Como migrar para o Design de Interiores
Está pensando em mudar de carreira? Dois profissionais dão dicas para começar e se destacar nesse mercado
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Ambientes internos bem decorados geram bem-estar e estimulam a criatividade, em casa e no trabalho. Neste curso, você irá ampliar seus conceitos sobre decoração autoral e ficará por dentro das principais tendências contemporâneas da arte, da curadoria e do design de mobiliário, no Brasil e no mundo.
De esquemas de cores a planejamento de funcionalidade do ambiente, passando por iluminação e até instruções para construção de móveis, os designers de interiores fazem de tudo (como a gente já explicou aqui).
Se você está pronto para mergulhar nessa indústria, aqui estão algumas etapas para você começar, segundo os designers de interiores Pedro Alves (Pedro Alves Arquitetura) e Nathália Montans (Nathália Montans Arquitetura e Interiores).
Cultive sua criatividade
É preciso muita imaginação para olhar além do cenário à sua frente e visualizar um espaço transformado.
Para desenvolver isso, você não precisa se restringir aos interiores. Os designers de interiores costumam atuar como experimentadores de moda ousados, escritores criativos, designers de joias ou até artistas apaixonados. Ter hobbies em áreas criativas vai te dar o hábito de pensar fora da caixa.
Outra dica importante? Mantenha um diário visual, um álbum com fotos, texturas… Tudo relacionado à inspiração do design.
Volte para a escola
Claro, o design de interiores é criativo e glamoroso … Mas também é uma profissão séria que precisa ser apoiada por conhecimento e experiência sólidos.
Se você quer se tornar um designer de interiores levado a sério, você precisará aprender algumas habilidades profissionais.
“Eu recebo muito currículo de pessoas sem curso nenhum, e como vou levar a sério esse profissional? Nem que seja um que você ainda esteja cursando, é importante adicionar no CV para vermos como você está evoluindo”, diz Nathália.
Obtenha experiência em design de interiores (da maneira que puder)
Não precisa ser um trabalho profissional — apenas procure todas as oportunidades de aprender na prática. Aqui estão algumas ideias:
- Redecorar sua própria casa, como um desafio de design (mas certifique-se de passar por todo o processo como faria para um cliente, com pesquisas, projeto, estudo de preços…)
- Pergunte aos amigos se você pode ajudar a redesenhar suas casas de graça.
- Divulgue na sua comunidade que você está oferecendo serviços de design gratuitos, você pode usar seu Instagram para isso.
- Você também pode pedir para acompanhar um designer estabelecido, mesmo que isso envolva fazer tarefas braçais.
Monte um currículo atraente
“Às vezes, recebo CV escrito no Word com a fonte básica e uma foto qualquer tirada em um dia na balada. Essa é uma profissão que procura criatividade e é bom refletir isso no seu currículo, e isso vai desde a foto e fonte escolhidas até a arte da apresentação”, diz Nathália.
Além disso, ela indica sempre colocar, além dos cursos, os projetos que você já fez. “Se você não tem um projeto profissional, mostre como você mudaria uma sala parecida com a do cliente, por exemplo”, diz a designer. Coloque fotos de referências, de que paleta usaria, móveis… Ou mesmo de projetos pessoais, como falamos.
Vá além do online
“Vá até as lojas para conhecer os produtos. O tato é importante para você falar com propriedade quando vai vender um projeto. Você tem que saber qual é o acabamento, se ele suja facilmente etc”, diz Nathália, que também indica visitar as fábricas dos produtos e materiais. “Bata na porta, mesmo, e diga que você quer pesquisar para clientes, conhecer os diferenciais daquela marca. Conhecer o processo dá muito bagagem e segurança para seu cliente.” Claro que essa dica fica um pouco mais complicada de executar neste momento de pandemia, portanto evite os horários de pico de circulação, como os finais de semana.
Planeje-se para seu negócio
Se seu plano agora é abrir seu próprio negócio, Pedro conta que é necessário ter alguns pilares: alguns clientes, experiência, conhecer fornecedores e parceiros bons e, então, pensar na equipe, publicidade e espaço físico.
Além disso, imponha alguns limites e saiba separar as coisas. “Quando você está começando, você trabalha muito para amigos, portanto é importante saber diferenciar o que é profissionalismo e o que é amizade e não deixar um afetar o outro.”
Decoração de Interiores
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Ambientes internos bem decorados geram bem-estar e estimulam a criatividade, em casa e no trabalho. Neste curso, você irá ampliar seus conceitos sobre decoração autoral e ficará por dentro das principais tendências contemporâneas da arte, da curadoria e do design de mobiliário, no Brasil e no mundo.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!