Como fazer seu perfil de LinkedIn se destacar
Veja como fazer com que recrutadores lembrem da sua página e não ser apenas mais um entre milhões
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Domine uma das profissões digitais mais populares do mundo e aprenda como implementar projetos de marketing para mídia social de forma mais eficiente. Você aprenderá a promover seu negócio nas redes sociais, a criar anúncios para uma campanha digital e a produzir conteúdo criativo para atrair mais seguidores.
Qualquer que seja sua profissão, o LinkedIn é a plataforma profissional mais conhecida para conseguir empregos. Recrutadores de grandes e pequenas empresas procuram pessoas de todas as áreas por lá.
Se você quer conseguir o emprego dos seus sonhos, é fundamental ter um perfil que se destaque por todos os motivos certos. Isso porque, entre milhões de candidatos, não é suficiente apenas ter uma página do LinkedIn, você precisa garantir que ela esteja otimizada.
Nesse artigo, vamos te mostrar 12 passos para um perfil de sucesso no LinkedIn:
Tenha uma foto de perfil profissional
Segundo a plataforma, perfis com fotos obtêm 21 vezes mais resultados do que aqueles que não têm. Mas essa foto precisa ser profissional. Não que você tenha que estar de terno (especialmente se isso nada tem a ver com seu campo), mas uma foto no bar não vai pegar bem.
Use palavras-chave
Se você deseja que empregadores e recrutadores encontrem seu perfil entre os milhões no LinkedIn, você precisa de palavras-chave que eles estarão procurando. Essas palavras-chave serão diferentes dependendo do seu setor, portanto, comece dando uma olhada nas palavras que aparecem nas descrições de cargos que você quer. Pense nos tipos de coisas que um recrutador procura e use para criar um bom resumo e título no LinkedIn (veja mais sobre isso abaixo).
Crie um título atraente
O título está posicionado logo abaixo do seu nome e será a primeira coisa que os visitantes do perfil lerão. As configurações padrão preencherão isso com sua posição atual mas você também pode pensar nele como um pequeno anúncio para você e o que você faz. Em vez de apenas listar seu cargo, mencione sua especialidade e como você beneficia sua empresa ou clientes, por exemplo “eu desenvolvo jogos mobile de sucesso”.
Inclua um banner
Sabe a faixa que fica acima da sua foto no perfil? O padrão é um fundo azul com pontos brancos conectados. Mas você pode colocar uma declaração visual sobre você: uma imagem que retrate seu trabalho ou seu hobby favorito, por exemplo.
Escreva um resumo pessoal que fale com o leitor
Esta é sua oportunidade de contar sua história. Não resuma o seu currículo aqui, descreva o que o diferencia e por que você é o melhor candidato. Mantenha o texto profissional e inclua suas especialidades.
Personalize o seu URL pessoal
O padrão é geralmente alguma iteração do seu nome com uma série de letras e números a seguir. Mas isso afeta sua classificação nas pesquisas. Tente abreviá-lo para o seu nome e, se não conseguir, pense em uma versão do seu nome que esteja disponível.
Peça (e faça) recomendações
As recomendações são outra forma importante de ganhar credibilidade. Tente obter um mínimo de 5 recomendações de colegas de trabalho. Você também pode, em vez de pedir, deixar uma recomendação para eles. As pessoas geralmente retribuem o favor.
Mantenha sua página ativa
Quanto mais você escrever postagens, compartilhar artigos, curtir as postagens de outras pessoas e compartilhar, mais o algoritmo vai fazer com que seu perfil apareça para os outros.
Use a mídia visual
O LinkedIn permite que você conecte outras mídias ao seu perfil, como vídeos do Youtube, PDFs, infográficos… Não é para usar o perfil como um portfólio mas coloque os trabalhos dos quais você tem mais orgulho aqui.
Utilize seções adicionais
Não se limite aos campos obrigatórios. Aproveite as seções opcionais em seu perfil do LinkedIn para adicionar sobre seus hobbies, interesses e habilidades, mesmo aqueles que não estão relacionados ao seu campo de carreira. Destaque as atividades que mostram sua adaptabilidade e, se você tem experiência internacional, coloque-as no topo!
Forneça informações de contato
Se você não se sentir confortável em compartilhar um e-mail pessoal, considere criar um endereço profissional que você possa compartilhar em seu perfil do LinkedIn, para facilitar o contato dos recrutadores com você.
Compartilhe seu perfil
Incentive as pessoas a se conectarem com você no LinkedIn, incluindo o link para seu perfil em seu site profissional e página do Twitter. Qualquer lugar onde você compartilhe seu trabalho profissional é uma boa plataforma para se conectar ao LinkedIn.
Saiba tudo sobre o universo das redes sociais
Num mundo onde as redes sociais ditam tendências e atraem bilhões de usuários, saber entendê-las é importantíssimo para qualquer profissional de comunicação e marketing. Pensando nisso, a EBAC lança o curso online de Social Media Marketing em parceria com a agência Rocky.
Neste curso, você usará o seu conhecimento para se comunicar com diferentes audiências, criar conteúdo relevante e gerenciar campanhas de marketing para marcas de prestígio. Saiba mais assistindo ao trailer abaixo:
Social Media Marketing
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Domine uma das profissões digitais mais populares do mundo e aprenda como implementar projetos de marketing para mídia social de forma mais eficiente. Você aprenderá a promover seu negócio nas redes sociais, a criar anúncios para uma campanha digital e a produzir conteúdo criativo para atrair mais seguidores.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!