Quais técnicas de pintura existem: exemplos e características

Última atualização
29 set 2023
Tempo de leitura
9 min
Técnicas de pintura

Aqui estão as técnicas de pintura mais populares que você pode praticar a partir de hoje.

Agora todo mundo tem um hobby criativo. Além disso, sua psicóloga recomenda que você libere o estresse por meio da arte. Você chega a uma loja e passa meia hora olhando pincéis, broxinhas, trinchas, cores e tintas sem piscar. “O que eu escolho?”, você se pergunta, sofrendo um ataque de pânico.

Respire. Abra o blog da EBAC. Neste artigo apresentamos um guia de técnicas de pintura e damos algumas dicas para começar a praticá-las.

Técnicas de pintura

Quando mencionamos técnicas de pintura nos referimos aos métodos de aplicação de pigmentos em qualquer tipo de superfície, seja tela, papelão ou madeira. Agora vamos ver as técnicas mais populares com exemplos.

  • Pintura a óleo

Esta técnica de pintura tradicional envolve pigmentos dissolvidos em óleos vegetais. A tinta que se forma tem uma consistência pastosa e viscosa. Os óleos vegetais demoram mais para secar, então a tinta fica úmida por horas ou até dias. Isso a torna ideal para trabalhar com cores e fazer várias correções no quadro.

Normalmente, os artistas usam telas de linho preparadas, embora também pintem a óleo em outras superfícies. Eles trabalham de duas formas: esperam que uma camada seque para aplicar a próxima ou pintam alla prima, ou seja, geram uma nova camada sobre a úmida.

Além disso, existem várias técnicas de aplicação de textura:

  • Impasto: Traços grossos são aplicados com uma espátula.
  • Velatura: São criadas várias camadas finas e translúcidas.
  • Frottage: Um pedaço de papel é esfregado contra a tela.
  • Pincel seco: Agrega mais textura e é perfeito para pintar tijolos ou terra.

Inspirações

Certamente você pode citar pelo menos 5 pintores que usaram a técnica a óleo. Nossos favoritos são Frida Kahlo, Vincent Van Gogh, Rembrandt, René Magritte e Henri Rousseau.

  • As duas Fridas de Frida Kahlo
  • O Quarto em Arles de Vincent Van Gogh
  • A Ronda Noturna de Rembrandt
  • Golconda de René Magritte
  • A encantadora de serpentes de Henri Rousseau

Dicas

  1. Comece com uma paleta básica. Durante o trabalho, você será capaz de determinar quais cores você vai precisar.
  2. Certifique-se de que você tenha branco suficiente. Sempre se gasta mais que os outros tons porque é usado para misturar com os demais.
  3. Procure um espaço para pintar que tenha uma boa ventilação. O óleo quase não tem cheiro, mas os diluentes cheiram muito.
  4. Pratique e aprenda coisas novas. Faça desenhos a partir de fotografias, inspire-se na natureza e aprenda a dominar novas técnicas. Nisso ajudamos você com o nosso curso online Profissão: Ilustrador. Em 13 meses você aprenderá a trabalhar com composição, diferentes técnicas tradicionais e digitais. Você desenvolverá seu próprio estilo em projetos editoriais, comerciais, web e muito mais. Confira a página do curso para saber mais sobre a profissão, o programa e os professores.
  • Aquarela

Os aquarelistas utilizam pigmentos diluídos em água, de consistência semitransparente. Ao contrário da pintura a óleo, a aquarela não permite alterações: a camada de tinta produzida é fina e seca rapidamente.

Inicialmente, a aquarela não era levada a sério e era usada para desenhar esboços para afrescos. No entanto, com o tempo, os artistas passaram a apreciar sua vantagem: permite criar imagens luminosas e translúcidas. Os aquarelistas experimentam com claridade, contraste e transparência. Isso torna a técnica ideal para pintar paisagens idílicas que refletem a diversidade da natureza.

Inspirações

  • Uma visão distante de Maidstone de Paul Sandby
  • Ponte de Londres de David Cox
  • Culinária da Mulher Nativa, Bahamas, de Winslow Homer
  • Jardim das Aves de Paul Klee

Dicas

  1. Escolha um papel grosso, com gramatura de pelo menos 300 g/m². Uma folha fina, ao entrar em contato com a água, ficará deformada e estragada.
  2. Comece a desenhar o claro e distante. Em seguida, passe a fazer o centro e adicione tons escuros.
  3. Não use branco, mesmo que sua paleta tenha. Se quiser obter um tom mais claro, adicione mais água.
  4. Lembre-se que uma cor inclui vários pigmentos. Portanto, não misture muitas cores em uma, se você quiser obter uma tonalidade pura.
  5. Troque a água com frequência e lave seus pincéis com sabão para remover os pigmentos que permanecerem neles.
  • Guache

Essa técnica de pintura pode parecer semelhante à aquarela, pois seus pigmentos também são diluídos em água. No entanto, por ter branco de zinco e partículas maiores, o guache gera cores mais opacas e densas. Isso permite aplicar camadas claras sobre as escuras, além de brincar com a luminosidade e a saturação.

O guache é quase inodoro e não demora muito para secar. No entanto, você não precisa se apressar para corrigir erros em seu desenho antes que ele seque. Você sempre pode pintá-los com tons mais escuros.

Inspirações

  • Paisagem em azul de Marc Chagall
  • O interior do velho Burgtheater de Gustav Klimt
  • Retrato de Mae West que pode ser utilizado como apartamento surrealista de Salvador Dalí
  • Menino com um cão de Pablo Picasso

Dicas

  1. Ao misturar as cores, evite que se formem bolhas. Elas deixam marcas na pintura.
  2. Aprenda a usar bem o pincel. Mergulhe a ponta na tinta, retire as sobras e pressione sem força.
  3. Evite corrigir seus traços mais de três vezes. Se você aplicar uma camada muito grossa, ela rachará ao secar. Para prevenir isso, você pode adicionar cola de madeira ao guache.
  4. Guarde seus desenhos em uma pasta. Não os enrole: você pode danificar a camada da pintura frágil.
  • Acrílica

Em sua viscosidade, a pintura acrílica é semelhante ao óleo, mas tem uma base de água, não de óleo. Isso faz com que seque mais rápido, de 15 a 20 minutos. Ao secar, a pintura torna-se resistente à água e para removê-la você precisará de um solvente especial.

Conta com uma paleta ampla: inclui tons metálicos, brilhantes e fluorescentes. Além disso, é compatível com diversos materiais: papel, papelão, madeira, metal, tecido, plástico, etc. Independentemente do material de base, a tinta acrílica é mais elástica que o guache e não produz rachaduras no trabalho acabado. Apesar de sua versatilidade, não custa muito e é uma alternativa mais barata comparada ao óleo.

Inspirações

  • Sem título (Preto no cinza) de Mark Rothko
  • Colecionadores americanos, Fred e Marcia Weisman, de David Hockney
  • Flores de Justin Gaffrey
  • Frozen in Time (Congelado no tempo) de Neil Hamelin

Dicas

  1. Ao escolher a tela, tenha em mente que as tintas acrílicas aderem melhor às superfícies lisas.
  2. Lembre-se que as tintas acrílicas secam muito rapidamente. Por isso, certifique-se de fechar bem os frascos de tinta.
  3. Depois de secas, não são mais removidas. Lave seus pincéis a cada 5 a 10 minutos com sabão neutro. Proteja suas roupas com um avental ou use roupas que você não se importa de manchar. Cubra as superfícies de trabalho com um plástico protetor.
  4. Use uma paleta de plástico: é mais prática e fácil de limpar.
  5. A acrílica escurece quando seca. Considere isso ao escolher os tons para a sua imagem.
  6. Para obter contornos claros, use uma fita adesiva de papel.
  • Pastel

O nome da técnica vem da palavra latina pasta que significa “massa”. O pastel se forma a partir de pigmentos em pó que são diluídos em goma ou resina para atingir essa textura pastosa e seca. Tem pouca aderência e gera um efeito opaco, o que o torna semelhante ao giz. Mas, diferente do giz, o pastel gera um efeito mais delicado. Os artistas aproveitam esse efeito quando vão representar paisagens, retratos e naturezas-mortas.

O material que, eventualmente, se solta, é bastante fácil de corrigir. Você pode apagá-lo com um pincel, secar com o dedo ou cobri-lo com uma nova camada do tom desejado.

Você não precisa de nenhuma ferramenta especial para aplicar o pastel, já que, geralmente, é vendido no formato de uma barra ou crayon que você pode segurar com a mão.

Inspirações

  • Jovem sentada com um chapéu branco de Pierre-Auguste Renoir
  • Bailarinas descansando de Edgar Degas
  • Um abraço de boa noite de Mary Cassatt
  • Dançarina sentada com meias rosas de Henri de Toulouse-Lautrec
  • Crianças de Lesley Harrison

Dicas

  1. É muito importante que você escolha o papel adequado. Deve ser texturizado para sustentar o material. Além disso, se você é um iniciante, comece a trabalhar com o formato A3. Uma folha muito pequena ou muito grande requer habilidades de outro nível.
  2. Não use lápis com grafite para desenhar o contorno, pois o pastel não vai aderir bem.
  3. Quanto mais camadas você aplicar, mais finos devem ser os traços.
  4. Tente não tocar no desenho para não danificar a imagem. Se puder, use um tripé.
  5. Ao finalizar o trabalho, aplique um fixador especial para preservar seu desenho.

Leonardo Da Vinci disse: “As técnicas de pintura são inesgotáveis, porque são criadas pela natureza, pelo tempo e pelo homem”. Se Leonardo da Vinci disse isso, deve ser verdade.

A pintura não apareceu da noite para o dia. Vários artistas contribuíram para sua evolução, experimentando materiais, estilos de aplicação e intensidade de pinceladas. Essas tentativas resultaram tanto em fracassos como nos quadros mais conhecidos do mundo.

Portanto, não tenha medo de errar. Experimente, encontre seu estilo e fontes de inspiração. Quem sabe um dia escrevemos um artigo sobre você e sua própria técnica de pintura?

Aproveite que você está aqui e conheça o nosso curso Profissão: Ilustrador! Nele você terá a oportunidade de desenvolver 12 projetos que podem ir direto para o seu portfólio! Já imaginou? E, para continuar enriquecendo o seu conhecimento, que tal conferir os nossos webinars sobre ilustração? Clique aqui e confira!

Página inicial / Design
Equipe EBAC

O conteúdo

Profissão: Ilustrador

Domine as técnicas manuais e digitais necessárias para ilustrar suas ideias profissionalmente. Explore diferentes gêneros e encontre o seu estilo sob orientação de grandes ilustradores. Crie o seu portfólio, destaque-se e ganhe mais dinheiro na área.

13 meses
12x de
R$ 480,00
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 5.760
R$ 9.600
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

25 jan 2024
6 min
O que faz um full stack designer e como se tornar um?

Requisitado pelas empresas, esse profissional domina diferentes áreas do design

25 jan 2024
6 min
09 jan 2024
11 min
O que é identidade visual?

Entenda qual a importância e os benefícios de uma identidade visual para uma empresa e como desenvolver uma.

09 jan 2024
11 min
23 dez 2023
6 min
O que é e no que consiste o design editorial?

Seus textos vão se tornar mais interessantes e fáceis de ler, se você pensar em cada elemento visual da apresentação dele.

23 dez 2023
6 min
17 dez 2023
8 min
O que faz um ilustrador e como se tornar um

Um ilustrador capta a essência visual de um texto e ajuda o leitor a processar a informação

17 dez 2023
8 min
11 dez 2023
5 min
Estudantes da EBAC participam de workshop no escritório da Adobe

Com foco na Adobe MAX 2023, os estudantes da EBAC ficaram por dentro das atualizações que estão sendo implementadas nas ferramentas da Adobe

11 dez 2023
5 min
27 nov 2023
8 min
5 geradores de imagens com IA que você precisa conhecer

Pinte um quadro sem usar pincel nem tinta.

27 nov 2023
8 min