Como fazer um portfólio acadêmico de sucesso: dicas e exemplos

Última atualização
25 abr 2024
Tempo de leitura
10 min

Portfólio Acadêmico: eleve seu trabalho acadêmico a outro nível, destacando-se profissionalmente com um portfólio que valoriza cada projeto e conquista. É a sua chance de brilhar e mostrar ao mundo o que você é capaz!

Em um mundo acadêmico cada vez mais competitivo, ter um portfólio online robusto não é apenas uma vantagem, mas muitas vezes uma necessidade. Este conjunto de trabalhos, projetos e realizações não só demonstra a sua jornada intelectual, mas também serve como uma vitrine que pode abrir portas para oportunidades futuras.

De ensaios a projetos de pesquisa, passando por apresentações e contribuições para conferências, um portfólio acadêmico bem elaborado pode capturar não apenas o que você aprendeu, mas também sua capacidade de aplicar esse conhecimento de forma prática e inovadora. Neste artigo, explicaremos o que é um portfólio acadêmico, como fazer um, seus diferentes tipos e quais armadilhas evitar para criar um portfólio de sucesso.

O que é um portfólio acadêmico?

Basicamente, o portfólio acadêmico é uma ferramenta pedagógica que consiste em uma listagem de trabalhos realizados, conquistas práticas, habilidades comportamentais, além de formação escolar e profissional de forma detalhada. Ele é usado principalmente por estudantes em busca de estágios ou do primeiro emprego, pesquisadores, professores e outros profissionais ligados ao ambiente universitário. No entanto, o termo “portfólio acadêmico” pode ser usado em vários contextos, por isso, para explicá-lo, é importante também esclarecer o que ele não é.

Portfólio acadêmico e currículo

É comum confundir um portfólio com um currículo, ou CV, mas existem diferenças cruciais entre os dois documentos. Para começar, o CV é um documento muito mais breve que, mesmo ao descrever a mais extensa das carreiras, costuma não passar de duas páginas. Esse documento tende a obedecer formatações mais rigorosas, muitas vezes fornecidas pelas próprias empresas. Além disso, alguns negócios recebem tantas propostas que utilizam algoritmos para processá-las em massa, identificando rapidamente candidatos que não se enquadrem nos “moldes” e requisitos da empresa pela estrutura do currículo. Isso reforça ainda mais a padronização dos CVs, especialmente em setores pioneiros no uso de tecnologia de ponta, como o de TI e desenvolvimento web.

Portfólio acadêmico, escolar e profissional

Embora sejam frequentemente usados com o mesmo sentido, o portfólio profissional, em contraste com o acadêmico, se diferencia pelo nível de experiência do indivíduo. Esse último, é geralmente usado por profissionais já inseridos no mercado de trabalho que buscam destacar sua experiência prática na área em que atua. Já o portfólio escolar está relacionado principalmente às atividades docentes e pedagógicas, sendo um instrumento dos professores para o acompanhamento dos alunos e a comprovação de sua experiência em sala.

Para que serve um portfólio acadêmico?

O portfólio acadêmico é usado para destacar as habilidades de um estudante, recém-formado ou graduando que busca uma formação complementar ou ingressar no mercado de trabalho. Por isso, instituições e empresas nacionais e internacionais costumam solicitar um portfólio para conceder estágios, bolsas de pesquisa e iniciação científica, pós-graduação, oportunidades profissionais ou até mesmo como um exercício semestral para catalogar o progresso dos alunos.

Vitali Riskin
Wix Designer

Um site de portfólio é o seu espaço próprio para se apresentar ao mundo. Não tenha medo de mostrar sua identidade e personalidade únicas, ao mesmo tempo em que apresenta suas habilidades e profissionalismo.

“Um site de portfólio é o seu espaço próprio para se apresentar ao mundo. Não tenha medo de mostrar sua identidade e personalidade únicas, ao mesmo tempo em que apresenta suas habilidades e profissionalismo.” – Vitali Riskin, Wix Designer

Os tipos de portfólio acadêmico

Por ser mais extenso, o portfólio acadêmico apresenta mais variação que outros documentos similares, adaptando seu conteúdo às necessidades das diferentes áreas do conhecimento.

Aqueles com formação em TI, por exemplo, podem mencionar no portfólio sua participação em bootcamps, hackathons ou até mesmo resoluções criativas para desafios de programação, expandindo sua experiência para além do que foi visto em sala. De forma semelhante, estudantes das áreas de design, fotografia, ilustração e artes visuais podem adaptar o portfólio para demonstrar seu trabalho com imagens.

Portfólio impresso

Apesar da rapidez dos documentos digitais, o bom e velho papel A4 ainda tem suas vantagens. Entregar um exemplar físico de seu portfólio acadêmico é geralmente interpretado como um sinal de profissionalismo, comprometimento e organização. Por isso, estudantes e recém-formados em direito e áreas semelhantes que requerem um tom mais formal podem se beneficiar de usar a mídia física em seu portfólio.

Além disso, a diagramação padrão de vários softwares já é voltada ao papel A4. Ou seja, você pode encontrar inúmeros modelos de portfólio acadêmico prontos e compatíveis com a formatação do papel impresso para agilizar seu processo de criação.

No entanto, usar a mídia impressa pode acabar limitando a presença de cores fortes em seu portfólio. Além do enorme consumo de tinta, pequenas falhas de impressão podem comprometer detalhes importantes, principalmente se você não tiver acesso a serviços profissionais de impressão. Ao utilizar um documento físico, você também limita seu alcance, tornando inviável a produção de vários exemplares de seu portfólio para entregar a múltiplas instituições ou empresas.

Fonte: criado com IA (DALL-E)

Portfólio digital ou online

Além de economizar na papelada, um portfólio digital oferece uma série de benefícios. Primeiramente, todo o processo de criação, edição e compartilhamento é conduzido em um único lugar, poupando tempo e dinheiro. Em vez de imprimir o documento, um simples arquivo PDF já dá conta do trabalho. Assim, você pode enviar o portfólio para todas as partes interessadas de forma instantânea, agilizando o feedback e possibilitando uma comunicação rápida mesmo com instituições e empresas localizadas em outros estados e países.

As telas e displays digitais também exibem cores mais uniformes, sem risco de qualquer falha de impressão. Com isso, é possível utilizar recursos visuais dinâmicos e personalizáveis, essenciais para portfólios artísticos. Nesse sentido, se um toque maior de interatividade for necessário, criar um site pessoal ou blog pode abrir novas possibilidades para se expressar. O portfólio digital reúne todo o seu trabalho de forma visual, intuitiva e fácil de navegar, eliminando a necessidade de folhear página por página para conferir seu trabalho.

Como criar um portfólio acadêmico de sucesso

Agora que você já sabe o que é e qual a importância de um, chegou a hora de entender como criar seu portfólio acadêmico. Abaixo, reunimos algumas dicas para tornar seu portfólio não apenas um repositório de trabalhos, mas uma narrativa profunda e rica de sua experiência acadêmica:

1. Defina seu objetivo

Como abordamos anteriormente, os portfólios podem ser usados em diversos contextos. Por isso, para dar o pontapé inicial no projeto, o primeiro passo é identificar a finalidade de seu portfólio acadêmico, seja conseguir um estágio em uma multinacional ou dar continuidade à sua carreira de pesquisador. Com o objetivo definido, ficará muito mais fácil definir o tom e a estrutura do documento.

Se você for, por exemplo, um pós-doutorando buscando financiamento para realizar pesquisas e impulsionar sua carreira científica, a estrutura de seu portfólio deve complementar seu pedido de financiamento. Dessa forma, você será capaz de transmitir credibilidade e fornecer informações relevantes sobre sua formação.

2. Utilize uma estrutura básica

Escrever a primeira linha é sempre o passo mais difícil da escrita. Felizmente, existem templates prontos disponíveis que ajudam a superar o bloqueio criativo e fornecem uma estrutura básica para uma abordagem rigorosa e metódica. Reunimos aqui os elementos centrais de um portfólio acadêmico:

  • Capa: a capa funciona como a primeira impressão do portfólio, portanto, deve ser visualmente atraente e informativa. Ela inclui o título do portfólio, que deve ser conciso e refletir o conteúdo, o nome do autor ou autores, o curso e a instituição de ensino e a data de conclusão, marcando o período de estudo. O design da capa pode ser simples ou criativo, dependendo da norma da instituição e do campo de estudo.
  • Índice e Sumário: para facilitar a navegação pelo documento, é essencial incluir um índice ou sumário. Neles, serão listadas todas as seções, subseções e suas respectivas páginas, permitindo que os leitores localizem rapidamente áreas de interesse específicas.
  • Corpo: é a seção que contém as informações mais importantes do portfólio, apresentando o “conteúdo em si”, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Nessa divisão, a introdução estabelece o tom, delineando o tema central, os objetivos que o estudante espera alcançar, a justificativa que explica a relevância do portfólio para sua formação acadêmica e profissional e a metodologia utilizada na seleção e na análise dos trabalhos incluídos. Em seguida vem o desenvolvimento, o “coração” do portfólio, onde cada trabalho ou atividade é apresentado. A organização pode ser cronológica, mostrando a evolução do estudante. Por fim, a conclusão oferece uma oportunidade para refletir sobre a jornada acadêmica como um todo.
  • Referências e Anexos: é uma seção essencial para demonstrar o rigor acadêmico. Nela, são listadas todas as fontes consultadas e citadas ao longo do portfólio de acordo com as normas da ABNT ou outra normativa escolhida pela instituição de ensino. Embora as referências sejam obrigatórias nos portfólios acadêmicos relacionados à pesquisa, os anexos são opcionais. Porém, eles podem ser extremamente úteis para incluir gráficos, tabelas, imagens, trabalhos completos ou qualquer outro recurso que enriqueça a compreensão do leitor sobre o trabalho desenvolvido.

Conclusão

O portfólio acadêmico é uma forma de apresentar a formação de um indivíduo e demonstrar sua aptidão em determinadas áreas de interesse. Com ele, é possível resumir anos de estudo em apenas algumas páginas, permitindo uma avaliação rápida, mas completa, da experiência de um profissional. Ao terminar de ler este artigo, você terá compreendido o básico para criar seu próprio portfólio e expandir sua vida profissional e acadêmica buscando novas oportunidades.

Caso você esteja procurando uma oportunidade para complementar o seu portfólio, que tal dar uma conferida nos mais de 150 cursos da EBAC? Neles, você vai adquirir novas habilidades e fazer projetos que poderão enriquecer o seu portfólio. Clique aqui e confira!

Página inicial / Carreira

Fotografia

Aprenda a tirar fotos profissionais com qualquer câmera e obtenha resultados surpreendentes de luz, enquadramento e composição. Experimente novas soluções para retrato, fotojornalismo, gastronomia, eventos, arquitetura, moda e still para e-commerce.

5 meses
12x de
R$ 258,25
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 3.099
R$ 5.165
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

22 maio 2024
5 min
Como a Inteligência Artificial pode te ajudar nos processos seletivos

Aprenda a usar as ferramentas do futuro do desenvolvimento profissional a seu favor

22 maio 2024
5 min
30 abr 2024
9 min
Como estudar online com sucesso: dicas e conselhos

Aprenda como aproveitar tudo o que os cursos online podem oferecer

30 abr 2024
9 min
20 mar 2024
4 min
EBAC lança Programa de Indicação

Saiba o que é, qual o objetivo e como funciona o Programa de Indicação da EBAC

20 mar 2024
4 min
19 mar 2024
9 min
Inteligência Artificial na Educação: ferramentas que aprimoram os estudos

Desde a personalização do ensino até a simplificação do estudo autônomo, a Inteligência Artificial está moldando uma nova forma de estudo-ensino, ajudando a capacitar ainda mais professores e alunos, em um mundo cada vez mais digitalizado.

19 mar 2024
9 min
06 mar 2024
6 min
EBAC e Instituto Kondzilla renovam parceria

Por meio da educação e da qualificação profissional em áreas criativas, a parceria amplia oportunidades para jovens da periferia de São Paulo

06 mar 2024
6 min
22 fev 2024
10 min
EBAC lança duas pós-graduações reconhecidas pelo MEC

As aulas, que são totalmente online, começam a ser disponibilizadas para os estudantes no dia 4 de março. Confira os detalhes dos cursos!

22 fev 2024
10 min
Faça sua avaliação!

Curtindo o conteúdo? Então, que tal avaliar a EBAC no Google?

Faça sua avaliação!