4 dicas práticas para freelancers de audiovisual

Última atualização
01 jun 2023
Tempo de leitura
4 min
dicas práticas para freelancers de audiovisual

Quer acertar na hora de conseguir um freela e fechar um trabalho com o cliente ideal? Então, acompanhe as dicas que temos para você!

O audiovisual é um dos segmentos que mais cresceram desde o início da pandemia. Segundo a 22ª Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021-2025 da PwC, o mercado de Entretenimento e Mídia no Brasil deve crescer 4,7% até 2025 e 5% ao ano. E os conteúdos em vídeo por demanda, também conhecidos como videos on demand (VOD), é um fator responsável por impulsionar essa crescente do mercado do audiovisual.

Platformas de streaming mais populares

o Brasil aparece em segundo lugar no ranking global de assinantes da Netflix. créditos: Finder. Legenda alternativa: gráfico que mostra as plataformas de streaming mais populares entre os brasileiros, sendo a Netflix a preferida de 52,69% dos entrevistados.

Como pontuou a sócia da Gullane Entretenimento e ex-diretora da Ancine Debora Ivanov, durante a Expo Brazilian Creative Cities em julho deste ano, o surgimento de novas plataformas de streaming, entre elas Disney+, HBO e Amazon Prime, abriu um horizonte para o setor com as coproduções.

No mercado digital, pequenas e grandes empresas entenderam a importância de gerar conteúdo em vídeo, expandindo as oportunidades também nas redes sociais e e-commerces.

Como conseguir freelas em audiovisual

Como vimos, o mercado de audiovisual está aquecido e é um campo repleto de oportunidades, tanto para quem quer trabalhar em empresas ou estúdios quanto de forma independente.

Para você que busca atuar (ou já atua) como um freelancer, é fundamental saber como se posicionar e como construir uma boa rede de contatos. Essas são algumas das dicas que compartilhamos para que você se mantenha ativo no mercado.

1. Saiba para quem oferecer seu serviço

Procure conhecer a empresa para a qual está enviando o seu portfólio, reflita sobre o que você poderia realmente agregar de valor, observando os trabalhos que ela tem feito. Identifique se seu serviço, rotina e estrutura se adequam melhor para grandes companhias ou pequenos negócios.

2. Construa um bom networking

Se você quer trabalhar como freelancer, precisa dizer (e mostrar) isso para as pessoas. Use as redes sociais para demonstrar o que você sabe fazer e para quais serviços está disponível.

Para quem atua de forma independente,relacionamento é tudo! Por isso, é essencial que você se conecte com profissionais que trabalham na mesma área que você. Aprenda e entenda os caminhos pelos quais eles passaram.

Para isso, participe de grupos no Facebook, como o Minas do Audiovisual, ou de Telegram que divulgam oportunidades de trabalho, também incentivam a discussão sobre a área.

3. Crie um excelente portfólio

A primeira impressão é a que fica, muitas vezes. É essencial ter um portfólio de audiovisual. Para isso, escolha os trabalhos que reflitam melhor seu atual nível técnico e não todos os trabalhos que já fez na vida. Ou, categorize os trabalhos profissionais e autorais como “antigos”, para deixar claro sua evolução de conhecimento na carreira. E claro, nunca minta ou se aproprie ou exagere o que fez. Indique o que exatamente em que atuou em cada trabalho, pois transmite seriedade e profissionalismo.

4. Tenha um padrão para precificar seu trabalho

Comece fazendo uma análise sobre você e sua jornada profissional. Quais são seus pontos positivos, o que você tem a oferecer. Isso porque quanto mais avançado seu nível de estudos, competências e responsabilidades, maior será seu preço, considerando ainda a concorrência do mercado e a quantidade de horas dedicadas para cada tipo de projeto.

Para ajudar com algum parâmetro, consulte os pisos salariais e os sindicatos da sua categoria de trabalho. No Sindcine, Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual apresentam tabelas de pisos salariais, divididas por tipos de projetos audiovisuais, como filmes publicitários, séries, televisão, vídeos, programas para tv e conteúdo audiovisual para a internet.

Página inicial / Audiovisual
Juliana Vaz

O conteúdo

Roteiro para Cinema, TV e Games

Aprenda a criar enredos para filmes, séries e videogames com personagens inesquecíveis em diferentes gêneros e formatos. Escreva um roteiro autoral e prepare-se para começar uma carreira de sucesso na indústria do entretenimento.

5 meses
12x de
R$ 230,00
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 2.760
R$ 6.900
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

25 nov 2023
12 min
Produção de vídeo: o que é e como se tornar um produtor de vídeos

Entenda quais são as etapas que compõem a produção de um vídeo e quais são as responsabilidades de um produtor de vídeo

25 nov 2023
12 min
24 jul 2023
6 min
Os bastidores da Turma da Mônica

A diretora de conteúdo editorial da MSP, Marina Sousa Cameron, conversou conosco a respeito de diversos assuntos ligados ao seu trabalho e à Turma da Mônica

24 jul 2023
6 min
24 jun 2023
6 min
Chegou a hora de fazer o seu documentário!

Você tem vontade de fazer um filme? Já pensou em trabalhar com cinema? Essa é a hora de entrar nesse mercado e eu vou te provar isso!

24 jun 2023
6 min
23 jun 2023
17 min
Os bastidores de um filme independente

Pedro Kalli e Renata Moraes, diretores do curta O Seguidor, que fez sua pré-estreia no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, nos contaram como foi o processo de fazer um filme de terror psicológico independente.

23 jun 2023
17 min
04 jan 2023
15 min
Mercado audiovisual: o que você precisa saber

A área de audiovisual está em expansão. Saiba quais profissões estão sendo requisitadas no mercado, prós e contras da área e dicas para entrar nesse universo

04 jan 2023
15 min
25 out 2022
16 min
O que um fotógrafo faz: habilidades, responsabilidades e como se tornar um

A profissão de fotógrafo vai muito além do que tirar fotos. Fazer composições fotográficas, dominar softwares de edição e ter uma boa comunicação também são habilidades importantes que fazem parte do dia a dia de um profissional.

25 out 2022
16 min