Digital product designer: uma carreira sem fronteiras definidas
Da ideia inicial à concepção de novo produto ou serviço digital, existem várias etapas a serem percorridas e é esse profissional que coloca a mão na massa para encontrar soluções inovadoras
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda a criar produtos digitais como sites, aplicativos e serviços para conquistar clientes e garantir o sucesso de qualquer tipo de negócio. Torne-se um dos profissionais mais requisitados e mais bem pagos da atualidade, Designer de Produto Digital.
Ao final do curso, você poderá dar vida digital a produtos inovadores que atendam às necessidades dos usuários.
O digital product design surge da era focada na experiência do usuário: basta pensar na quantidade de aplicativos que surgiram nos últimos anos e nos prometem facilitar cada aspecto da nossa rotina, do delivery do supermercado ao aluguel de carros.
Com diversos modelos de negócios surgindo já no ambiente virtual, há um aumento consistente na demanda por profissionais com capacidade de ter uma visão holística e alinhada ao business. Uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento global The Bridge aponta um aumento considerável de oportunidades de emprego na área de tecnologia, incluindo aí a carreira de digital product designer. De acordo com o estudo, um dos motivos é que a pandemia do coronavírus impulsionou a transformação digital em diversos setores econômicos, como serviços financeiros, varejo, setor público, manufatura, automotivo e mídia.
“As pessoas buscam experiências e não só consumir um produto. E todos nós sabemos quando algo ressoa na gente. E é o designer de produto digital o especialista em criar essas experiências”, Cassio Prates, professor do curso de product design na EBAC e product designer na Geekie.
Quais são esses produtos digitais?
São sites, plataformas e principalmente aplicativos. “Mas estes são apenas um dos muitos meios possíveis de se concretizar algo diante do problema a ser resolvido. Como o trabalho do designer de produto é projetar soluções para sanar necessidades das pessoas, a solução (ou produto) derivada disso podem ser: blogs, bots, canais de atendimento, etc. Tudo isso para ter um ‘produto’ que entrega uma solução inovadora e prática para as necessidades identificadas”, explica Cassio Prates.
Habilidades & competências
Mais que dominio de ferramentes ou softwares, um digital product designer deve ter aptidões qualitativas para se dar bem na carreira, como visão holística de processos e um perfil colaborativo, já que irá transitar por diversas áreas e pessoas, além de abertura para receber feedbacks. Isso porque sua ideia inicial poderá sofrer ajustes, aperfeiçoamentos, ou simplesmente não era a melhor opção naquela situação.
Quem tem experiência em outras áreas pode agregar muito à criação de produtos digitais. “O mundo é transdisciplinar, e a questão de experiência de usuários transpassa por todos os negócios. Há muitas áreas que podem acabar se especializando e trombando no design de produtos digitais, como gestão, comunicação, marketing, programação, redação, etc. Também é muito comum designers se especializarem como designers de produto, como no meu caso. Me formei em design gráfico, e, pela minha vontade de trabalhar com soluções digitais, acabei indo naturalmente para esta área. Designers têm essa curiosidade de entender processos, como as coisas são feitas, de projetar as coisas”, diz Cassio.
Qual a principal habilidade de digital product designer? Cassio, responde de imediato: “Com toda a certeza seria a escuta ativa. Conversar com as pessoas que vão usar o seu produto, e ouvir de verdade o que elas tem a dizer. Numa conversa franca conseguimos captar muita coisa. O que essas pessoas falam, o que elas costumam escutar, o que elas veem, e até o que elas sentem… Tudo isso é capaz de ser entendido pelos designers quando querem realmente resolver um problema para aquelas pessoas, e esse é o diferencial que vai ajudar a criar um produto disruptivo que é diferente do que essas pessoas usaram até então, e que atende as necessidades delas.”
Ser designer é muito mais sobre facilitar a construção e fazer a ponte entre os usuários e o desenvolvimento, do que sobre conseguir criar um produto sozinho.
Se todo esse papo sobre interfaces, foco no usuário, inovações digitais, te fez pensar que saber programar é um pré-requisito para se tornar um digital product designer, não se preocupe: basta ter noções básicas de como a lógica funciona. “Eu mesmo não sei programar uma linha de código. Sei um pouco de como funciona a lógica de programação, e sei conversar com os desenvolvedores utilizando alguns termos técnicos, isso acho que é necessário para que o(a) designer consiga construir algo que seja viável, que dê para sair do campo das ideias e tomar forma, com os recursos que temos disponíveis… Mas entender isso está longe de conseguir programar. Existem sim designers que sabem também ‘codar’, mas são tão raros que são chamados por aí de ‘unicórnios.
Trabalhamos muito em times e precisamos de equipes transdisciplinares para construir esses produtos. Assim, trabalhamos diretamente com a criação de softwares, mas muito menos pensando nas linhas de código e muito mais na experiência”, diz Cassio.
Já pensou em mergulhar na área de digital product design?
Esse profissional é o responsável pela criação de produtos ou serviços digitais inovadores, focados na experiência do usuário em multiplataformas como websites e aplicações mobile. Pensando nisso, lançamos um curso completo para que você tenha formação em Digital Product Design com aulas práticas, feedback individualizado e muitas dicas para você se destacar nesta carreira.
Profissão: Designer de Produtos Digitais
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Aprenda a criar produtos digitais como sites, aplicativos e serviços para conquistar clientes e garantir o sucesso de qualquer tipo de negócio. Torne-se um dos profissionais mais requisitados e mais bem pagos da atualidade, Designer de Produto Digital.
Ao final do curso, você poderá dar vida digital a produtos inovadores que atendam às necessidades dos usuários.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!