Marketing

Qual o melhor modelo de curso online para você?

On demand, ao vivo, híbrido…

Veja o que esperar de cada formato e escolha o ideal

Quase metade (43,8%) dos alunos brasileiros agora fazem seus cursos online, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Embora os motivos variem, há vários benefícios importantes para o aprendizado virtual - desde maior flexibilidade até custos mais baixos.

Mas os cursos online não são para todos. 

Se você está meditando sobre a decisão de fazer uma aula online, é essencial pesar os prós e os contras e encontrar a alternativa ideal para você:
 
Cursos online “on demand”

São aqueles em que você tem todas as aulas já pré-gravadas e pode acessá-las no horário que quiser. Geralmente, com esse modelo, você tem um período para consumir todo o conteúdo e, ao final desse tempo, uma prova para testar o que absorveu.
Cursos online oferecem flexibilidade incomparável.
Prós: 

  • Você pode aprender no seu tempo
Eles oferecem flexibilidade incomparável, especialmente para alunos que estão trabalhando em um emprego de tempo integral. Você pode se dedicar ao curso quando for conveniente para você.

  • Você pode aprender na sua velocidade
Alguns alunos não se sentem confortáveis ​​pedindo ao professor para reexplicar um tópico. Em um ambiente on demand, você pode pausar os vídeos ou retornar aos conceitos abordados nos módulos anteriores.

Contras:

  • Você precisa ter auto-controle e disciplina
É mais fácil para algumas pessoas se dedicarem a um curso quando tem outras pessoas te observando. Quando isso não acontece, é preciso ter disciplina e auto-controle para realmente dedicar suas horas e não escapar para o Netflix.

  • A explicação é limitada ao conteúdo
Enquanto em outros tipos de cursos, você pode pedir para que o professor tente mostrar de outra maneira, com o curso pré-gravado, aquele material é o único que você vai ter para aprender.
Cursos online “ao vivo”

Seria o típico modelo EAD (Ensino à Distância). Você não precisa se deslocar até a escola ou universidade mas, como no modelo convencional, você tem um horário certo para logar na internet e assistir o professor ensinar, em tempo real.
Diferente das aulas on demand, você pode tirar dúvidas diretamente e em tempo real com seu professor.
Prós:

  • Você tem mais interação
Diferente das aulas on demand, você pode tirar dúvidas diretamente e em tempo real com seu professor. Além disso, ter outros alunos participando do mesmo processo que você, no mesmo horário, dá uma motivação maior para continuar, já que você sente que não está sozinho naquela batalha.

  • Você tem mais chances de networking
Nos cursos on demand, você geralmente nem sabe quem são os outros alunos. Os “ao vivo” te permitem interagir com outras pessoas do meio, aumentando as chances de networking.

Contras:

  • Você precisa ter disponibilidade de horário
Assim como os cursos convencionais, os cursos ao vivo exigem que você dedique uma parte determinada do seu tempo, o que pode ser ruim para quem tem que conciliar com trabalho.

  • Você precisa de uma boa estrutura
A sua internet tem que ser boa o bastante para, além de não cair com frequência, aguentar uma transmissão ao vivo. Caso contrário, você não tem a opção de voltar o video para pegar o conteúdo novamente.
Cursos online híbridos

Muitos institutos de ensino também oferecem modelos híbrido de online, em que você tem uma parte das aulas on demand e uma parte delas (ou então seminários extra) ao vivo. 

As vantagens e desvantagens continuam as mesmas das citadas acima, para cada categoria, mas nesse caso, as vantagens podem falar mais alto, já que você combina aprendizado no seu horário com a chance de networking.

Em qualquer um dos casos, no entanto, é importante ter disciplina para estudar de casa.
Dicas para otimizar os seus estudos em casa

Os cursos online exigem habilidades organizacionais mais fortes e mais autodisciplina do que os cursos tradicionais. Muitos deles mantêm uma programação rigorosa de postagens de tarefas quinzenais ou diárias.

Portanto, se você está indo para a escola online, considere estas dicas:
É estudo, não rede social
A Internet é uma fonte de diversão e lazer para muitos, por isso alguns alunos têm dificuldade em tratá-la como uma sala de aula. Procure tratar aquele horário da mesma maneira que você trataria se estivesse em uma sala: deixe o celular longe e não abra abas de redes sociais.
Planeje-se para acompanhar
A flexibilidade de muitas aulas online pode levar alguns alunos a procrastinar e depois ter que correr para compensar. Portanto, monte um calendário de quando você vai assistir cada aula para terminar no tempo certo sem correria. Você pode aproveitar agendas online mesmo, que vão te enviar lembretes, como o Google Calendar ou o Trello.
Faça pausas
Ao mesmo tempo que é fácil procrastinar, também é fácil “entrar na onda” e assistir diversas aulas de uma vez, sem pausar para descanso, mas esses períodos de pausa ajudam o cérebro a absorver melhor o conteúdo. Coloque um timer para pausar o vídeo a cada hora e alongar ou dar uma volta no quarteirão.
Crie um espaço de estudo
Deitar na sua cama para ver as aulas não colocam seu cérebro no modo “estudar”, já que ele associa aquele ambiente a descanso. Se possível, monte uma escrivaninha em um espaço separado e dedicado apenas para seu estudo. Se você também trabalha online, de preferência, esse espaço de estudo deve ser separado do de trabalho, para você não cair na tentação de adiantar algum relatório de trabalho em horário que deveria estar estudando.

Inúmeros cursos para você decolar em sua carreira

Num mundo onde “disrupção” é uma palavra recorrente e que já virou realidade em nosso cotidiano, não dá para permanecer indiferente. Sabemos que num contexto de mudanças cada vez mais agressivas, a profissionalização e o desenvolvimento de habilidades são imprescindíveis para todos que desejam avançar em suas áreas de atuação ou até mesmo para aqueles que desejam mudar de indústria, setor ou até mesmo de país.


A gente quer que você se prepare para conquistar seu espaço no mercado de trabalho mundo afora e se adapte às mudanças que estão ocorrendo a todo vapor. Confira nosso catálogo de cursos online com professores qualificados nas áreas de audiovisual, design, games, marketing, programação & ciência dados e softwares.