Quando uma empresa de jogos indie criou o “Among Us” em 2018, este foi recebido com pouco entusiasmo. Um tal game de múltiplos jogadores chamado “Among Us” permaneceu na geladeira até a pandemia chegar de vez e não dar sinais de que iria embora tão cedo. Desde então, “Among Us” virou febre. Num piscar de olhos, YouTubers, influenciadores e creators do TikTok estavam jogando o jogo do impostor. Saiba mais sobre esta novo fenômeno dos games neste artigo na íntegra.
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A explosão de “Among Us” começou quando Chance Morris (mais conhecido online como Sodapoppin), ansioso para manter seus seguidores entretidos durante a quarentena na plataforma Twitch, começou a trasmitir o jogo criado pela InnerSloth para seus singelos 2,8 milhões de seguidores. Desde então, “Among Us” virou febre. Num piscar de olhos, YouTubers, influenciadores e creators do TikTok estavam jogando o tal do jogo do impostor. Nomes como PewDiePie, James Charles, Felipe Neto, T3ddy e Neymar estavam todos “streamando” Among Us para suas comunidades de outros milhões de seguidores. “O pai tá on”, como dizem por aí.
Mas o que é este tal de Among Us?
“Among Us” é um jogo de múltiplos jogadores onde entre quatro e 10 jogadores são lançados numa nave alienígena. Cada jogador recebe seu papel como um “companheiro de tripulação” ou “impostor”. Os membros da tripulação precisam então circular pela nave e completar uma série de tarefas enquanto tentam erradicar seus inimigos e evitar serem mortos por um ou vários impostores. Que sufoco!
Os jogadores podem ser eliminados da nave, então cada jogo se torna uma corrida pela sobrevivência: ou você vota corretamente para eliminar os impostores ou irá ter que completar todas as suas tarefas para vencer. É um jogo bem simples, na verdade.
Os jovens fãs de creators e influenciadores não somente assistiram às transmissões de Among Us, mas também começaram a jogar aos montes. Milhões de adolescentes e crianças em vários países do mundo se tornaram viciados no game que começou a servir como uma espécie de rede social para jovens com tédio quarentenados.
Segundo dados da InnerSloth, criadora do jogo, 69% dos gamers em Among Us são mulheres, e no total, 76% do público tem até 18 anos, 13% tem de 19 e 24 anos e apenas 9% tem de 25 a 34 anos. Os servidores de “Among Us” começaram a ficar lotados, num deles quase cem mil adolescentes socializam enquanto jogavam entre si. Com as grandes restrições nas áreas públicas das grandes cidades mundo afora e com poucas opções de lazer devido ao distanciamento social, “Among Us” permitiu uma nova maneira de interação social em segurança.
Não dá pra negar o impacto das redes sociais em relação ao jogo Among Us, seu sucesso contínuo é impulsionado ainda mais por uma enxurrada interminável de dados nas redes sociais. Por exemplo, o YouTube brasileiro conta com mais de 6 mil vídeos sobre o jogo desde janeiro até outubro.O Twitter está repleto de contas que publicam memes para centenas de milhares de seguidores. Vídeos no TikTok, incluindo a hashtag #AmongUs, acumularam mais de 13 bilhões de visualizações com paródias, fanfics, e muito mais. O jogo virou muito mais do que um simples game, sua popularidade o tornou um verdadeiro fenômeno cultural.
Segundo o site Tecmundo, os dados revelados pela empresa também comprovaram que o game atingiu cerca de 100 milhões de downloads no mundo inteiro, sendo cerca de 17 milhões (20%) só aqui no Brasil.
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