O que é Social Media Marketing?

Última atualização
02 jun 2023
Tempo de leitura
7 min

A gente não precisa dissertar neste blog sobre como as redes sociais já fazem parte da vida dos brasileiros. De repente, o Facebook virou “Feici”, o Instagram tornou-se tão íntimo que ganhou o apelido de “Insta”. O WhatsApp então já é membro da família com seu apelido “Zap”. Além disso, as mídias sociais também se […]

A gente não precisa dissertar neste blog sobre como as redes sociais já fazem parte da vida dos brasileiros. De repente, o Facebook virou “Feici”, o Instagram tornou-se tão íntimo que ganhou o apelido de “Insta”. O WhatsApp então já é membro da família com seu apelido “Zap”. Além disso, as mídias sociais também se tornaram imprescindíveis para pequenas, médias e grandes empresas do mercado brasileiro. Em tempos de pandemia, inúmeros negócios autônomos apenas sobreviveram graças à digitalização da comunicação de seus produtos e serviços.

Este fenômeno social, cultural e econômico é frequentemente corroborado por dados divulgados por institutos de pesquisa e portais especializados. Um estudo recente realizado pelo site We Are Social em parceria com a plataforma Hootsuite revelou que os brasileiros permaneceram em média 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais em 2020. A pesquisa intitulada “Global Digital Overview 2020” aponta que 150,4 milhões de brasileiros têm acesso à internet e os usuários de mídias sociais chegam a 140 milhões de pessoas, ou seja, 66% do total da população do Brasil que possui 211 milhões de habitantes, de acordo com a última divulgação do IBGE.

Se as redes sociais possuem um papel cada vez mais relevante no quotidiano dos brasileiros, elas também refletem mudanças no comportamento do nosso consumo das mídias.

Antigamente as empresas conseguiam captar a atenção das pessoas com campanhas transmitidas pela mídia tradicional, hoje o cenário é outro. As pessoas deixaram de confiar plenamente nas marcas, há um clima de desconfiança em relação a elas. Os consumidores preferem confiar em seus amigos nas redes sociais, nas comunidades às quais pertencem ou naquela “blogueirinha” que recomenda produtos para seus fiéis seguidores.

Neste sentido, os consumidores estão em busca de marcas que criem um diálogo com seus clientes e que ofereçam conteúdo relevante de acordo com seus interesses. Neste cenário tão desafiador, o papel do profissional em marketing de redes sociais é mais que estratégico. É vital para a comunicação digital de qualquer organização.

Para ser um profissional de sucesso nesta área tão promissora, você deve apreender os fundamentos de Social Media Marketing (SMM), familiarizar-se com as principais plataformas e desenvolver uma visão 360° sobre os ecossistemas que compõem as mídias sociais. Complicou? A gente explica.

Afinal, o que é Social Media Marketing?

A popularidade ascendente das redes sociais permitiu que as marcas as utilizassem como abrangentes canais de comunicação direta com fãs, seguidores e potenciais clientes. Atualmente, as empresas divulgam seus serviços ou produtos em qualquer plataforma, seja Facebook, Instagram, TikToK, Twitter, YouTube, entre tantas outras. Outro fato interessante é que vemos a atual tendência de as empresas também desenvolverem um diálogo sem intermediários por meio de aplicativos como WhatsApp e Telegram, acompanhando a popularidade crescente destas plataformas de mensagens instantâneas.

Nas mídias sociais, empresas e marcas criam anúncios de vendas direcionados aos consumidores e desenvolvem um relacionamento utilizando as segmentações disponíveis nos serviços de anúncios pagos e desenvolvendo estratégias de marketing de conteúdo.

Para finalizar, o Social Media Marketing, ou SMM, é uma forma de marketing na internet que envolve a criação e o compartilhamento de anúncios e conteúdo em redes de mídia social para atingir os objetivos de marketing e branding de uma marca. O SMM inclui atividades como postar atualizações de texto e imagem, vídeos e outros conteúdos que impulsionam o engajamento do público, assim como a publicidade paga.

Os consumidores mais exigentes que nunca

Será que é tão fácil assim engajar as pessoas? A resposta é não. A publicidade nas redes sociais é um desafio gigantesco imposto às marcas. Afinal, quem nunca pulou aqueles anúncios do YouTube após os cincos segundos obrigatórios? As mídias sociais tornaram a publicidade “descartável” aos olhos dos consumidores e a interrupção não é mais tolerada como nos velhos tempos dos intervalos comerciais na televisão.

Ser um profissional em Social Media Marketing significa compreender que as redes sociais são acima de tudo um ambiente interativo entre as marcas e os clientes. Se você quer iniciar sua carreira nesta área, entenda que conteúdo nas mídias sociais não deve ser confundido como propaganda. Por esta razão, os anúncios pagos também não devem ser versões estendidas do que seria uma publicidade numa mídia tradicional.

O engajamento de uma marca nas redes sociais acontecerá espontaneamente quando as pessoas enxergarem a comunicação de uma marca como valiosa para que possam atingir seus objetivos profissionais e pessoais. Sendo assim, é importante o que o profissional em SMM estabeleça as prioridades de comunicação e quais redes sociais são mais relevantes.

Sua empresa não precisar estar em todas as redes sociais

Se você é empreendedor ou trabalha na área de SMM, a tentação de criar diferentes páginas em diversas mídias deve ser enorme.

Primeiramente, entenda o público presentes nas redes sociais. Em seguida, avalie se seu negócio se adequaria ao tipo de comunicação exigida na plataforma. Por exemplo, algumas mídias sociais possuem como objetivo concentrar pessoas com interesses e objetivos similares.

Guarde sua energia e monte um planejamento de mídias sociais que vá ao encontro dos objetivos de marketing de sua empresa ou organização.

O Pinterest, por exemplo, serve de referência para profissionais criativos como designers, arquitetos, ilustradores etc. As principais marcas de tinta estão presentes nesta rede social tais como Coral, Suvinil e Sherwin-Williams. Já o TikTok reúne um público mais jovem e exige a elaboração de um conteúdo de vídeos curtos que é específico para a plataforma. Assim como o Washington Post fez, será necessário inovar nesta plataforma. Portanto, guarde sua energia e monte um planejamento de mídias sociais que vá ao encontro dos objetivos de marketing de sua empresa ou organização.

Enfim, um mistério revelado…

E quer saber qual o tipo de anúncio que as pessoas não pulam no YouTube? Um estudo de 2015 do Google revelou que os atributos dos vídeos que os espectadores não pulam contém histórias, rostos humanos e animações. De acordo Kotler no livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, “incluir um logotipo da marca nos primeiros sincero segundos de um anúncio aumenta a lembrança de marca, mas também reduz o tempo de visualização”. Para reflexão, não é mesmo, pessoal?

Saiba tudo sobre o universo das redes sociais

Num mundo onde as redes sociais ditam tendências e atraem bilhões de usuários, saber entendê-las é importantíssimo para qualquer profissional de comunicação e marketing. Pensando nisso, a EBAC lança o curso online de Social Media Marketing em parceria com a agência Rocky.

Neste curso, você usará o seu conhecimento para se comunicar com diferentes audiências, criar conteúdo relevante e gerenciar campanhas de marketing para marcas de prestígio. Saiba mais assistindo ao trailer abaixo:

Social Media Marketing - Curso Online
Página inicial / Marketing
Equipe EBAC

O conteúdo

Social Media Marketing

Domine uma das profissões digitais mais populares do mundo e aprenda como implementar projetos de marketing para mídia social de forma mais eficiente. Você aprenderá a promover seu negócio nas redes sociais, a criar anúncios para uma campanha digital e a produzir conteúdo criativo para atrair mais seguidores.

30 horas
12x de
R$ 236,67
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 2.840
R$ 7.100
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