Os bastidores da Turma da Mônica

Última atualização
11 ago 2023
Tempo de leitura
6 min

A diretora de conteúdo editorial da MSP, Marina Sousa Cameron, conversou conosco a respeito de diversos assuntos ligados ao seu trabalho e à Turma da Mônica

É quase impossível um brasileiro nunca ter ouvido falar da Turma da Mônica. Para muitos, o sentimento de nostalgia pode aflorar só de ouvir essas três palavras. Afinal, as histórias em quadrinhos escritas pelo renomado Mauricio de Sousa foram o entretenimento de muita gente durante a infância.

Mas, ao longo do tempo, a Turma da Mônica soube se manter presente na vida de uma legião de pessoas – de crianças a adultos – e, até hoje, é uma referência de sucesso. Para descobrir o segredo desse legado, conversamos com a diretora de conteúdo editorial na Mauricio de Sousa Produções (MSP), Marina Sousa Cameron, que nos contou um pouco de como é o seu trabalho; dos desafios que enfrenta; das mudanças que ocorreram ao longo do tempo nas histórias da Turma da Mônica; e o que podemos esperar para o futuro.

Marina Sousa

Legenda: Marina Sousa Cameron, diretora de conteúdo editorial na Mauricio de Sousa Produções (MSP). Imagem: Valentino

Quais são as atividades que você desenvolve como diretora de conteúdo editorial na MSP?

“Cuido da avaliação de todo conteúdo editorial e audiovisual. Meu trabalho é manter a filosofia do Mauricio em todos os produtos, observar o acompanhamento de cada personagem e suas atualizações conforme o momento que vivemos na sociedade, e também manter a criatividade e humor característicos de nossas publicações para cada público.”

Como você enxerga o trabalho e presença feminina em cargos de liderança criativa? Houve uma evolução nesse aspecto?

“Aqui na MSP a presença feminina na direção do estúdio e também na produção dos quadrinhos sempre foi acima da média. A Alice Takeda, minha mãe e diretora de arte, por exemplo, trabalha há mais de cinquenta anos com o Mauricio, e hoje comanda a produção de arte do estúdio.”

Falando especificamente dos quadrinhos, consegue estabelecer uma diferença entre o modo como as mulheres eram retratadas antes e como as narrativas as abordam agora?

“As mulheres eram sempre colocadas em um segundo plano nas histórias em quadrinhos em geral. Poucas tinham protagonismo. A Mônica veio para mudar isso e virou logo a dona da rua. Hoje já existem heroínas e não apenas namoradas dos heróis nas HQs. Mas ainda acho que tem muito para evoluir com mais autoras mulheres surgindo neste momento.

Dentro das nossas histórias, as mães da Turma deixaram de ser retratadas de avental, sempre às voltas com o trabalho doméstico. Hoje os cuidados com os filhos e a casa são divididos entre as mães e os pais da Turma. É comum as crianças chegarem em casa e não encontrarem mais o seu Cebola lendo jornal enquanto a dona Cebola lava a louça. O seu Cebola pode estar lavando a louça e a mãe não ter chegado ainda do trabalho, para citar um exemplo.”

No geral, quantos profissionais há e como funciona o planejamento de conteúdo da MSP?

“O estúdio tem cerca de 400 funcionários, desde a parte artística até a administrativa. Nosso planejamento de conteúdo tem reuniões semanais dos gestores e contato direto com os roteiristas que estão por todo o Brasil. As reuniões virtuais aumentaram muito desde o evento da pandemia, onde conseguimos manter a produção em alta.”

Quais são os seus principais desafios como diretora de conteúdo editorial?

“É uma grande responsabilidade escrever para tantas gerações que cresceram lendo a turminha e ainda manter este padrão que há mais de 60 anos oferecemos aos nossos leitores. Estes que estão cada dia mais exigentes no conteúdo, criatividade e humor da Turma da Mônica.”

Qual o segredo para manter as produções do Mauricio de Sousa no topo durante tantos anos?

“Nunca nos acomodar diante de um sucesso. Estamos sempre com novidades para que o leitor saiba que trabalhamos constantemente por eles e sua melhor diversão.”

Ao longo dos anos, o conteúdo e o formato das histórias foram sendo atualizados para atender às novas demandas da sociedade. Qual a importância de fazer esse movimento?

“Procuramos nos manter sempre fiéis aos valores trazidos pela obra do Mauricio desde o início: amizade, respeito, inclusão, otimismo. Isso nunca muda, mas a linguagem se transforma para manter a comunicação com as crianças de hoje. O Mauricio sempre ouviu os leitores. Ele se inspirou (e se inspira) nas crianças que estavam ao seu redor, na infância e, depois, como pai, avô e bisavô. Ouvimos muito nossos fãs e leitores sobre o que desejam e o que gostaram ou não gostaram em alguma historinha. Com as redes sociais esse retorno é quase que imediato e esse diálogo entre autor e leitor acontece em tempo real.”

Como você se sente e como encara o desafio de dar continuidade ao legado da Turma da Mônica e do Mauricio de Sousa?

“Um prazer enorme porque acompanhei meu pai desde criança. E me envolvia já querendo desenhar e criar historinhas. A responsabilidade é grande, mas o desafio só nos ajuda a evoluir.”

Para o futuro, o que podemos esperar para ver da MSP?

“Novas ideias e novos personagens vão surgindo. Neste ano, em que a personagem Mônica fez 60 anos de sua estreia nos quadrinhos, teremos edições especiais comemorando, novos filmes, novo show e mais animações chegando.”

Se você curte conteúdos ligados ao audiovisual, que tal dar uma olhada na nossa página de webinars da área? Nela, você assiste gratuitamente a uma série de eventos online que contam com a presença de profissionais que estão no mercado de trabalho e dão conselhos valiosos para quem quer entrar ou já está na área. Temos certeza de que você vai encontrar algum webinar que vai enriquecer os seus conhecimentos hoje mesmo. Aproveite essa oportunidade!

Página inicial / Audiovisual
Bruna Montenegro

O conteúdo

Concept Art para Filmes & Games

Crie personagens, ambientes e objetos para filmes e games. Da concepção de uma ideia ao esboço e ilustração finalizada, você vai aprender o que é preciso para se tornar um Concept Artist e encontrar o seu lugar na indústria do entretenimento.

6 meses
12x de
R$ 335,00
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 4.020
R$ 6.700
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

30 mar 2024
8 min
O que faz um produtor executivo e como se tornar um?

Saiba a importância desse profissional no desenvolvimento de uma obra audiovisual

30 mar 2024
8 min
29 mar 2024
19 min
Mabê Bonafé: a criadora de conteúdo por trás dos podcasts Modus Operandi e Caso Bizarro

A roteirista, escritora e podcaster Mabê Bonafé conversou com a EBAC e contou como desenvolveu os seus podcasts e falou, também, sobre a sua carreira profissional

29 mar 2024
19 min
28 fev 2024
8 min
Diretor de fotografia: o que é e o que faz?

Responsável por encontrar as melhores ferramentas visuais para contar uma história, o diretor de fotografia tem um papel importante no desenvolvimento de uma obra audiovisual.

28 fev 2024
8 min
13 fev 2024
9 min
EBAC entrevista: Chico Felitti

Conversamos com o jornalista Chico Felitti sobre o universo do podcast e pedimos dicas para quem quer começar a produzir o seu. Confira!

13 fev 2024
9 min
24 jan 2024
7 min
Estudantes da área de audiovisual participam de workshop nos estúdios da EBAC

Com foco em streaming, os estudantes tiveram a oportunidade de ver na prática como a transmissão de uma live funciona e ainda tiraram dúvidas com profissionais da área

24 jan 2024
7 min
09 jan 2024
6 min
O que é um artista 3D e como se tornar um

Saiba como se tornar um artista 3D e dê vida a mundos e personagens no ambiente virtual.

09 jan 2024
6 min
Faça sua avaliação!

Curtindo o conteúdo? Então, que tal avaliar a EBAC no Google?

Faça sua avaliação!