Design de produto: etapas, métodos e ferramentas para obter os melhores resultados
O design de produto é um processo que não necessariamente inclui a invenção de algo novo. Neste artigo, vamos explicar no que consiste o processo de design e quais são os métodos, ferramentas e profissionais que realizam este tipo de trabalho.
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Você aprenderá como projetar interfaces amigáveis para ambientes digitais com foco na experiência do usuário e criar designs incríveis e eficientes para navegação. Torne-se um Designer que entende as necessidades do seu público, traga soluções visuais inovadoras para o usuário e ótimos resultados para os negócios.
O que é design de produto?
O design de produto engloba todo o processo de criação (o que inclui investigação, exploração e inovação) de produtos por uma empresa, marca ou empreendedor. Dentro desse universo, temos desde a análise do problema que o produto se propõe a resolver, seu funcionamento e as matérias-primas que serão utilizadas até a maneira como esse produto será colocado no mercado, incluindo serviços complementares e produtos digitais.
Etapas do design de produto
O processo de design de um novo produto é composto por 7 etapas:
- Ideia
Para gerar novas ideias de produto, uma tática é observar produtos similares no mercado e tendências internacionais. A inspiração também pode vir do dia-a-dia – tente prestar atenção em problemas cotidianos. Analise o que faz falta no mercado, quais são as limitações dos produtos existentes e como seria possível melhorá-los. Grandes oportunidades de negócio podem estar escondidas nessas observações.
- Investigação
Depois de decidir seguir com uma ideia, comece a estudar o mercado e investigar todas as informações disponíveis. Pense em onde e como você pode obter as matérias-primas, quais elementos você já possui e quais deveria buscar. Ao final da investigação, é imprescindível que você tenha uma noção do montante necessário como investimento inicial, assim como uma possível estratégia de logística de materiais e de qual seria a equipe necessária para executar a ideia.
- Planejamento de produto
Anote sua ideia. Pode ser como um plano digital ou um texto, mas você deve poder apresentar esses materiais para investidores, sua equipe de trabalho ou possíveis clientes. O principal dessa etapa é entender os pontos que precisam ser melhor trabalhados e ver se a ideia é viável.
- Criação de protótipos
Essa é a parte mais dinâmica, visto que é a primeira etapa a colocar sua ideia – seja ela um produto, serviço ou software – em prática. Um protótipo é uma representação do seu produto, com a qual você consegue interagir, observar o funcionamento, modificar, alterar materiais, fazer os ajustes necessários e verificar se o produto realmente soluciona o problema que foi inicialmente planejado para resolver.
- Teste de protótipo
Uma vez que o protótipo esteja pronto, podemos utilizá-lo em um ambiente controlado, para detectar falhas no design, resistência de materiais, facilidade e comodidade de uso etc. A ideia é verificar a qualidade dos materiais utilizados, mapear fornecedores, identificar dificuldades de produção e a vida útil do protótipo. Ao final desta etapa, é provável que o design inicial não corresponda exatamente ao resultado final, mas os testes e erros levarão à melhor versão possível do produto.
- Cadeia logística
Depois de escolher a melhor versão possível do protótipo, você deve planejar todos os elementos da produção: matéria-prima, armazenagem, fornecedores, logística, pontos de venda etc. Se o seu produto for digital, pense em canais de distribuição, administração de membresias ou licenças, armazenagem, uso da nuvem e meios para atualizar o produto.
- Design definitivo
Essa etapa é o ápice de tudo que foi aprendido nas anteriores, para criar a melhor versão da sua ideia.
Fatores que influenciam no design de produto
Para fazer um bom design de produto, você precisa levar em consideração os seguintes fatores:
- Público-alvo
Para que seu produto tenha um índice de aceitação mais alto, ele deve ser personalizado para o mercado. Por isso, é muito importante definir e considerar as necessidades do seu público-alvo, na hora de pensar em elementos como a logo, a embalagem, possíveis promoções e pontos de venda.
- Equipe
É essencial encontrar as pessoas certas para formar uma equipe eficiente, na qual você pode confiar e delegar tarefas, para criar o melhor produto possível.
- Indicadores
Para medir o sucesso do produto, é necessário gerar e acompanhar métricas a cada etapa do processo do design de produto. Estabelecer esses critérios vai te permitir identificar os fatores que afetam distribuição, vendas, tempo de produção, logística e os resultados de promoções, para evitar gargalos nos processos e manter um fluxo de produção estável.
- Temporadas
Com esses indicadores, será possível identificar os períodos mais favoráveis a vendas e focar em expor o produto em diferentes canais, além de programar prazos de produção e de entressafra.
- Canais de distribuição
Tendo em conta o tipo de produto e as necessidades do seu público-alvo, o próximo passo é decidir onde vender seu produto: é preciso pensar não só nos pontos de venda, mas em canais de atendimento ao cliente e serviços de pós-venda, além de pensar no tempo de entrega e no design das embalagens.
Métodos de design de produto
O design de produto parece um processo linear com várias etapas, no entanto, essas etapas podem ser repetidas ou trocadas de lugar. Para passar de uma etapa para a próxima, é essencial estruturar métodos para coordenar e avaliar o andamento do seu projeto. Apresentamos aqui alguns dos métodos mais utilizados:
SCAMPER
Esse método ajuda a estruturar suas ideias de forma inovadora, para te ajudar a pensar fora do convencional. A palavra SCAMPER é uma sigla para:
- S ― Substituir: A substituição pode ser de materiais, sistemas ou programas, com base em custo, marca ou acessibilidade. Por exemplo, na produção de roupas, é possível substituir plásticos por tecidos sintéticos. Com isso, as marcas podem resolver dois problemas globais: o desperdício excessivo de plástico e a escassez de roupas acessíveis e resistentes.
- C ― Combinar: Ao combinar dois produtos diferentes, é possível obter um terceiro produto com as melhores características de ambos. Por exemplo, os patinetes elétricos, que combinam as características do patinete tradicional com motores elétricos.
- A ― Adaptar: Fazer ajustes a um produto que já existe no mercado, para otimizar seu uso. Um exemplo prático são os fones de ouvido sem fio: os fones com fio já existiam e, com as adaptações implementadas, foi possível lançar um produto novo, mais em sintonia com as necessidades do mercado.
- M ― Modificar: Nesse caso, são feitas reformas radicais a um produto pré-existente. Um exemplo é o salto tecnológico dos telefones antigos para os smartphones. Hoje em dia, com um smartphone é possível acessar a internet, buscar rotas num mapa, tirar fotos e gravar vídeos, editar documentos e jogar, entre outras funções que antes eram impossíveis de se imaginar fazendo com um telefone convencional.
- P ― Por em outros usos: Utilizar um produto em uma função para a qual ele não foi inicialmente pensado. Por exemplo, os primeiros saquinhos de chá eram utilizados para armazenagem. Foi por pura coincidência que eles passaram a ser usadas para fazer chá, depois de um dos saquinhos acidentalmente cair em água quente.
- E ― Eliminar: Aqui nos referimos não apenas a partes do produto, mas também a processos intermediários. Por exemplo, no aluguel de veículos, em que os aplicativos substituíram boa parte das agências físicas, ao permitir que o cliente faça tudo por conta própria pelo celular.
- R ― Rearranjar: Lembre-se que as grandes ideias sempre podem ser melhoradas, seja por avanços tecnológicos, seja por feedback dos usuários. As grandes empresas reservam uma parte de seus lucros para reinvestir nos ajustes de um produto ou para inventar novos. Dessa forma, estão sempre um passo à frente.
SCRUM
Como já indica a sigla em inglês, (Systematic Customer Resolution Unraveling Meeting), o SCRUM é um método de gerenciamento de projetos que ajuda na divisão e acompanhamento de tarefas, ao dividi-las entre grupos compostos por entre três e quatro pessoas. Os processos no Scrum são documentados para serem otimizados em interações futuras.
Design thinking
O princípio básico do design thinking é a empatia. Em cinco etapas, você deve determinar claramente um problema, definir parâmetros e propor soluções. As melhores soluções propostas vão ser desenvolvidas em protótipos, para criar os produtos finais. Esse processo permite que se regresse a fases anteriores do processo, para implementar melhorias em cada etapa.
Design Sprint
Essa metodologia criada pela Google Ventures se baseia em um sistema de feedback por profissionais e usuários de um produto para melhorá-lo. A ideia é agilizar o processo de design e o tempo limite é de cinco dias.
Softwares para design de produto
Para implementar os métodos de design, você precisa de ferramentas confiáveis, que possam ser utilizadas por todos os envolvidos no processo. As três principais são:
Sketch
Esse software tem todas as funções necessárias para um design colaborativo. Ela permite realizar testes de protótipos e compartilhar o processo com toda a equipe, para que todos façam testes e deem feedback em tempo real. O fluxo de trabalho no Sketch pode ser personalizado, dando ao gestor a liberdade de coordenar a equipe e desenvolver os projetos da maneira que for mais conveniente.
Desenvolvido pela Siemens, trata-se de um sistema moderno e flexível, que conecta o gestor à equipe, permitindo que todos tenham participação ativa em cada processo. As principais características do Teamcenter incluem um mecanismo para criação de designs 3D, a documentação de processos e o registro de materiais utilizados no desenvolvimento dos protótipos, para que todos os detalhes do projeto fiquem bem documentados e não se percam.
Conhecida anteriormente como Gsuite, essa ferramenta é literalmente uma tela em branco. Ela é compatível com o Google Workspace e facilita a colaboração virtual entre os membros de uma equipe, sendo perfeita para incentivar a criatividade e o brainstorming.
Quais são os tipos de trabalho dentro do design de produtos?
- UX Designer
Uma das 5 profissões mais procuradas no mercado de tecnologia, o UX designer é responsável por otimizar a experiência do usuário, buscando maneiras fáceis e intuitivas de resolver problemas apontados pelas necessidades e opiniões dos usuários.
O curso Profissão: UX/UI Designer da EBAC te ajuda a se tornar um profissional nestas áreas. No curso, você aprende a identificar usuários, montar wireframes e fazer o design de interfaces mobile e web, com enfoque na experiência do usuário. Você tem ainda a oportunidade de colocar seu aprendizado em prática, criando projetos profissionais para seu portfólio. Se combinar os conhecimentos de UX e UI que terá ao final do curso, você consegue ainda mais oportunidades profissionais.
- Analista de dados
O principal papel dos analistas de dados é científico ― são eles que coletam, filtram e interpretam dados para ajudar empresas a resolver problemas ou tomar decisões estratégicas embasadas em informações.
Se você quer um certificado profissional na área, o curso online Profissão: Analista de Dados da EBAC oferece um método de aprendizado prático e focado em diferentes níveis – de iniciantes e analistas júnior até desenvolvedores que queiram aprender mais sobre análise de dados.
- Prototipador
São especialistas em transformar ideias em realidade: eles pegam todos os comentários e versões do design para criar um objeto tridimensional e funcional, que possa ser apresentado para equipes, investidores a para o público em geral.
- Designer de produto
É quem supervisiona todas as etapas de desenvolvimento de um produto, incluindo melhorias em produtos já concluídos.
Se você quer entrar na área de design de produtos digitais, mas não possui experiência prévia, um primeiro passo pode ser ir atrás de uma formação especializada. No curso Designer de Produtos Digitais da EBAC, você aprende a criar produtos digitais, como sites, aplicativos e serviços para conquistar clientes e contribuir para o sucesso de qualquer tipo de empresa.
O que você precisa saber sobre design de produto
- O design de produto é a criação de novas ofertas por uma empresa, marca ou empreendedor. Um novo produto não precisa necessariamente ser uma invenção inovadora – segundo o método SCAMPER, você pode usar novos materiais, adaptar ou modificar produtos existentes, assim como encontrar novas funções, combinar dois produtos para criar um novo, eliminar partes de produtos ou serviços ou reinventar algo que já existe.
- Se você quer desenhar um produto novo, siga os sete passos: quando tiver uma ideia, busque saber o quanto ela é viável, planeje a execução, crie protótipos, faça testes, organize a cadeia logística e só então chegue no design definitivo.
- Para envolver a sua equipe especializada em todas as etapas da criação de produto, use as ferramentas de design colaborativo como Sketch, Teamcenter e Google Jamboard.
UX/UI Designer
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
Você aprenderá como projetar interfaces amigáveis para ambientes digitais com foco na experiência do usuário e criar designs incríveis e eficientes para navegação. Torne-se um Designer que entende as necessidades do seu público, traga soluções visuais inovadoras para o usuário e ótimos resultados para os negócios.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!