Marketing

4 maneiras de bombar no LinkedIn

Em 2021, o LinkedIn, a maior rede social profissional e de negócios do mundo, completará 18 anos. Pensar que sua trajetória começou em 2002 na sala de estar de seu cofundador, Reid Hoffman, é no mínimo surpreendente. O lançamento oficial do LinkedIn ocorreria apenas no ano seguinte, mais precisamente em 5 de maio de 2003. Em 2016, a Microsoft desembolsou US$ 26,6 bilhões para sua aquisição.

A relevância do LinkedIn é cada vez mais evidente pelo seu consistente crescimento global. Segundo dados da própria empresa, são 740 milhões de usuários distribuídos em mais de 200 países. No Brasil, são 43 milhões de usuários que criam conexões, engajam e tornam a rede social cada vez mais influente no ambiente de negócios e mercado de trabalho. No LinkedIn, estão presentes líderes de diversos setores da economia, profissionais de campos de atuação e segmentos diferentes, além da presença de empresas ícones e uma eficiente (e disputada) seção de vagas que reúne candidatos de todo o planeta.
Em números absolutos de usuários, o Brasil corresponde ao quarto maior mercado da empresa sendo ultrapassado apenas por EUA (170 milhões), Índia (71 milhões) e China (50 milhões), de acordo com a plataforma Hootsuite.

Outros dados confirmam que a expansão brasileira do LinkedIn é exponencial com a criação de 100 mil novos perfis (em média) por semana. Saiba mais sobre o extenso currículo do LinkedIn:
LinkedIn: um breve currículo
1
18 anos 
Fundado em 2003 por Reid Hoffman, Konstantin Guericke, Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Eric Ly
2
Presente no Brasil há 10 anos
Em 2011, ano que chegou ao Brasil, o LinkedIn contava com apenas 6 milhões de usuários
3
Expansão global
740 milhões de usuários no mundo
4
Formadores de opinião
2 milhões de posts, vídeos e artigos passam pelo feed da plataforma em apenas 1 dia
5
Influência no mercado de trabalho
4 milhões de empregos, entre contratações e recolocações, foram concretizados por meio do LinkedIn
6
Microsoft
US$ 26,2 bilhões foi o valor pago pela Microsoft na aquisição do LinkedIn em 2016
Dados acima divulgados pela revista Isto É Dinheiro.

Já percebemos que garantir uma boa reputação no LinkedIn é essencial. Contudo, não basta só “estar” nesta ou em qualquer outra rede social, é necessário igualmente engajar com a comunidade para desenvolver maior visibilidade e criar relevância para seu negócio ou perfil profissional. Sendo assim, a gente separou então 4 dicas que irão auxiliar sua missão, confira todas elas a seguir:
LinkedIn: faça o famoso networking acontecer!
Comentários & reações

O LinkedIn atualmente está repleto de uma infinidade de conteúdo: posts, vídeos, artigos, enquetes, anúncios, entre outros formatos. Nossa dica é: comente e reaja sempre que possível. Mostre sua opinião, escreva estruturando seu raciocínio sobre um determinado tema que seja relevante para a comunidade. Em seguida, usuários poderão gerar réplicas, enquanto alguns outros potencialmente visualizarão seu perfil interessados numa possível nova conexão profissional. É o famoso networking acontecendo!
Para ampliar o alcance do seu post, sempre inclua hashtags que estão em alta.
Textos, imagens e hashtags

Você tem um link sobre uma notícia interessante ou fato relevante e quer compartilhar com suas conexões no LinkedIn? Então, nunca publique somente um simples link sem fornecer um contexto para suas conexões. Se é um artigo sobre “dicas de carreira”, por exemplo, tente fazer um breve resumo para que as pessoas saibam que você realmente leu todo o conteúdo, assim gerando mais confiança em seu post. Não esqueça de adicionar o link para a leitura na íntegra, obviamente. Se preferir não escrever, adicione então uma imagem para ilustrar o conteúdo sugerido adicionando uma rápida introdução. Ah, para ampliar o alcance do seu post, sempre inclua hashtags que estão em alta.
Ter uma boa noção de timing para publicações é uma excelente estratégia.
Fique de olho no horário nobre

Ter uma boa noção de timing para publicações é uma excelente estratégia. Não publique conteúdos em determinados horários quando pessoas não estarão lá para interagir com sua publicação.

Segundo dados divulgados pela RockContent, o melhor horário para postagem no LinkedIn é das 8:00 às 10:00 da manhã às quartas-feiras. Além disso, quartas e quintas são os dias mais propícios para postagens. Outra informação que merece atenção é que o domingo não é um dia favorável para engajamento. Então, reserve suas publicações para outro momento na semana.
Sabia que é possível realizar transmissões ao vivo também no LinkedIn?
Faça lives no LinkedIn

As lives tornaram-se presentes em nosso cotidiano durante a pandemia. Mas, sabia que é possível realizar transmissões ao vivo também no LinkedIn? O LinkedIn Live é a ferramenta da plataforma para a transmissão de conteúdos ao vivo para suas audiências. Esta funcionalidade está disponível tanto para usuários quanto para páginas corporativas. Demais, não é mesmo?
Entretanto, se você tem interesse nesta funcionalidade, será necessário antes solicitar uma autorização externa preenchendo este formulário aqui.
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