Diálogos entre curadoria e produção de exposições

Demonstração
30 de maio de 2022, 19:00
Você gostaria de saber mais sobre os bastidores de uma exposição? Entenda como se constrói a curadoria, como as ideias saem do papel e se materializam. Saiba também como captar recursos, produzir e executar uma exposição!

A partir da experiência do processo de concepção e produção da exposição Duo Drag, o produtor e curador Leonardo Birche propõe uma visão panorâmica às diversas áreas que permeiam as decisões que devem ser tomadas na curadoria de mostras, exposições e demais projetos culturais.

Palestrante

Leonardo Birche
Diretor de produção cultural e Artista
Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestre em Educação pela USCS (2020), graduado em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (2011), com extensão universitária em História do Teatro na Université d’Avignon et des Pays de Vaucluse, na França. Trabalha desde 2012 na 3D3 Comunicação e Cultura, como produtor e pesquisador de cultura e gestão de produção, em projetos para Centro Cultural Banco do Brasil, Observatório Itaú Cultural, Associação Brasileira de Arte Contemporânea, além de atuar no Panorama Setorial da Cultura Brasileira. Como produtor e gestor cultural, trabalhou com diversos grupos e artistas, como Coletivo Cronópio, Cia do Bife, Comitê Escondido Johann Fatzer, Coletivo Karenin, Núcleo Doppelgänger, Teatro Fósforo, BR S.A. Coletivo de Artistas, Teatro de Grão, entre outros, em projetos contemplados em editais públicos como Prêmio Zé Renato, ProAC, realizados através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, bem como desenvolvidos a convite da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, unidades do Sesc e SESI-SP. Ministra oficinas de produção cultural em universidades e instituições.

A quem pode interessar


  • Apaixonados por Arte, Comportamento e Cultura
  • Estudantes das áreas de Artes visuais, Educação, Ciências sociais, História da arte e outros
  • Profissionais e estudantes nas áreas de Artes Visuais, Arquitetura, Design, Comunicação, Ciências Sociais, História, Filosofia, Fotografia, Vídeo Arte, Cinema.
  • Produtores culturais e artistas
  • Quem quer começar uma nova carreira em arte, curadoria ou produção

Sobre o que vamos falar?


  1. Produção e curadoria
    Entenda como são os bastidores de uma exposição, desde o processo de concepção, até a produção, captação de recursos e execução.

  2. Áreas do conhecimento
    Saiba quais são as áreas do conhecimento necessárias e ativas no processo de criação de uma exposição.

  3. Dicas e escolhas
    Receba dicas, a partir de uma visão panorâmica do processo, de como tomar decisões e fazer escolhas na hora de produzir uma exposição.

  4. Case prático
    Veja o exemplo prático da criação da concepção e execução da exposição Duo Drag.

E ainda mais pra você:


Além do conteúdo especial apresentado durante o evento pelo nosso convidado, quem assistir ao evento ao vivo receberá um desconto exclusivo para estudar no curso de Art Business  com a EBAC e alcançar um novo patamar em sua carreira profissional.