Uma introdução um pouco diferente sobre Content Marketing
Unindo Economia Comportamental e Performance
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1. Introdução
O marketing de conteúdo tem se tornado uma estratégia essencial para marcas que buscam estabelecer autoridade, engajamento e conversão. Verificou-se que a melhor orma de construir solidez, conectar pessoas e principalmente garantir autoridade é mostrando que você é capaz de resolver o problema do seu usuário ou trazer algu, benefício a ele. Qual a melhor forma de transmitir essa ideia? Ofertando conteúdo, garanindo que você é capaz de nào só tornar a vida dele mais fácil, mas educa-lo da melhor forma possível para resolver seus próbiemas. Isso já foi cravado e comprovado pelas diversas estratégias de marketing atuais. Por um mercado ávido por conhecimento e princopalmente em uma era imediatista e de consumo rápido, além de criar conteúdo relevante, é crucial entender o comportamento humano por trás das interações online. A economia comportamental, que explora como as pessoas realmente tomam decisões, pode trazer insights profundos para otimizar as estratégias de conteúdo e melhorar a performance.
Neste artigo, eu gostaria de compartilhar minha experiência em como construí conteúdos que transformam vidas trazendo soluções para os problemas de nossos usuários, como compreendi o potencial da economia comportamental para criar mecanismos de influência ou persuasão, levando-os às melhores decisões e por último, não menos importante, como alinhei toda minha experiência com Growth a Analytics em todos esse aparato.Com isso, esmiuçarei como as marcas podem aplicar princípios psicológicos para melhorar seus resultados de marketing.
2. Content Marketing e Psicologia do Consumidor
O marketing de conteúdo vai além de produzir materiais atraentes; ele envolve a criação de conteúdos que ressoam com as necessidades, desejos e motivações do público. Hoje temos conceitos de Branded Content (Onde a marca contrata empresas especializadas no processo) ou Brand Publishing (Onde a própria marca produz seus conteúdos). Gostaria de dar alguns exemplos para ilustrar como o Branded Content ele pode induzir, sutilmente uma venda ou conectar-se emocionalmente ao seu consumidor sem precisar oferecer nenhum produto:
- Always (Run Like a Girl): https://www.youtube.com/watch?v=aM-ZRggWTjw
- Avon (Repense o Elogio): https://www.youtube.com/watch?v=lIMqg_4BAFQ
- Nike (Be Crazy): https://www.youtube.com/watch?v=oTt1o3XTvMk
Além da estratégia de fixar o conceito e os valores da marca através dessas ações, é imperativo aplicar princípios da economia comportamental, é possível entender melhor por que os consumidores se engajam com certos tipos de conteúdo.
- Cognitive Overload: O excesso de informações pode sobrecarregar o consumidor, levando à inação. Estruturar o conteúdo de forma clara e objetiva ajuda a reduzir o “custo mental” para o usuário. Um exemplo disso é a criação de conteúdos curtos, como listas e infográficos, que facilitam a absorção de informações.
- Curadoria de Conteúdo: A curadoria bem-feita direciona o consumidor para escolhas simplificadas. Ao oferecer uma seleção limitada de opções ou destacar as melhores, as marcas podem reduzir o “paradoxo da escolha” e aumentar as taxas de conversão.
3. Economia Comportamental Aplicada ao Content Marketing
A economia comportamental nos ajuda a entender como os consumidores tomam decisões de forma intuitiva e emocional. Somos bombardeados a todos momento com atalhos e mecanismos mentais que nos influenciam direta ou indiretamente como tomamos decisões, estar presente na memória do consumidor quando ele precisa resolver seus problemas, através de um e-book, newsletter, conteúdo em redes sociais é a melhor forma de garantir a disponibilidade da sua marca no imaginário do consumidor.
Aqui estão alguns princípios e como eles podem ser aplicados ao content marketing:
- Efeito Ancoragem: Ao expor o público a uma referência inicial – seja um valor, uma ideia ou uma comparação – você pode influenciar a maneira como ele percebe uma mensagem ou produto subsequente. Em campanhas de conteúdo, por exemplo, o valor percebido de um produto pode ser amplificado ao compará-lo com uma opção significativamente mais cara.
- Algumas frases que ilustram essa ideia:
- Leve 3 e Pague 2;
- A segunda Unidade com 50% de desconto
- Exemplo em Imagem:
- Algumas frases que ilustram essa ideia:
- Reciprocidade: Um dos princípios mais eficazes do marketing de conteúdo é oferecer valor primeiro, criando um senso de obrigação no consumidor. Oferecer ebooks, webinars ou newsletters valiosas pode estimular o consumidor a retribuir, seja assinando uma newsletter ou comprando um produto.
- Aversão à Perda: As pessoas têm mais medo de perder do que desejo de ganhar. Utilizar este princípio em campanhas de conteúdo, como ao destacar uma oferta por tempo limitado ou as consequências de não agir, pode aumentar o senso de urgência e engajamento.
- Efeito de Escassez: Campanhas de conteúdo que destacam a escassez de um produto ou uma oportunidade limitada podem induzir o consumidor a agir rapidamente. Exemplos incluem a oferta de vagas limitadas em cursos online ou produtos exclusivos disponíveis por tempo limitado.
- Algumas frases que ilustram essa ideia:
- Últimas Unidades;
- Apenas para os 10 primeiros que comentarem
- Exemplo em Imagem:
- Algumas frases que ilustram essa ideia:
4. Performance e Conteúdo: Como Medir e Melhorar
Integrar esses conceitos com a performance é crucial. Hoje é impossível não analisar cada etapa do processo, temos diversas ferramentas analíticas que auxiliam a compreender de forma numérica, o comportamento do nosso usuário, é possível através dos dados compreender seu nível de engajamento com o nosso conteúdo. Não basta entender o comportamento do consumidor, é necessário medir o impacto dessas ações para garantir que o conteúdo está atingindo os resultados desejados.
- Métricas Importantes:
- Engajamento: Medir curtidas, comentários e compartilhamentos nas redes sociais. O comportamento engajado reflete o nível de conexão emocional que o conteúdo cria com o público.
- Taxa de Conversão: Avaliar como o conteúdo está contribuindo para a jornada de compra. Isso pode ser medido pela taxa de cliques em CTA’s (Calls-to-Action), assinaturas de newsletter ou a compra direta de produtos.
- Retenção de Público: Conteúdos que retêm o público por mais tempo indicam maior relevância e impacto. O tempo de permanência em blogs, vídeos ou webinars é uma métrica vital.
- Otimização com Testes A/B: Testar diferentes versões de conteúdo (layout, copy, tom) pode fornecer insights valiosos sobre o que ressoa melhor com o público. Por exemplo, uma frase de urgência (“Última chance”) pode funcionar melhor para públicos motivados por escassez.
5. Alguns exemplos:
Um exemplo prático de integração entre content marketing e economia comportamental pode ser observado em empresas que criam campanhas baseadas em conteúdo educativo.
A própria EBAC fornece diversos cursos e webinars gratuitamente para comprovar não só sua autoridade sobre diversas disciplinas acadêmicas com os melhores profissionais do mercado, mas também concede a oportunidade para que todos possam vivenciar a metodologia de ensino da escola, isso traz engajamento, traz interessados e principalmente novos alunos.
Com isso, determinamos quais os cursos que estão mais procurados, criamos eventos para tangibilizar essa demanda do mercado, medimos o número de inscrições, tempo de permanência no evento, número de interessados após o evento e quantos alunos foram gerados arravés dele.
Com isso, unimos o marketing de conteúdo (Eventos), criamos processos que ajudam os participantes a se decidirem levando uma amostra da metodologia e depois medimos o processo.
A Rock Content também através de diversos e-books, infográficos e imagens ajudava seus usuários com diversas dicas sobre CRM, como segmentar usuários, como criar bons e-mails, trazendo autoridade sobre o assunto, conquistou novos usuários e consequentemente novos clientes.
A oferta do conteúdo ajuda a criar autoridade e gerar reciprocidade, é possível capturar os leads para fazer campanhas, mensurar as conversões, quantidade de downloads, determinar a demanda do mercado e consequentemente criar estratéfias de conversão para clientes.
Transformar a vida de pessoas é um ótimo atalho para garantir autoridade sobre o assunto, tornar o mundo melhor e consequentemente ser retribuído direta ou indiretamente no crescimento da empresa.
Curso de Marketing Digital
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