possibilidades para melhorar os resultados do seu plano e consequentemente de suas vendas.
Profissionais de comunicação
Compreenda melhor o universo de mídia e aprimore seu trabalho com um conhecimento estratégico e essencial, que pode ser aplicado a projetos de grande ou pequeno porte. Eleve sua posição, repertório e relevância no mercado de publicidade e comunicação.
trabalho de planejamento
Estatisticas
estudando gráficos
Encontre o melhor caminho para o desafio do seu projeto e implemente um plano de mídia eficiente
Trabalhe com segmentação, mensuração, compras, formatos e entenda quais plataformas estão disponíveis para seu plano
Aplique-as em favor de seus objetivos. Aprenda métodos de cobertura e impactos de mídias combinadas
Aprenda as especificidades dos diferentes tipos de mídia
Estratégia de mídia
Mix de canais
Métricas
Mídias pagas
Crie um plano de mídia que performe bem a partir de estratégias de otimização de recursos
Apresente resultados e lições aprendidas ao fim da entrega de seus planos de mídia
Iniciativa de mídia
Otimização e desempenho
certificado
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto
Globo
Certificado de EBAC

O que você aprenderá

No final do curso, você receberá o certificado da EBAC
Use a perspectiva de custo x KPI para direcionar seus investimentos de mídia
Monetização eficiente
Aplique as principais tendências de mídia paga do Brasil e do mundo para alavancar suas campanhas
Tendências
ponto
ponto

Nossas professoras

Especialista em Mídia
Com mais de 10 anos de experiência na área, Lígia trabalha na Meta e gerencia as iniciativas de mídia para o consumidor final das marcas do grupo (Facebook, Instagram, WhatsApp) no Brasil. Já atuou liderando a área de mídia de gigantes como o Nubank e foi parte do time de mídia de algumas das principais agências de publicidade do país, onde foi reconhecida, em 2015, como Young Lion na categoria de Mídia no Festival Internacional de Criatividade de Cannes pelo seu case da campanha "Share a Coke", da Coca-Cola. Formada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Teorias e Práticas da Comunicação pela mesma instituição.
Ligia Mattos
Estrategista de marca
Carolina soma 10 anos de experiência na área de Comunicação e Mídia. Atualmente, gerencia estratégias para marcas no TikTok, e já teve passagem pelas principais agências de publicidade, como JWT e Wunderman, conduzindo a Mídia de clientes como Netflix, Coca-Cola, Tramontina e Johnson & Johnson. Trabalhou com branding e performance e tem experiência com planejamento de canais, compra de mídia, além de pesquisas sobre tendências de mídia e inovação. É premiada pelos principais festivais de publicidade e mídia como Cannes Lions, Wave Festival, Effie Awards, Festival of Media Latam Awards. Formada em Comunicação Social pela FAAP e é pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV.

Carolina Lopes

Professores convidados

Atuou em grandes agências como JWT e África, atendendo clientes como Qualy, Marisa e Tramontina, hoje gerencia iniciativas de mídia paga com foco em performance na Nubank.
Luiz Valim
Atua no mercado de mídia há mais de 6 anos, passou por grandes agências, liderou iniciativas de mídia para construção de marca no Nubank e hoje é especialista de mídia na Heineken Brasil.
Williane Vieira
Com 19 leões no Festival de Cannes, Tiago já liderou o time de mídia e CRM da Nestle, fundou a agência CP+B Brasil, hoje é VP de mídia na FCB e é professor em instituições como a Miami Ad School Brasil.
Tiago Santos
Especialista de Mídia e Performance no Nubank.
Especialista de mídia na Heineken
VP de mídia na agência FCB
As videoaulas são separadas em 21 módulos para facilitar o aprendizado. O aluno assiste quando e onde quiser por período ilimitado.

Programa do curso

Parte 1. Quem somos? O mercado de mídia hoje
Comece entendendo a evolução da mídia no ecossistema de comunicação e seus principais players no Brasil.

  • Cronograma de planejamento de mídia: o que é e suas funções profissionais
  • Tipos de desafio de mídia + casos criativos e eficientes no uso de mídias
  • Branding, funil médio-inferior, crescimento, funil completo
  • Ecossistema de mídia no Brasil e no mundo

Atividades: Defina como a mídia pode ajudar uma empresa em dois casos práticos que o acompanharão ao longo do curso e elenque os players envolvidos no processo.
Parte 2. Estratégia de mídia: encontrando o melhor caminho para o desafio do seu negócio
Aprenda conceitos básicos sobre planejamento de mídia com base em estratégia: valores da marca, comunicação, canais, mercado e seus concorrentes.

  • Objetivos de comunicação, mídia e KPIs
  • Diferentes mídias, marcas e métricas de conversão em um funil
  • Encontrar o seu público: com quem queremos falar?
  • Mire a jornada de impacto e as jornadas de consumo de mídia
  • Análise competitiva: territórios, ferramentas, SOI, SOV, market share
  • Pensamento de mídia integrado: planejamento e mix de canais

Atividades: Apresente dois planos de canais, considerando um mix de mídia consistente para o público-alvo do briefing. Construa uma matriz OSEP a partir do briefing.
Parte 3. Táticas de mídia: colocando o plano no "papel"
Saiba tudo sobre mídia disponível e as possibilidades da mídia tática no Brasil

  • O principal canal do Brasil continua sendo a TV: conceitos, formatos, inovações
  • Revolução digital para o uso de mídia paga e suas aplicações
  • A evolução da mídia fora de casa e outros canais: rádio, eventos, impressos, panfletos, amostragem, guerrilha, indoor
  • Negociação: otimizando seu plano
  • Plano de mídia combinando métricas e simulações

Atividades: Apresente as métricas necessárias para provar o sucesso do plano de mídia da sua campanha.
Parte 4. Execução: plano aprovado, e agora?
Aprenda a visão geral dos processos para colocar um plano em prática.

  • Tempo de produção, pedido e inserção de material
  • Etiquetagem, monitoramento, pesquisas (ex: BLS), verificadores e segurança de marca

Atividades: Escolha e liste quais parceiros precisam estar envolvidos no processo.
Parte 5. Resultados: e no final, funcionou?
Veja como medir os resultados com métricas e como criar um plano de otimização.

  • Relatórios e otimização: com o plano no ar, o que podemos fazer para otimizá-lo?
  • Pós-venda: afinal como foi a campanha?
  • Modelagem, ROI, ROAS
  • Ciclo de aprendizagem contínua: teste e aprenda

Atividades: Crie um plano de otimização com métricas, estruture um modelo de pós-venda e levante ideias de otimização por ROI e ROAS.
Parte 6. Um olhar para o futuro e as possibilidades
Por fim, aprenda sobre as tendências da mídia e os principais recursos para ser um profissional da área.

  • Os diferentes profissionais da mídia hoje, seus desafios e visão de futuro
  • Tendências e análise do cenário externo: como é a mídia para pequenos, médios e grandes anunciantes
  • Encerramento e recapitulação do curso
  • Compatibilidade com o leitor de tela ativada

Atividades: Pesquise e analise quais as principais tendências da mídia e como elas podem se aplicar ao seu projeto.
Aprenda sobre o tema
Coloque o aprendizado em prática
Consolide o conhecimento
O curso é composto por videoaulas específicas e de fácil entendimento
Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você
Correção dos trabalhos individualmente e feedback para melhorias
Elaboração de projetos para consolidar o conhecimento adquirido
1
2
3
4
Troque conhecimento com os tutores

Como é a rotina do curso

Globo
Acesso ao curso por tempo ilimitado, relembre o conteúdo sempre que desejar
Life-Time Access

Seu currículo no futuro

R$ 4.019/mês*
Salário mensal:
Habilidades
Valores de referência: Glassdoor.com
certificado
Certificado pela EBAC
figura geometrica
Definição de estratégias de campanha
figura geometrica
Planejamento de campanhas de mídia em diversas plataformas
figura geometrica
Otimização de recursos e orçamento de mídia
figura geometrica
Criação de campanhas que impactem diferentes públicos-alvo
figura geometrica
Análise e compreensão de dados de mídias e campanhas
figura geometrica
Conhecimento de estratégias em mídias pagas
Analista de mídia
Seu nome
Os alunos da EBAC têm direito a
1 mês de acesso à plataforma online da EF
Certificado reconhecido internacionalmente, ao final de cada nível
Teste de nivelamento
16 níveis de inglês, totalmente grátis
1 mês de curso de inglês
Grátis
Muitos dos nossos alunos conseguem oportunidades de trabalho durante ou logo depois a conclusão do curso

Fique mais próximo do seu objetivo profissional com o curso "Plano de Carreira" de bônus

Autoconhecimento e planejamento de carreira
Visão e objetivos de vida e carreira
Aumento do conhecimento sobre o mercado de trabalho
Materiais de apoio para elaboração do currículo e perfil no LinkedIn
Início:
Restam:
...
11 vagas
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Investimento

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Investimento pode variar de acordo com o meio de pagamento e data de contratação escolhidos
O valor final pode sofrer alteração por conta da variação do IOF. Essa diferença acontece por conta da incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), um imposto obrigatório e cobrado pelo governo sobre todas as operações de financiamento.
logotipo da ebac
A EBAC é uma instituição inovadora de ensino superior em Artes Criativas e Tecnologia que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de especialização e graduação, validados internacionalmente.
graduações internacionais validadas pela University of Hertfordshire (UK)
alunos matriculados nos cursos online da instituição
dos professores e coordenadores são profissionais atuantes no mercado
empresas colaboram no desenvolvimento dos cursos, projetos reais e programas de estágio
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Perguntas frequentes

Eu nunca trabalhei com planejamento de mídia, vou conseguir acompanhar o curso?
Claro! O curso foi desenvolvido para que você aprenda os princípios e estratégias para seus planejamentos de mídia decolarem no mercado do marketing. O objetivo é que você saia deste curso dominando as principais ferramentas para atuar e crescer na área.
Posso assistir aos módulos fora de ordem?
Os módulos são liberados semanalmente, conforme a evolução do aluno no curso. Isso significa que você deve assistir os módulos em ordem e realizar as atividades propostas pelo professor antes de passar para o módulo seguinte.
Existe alguma atividade em grupo?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?
Este curso tem duração de mais de 22 horas de aula, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis por tempo ilimitado na plataforma para acessar quando e onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, poderá assistir as aulas novamente, revisar conteúdos daqui algum tempo, além de tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. A EBAC verificará as tarefas e fornecerá feedbacks por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso, mas os conteúdos continuarão disponíveis para você relembrar quando quiser.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos?
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir.
Eu posso tirar dúvidas com o tutor?
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos.