Como a pandemia eliminou as barreiras para produções de filmes
Com um equipamento básico de filmagem e conhecimento de técnicas de roteiro e edição é possível criar histórias incríveis
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Com um celular na mão ou uma câmera básica você pode fazer um filme vencedor nos principais festivais do mundo. Não, isso não é ficção. Aprenda com a premiada dupla de cineastas, os irmãos Meirelles, a produzir um conteúdo audiovisual de qualidade profissional no melhor estilo guerrilha. Neste curso você verá que com um equipamento básico de filmagem e conhecimento de técnicas de roteiro e edição é possível criar histórias interessantes para redes sociais, empresas e clientes. É a sua porta de entrada na indústria audiovisual como um profissional contratado ou independente.
O preço econômico da Covid-19 foi dramático e para a indústria de filmes não foi diferente: grande parte das salas de cinema foram fechadas e estúdios foram forçados a adiar os lançamentos de seus filmes para o próximo ano – ou pular completamente os lançamentos nos cinemas, colocando as obras direto em serviços de streaming. De acordo com empresa de análise de mídia Comscore, esse movimento derrubou a arrecadação de bilheteria pior que a de 2019 em 77,2%.
Mas isso abriu espaço para que cineastas independentes ganhassem holofotes, sem a competição massiva dos grandes estúdios.
Além disso, a produção de filmes para publicidade não teve pausa. “Ninguém parou de anunciar na pandemia, as marcas precisavam manter os clientes. E acho que até aumentou anúncios na televisão, já que as pessoas estavam em casa e as marcas precisavam estar onde elas estavam”, diz Marília Meirelles, diretora que junto com seu irmão Fábio, forma a dupla de direção Irmãos Meirelles.
Algumas produções filmaram com o celular da própria pessoa ou mandaram um celular para a pessoa se filmar, já que é um aparelho mais amigável para quem não sabe mexer com a câmera. Na primeira parte da pandemia, isso virou a estética: o filme remoto.
Ascensão da produção menos “trabalhada” e mais criativa
Tanto nas produções grandes quanto nas individuais, vimos a criatividade falar mais alto nas produções “pandêmicas”. Em um primeiro momento, as empresas perceberam que o que toca o público não são produções enormes e sim a identificação e, nesse sentido, filmes feitos em casa refletiam a realidade do telespectador.
Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o vírus e maneiras de nos protegermos, há um segundo movimento, de mais “abertura”. Com o isolamento dando lugar para o distanciamento, surgiu uma maneira nova de se fazer as filmagens e isso afeta cada parte do processo de filmmaking de maneira diferente, como explica Marília:
A pré-produção nunca mais será a mesma
As diversas reuniões antes feitas presencialmente e que tomavam tempo de deslocamento passam a ser remotas. “A pandemia nos forçou a otimizar o processo e acredito que isso mudou para sempre.”
“Produções grandes se tornam híbridas”
Você conta com uma parcela da equipe — que precisa ser mais especializada — no local e a grande maioria fica remota. “O diretor de arte, por exemplo, tem que estar no local para medir, ver os objetos que vão compor a cena… Mesma coisa com a parte técnica, de montar equipamentos.”
“A pós-produção transforma o que foi captado em uma história”
A própria natureza da pós-produção já é mais solitária, no sentido que esses profissionais não precisam estar com a equipe de captação, então o dia-a-dia dessa etapa não foi afetado, no entanto “eles têm o desafio de fazer um filme captado com o celular ficar bom”, diz Marília.
Produções individuais: como se destacar
A pandemia abriu espaço para produções mais baratas mas, ainda assim, algumas áreas da produção exigem, sim, um aprendizado técnico e por isso, é ideal investir em cursos. Com o conhecimento certo, produtores independentes podem prosperar nessas condições.
“As pessoas já estavam acostumadas com conteúdo não-profissional por conta do YouTube e redes sociais. Muitas até preferem ver isso”, conta Marília.
Mas como se destacar em uma indústria tão saturada? A dica de Marília é: faça!
Não tenha medo de produzir seu conteúdo. Essa é minha dica principal para quem quer entrar no mercado de filmmaking. Mesmo que você não tenha o melhor equipamento, transforme sua ideia em filme, só assim as pessoas vão te ver!
Filmmaking: da ideia ao primeiro filme
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