O que é Inteligência Artificial e como começar a usá-la?

Última atualização
13 set 2023
Tempo de leitura
10 min
O que é Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é nossa amiga ou quer conquistar o mundo humano? Descubra neste artigo.

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O software não é capaz de pensar. No entanto, podemos programá-lo de tal forma que imite a percepção e o raciocínio humanos. Assim, criamos o sistema de Inteligência Artificial que recomenda séries, aumenta vendas, prevê o clima e salva vidas. Neste artigo vamos estudar o que é Inteligência Artificial, como ela funciona, onde é aplicada e por que é tão inteligente.

O que é Inteligência Artificial?

Existem duas interpretações do termo “Inteligência Artificial”:

  1. No sentido mais amplo, a IA é um campo científico que se dedica a planejar, desenvolver e analisar sistemas capazes de replicar o poder cognitivo do ser humano.
  2. A IA também se refere à tecnologia que é implementada em um sistema para coletar dados, estudá-los e fornecer soluções eficazes para problemas complexos. Os sistemas baseados em IA podem identificar, entender e responder a orações verbais e escritas, analisar dados, dar recomendações, entre outras coisas.

Por que é importante?

A Inteligência Artificial está ficando cada vez mais inteligente: não segue apenas algoritmos estabelecidos, mas também treina a si mesma quando recebe novas informações. A IA analisa grandes quantidades de dados e encontra regularidades de tal forma que o algoritmo se torna um classificador ou preditor. Se a primeira resposta não estiver correta, ou seja, o algoritmo não classificou bem os dados, o modelo faz ajustes. Quanto mais dados processa, mais preciso se torna. Por exemplo, quanto mais você usa Alexa, Google Search e Google Fotos, mais responsivas suas respostas se tornam.

As tecnologias de IA ajudam a aproveitar todo o potencial dos dados, fazer previsões e automatizar tarefas complexas. Graças à IA, as empresas podem aumentar a eficiência da produção, personalizar seus serviços para atrair mais clientes e otimizar os preços com base no comportamento do público-alvo.

Técnicas de aprendizagem

Existem duas principais técnicas de aprendizagem:

A ideia do aprendizado de máquina é simples: em vez de ensinar PCs, os especialistas as programam de tal forma que as máquinas são treinadas automaticamente. Ou seja, não devem criar algoritmos individuais para cada tarefa: os algoritmos “aprendem” a executar uma tarefa da melhor maneira possível, com base em dados matemáticos e estatísticos. Tudo o que precisam é de muitos exemplos e tempo para aprender.

Essa técnica tem uma grande desvantagem: é preciso reprogramar o algoritmo quando um novo fator aparece. Por exemplo, se um novo tipo de spam aparecer, o bloqueador não poderá detectá-lo automaticamente.

Machine Learning

Fonte: Freepik

  • Deep Learning (DL) ou Aprendizagem Profunda

Esse tipo de aprendizagem é baseado no processamento de grandes quantidades de dados por redes neurais artificiais de três ou mais camadas, imitando o comportamento do cérebro humano. O DL é aplicado para reconhecer imagens e textos manuscritos, detectar fraudes e spam.

É preciso ter em mente que, enquanto a rede está sendo treinada, ela dá muitas respostas incorretas. Deve processar milhões de imagens antes de começar a gerar resultados corretos.

Tipos de Inteligência Artificial

A IA pode ser classificada com base em suas capacidades ou funcionalidades.

Com base nas capacidades

  • Artificial Narrow Intelligence (ANI)

É o único tipo de IA disponível agora. É aplicado em assistentes de voz, sistemas de realidade virtual, recomendações automáticas, etc. É criada para concluir uma única tarefa e não pode fazer nada mais.

  • Artificial General Intelligence (AGI)

É capaz de pensar, aprender e executar várias funções diferentes. Possui inteligência social e emocional para se comunicar com os usuários e entender seus motivos. A única AGI que temos agora é a fantasia de Star Wars. De acordo com um prognóstico da McKinsey, a versão real estará disponível em 2075. Siri e Alexa são seus protótipos.

  • Artificial Super Intelligence (ASI)

É a versão mais avançada da IA, que supera a inteligência humana em todos os aspectos: é capaz de pensar, argumentar, aprender, resolver quebra-cabeças, experimentar emoções complexas e se comunicar. Além disso, pode ser reprogramada, criar novos sistemas e algoritmos sem qualquer participação humana. A ASI ainda é um conceito hipotético.

Artificial Super Intelligence

Fonte: Freepik

Com base na funcionalidade

  • Máquina reativa

Não tem capacidade de se lembrar de atividades passadas ou aprender com elas, assim, se concentra no presente e produz as mesmas reações para as mesmas situações. O Deep Blue da IBM e o AlphaGo do Google são alguns exemplos desse tipo de IA.

  • Teoria limitada

É o tipo de IA mais utilizado atualmente. Acumula dados passados, os armazena por um curto período de tempo e os usa para tomar melhores decisões. Seus exemplos incluem GPS e carros autônomos.

  • Teoria da mente

Lê emoções, entende as crenças humanas e é capaz de se comunicar como você e eu. Esse tipo de IA não está desenvolvido ainda e existe apenas como um conceito teórico.

  • Inteligência Artificial autoconsciente

Tem seus sentimentos, emoções, desejos, necessidades e opiniões. Espera-se que essa IA ultrapasse a mente humana. Ainda não existe e é puramente hipotético.

Vantagens e desvantagens de usar IA

A IA está em constante desenvolvimento, por isso há cada vez mais vantagens de aplicá-la em um negócio:

  1. Eliminação do fator humano. Empresas que utilizam algoritmos de machine learning evitam erros humanos em suas operações. A tecnologia pode projetar soluções que não são óbvias ou possíveis para um ser humano.
  2. Mitigação de riscos. Dispositivos que funcionam com base em IA podem substituir trabalhadores em áreas perigosas de produção, bem como em situações de desastres naturais ou no conserto de avarias.
  3. Disponibilidade 24/7. A IA não tem férias, feriados, fins de semana ou outras distrações.
  4. Adaptabilidade. A IA ajuda a processar grandes quantidades de solicitações e perguntas dos usuários, permitindo que as empresas adaptem seus produtos e serviços às necessidades dos clientes.
  5. Decisões rápidas. A Inteligência Artificial toma decisões mais rápidas do que os seres humanos, o que pode ser aproveitado na produção, nos processos analíticos, em prognósticos, cálculos e outras áreas.

No entanto, existem fatores que podem impedi-lo de usar IA:

  1. Para treinar a IA, é necessária uma grande quantidade de dados. Ou seja, uma empresa precisará empregar uma equipe de especialistas qualificados e ajustar o fluxo de trabalho para coletar dados de diversas fontes, estruturá-los, filtrá-los e deixá-los no mesmo formato.
  2. Qualquer insuficiência ou inconsistência dos dados usados para treinar a IA afeta o resultado.
  3. A IA não tem a mesma capacidade de fazer tarefas variadas que a mente humana. Para cada tarefa, um algoritmo separado deve ser criado. Por exemplo, se um sistema foi criado para detectar spam, ele não poderá mais filtrar notícias nas redes sociais.

O que a Inteligência Artificial pode fazer?

Seria melhor perguntar sobre o que a Inteligência Artificial NÃO pode fazer. A IA sabe fazer de tudo: atuar como assistentes virtuais, serviços de cibersegurança, criar algoritmos que produzem recomendações personalizadas de produtos e até prevenção de desastres naturais são apenas alguns exemplos. Vejamos os casos mais interessantes do uso da Inteligência Artificial:

  • Automatiza a criação de conteúdo

O ano passado foi o ano do conteúdo gerado por IA. Graças a serviços como Midjourney, DALL-E 2, Prisma Lab e Stable Diffusion, imagens realistas criadas de acordo com as necessidades dos usuários inundaram a internet. Em março de 2023, a OpenAI lançou a versão de teste do ChatGPT-4; o chatbot capaz de gerar textos, poemas, piadas, descrições e notícias, traduzir em vários idiomas, resolver problemas, responder perguntas, resumir longreads e programar.

ChatGPT

Fonte: Freepik

A Associated Press e a Forbes usam IA para gerar notícias com base em dados do governo e autoridades locais. As aplicações de Inteligência Artificial podem detectar notícias falsas e identificar se as fontes online são confiáveis.

  • Gerencia os recursos humanos

O grupo hoteleiro Hilton foi um dos pioneiros a aplicar IA no seu processo de recrutamento. Essa mudança o ajudou a agilizar o trabalho do RH em 85%, reduzindo o tempo de processamento de 42 para 5 dias.

A IBM economiza cerca de US$ 100.000.000 por ano graças à IA. Os sistemas de gestão que a empresa implementou analisam o perfil dos trabalhadores e identificam aqueles que estão prontos para serem promovidos ou demitidos. Com base nessa análise, os recursos humanos podem ajudar o funcionário a melhorar seu desempenho ou aconselhá-lo a obter uma posição superior.

  • Melhora o atendimento ao cliente

A tecnologia de reconhecimento de voz possibilita desenvolver ferramentas eficientes de marketing e atendimento ao cliente. Assistentes de voz, chatbots e filtros de spam facilitam o processamento de solicitações típicas, detectam perguntas frequentes e menções aos concorrentes. A FedEx e a Sprint podem determinar os clientes que têm de 60% a 90% de probabilidade de recusar o serviço e mudar para a concorrência.

  • Nos mantêm saudáveis

Sensores digitais detectam a quantidade de açúcar no sangue, a pressão arterial e a frequência cardíaca. Além disso, identificam padrões no perfil do paciente para monitorar a disseminação de uma doença e prever condições futuras. As técnicas de Inteligência Artificial podem detectar câncer com a mesma precisão que radiologistas treinados.

Fonte: Freepik

  • Cozinha

O Flippy 2 é um robô especialista que prepara até 300 hambúrgueres por hora. Ele também pode cortar legumes e assar frango. O Chef Watson da IBM ajuda a criar receitas e dá conselhos a seus colegas humanos sobre como combinar diferentes produtos para criar sabores únicos.

  • Compõe música

O serviço AIVA produz música clássica. Suas obras são utilizadas em filmes, propagandas e jogos. Os algoritmos da IA também podem ajudar os compositores: a IA analisa conversas, notícias, comentários e determina o que o público está interessado e quais músicas têm potencial para serem bem-sucedidas.

Resumindo…

Embora a Inteligência Artificial atual tenha capacidade limitada e só possa resolver uma série de tarefas semelhantes, ela está se tornando cada vez mais poderosa. A IA não está disponível apenas para gigantes da tecnologia com orçamentos milionários: ultimamente, pequenas empresas estão aplicando-a em suas operações. Não precisam passar anos coletando seus próprios dados, pois podem usar dados da Microsoft, Amazon e Google.

Ainda que permaneça a questão da segurança e ética do uso da IA, está claro que esta tecnologia está mudando a forma como as empresas trabalham, independentemente de seu tamanho.

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Equipe EBAC

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