Da pedagogia para o design de interiores
Conheça a história de Kaline Munik, estudante da EBAC, que está cada vez mais perto de realizar o seu sonho de trabalhar na área de design de interiores
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Ambientes internos bem decorados geram bem-estar e estimulam a criatividade, em casa e no trabalho. Neste curso, você irá ampliar seus conceitos sobre decoração autoral e ficará por dentro das principais tendências contemporâneas da arte, da curadoria e do design de mobiliário, no Brasil e no mundo.
Estar feliz profissionalmente é uma sensação gratificante. Pelo menos é assim que Kaline Munik (35 anos) se sente atualmente. Apesar de ter se formado em pedagogia e atuado em uma loja de roupas femininas, lá no fundo ela sempre soube que era com design de interiores que ela gostaria de trabalhar.
Com o apoio do marido, Kaline se inscreveu no curso Profissão: Designer de Interiores e, hoje, ela afirma que está, finalmente, se encontrando profissionalmente. Inclusive, foi o curso da EBAC que deu a ela o impulso de fazer uma graduação em arquitetura.
Para saber mais da sua trajetória, conversamos com Kaline, que nos contou sobre a sua relação com a decoração, quais são os destaque do curso de design de interiores e o que pretende fazer em seu futuro profissional.
Pedagogia e administração de loja de roupas foram áreas onde Kaline atuou
“Eu me formei em pedagogia e hoje tenho uma loja de roupas femininas. Só que eu meio que caí de paraquedas nessas duas áreas.
Pedagogia eu fiz por uma questão de facilidade. Eu me casei muito nova e como o meu marido foi pastor por 20 anos, a gente se mudava bastante. Por isso, eu não tinha condições de fazer um curso presencial e decidi pela pedagogia porque eu conseguiria fazer a distância.
Além disso, o que eu aprendesse, eu poderia aplicar no meu dia a dia, já que a gente trabalhava na igreja. Ao longo desses anos, eu dei suporte na escola bíblica infantil e também na área administrativa.
Quando a gente voltou a morar em Brasília, em 2019, comecei a pensar no que eu iria fazer da vida. Mas nesse mesmo ano a minha mãe me perguntou se eu queria administrar a roupa de loja feminina dela, e eu aceitei.
Apesar de ter tido uma experiência muito boa com a loja, eu sabia que não era o que eu amava fazer. Ao longo dos anos, eu abri mão da minha vida para viver em prol de outras pessoas, mas creio que agora estou em um momento no qual eu também vou poder realizar os meus sonhos.”
Kaline deu seus primeiros passos de forma independente: decorando sua própria casa e eventos
“Eu sempre fui muito apaixonada por decoração. Como estávamos sempre numa casa diferente, nós chegávamos em um lugar novo que já estava decorado e mobiliado, mas nunca era do jeito que eu gostava.
Então, eu chegava na nova casa, via o que estava faltando e começava a fazer alterações. Quando a gente fazia uma nova mudança, as pessoas queriam ficar na nossa antiga casa porque o ambiente ficava confortável. E eu também comecei a ser chamada para fazer decorações de eventos.
Foi assim que eu comecei a me apaixonar por decoração e design de interiores, e fui entendendo que era isso que eu realmente gostava de fazer. Até que me perguntei “se eu faço para mim, na minha casa, por que eu não posso fazer também para outras pessoas?”
Proposta de ensino on-line da EBAC ajudou Kaline na decisão de voltar a estudar
“O meu marido ficou vários meses no meu pé falando que eu precisava voltar a estudar. Só que eu achava que não ia dar conta porque só de pensar em voltar para uma sala de aula me dava medo. Mas quando eu vi a proposta da EBAC, de ensino on-line, eu tive menos receio.
E aí, quando eu comecei a assistir às aulas, eu vi que não precisava ter medo. À medida que eu ia fazendo os exercícios e ia recebendo as notas, fui percebendo que eu sabia fazer o que era solicitado. Eu percebi que era capaz de fazer aquilo que eu tanto sonhei.
Então, o curso de design de interiores me ajudou em termos de vida mesmo, abriu a minha mente e parece que clareou as minhas ideias de uma forma que eu nem sei explicar. Agora eu estou me encontrando profissionalmente e estou muito feliz!”
Curso de design de interiores influenciou Kaline a fazer graduação em arquitetura
“Por já ter noção de algumas coisas de design de interiores que eu aprendi por conta do meu interesse e curiosidade na área, ao me matricular no curso da EBAC, eu pensei ‘vou fazer esse curso só para ter um diploma porque fazer decoração eu já sei’, mas eu estava completamente enganada.
Eu tive que esquecer 90% do que eu sabia e comecei a aprender praticamente do zero. E eu fiquei tão maravilhada e encantada ao ponto de que eu estou no primeiro semestre da graduação de arquitetura. Olha onde eu vim parar! Então, assim, o curso de design de interiores da EBAC me levou para a arquitetura, e um vai complementar o outro.
Inclusive, alguns conteúdos que eu estou aprendendo na aula de arquitetura, eu já havia visto na de design de interiores, como corte e vista.”
Professores, conteúdo e metodologia são destaques do curso
“Esse é o primeiro curso de design de interiores que eu faço e eu estou amando. Os professores do curso são maravilhosos! As aulas são ótimas e vão direto ao ponto.
Achei legal a parte dos exercícios porque a gente realmente aprende na prática. Eu nunca imaginei, por exemplo, que iria fazer um projeto de design de interiores do zero. Eu achei isso muito legal e foi um ponto que me impressionou!
E eu gosto muito dessa questão da gente fazer o exercício, receber o feedback dos tutores e ter a chance de refazer as atividades. Eu sempre corrijo os meus exercícios porque acho que essa é uma forma de melhorar o meu trabalho e aprender mais.
Por mais que haja partes que são mais difíceis e trabalhosas, no fim dá tudo certo e parece que tudo flui. Eu fiquei chocada com as aulas porque não imaginava que eu iria aprender tudo isso. O curso superou e muito as minhas expectativas!”
Kaline não vê a hora de começar a trabalhar na área de design de interiores e arquitetura
“Por conta do curso da EBAC, eu já vou aprender a mexer em programas como AutoCAD e SketchUP, e isso vai me ajudar muito no curso de arquitetura.
Mesmo eu ainda sendo uma estudante, eu já tenho o curso de design de interiores no currículo, que é um diferencial. Então isso me dá mais chances de conquistar um estágio na área, ganhar dinheiro naquilo que eu gosto de fazer, mesmo ainda não sendo formada. Estou animada e eu não vejo a hora de começar a trabalhar!
Além disso, eu e o meu marido temos projetos para trabalhar juntos. Como ele está se especializando em corretagem de imóveis, a gente está com planos pela frente de um complementar o trabalho do outro. Eu acho que vai dar super certo!”
Decoração de Interiores
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Ambientes internos bem decorados geram bem-estar e estimulam a criatividade, em casa e no trabalho. Neste curso, você irá ampliar seus conceitos sobre decoração autoral e ficará por dentro das principais tendências contemporâneas da arte, da curadoria e do design de mobiliário, no Brasil e no mundo.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!