O que significa a cor vermelha na psicologia e no marketing?
Pesquisamos o que significa o vermelho e por que as empresas o usam em seu branding.
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Um relatório realizado por Gerald Zaltman, professor da Harvard, revela que 95% das decisões de compra nascem no inconsciente e estão vinculadas com as emoções. Os especialistas de publicidade, guiados pela psicologia da cor, desenvolvem estratégias de vendas, onde a relação “cor – emoção” ocupa um lugar primordial.
A cor vermelha é uma das mais intensas na paleta cromática e provoca emoções como a valentia, o amor, a paixão, a força, o crescimento e a iniciativa. É utilizada para chamar a atenção, destacar e avisar sobre alguma situação. Neste artigo, analisamos o que significam o vermelho e seus tons, e como as empresas os aplicam para influenciar os seus clientes.
Como o vermelho é definido na psicologia
A cor vermelha se encontra em um extremo do espectro visível justo antes da luz infravermelha, aquela que o olho humano não é capaz de perceber. A luz infravermelha produz calor; disso surgem certas associações da cor com o fogo, bem como com a paixão, a ira e a impulsividade.
Do ponto de vista histórico, o vermelho é uma cor primária, uma vez que é a cor da terra e da argila. Era usado em pinturas rupestres por nossos antepassados, os quais secavam minerais no fogo e os misturavam com água para obter pigmentos avermelhados. O vermelho sangue é a coloração que identifica as pinturas do Grande Mural, localizadas no sítio arqueológico da Serra de São Francisco, no México.
O vermelho simboliza a ação e a guerra. O planeta vermelho do sistema solar leva o nome de Marte, o deus da guerra para os romanos. Napoleão Bonaparte usava uma camisa vermelha em suas batalhas para fazer de conta que estava ferido e motivar seus soldados a seguirem lutando.
No nível biológico, o contato com a cor vermelha estimula o sistema nervoso, provocando a produção de adrenalina; aumenta a temperatura corporal e a pressão sanguínea; e acelera o pulso. Nos restaurantes de fast food, o vermelho é utilizado como um estimulante do apetite, com a finalidade de que as pessoas consumam mais e vão embora. O vermelho nos mantém em alerta; é eficaz para chamar a atenção do espectador. É usado em avisos quando é preciso que as pessoas atuem rápido e, em alguns casos, significa perigo ou proibição. Encontramos essa cor em anúncios de ofertas, notificações de erros e mensagens não lidas ou não enviadas, além de sinais de trânsito, sirenes de ambulância e outras situações.
Quais são seus tons
Vermelho cereja: a imagem desta fruta evoca sensualidade, paixão e fogo.
Vermelho borgonha: uma mistura de café e vermelho com tonalidades roxas associada ao vinho dessa região francesa e simbolizando poder e ambição.
Vermelho carmesim: traz energia e se relaciona com a força, o empreendimento e a ação.
Vermelho sangue: vincula-se à excitação, ao ódio e à violência.
Vermelho vinho: transmite alegria e elegância. Por ser a cor da bebida, é usado frequentemente na indústria gastronômica.
Por que as empresas escolhem o vermelho
As marcas que querem se destacar entre suas concorrentes escolhem a cor vermelha para fazer sua identidade sobressair. O vermelho é expansivo e se diferencia do resto. Vejamos alguns exemplos de marcas que escolheram o vermelho para gerar um impacto em seus consumidores.
Chocolates: Kit Kat
Esta barra de biscoito coberta com chocolate foi criada com base na necessidade de um snack que qualquer pessoa pudesse levar em seu bolso. É leve e fácil de consumir, o que a torna uma guloseima ideal para recarregar a energia. A cor vermelha foi protagonista da guinada de Kit Kat e suas campanhas publicitárias por mais de 80 anos, e a diferencia do resto dos doces nas gôndolas de supermercados.
Telecomunicações: Claro
Esta empresa de origem brasileira oferece serviços de telecomunicações, entretenimento, cloud, streaming e comércio eletrônico nos países da América Latina. Esta marca usa o vermelho em seu logotipo, produtos, materiais promocionais, design de locais e do website para transmitir o caráter dinâmico e ambicioso de seus serviços. Seu slogan “É simples, é claro” e o estilo conciso de seu logo a diferencia de seus concorrentes.
Loja especializada no lar: Sodimac
A cadeia de construção e melhorias do lar expande-se a passos firmes. De origen chilena, atualmente conta com filiais também no México, Perú, Colombia, Argentina e Uruguay. Não é coincidência que as letras utilizadas em seu logo sejam da cor vermelha; uma tipografia chamativa expressa o crescimento da marca e sua expansão por toda a América Latina.
Loja de conveniência: Oxxo
A primeira loja da rede mexicana abriu em 1971; atualmente, a empresa conta com mais de 20.000 filiais em todo o país. Na imagem corporativa predomina a cor vermelha, o que não é arbitrário, uma vez que a sua missão expressa no website é: “Satisfazer a todo momento e com paixão as necessidades cotidianas do consumidor, simplificando a sua vida, para que ele desfrute mais o seu dia”. A marca expressou a sua paixão pelo que faz e a rapidez do seu serviço através da cor vermelha que escolheu para o seu branding.
Em resumo:
O vermelho é a cor mais intensa do espectro. Tanto empresas jovens, que buscam se expandir, como empresas já posicionadas no mercado aproveitam o caráter chamativo desta cor para destacar a identidade de sua marca, se diferenciar da concorrência e aumentar as vendas.
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