11 fontes para impressão, sites, logotipos e aplicativos

Você sabe o que é tipografia? Tipografia é a arte, estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e composição visual de fontes e palavras. A tipografia é um importante elemento do design gráfico e seu principal objetivo é ordenar estruturalmente e visualmente a comunicação através das fontes. Ufa! Mas o que tudo isso signifca na prática? Neste artigo, você vai conferir uma curadoria das fontes mais queridas por designers e profissionais. Confira!
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
O Design está em tudo ao nosso redor: aplicativos, embalagens, logotipos, capas de livros e muito mais! Aprenda a criar conteúdos visuais envolventes e comunicar ideias que capturem a atenção do público. Você vai usar arte e criatividade, além de aprender novas ferramentas para montar seu portfólio, conquistar grandes projetos profissionais e se destacar no mercado de trabalho.
Você sabe o que é tipografia? Tipografia é a arte, estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e composição visual de fontes e palavras.
A tipografia é um importante elemento do design gráfico e seu principal objetivo é ordenar estruturalmente e visualmente a comunicação através das fontes. Ufa! Mas o que tudo isso significa na prática? Você será expert em tipografia através do nosso curso online sobre Design Gráfico, clique e saiba mais.
Tá a fim de explorar mais o interessante universo da tipografia? A gente selecionou 11 fontes que atualmente são um mix de tendências e as mais queridas para impressões, sites, logos e aplicativos. Confira abaixo:
1. ROBOT
Criador: Christian Robertson, designer de front-end do Google.
Quel tal uma fonte youtuber nos seus projetos? A fonte Roboto foi desenvolvida internamente pelo Google em 2011 para o sistema operacional Android. Agora é usada em outros serviços da empresa, por exemplo, o YouTube. Siga o criador da fonte Roboto no Twitter
2. MONTSERRAT
Criadora: Julieta Ulanovski, designer argentina e uma das fundadoras do estúdio ZkySky
Esta é uma fonte com ritmo de tango. Para criá-la, Julieta se inspirou em cartazes e placas do antigo bairro de Montserrat, em Buenos Aires. Montserrat ganhou não só um estilo próprio, mas também o nome inspirado no bairro da capital dos hermanos. Veja o Instagram de sua criadora.
3. OSWALD
Criador: o designer americano Vernon Adams.
Essa é a fonte que o Tio Oswaldo usa, né? Oswald é a versão de uma outra fonte clássica sem serifa chamada Alternate Gothic. O autor fez elementos desta última corresponderem melhor à grade de pixels em telas. Oswald já recebeu diversas atualizações e é excelente para plataformas digitais. Que tal usar esta fonte para seu blog ou site de portfólio?
4. LATO
Criador: designer polonês Lukasz Dzedzic.
A Lato faz parte da família de fontes sem serifas. Seu autor começou a desenvolver um conjunto de fontes corporativas para uma empresa que mais tarde abandonou o projeto. Lukasz então a lançou numa parceria com o Google. Parece que o jogo virou, não é mesmo? A fonte suporta + de 150 idiomas. Veja o site de seu criador.
5. FUTURA
Criador: o designer alemão Paul Renner.
Criada em 1927, a fonte Futura é baseada nos princípios da escola de design alemã Bauhaus, por isso possui várias formas geométricas e sua principal característica é a funcionalidade. Após sua criação, a fonte foi refinada repetidamente e novos estilos surgiram. Por exemplo, Futura foi utilizada no logotipo das Olimpíadas de 1980, em Moscou.
6. RIO 2016
Criador: Publicitário, designer e fotógrafo Fábio Haag
Já esta fonte tem um bom sotaque carioca, mermão. Falando em Olímpiadas, não poderíamos deixar de citar a Rio 2016. Desenvolvida pelo publicitário e designer Fábio Haag e a empresa britânica Dalton Maag, a fonte foi utilizada em toda a identidade visual dos jogos olímpicos no Rio em 2016. As inspirações para a tipografia foram os cartões postais da Cidade Maravilhosa, como a Pedra da Gávea e o calçadão de Copacabana. Confira o vídeo abaixo:
7. FRUTIGER
Criador: designer suíço Adrian Frutiger
Essa tipografia é chique no último, gente. Em 1968, o designer Adrian Frutiger foi contratado para desenvolver um novo sistema de sinalização para o aeroporto Charles de Gaulle de Paris. Então, em 1976, a fonte Frutiger apareceu, recebendo modificações ao longo das últimas décadas. Em 2009, uma nova fonte, Neue Frutiger, apareceu em sua base. Muito popular, essa fonte é utilizada nos passaportes suíços e nas placas de sinalização do CPTM em São Paulo, por exemplo.
8. GOTHAM PRO
Criadores: designers da empresa americana Tobias Frere-Jones.
Urbana e cosmopolita, Gotham Pro é uma família de fontes geométricas sem serifa projetada por Tobias Frere-Jones para a revista GQ. A publicação precisava de uma tipografia com estilo sério e arrojado. Então, os designers buscaram inspiração nas placas de rua em Nova York. Gotham Pro é freqüentemente usada em pôsteres de filmes.
9. HELVETICA
Criador: tipógrafo suíço Max Miedinger.
Um das fontes mais populares de todos os tempos. Helvetica é uma fonte sem serifa desenvolvida por Max Miedinger em 1957 para Eduard Hoffman, diretor de uma empresa suíça. Por sua versatilidade, a Helvetica é atualmente utilizada por designers, diretores de arte e multinacionais de todo o mundo e deu origem a outras fontes, como a Arial, por exemplo. 3M, American Airlines, BMW, Jeep, JCPenney, Lufthansa, Microsoft, Panasonic, Motorola são alguns exemplos de empresas que a utilizam em seus logotipos.
10. UBUNTU
Criador: Vincent Connare e equipe de designers Dalton Maag
Dos mesmos criadores da ComicSans, Ubuntu é da família de fontes sem serifa projetada para o sistema operacional gratuito que leva o mesmo nome. A fonte Ubuntu foi desenvolvida para refletir a personalidade e funcionalidade do software, criando assim uma experiência diferenciada para o usuário. Que tal aprender mais UI Design?
11. IBM PLEX MONO
Criador: Mike Abbink, Diretor Executivo de Criação de Experiência e Design de Marca da IBM
Esta é uma tipografia que reflete os tempos pós-modernos. IBM Plex Mono é uma fonte corporativa da IBM e faz parte de uma família de fontes internacional (Plex Group do IBM Design Language). Tem como objetivo transmitir a história da empresa, além da relação entre humanos e tecnologia. Ideal para aquele projeto bem futurista, não é mesmo? Veja o site dos criadores do IBM Plex.






Design Gráfico
Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código e comece a aprender!
O Design está em tudo ao nosso redor: aplicativos, embalagens, logotipos, capas de livros e muito mais! Aprenda a criar conteúdos visuais envolventes e comunicar ideias que capturem a atenção do público. Você vai usar arte e criatividade, além de aprender novas ferramentas para montar seu portfólio, conquistar grandes projetos profissionais e se destacar no mercado de trabalho.
Receba artigos do blog, acompanhe as últimas notícias da EBAC e fique por dentro das novidades!