Audiovisual & Games
Animações 3D e tendência crescente na publicidade
O mercado tem apostado cada vez mais nesse tipo de anúncio – e o nicho oferece ótimas oportunidades
Se uma empresa deseja que seu produto tenha sucesso, a maneira mais eficaz de atingir esse objetivo é por meio de marketing e publicidade, certo? Mas como se destacar no feed com tanto conteúdo? A animação 3D é a melhor resposta para quem busca por inovação audiovisual.

E os dados confirmam isso: em 2018, a indústria de renderização 3D atingiu o valor de 1,5 bilhão de dólares e, de acordo com um relatório de 2019, espera-se que esse setor alcance mais de 6 bilhões em valor até 2025, mostrando que essa é uma aposta das marcas.

O que é animação 3D na publicidade?
O generalista 3D Leonardo Scherer cita o exemplo de uma propaganda da marca Continental: a partir de um pneu, nós vemos uma sola ser formada e, então, um tênis. Tudo utilizando a modelagem 3D para criar um filme dinâmico que faz com que o telespectador entenda de onde veio a tecnologia daquele produto.
Mas a visualização 3D em marketing vai além da publicidade tradicional, para televisão. Por exemplo, você pode criar uma representação visual 3D de um produto e permitir que os clientes interajam com ele em uma interface na internet.

Se tomarmos os tênis como exemplo, os modelos 3D permitem que os clientes mudem a cor dos sapatos, aumentem e diminuam o zoom e tenham uma visão de 360​​° girando a imagem. Em um mundo cada vez mais digital e que as compras online tendem a aumentar ainda mais – como explica o professor Bruno Oliveira, professor de marketing digital para e-commerce da EBAC –, as marcas mais antenadas já perceberam a importância de oferecer esse tipo de experiência.

As vantagens de utilizar a animação 3D na publicidade

Há motivos que explicam porque o uso de modelação 3D está cada vez mais em alta na publicidade:
  • É econômico
Acredite ou não, as campanhas publicitárias 3D podem ser muito mais econômicas do que as campanhas tradicionais. A marca terá que investir algum dinheiro na contratação de um profissional de alta qualidade, mas isso ainda requer menos etapas – e pessoas – do que organizar sessões de gravação.

  • Fornece uma visualização de alta qualidade
Até algum tempo atrás, as imagens estáticas eram as mais eficientes em termos de visualização à distância de um produto. No entanto, a animação nos permite dar ainda mais vida a eles. 

  • Ela moderniza a marca
Uma campanha publicitária 3D é uma ótima maneira de se destacar da multidão de uma forma moderna e única. O que é mais moderno do que usar a tecnologia 3D para mostrar produtos?

  • Permite ter controle sobre detalhes menores
Se você editar demais uma foto para corrigir algo que não saiu bem, isso ficará bem aparente. A visualização 3D, por outro lado, permite controlar os menores detalhes para que tudo saia perfeito.

  • Vende a experiência e não apenas o produto
Esta é uma das regras mais importantes de marketing: os produtos são substituíveis, a menos que você lhes dê um propósito e significado. Portanto, para realmente atrair clientes, você deve vender-lhes uma experiência e, nesse sentido, a animação 3D pode ser usada para criar essa realidade.

  • Ela dá vida à sua ideia
Não há nada mais eficaz do que ser capaz de mostrar sua ideia de maneira correta e realista. A renderização do produto 3D faz exatamente isso, permitindo até mesmo mostrar o processo de criação ou tecnologia implantada (como no exemplo do tênis feito a partir de pneus, da Continental). 
A animação 3D na publicidade durante a pandemia e no futuro

Com a renderização em 3D, você não precisa de uma equipe inteira para preparar o cenário e tirar fotos. Tudo pode ser feito em um computador. Por isso, esta se tornou a solução perfeita para as marcas durante a pandemia.
E essa aposta tende a continuar mesmo depois que tudo voltar “ao normal”. A alternativa é sustentável, conveniente, moderna e econômica, além de extremamente eficaz e, agora que o mercado está cada vez mais ciente disso, a tendência é a busca por profissionais de animação continuar aumentando.
Qual o salário médio desse profissional?
Como já esclarecemos em outras ocasiões, a remuneração de qualquer profissional se diferencia de acordo com a localidade, projetos, qualificação, experiência e ambição pessoal. Entretanto, é possível ter algumas estimativas, para exemplificar, na cidade de São Paulo, o salário de iniciante de um artista 3D fica em torno de R$3.000 por mês (consulta no Glassdoor). O salário para profissionais mais experientes pode chegar a R$ 8.000.
Torne-se um artista 3D!

Você vai dominar o ciclo completo de criação de um modelo 3D utilizando os principais softwares do mercado. Construa um portfólio e atraia os primeiros trabalhos profissionais para iniciar a sua carreira como artista 3D para sites, campanhas, jogos, filmes e muito mais.


Professor: Daniel Rivers


Atua há mais de 10 anos como artista 3D no mercado de desenvolvimento de Games no Brasil. Trabalhou em diversos jogos da Glu Mobile, incluindo Blood and Glory que teve mais de 10 milhões de downloads. Atuou como 3D Prop Artist na 5ª temporada da série Black Mirror (Netflix), no episódio Striking Vipers. Participou de diversas produções de VR, AR, mobile e desktop, além de realizar palestras e workshops em feiras de Games e Tecnologia.