Como a iluminação de ambientes afeta nossa rotina
A quantidade de luz e até seu tom podem transformam completamente os ambientes – e até mesmo o seu humor!
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
O Design de Iluminação vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de arquitetura e design de interiores, por fazer um trabalho impecável unindo estética e funcionalidade através dos recursos de luz e sombra. Você vai desenvolver um olhar crítico e profissional, se tornando referência para criar soluções de iluminação em diferentes projetos como residências, espaços comerciais e eventos.
É muito provável que você esteja lendo este texto em um espaço interior com as luzes acesas. Para a maioria das pessoas, a vida moderna envolve passar a maior parte do tempo em ambientes interiores e, embora a luz artificial tenha nos proporcionado muitos possibilidades, ela também causou alguma confusão em nossos corpos, que evoluíram por milhares de anos para responder aos estímulos do sol durante o dia e do escuro à noite.
Entendendo o impacto da luz no nosso corpo
“A luz artificial foi uma grande mudança na humanidade de modo geral e foi o passo para simular a luz da natureza. Isso nos colocou quase que em um ‘jetleg’ contínuo, fazendo com que nossos ciclos circadianos fiquem diferentes e com que a gente prolongue o dia”, explica o arquiteto e urbanista Vitor Penha, sócio e diretor do Estúdio Penha.
O ciclo circadiano descreve o ciclo biológico de 24 horas dos seres vivos e é influenciado principalmente pela recepção da luz. Ele influencia o sono, o humor, a digestão, o controle da temperatura do nosso corpo e até mesmo a renovação celular.
Mas como podemos ter um ritmo circadiano saudável se passamos a maior parte do nosso tempo em ambientes inundados por luz artificial?
Aí é que entra o trabalho de um bom arquiteto ou designer de interiores. Eles podem usar a iluminação para promover ritmos circadianos saudáveis e, consequentemente, uma vida mais saudável.
A intensidade da luz
O indicado é imitar os ciclos de luz natural: luzes mais fortes são sugeridas durante o dia, enquanto luzes mais fracas são recomendadas para a noite.
Configurações opostas (luzes fortes de noite e fracas de dia) podem causar um ritmo circadiano confuso, alterar nossos horários de sono ou levar à diminuição da energia ao longo do dia, como mostra um estudo da Universidade de Toronto (Canadá).
O tom da luz
Da mesma forma, a cor da luz também nos afeta. Luzes mais frias (brancas) tornam o ambiente mais estimulante. Elas nos fazem sentir mais alertas, mais focados e podem aumentar os níveis de produtividade. “É por isso que, para um ambiente de trabalho, como escritórios ou home offices, usamos luzes brancas, por exemplo”, diz Vitor.
Avalie a função do espaço: quem e quando vai usar determinado ambiente; para qual o propósito? É uma sala com diferentes funções, por exemplo, estamos falando de uma sala de estar com espaço para uma mesa de jantar ou um quarto-escritório? Qual tipo de mobília haverá no espaço?
Definindo a quantidade de luz
A quantidade de luz versus a de sombras em um ambiente também é algo que deve ser considerado e, segundo Vitor, diverge de acordo com a cultura e o pessoal de cada um.
“O projeto luminotécnico precisa entender a cultura e a luz externa. Um projeto para um ambiente em Londres é diferente de um para o Brasil, por exemplo. Aqui, estamos saturados de luz do lado de fora. Então, quando entramos em casa, queremos menos luzes. Em Londres, pelo contrário, eles estão sempre com um exterior escuro, então querem algo bem iluminado quando podem”, exemplifica Vitor.
Portanto, o design de interiores vai além de projetar apenas o ambiente em si. Entender como as luzes nele afetam os aspectos da nossa rotina é um dos passos mais importantes para a criação de um projeto adequado e agradável, seja para sua casa, um escritório, um restaurante ou qualquer ambiente que você esteja planejando.
Quer ser um designer de iluminação?
Ganhando cada vez relevância no mercado de arquitetura e design de interiores, lançamos o curso de Design de Iluminação/Lighting Design. Com percepção ampla das possibilidades de uso da luz, e das ferramentas adequadas, o Design de Iluminação transforma um ambiente simples em obra-prima.
Neste curso, você irá aprender além das ferramentas técnicas para criar projetos de iluminação sensacionais, você terá a oportunidade de mergulhar no universo de Lighting Design.
Aprofunde-se no estudo da luz e compreenda como criar espaços mais acolhedores com uma nova percepção de luminosidade. Torne-se um profissional especialista em soluções de iluminação, unindo a sensibilidade do olhar ao conhecimento técnico.
Design de Iluminação
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
O Design de Iluminação vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de arquitetura e design de interiores, por fazer um trabalho impecável unindo estética e funcionalidade através dos recursos de luz e sombra. Você vai desenvolver um olhar crítico e profissional, se tornando referência para criar soluções de iluminação em diferentes projetos como residências, espaços comerciais e eventos.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!