O que esperar do curso de sketching para designers
Bob Nogueira e Renata Pedrosa professores da EBAC explicam porque usar o desenho como ferramenta de criação
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Domine as técnicas e ferramentas necessárias para esboçar e ilustrar suas ideias. Coloque-as no papel de maneira rápida e criativa, amplie seu repertório para além dos softwares e se diferencie no mercado de arte e design com projetos mais interessantes.
O termo gera alguma confusão por ser em inglês: sketching é, basicamente, desenhar, mas usando o desenho para ajudar a pensar. A técnica é usada por designers de diversas áreas, seja você um designer de interiores, de marcas ou gráfico.
Os professores do curso de Sketching para Designers Bob Nogueira e Renata Pedrosa explicam em que consiste o método e como facilita e expande as possibilidades de criação.
O básico do sketching: como começar
Da parede das cavernas até o esboço de um complexo sistema de confecção de um objeto, os desenhos eram a forma dos humanos se comunicarem antes mesmo de saber escrever.
O desenho possibilita o aluno a aprender mais sobre as características de um objeto ao desenhar, é possível materializar coisas abstratas também como uma tipografia.
No primeiro módulo do curso de Sketching para designers, os professores falam dos fundamentos do desenho; o que é necessário para construir uma imagem.
O curso foi pensado para quem nunca pegou em um lápis e tentou desenhar. Bob explicará os tipos de papel, de lápis. Ou seja, não é só para quem já desenha. São abordados os elementos básicos de desenho (ponto, linha e plano), cor, sistemas cromáticos e paletas de cores, além de explicar o que é e como aprimorar a composição estética ou “combinar” os elementos de um desenho entre si.
Quando você sabe desenhar, consegue usar esse recurso para visualizar sua ideia antes da execução. Ao colocar no papel, podemos ver se ela ficou como a gente imaginou. Esse passo anterior é importante para conseguir pensar em possíveis problemas e buscar soluções mais apropriadas para a sua criação.
Instrumentos para transmitir uma ideia
O desenho é uma ferramenta de aprendizado e criação, um recurso usado por artistas desde a antiguidade. Os renascentistas têm nos esboços um meio de estudo da realidade antes de executarem suas criações.
Ao desenhar, pode-se representar ideias usando o conceito de composição. A textura, os pontos, as linhas, todos os elementos que acrescentam qualidade e informação à imagem. Essas informações não são conscientes de quem vê o projeto, mas sim de quem deseja transmitir uma ideia. Essas convenções são aplicadas para representar o espaço, fluidez, movimento, densidade, velocidade de objetos, personagens em um jogo, planejamento de um ambiente, uma vestimenta ou mesmo o layout de um site.
Bob Nogueira vai te ensinar a observar os detalhes dos objetos, de todos os ângulos: de cima, de lado, de baixo. Os professores ensinam como representar espaços internos e externos usando os princípios da perspectiva, retratando objetos do cotidiano com luz e sombra para adicionar volume e tridimensionalidade.
Depois, os fundamentos do design dão ainda mais embasamento e recursos para que a criação de designers seja mais potente, independentemente da sua área de atuação.
Como construir referências
Os grandes desbravadores da imagem, de ideias e conceitos são os artistas. A arte assume o papel de romper com tradições ou começar movimentos que só muito tempo depois serão absorvidos e trabalhados na prática, como no design, arquitetura.
Artistas têm muitas referências e sabem como usá-las em seus trabalhos. Ninguém trabalha sem referência. Grandes diretores de cinema tem referências na história do cinema e antigos cineastas para se basearem e criarem algo original, por exemplo. Portanto, também é assim para os designers. É muito difícil que uma pessoa sem referências tenha ideias super interessantes. O conhecimento te impulsiona a ser uma pessoa que some e se construa além do que já foi feito.
Professora e artista contemporânea, Renata fala da história da arte, arte contemporânea trazendo o trabalho de artistas expoentes em determinados movimentos artísticos. Com as recomendações referências propostas, os alunos adquirem mais “bagagem” de conhecimento e repertório criativo. Quando ela fala sobre artistas que usam materiais não convencionais, na primeira parte do curso, ela está “traduzindo” a linguagem daquele artista contemporâneo para o aluno. Isso ajuda que ele entenda outras linguagens.
Quando Renata fala sobre artistas que usam materiais não convencionais, na primeira parte do curso, ela está “traduzindo” a linguagem daquele artista contemporâneo para o aluno. Isso ajuda que ele comece a entender outros “idiomas”.
Para Bob, o objetivo é ensinar o aluno a construir um repertório para expandir seus conhecimentos e ir em busca de outras referências, sabendo como e em momentos aplicar as novas ideias que irão surgir.
Fundamentos do desenho e do design
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