Design

O papel do "espaço branco" no Design Gráfico

Este é um dos recursos visuais, combinado a outras ferramentas para organização visual (como escala, cor, simetria, contraste, profundidade etc.). Artigo por Aline Nitro, professora do curso online de Design Gráfico na EBAC.
O espaço "em branco" é um dos recursos visuais do Design Gráfico. Com sua utilização estratégica na hora de distribuir e organizar os elementos do layout, é possível direcionar o olhar e conduzir o ritmo de leitura na ordem que mais convém para o projeto. Trata-se de elemento intencional que promove uma organização hierárquica crucial e é tido como boa prática de um trabalho bem executado.

Combinado a outras ferramentas para organização visual (como escala, cor, simetria, contraste, profundidade etc.), o "espaço em branco" torna-se uma poderosa ferramenta. Muitas vezes, pode existir um ímpeto, principalmente proveniente de pessoas que não são profissionais da área, em sentir certo estranhamento ao se deparar com o espaço aparentemente "vazio" no layout e um impulso em preenchê-lo.
Um outro conceito interessante é o "espaço negativo" onde o designer visa dar significado para o espaço "em branco", deixando novos sentidos, formas e figuras implícitas.
Entretanto, cada caso deve ser analisado individualmente, onde deve haver compreensão e clareza sobre as intenções do profissional de Design para com o projeto. Com o bom uso do espaço "em branco" ainda é possível tornar um layout mais leve e convidativo, chamando mais atenção e potencializando a chance de atrair olhares no caso de peças de comunicação.

Um outro conceito interessante é o "espaço negativo" onde o designer visa dar significado para o espaço "em branco", deixando novos sentidos, formas e figuras implícitas. É possível encontrar aplicabilidades para o espaço negativo e o espaço "em branco" em diversas sub-áreas do design:
Espaço negativo em Brand Design e Identidade Visual
 
O espaço entre duas formas, por si só pode caracterizar um novo significado para a marca.

Espaço negativo em Tipografia e Lettering

O espaço entre as letras ou seus elementos construtivos pode influenciar na capacidade de leitura e compreensão

Espaço negativo em Design Editorial

A contraforma produzida através da forma pode ajudar a trazer sentidos novos para publicações.

Espaço negativo em Design Digital

Nas composições da comunicação digital, é possível atrair e direcionar olhares com composições simples e diretas.

Espaço negativo em posters e banners

É possível manipular o olhar e propor uma hierarquia eficiente.

Quer se profissionalizar e aprender tudo sobre Design Gráfico?


O Design está em tudo ao nosso redor: aplicativos, embalagens, logotipos, capas de livros e revistas, aquela estampa divertida numa camiseta. Não faltam exemplos!


Pensando nisso, a EBAC lançou o curso online em Design Gráfico. Neste curso, você irá aprender a usar arte e criatividade para criar peças com funcionalidade, escolher a melhor tipografia para seu projeto, utilizar estrategicamente os espaços na hora de distribuir e organizar os elementos do layout,  além de aprender ferramentas para montar seu portfólio e conquistar muitos jobs incríveis.

AMARO, nossa empresa parceira


A marca de moda feminina AMARO é parceira do curso de Design Gráfico da EBAC. Além de brusinhas maravilhosas, a AMARO oferece uma experiência online incrível aos seus clientes. O aluno poderá desenvolver seu projeto final a partir de um briefing apresentado pela própria empresa. Esse momento é todo seu!


Nossos professores: Aline Nitro e Alex Affonso


Designer gráfica, diretora de arte, estrategista de marca e com um olhar estratégico sobre Design Gráfico, Aline entende do assunto e passou os últimos 18 anos estudando os caminhos visuais e verbais em diferentes funções criativas. Alex Affonso tem mais de 20 anos de experiência e é mestre dos mestres das soluções Adobe. Alex também é professor do curso online de Photoshop.


Quer se profissionalizar em Design Gráfico e transformar sua carreira?