CURSO ONLINE

UX Research

3 meses
Prática e mentoria
Centro de Carreiras
Projeto profissional
Atividades ao longo do curso e feedback individualizado do tutor
Consultoria especializada e assessoria em emprego
Aplique o UX Research num app de alimentação

Mais de 13 horas de aula para estudar no seu tempo, como e onde quiser

Alcance poderosos insights a partir de dados de pesquisas. Você dominará métodos que revelam necessidades e comportamentos do usuário, otimizará a experiência do cliente e criará soluções que impactam positivamente os negócios (e sua carreira).
Promo Sticker -40%

Alta demanda, altos salários

Entender o que o consumidor deseja é a chave para um UX researcher de sucesso e para uma empresa crescer estrategicamente. Mapeie fatores e comportamentos que influenciam fluxos de compra, encontre oportunidades de negócios e veja sua carreira, e o seu salário, decolarem.
13.000
Especialista UX Research
Salário médio mensal*
6.773
Analista UX Research
Salário médio mensal*
Grandes empresas contam com UX Researchers:
Logo LilUp
Logo Santander
Logo Kimberly-Clark
Logo OLX
Logo Purpl
Logo TOTVS
Logo Sumup
R$
R$
*Ref. Glassdoor.com.br para grande São Paulo.

Para quem este curso é indicado

UX Designers juniores
Aprenda novas maneiras de pesquisar o mercado e o seu público-alvo para gerar dados e insights. Desenvolva-se como UX designer, impressione seus clientes e prepare-se para assumir melhores posições.
Gerentes de produtos digitais
Entenda o comportamento dos usuários de apps e sites, e proponha soluções de design inovadoras. Agregue valor à projetos de UX para diferentes clientes e melhore as métricas associadas a produtos e serviços.
Empreendedores e empresários
Pesquise, identifique e transforme as experiências de seus clientes. Encontre insights a partir de dados, crie produtos que atendam seu público-alvo e veja suas vendas crescerem.
Metodologia
Selecione a combinação ideal de métodos de pesquisa para atender o objetivo do negócio.
Pesquisa qualitativa
Aprenda a conduzir entrevistas aprofundadas e facilitar focus groups.
Pesquisa quantitativa
Teste hipóteses usando questionários presenciais e remotos.
LGPD
Prepare dados de pesquisa e execute projetos de acordo com requisitos legais recentes.
Storytelling
Aproveite o storytelling para obter a adesão de partes interessadas no resultado de suas pesquisas.
Resultados
Formule hipóteses e insights com base em dados analíticos.

O que você aprenderá

No final do curso, você receberá o certificado da EBAC
Certificado

Nossa professora

UX Research Specialist na SumUp
Rafaela é designer há 10 anos e há 6 trabalha com UX Research. Atuou em e-commerces, bancos, dispositivos IOT (Internet das Coisas) e em consultoria para clientes, como Banco Original e Whirlpool.

Rafaela de Souza
Logo Banco Original
Logo Whirpool
Logo Sumup

Programa do curso

As videoaulas são separadas por módulos para facilitar o aprendizado.
O aluno assiste quando e onde quiser - e pode rever o material e reforçar o aprendizado pelo período de dois anos.

Parte 1 — O papel da pesquisa em UX
Neste início, aprenda o que é o UX design e o UX Research, e como as empresas podem economizar fazendo pesquisas antes do desenvolvimento e implementação de produtos digitais.

  • A função do UX Research na produção e design de um serviço
  • A história do UX Research
  • Casos de pesquisa em UX Research
  • Pesquisa ROI (Retorno sobre Investimento)
  • O papel do UX Research nos processos de inovação

Atividades: Mapeie atividades do UX Research. Escreva um resumo sobre a função do UX Research em sua organização.
Parte 2 — Iniciando um projeto de pesquisa em UX: A escolha dos métodos
Aprenda a identificar corretamente os desafios e os objetivos de uma pesquisa. Estude os métodos UX Research mais usados ​​e entenda como escolher os melhores para alcançar bons resultados.

  • Plano de pesquisa
  • Coletando informações
  • Pesquisa documental
  • Métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa
  • Métodos atitudinais e comportamentais
  • Pesquisa somativa e gerativa
  • Selecionando o método de pesquisa relacionado à fase do projeto
  • Métodos de pesquisa mais usados ​​

Atividades: Revise e formule os objetivos e desafios da sua pesquisa de UX, e preencha os modelos relacionados. Escolha um método de pesquisa aplicável ao caso analisado e apresente sua justificativa.
Parte 3 — Preparando o UX Research: desenho da pesquisa e recrutamento dos participantes
É hora de aprender a escrever bons roteiros de perguntas para entrevistas qualitativas e quantitativas. Além disso, aprenda a definir a quantidade de participantes para diferentes métodos de pesquisa e organize processos de recrutamento de participantes.

  • Escrevendo scripts
  • Escrever boas perguntas para entrevistas e pesquisas
  • Definição da quantidade de participantes para métodos qualitativos e quantitativos
  • Definição de perfis de usuário e triagem
  • Diferentes maneiras de recrutar
  • Discurso de recrutamento
  • Recompensa dos participantes

Atividades: Revise o roteiro de entrevista fornecido e crie as perguntas para uma de suas partes. Defina o número de participantes da pesquisa de acordo com o método selecionado. Escreva um formulário de triagem para uma pesquisa específica e faça os outros preparativos para o recrutamento de participantes.
Parte 4 — Facilitando uma pesquisa
Aprenda a conduzir uma pesquisa e entenda as habilidades necessárias para fazer isso de forma eficaz.

  • Definição de funções para facilitação de pesquisa
  • Boas práticas para moderadores
  • Boas práticas para anotadores
  • Boas práticas para gestores de protótipos e responsáveis pelo registro
  • Boas práticas para observadores
  • Pesquisa remota

Atividades: Pratique a facilitação de uma sessão de pesquisa a partir de um roteiro.

Parte 5 — Acordo do participante e privacidade de dados
Agora, aprenda como o pesquisador representa as organizações ao fazer pesquisas, quais são suas obrigações para com o cliente e quais processos legais devem cumprir.

  • Consentimento de gravação
  • LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
  • Non Disclosure Agreement (NDA)

Atividades: Crie um documento de consentimento para uma entrevista em profundidade.

Parte 6 — Aplicando análise qualitativa para descobrir padrões e percepções
Aprenda como a análise qualitativa metódica é aplicada na pesquisa, encontre padrões comuns e faça análises cruzadas com outras fontes de informação.

  • Análise temática
  • Diagrama de afinidade
  • Análise quantitativa

Atividades: Crie um diagrama de afinidade usando notas de pesquisa fornecidas. Analise e escreva suas principais conclusões.
Parte 7 — Apresentando resultados
Por fim, prepare um relatório de pesquisa sólido e apresente-o com impacto para obter a adesão dos stakeholders.

  • Usando o storytelling para compartilhar resultados de pesquisas
  • Como escrever um bom relatório de pesquisa
  • Como criar uma boa apresentação
  • Como proteger a privacidade dos usuários ao compartilhar resultados de pesquisas 
Atividades: Crie uma breve apresentação com as descobertas do diagrama de afinidade desenvolvido anteriormente.
Parte 1 — O papel da pesquisa em UX
Neste início, aprenda o que é o UX design e o UX Research, e como as empresas podem economizar fazendo pesquisas antes do desenvolvimento e implementação de produtos digitais.

  • A função do UX Research na produção e design de um serviço
  • A história do UX Research
  • Casos de pesquisa em UX Research 
  • Pesquisa ROI (Retorno sobre Investimento)
  • O papel do UX Research nos processos de inovação 

Atividades: Mapeie atividades do UX Research. Escreva um resumo sobre a função do UX Research em sua organização.
Parte 2 — Iniciando um projeto de pesquisa em UX: A escolha dos métodos
Aprenda a identificar corretamente os desafios e os objetivos de uma pesquisa. Estude os métodos UX Research mais usados ​​e entenda como escolher os melhores para alcançar bons resultados.

  • Plano de pesquisa
  • Coletando informações
  • Pesquisa documental
  • Métodos de pesquisa qualitativa e quantitativa
  • Métodos atitudinais e comportamentais
  • Pesquisa somativa e gerativa
  • Selecionando o método de pesquisa relacionado à fase do projeto
  • Métodos de pesquisa mais usados ​​

Atividades: Revise e formule os objetivos e desafios da sua pesquisa de UX, e preencha os modelos relacionados. Escolha um método de pesquisa aplicável ao caso analisado e apresente sua justificativa.

Parte 3 — Preparando o UX Research: desenho da pesquisa e recrutamento dos participantes
É hora de aprender a escrever bons roteiros de perguntas para entrevistas qualitativas e quantitativas. Além disso, aprenda a definir a quantidade de participantes para diferentes métodos de pesquisa e organize processos de recrutamento de participantes.

  • Escrevendo scripts
  • Escrever boas perguntas para entrevistas e pesquisas
  • Definição da quantidade de participantes para métodos qualitativos e quantitativos
  • Definição de perfis de usuário e triagem
  • Diferentes maneiras de recrutar
  • Discurso de recrutamento
  • Recompensa dos participantes

Atividades: Revise o roteiro de entrevista fornecido e crie as perguntas para uma de suas partes. Defina o número de participantes da pesquisa de acordo com o método selecionado. Escreva um formulário de triagem para uma pesquisa específica e faça os outros preparativos para o recrutamento de participantes.
Parte 4 — Facilitando uma pesquisa
Aprenda a conduzir uma pesquisa e entenda as habilidades necessárias para fazer isso de forma eficaz.

  • Definição de funções para facilitação de pesquisa
  • Boas práticas para moderadores
  • Boas práticas para anotadores
  • Boas práticas para gestores de protótipos e responsáveis pelo registro
  • Boas práticas para observadores
  • Pesquisa remota

Atividades: Pratique a facilitação de uma sessão de pesquisa a partir de um roteiro.
Parte 5 — Acordo do participante e privacidade de dados
Agora, aprenda como o pesquisador representa as organizações ao fazer pesquisas, quais são suas obrigações para com o cliente e quais processos legais devem cumprir.

  • Consentimento de gravação
  • LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
  • Non Disclosure Agreement (NDA)

Atividades: Crie um documento de consentimento para uma entrevista em profundidade.
Parte 6 — Aplicando análise qualitativa para descobrir padrões e percepções
Aprenda como a análise qualitativa metódica é aplicada na pesquisa, encontre padrões comuns e faça análises cruzadas com outras fontes de informação.
  • Análise temática
  • Diagrama de afinidade
  • Análise quantitativa

Atividades: Crie um diagrama de afinidade usando notas de pesquisa fornecidas. Analise e escreva suas principais conclusões.
Parte 7 — Apresentando resultados
Por fim, prepare um relatório de pesquisa sólido e apresente-o com impacto para obter a adesão dos stakeholders.

  • Usando o storytelling para compartilhar resultados de pesquisas
  • Como escrever um bom relatório de pesquisa
  • Como criar uma boa apresentação
  • Como proteger a privacidade dos usuários ao compartilhar resultados de pesquisas 
Atividades: Crie uma breve apresentação com as descobertas do diagrama de afinidade desenvolvido anteriormente.
Parte 8 — Trabalhando em ambiente de nuvem
Aprenda a operar a plataforma de nuvem da Amazon Web Services e seus elementos relacionados à análise de dados.

  • Iniciando-se no Amazon Web Services
  • Rodando Python com funções de AWS Lambda
  • Gerenciamento de tarefas com AWS
  • Serviços de gerenciamento com AWS Cloud/Watch
  • Trabalhando com Sagemaker notebooks
  • Rodando aplicações em máquinas virtuais de AWS EC2

Atividade
Criar um AWS Datalake e realizar a automação de pipeline de ingestão de dados.

Parte 9 — Big Data e Data Lake no AWS
Saiba como trabalhar com Spark, combinando-o com diferentes bibliotecas e estratégias de manipulação e processamento de dados em grandes quantidades. Crie Data lakes.

  • Introdução ao Spark
  • Trabalhando com Apache Spark
  • Processamento de grande quantidade de dados
  • Processamento de dados usando Pandas, PySpark e Pyarrow
  • Trabalhando com Data lakes
  • Extract load transform (ETL)

Atividade
Crie um Data lake no AWS e utiliza Python para extrair, transformar e carregar dados nele.

Como é a rotina do curso

Aprenda sobre o tema
Coloque o aprendizado em prática
Produza trabalhos autorais
O curso é composto por videoaulas específicas e de fácil entendimento

Atividades para praticar no ritmo mais apropriado para você
Correção individual dos trabalhos, com feedbacks para melhorias
Um projeto para consolidar o conhecimento adquirido e a oportunidade de enriquecer seu portfólio

1
2
3
4
Troque conhecimento com o tutor

Seu currículo
no futuro

R$ 6.773 - R$ 13.000
Salário mensal entre:
Habilidades:
Seu nome
UX Reseacher
Certificado pela EBAC:
certificado
Métodos de pesquisa qualitativa
*Média salarial para a região de São Paulo
Métodos de pesquisa quantitativa
Condução de entrevistas para captação de dados
Aplicações legais - LGPD
Elaboração de apresentações e storytelling
Formulação de hipóteses e insights

GRÁTIS:

Os alunos da EBAC têm direito a:

1 MÊS DE CURSO DE INGLÊS

— 1 mês de acesso à plataforma online da EF
— 16 níveis de inglês, totalmente grátis
— Teste de nivelamento
— Certificado reconhecido internacionalmente,
ao final de cada nível
logo EF
EF English First Live
background image

Ingresse e tenha sucesso no mercado de trabalho com o nosso Centro de Carreiras

Assistência na elaboração do seu portfólio, currículo e perfil no LinkedIn.
Preparação para processos seletivos, dinâmicas de grupo e entrevistas individuais.
Mentorias com os recrutadores e profissionais da sua área de atuação.
Cases de projetos finais preparados por empresas reais.
"Nossos alunos podem contar com o nosso Centro de Carreiras tanto na preparação para ingressar no mercado de trabalho quanto em etapas de transição profissional. Estaremos presentes ao longo de toda a jornada do aluno – desde o início do curso até a contratação"
Ekaterina Lukianova
Head do Centro de Carreiras
Início:
Restam:
...
11 vagas
Faça sua inscrição para o curso!

Investimento

Logo Provi
Preço com desconto
R$ 3.650
R$ 2.190
12x de
R$ 182,50
Parcele no boleto. Entrada + 24 de
R$ 106,31
Valor total em 24X
R$ 2.770,44
sem juros no cartão
Investimento pode variar de acordo com o meio de pagamento e data de contratação escolhidos.
40%
de desconto
Promo sticker -40%
O valor final pode sofrer alteração por conta da variação do IOF. Essa diferença acontece por conta da incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), um imposto obrigatório e cobrado pelo governo sobre todas as operações de financiamento.
logotipo da EBAC

A EBAC é uma instituição inovadora de ensino superior em Artes Criativas e Tecnologia que oferece cursos online, além de programas presenciais e híbridos de especialização e graduação, validados internacionalmente.

graduações internacionais validadas pela University of Hertfordshire (UK)
alunos matriculados nos cursos online da instituição.
dos professores e coordenadores são profissionais atuantes no mercado
empresas colaboram no desenvolvimento dos cursos, projetos reais e programas de estágio
06
100%
+15.000
+40

Perguntas frequentes

Nunca trabalhei com pesquisa. Serei capaz de acompanhar as aulas?
Com certeza! Desenvolvemos este curso para você adentrar o universo do UX Research e para que possa adquirir os conhecimentos necessários para incrementar seu currículo ou começar em uma nova carreira. Não é preciso conhecimento prévio.
Quais as vantagens em aprender UX Research?
Três razões básicas são: 1) aprender a extrair informações preciosas a partir de pesquisas e entrevistas com usuários, 2) a partir destes dados, criar designs que realmente atendam suas necessidades e 3) facilitar a aceitação e o consumo de produtos digitais.
Qual a diferença entre UX Research e UX Design?
A pesquisa em experiência do usuário é o coração do UX. Sem ela, não há como designers criarem ações certeiras para melhorar a percepção do cliente.
Posso assistir os módulos fora de ordem?
Os módulos são liberados semanalmente, conforme a evolução do aluno no curso. Isso significa que você deve assistir os módulos em ordem e realizar as atividades propostas pelo professor antes de passar para o módulo seguinte.
Existe alguma atividade em grupo?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?
Este curso tem duração de mais de 13h de aula, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis na plataforma para acessar quando e de onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, pode assistir novamente ou tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. Além disso, as aulas ficam disponíveis por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso. Assim, você pode revisar e relembrar algumas coisas daqui a alguns meses.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos? 
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir. 
Eu posso tirar dúvidas com o tutor? 
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos. 

Perguntas frequentes

Nunca trabalhei com pesquisa. Serei capaz de acompanhar as aulas?
Com certeza! Desenvolvemos este curso para você adentrar o universo do UX Research e para que possa adquirir os conhecimentos necessários para incrementar seu currículo ou começar em uma nova carreira. Não é preciso conhecimento prévio.
Quais as vantagens em aprender UX Research?
Três razões básicas são: 1) aprender a extrair informações preciosas a partir de pesquisas e entrevistas com usuários, 2) a partir destes dados, criar designs que realmente atendam suas necessidades e 3) facilitar a aceitação e o consumo de produtos digitais.
Qual a diferença entre UX Research e UX Design?
A pesquisa em experiência do usuário é o coração do UX. Sem ela, não há como designers criarem ações certeiras para melhorar a percepção do cliente.
Posso assistir os módulos fora de ordem?
Os módulos são liberados semanalmente, conforme a evolução do aluno no curso. Isso significa que você deve assistir os módulos em ordem e realizar as atividades propostas pelo professor antes de passar para o módulo seguinte.
Existe alguma atividade em grupo?
O curso foi desenvolvido pensando na sua evolução individual. Por isso, temos uma equipe de tutores para corrigir e dar feedbacks sobre as atividades realizadas por cada aluno. Você também pode conversar com outros alunos e fazer qualquer pergunta sobre o conteúdo das aulas para o tutor no Fórum.
Quanto tempo dura o curso? Consigo conciliar com outras atividades?
Este curso tem duração de mais de 13h de aula, mas o tempo de conclusão vai depender de você. As aulas estão disponíveis na plataforma para acessar quando e de onde quiser, avançando no seu ritmo, sem atrapalhar o trabalho ou a vida pessoal. Se você precisar, pode assistir novamente ou tirar dúvidas com o tutor antes de prosseguir. Além disso, as aulas ficam disponíveis por 2 anos (24 meses) a partir da data de matrícula do curso. Assim, você pode revisar e relembrar algumas coisas daqui a alguns meses.
Quantas horas por semana precisarei dedicar aos estudos? 
Sugerimos que você complete um módulo por semana, o que dá um pouco mais de 2 horas entre assistir as aulas e realizar as atividades. Mas, não se preocupe, este prazo é apenas uma sugestão, ok? Você pode avançar no seu próprio ritmo, fazer pausas para absorver o conteúdo e assistir de novo, quantas vezes quiser, antes de prosseguir. 
Eu posso tirar dúvidas com o tutor? 
Dentro da plataforma, você terá um tutor que irá comentar as suas tarefas e dar dicas. Você terá a chance de aprender mais com a experiência dos nossos professores, que são líderes do mercado nas suas áreas, e aproveitar para adquirir novos conhecimentos.