5 sites para trabalhar como freelancer

Última atualização
13 nov 2023
Tempo de leitura
10 min

Sites que conectam freelancers e empresas estão cada vez mais populares. Conheça 10 deles!

Marketing Digital

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2024 e comece a aprender!

Domine o universo do Marketing Digital e conquiste grandes oportunidades em um mercado em constante crescimento.

Aprenda a criar campanhas de comunicação digital, planejamento de mídia e análise de dados, além de gerenciar projetos com o apoio de metodologias ágeis. Fortaleça seu portfólio e decole no trabalho.

35 horas
12x de
R$ 245,83
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 2.950
R$ 5.900
Inscreva-se no curso

O conceito de trabalho está em transformação. O home-office não é mais uma incógnita para as empresas enquanto a força de trabalho está rapidamente caminhando em direção da flexibilidade e, principalmente, mobilidade. Gigantes do setor tecnológico como Facebook e Google mantêm atualmente seus colaboradores trabalhando à distância preservando seus salários, permitindo que eles troquem de endereço frequentemente. Há alguns dias, o Spotify, a célebre plataforma de streaming, anunciou um programa permanente de trabalho remoto intitulado “Work From Anywhere” (trabalhe de qualquer lugar, em tradução livre).

A estratégia do Spotify está alinhada às tendências que acompanhamos desde o início da pandemia da covid-19. Twitter e Salesforce são outros exemplos de empresas que adotaram um modelo de trabalho híbrido ou completamente remoto. No Brasil, outras companhias acompanham este movimento de flexibilização: o Grupo Heineken adotou o regime de teletrabalho definitivo para seus 1.300 funcionários das áreas corporativas da filial brasileira.

Dados confirmam as expectativas. Uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento especializado Robert Half e divulgada pelo site de notícias G1 demonstra que para 95% dos executivos entrevistados, o trabalho híbrido, alternando o “home-office” e a presença física nos escritórios, é visto como uma tendência permanente daqui para frente.

Apesar do cenário ser radiante para aqueles que preferem trabalhar no conforto de suas casas, nem tudo são flores. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no Brasil atingiu 14,1% no último trimestre de 2020, ou seja, 14 milhões de pessoas estavam sem emprego naquele período.

Se a situação do desemprego é sombria, toda crise oferece oportunidades. A mobilidade e a flexibilização do trabalho permitiram que novas modalidades surgissem no mercado de trabalho. Por exemplo, atuar de forma autônoma atraiu profissionais de diversas áreas que enxergaram a possibilidade de garantir sua fonte de renda nesses tempos difíceis. Durante a quarentena, o Brasil registrou 600 mil novos microempreendedores.

Há igualmente a vantagem para aqueles que buscam um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, porém, disciplina e um eficiente gerenciamento de tempo são necessários. Os trabalhadores precisam ter em mente que ser freelancer é basicamente possuir uma microempresa, o que exige lidar com burocracia e ter noções de contabilidade e controle financeiro. Não é fácil, mas a recompensa é capaz de surpreender.

Além de ser uma situação favorável tanto para quem é o contratante quanto para quem presta os serviços, trabalhar como freelancer é sinônimo de construir sua própria reputação num mercado extremamente concorrido e estabelecer conexões que podem encaminhar os profissionais a diferentes experiências em inúmeros setores de atuação: design, tecnologia, audiovisual, marketing, programação, entre outros.

O que são sites de freelancer e como funcionam?

Para facilitar o contato entre freelancers e empresas, hoje existem várias plataformas que conectam profissionais independentes a clientes que precisam de serviços específicos. Esses sites atuam como intermediários e facilitam a busca e a contratação de talentos temporários para uma ampla variedade de trabalhos e projetos.

Esses sites, geralmente, exigem que tanto freelancers quanto empresas façam um cadastro – que podem ser gratuitos ou pagos – para que usufruam das ferramentas da plataforma. Uma vez que o cadastro é feito, os freelancers podem fazer um perfil no site, onde colocam as suas informações pessoais, habilidades, experiências e portfólio, por exemplo, enquanto as empresas fornecem detalhes sobre os projetos que desejam desenvolver.

Após esse processo, as empresas podem navegar no site em busca de freelancers que atendam às suas necessidades. Os freelancers, por sua vez, podem ver os projetos anunciados pelas empresas, enviar propostas, valores e prazos.

Uma vez que freelancer e empresa se conectam, eles podem usar a própria plataforma para comunicação e para compartilhar informações relacionadas ao projeto. Além disso, há plataformas que também disponibilizam ferramentas que processam o pagamento para o freelancer. Mas, atenção: é possível que a plataforma faça cobrança de taxas por conta desse pagamento.

Após a conclusão do trabalho, tanto a empresa quanto o freelancer podem deixar avaliações e feedback uns para os outros. Isso ajuda a construir reputações e a orientar outros usuários na escolha de parceiros de trabalho.

Agora que você já tem uma ideia de como esses sites funcionam, confira a seguir uma lista com 10 sites para quem busca oportunidades para atuar como autônomo e/ou freelancer:

99freelas

O 99frelas descreve-se como uma plataforma que “possibilita que empresas e empreendedores se conectem com freelancers talentosos para desenvolver seus projetos através da internet”. Com quase um milhão de profissionais cadastrados, o 99frelas oferece oportunidades para freelancers nas áreas de administração, direito, design, arquitetura, marketing e tecnologia.

O site oferece cadastro gratuito e possibilita o envio de propostas ilimitadas para clientes em potencial. Porém, há uma taxa de 7% a 15% (R$ 5,00 no mínimo) na oferta com o valor final que será paga pelo contratante. Não há custos adicionais, porém, planos premium que variam de R$ 36,90 a R$ 69,90 por mês possuem vantagens para seus assinantes.

GetNinjas

O GetNinjas é um app que facilita a busca por profissionais, serviços e também por clientes. Disponível nas versões para iOS, Android e web, o usuário precisará fazer seu cadastro com o número de seu telefone. Utilizando uma abordagem para quem está em busca de serviços, o usuário contratante receberá até 4 orçamentos para sua escolha. O GetNinjas oferece serviços de profissionais nas áreas de assistência técnica, consultoria, design, tecnologia, eventos, moda, beleza, reformas, saúdes e serviços domésticos.

Trampos.co

O Trampos.co é um portal de vagas tanto para quem está em busca de uma recolocação quanto para recrutadores. O site possui uma orientação para áreas de comunicação, marketing e tecnologia, e exibe oportunidades em agências, startups, empresas, produtoras e para quem é freelancer: basta configurar a área de atuação como “freela” nos filtros de busca de oportunidades.

Workana

A Workana já está consolidada como a maior plataforma que conecta freelancers e empresas da América Latina com 2,5 milhões de profissionais cadastrados que atuam em diversas áreas. É possível encontrar web designers, desenvolvedores de aplicativos, editores, tradutores, profissionais de marketing & vendas, entre outros.

A plataforma oferece um sistema de pagamento interessante aos prestadores de serviço. Após o contratante selecionar um freelancer, ele deve fazer um depósito como garantia. A Workana mantém esse dinheiro bloqueado enquanto o profissional faz o trabalho solicitado. Quando então é finalizado, os fundos são liberados e o freelancer recebe seu pagamento pelo serviço prestado.

Freelancer.com

Para se inscrever no site Freelancer.com é bastante simples: basta preencher um cadastro com detalhes pessoais, habilidades e competências. O profissional freelancer encontrará várias oportunidades em redação, marketing, tradução e contabilidade.

A pesquisa acontece através da utilização de tags escolhidas pelo próprio usuário para encontrar oportunidades mais adequadas aos seus objetivos e perfil de atuação. Após encontrar a oferta perfeita, o profissional deve enviar sua solicitação ao possível cliente. Porém, atenção: investir na apresentação do perfil do freelancer é uma boa estratégia na competição com propostas enviadas por outros candidatos.

Upwork

Upwork

Fonte: Upwork

O Upwork é uma plataforma que conecta profissionais independentes a empresas do mundo todo. Em inglês, o site oferece espaço para profissionais de diferentes áreas, entre elas: desenvolvimento, design, marketing, tradução, engenharia, arquitetura, entre outros.

Para utilizar a plataforma, é preciso que tanto empresa quanto freelancer façam um cadastro. Depois que o perfil fica pronto, é possível que o freelancer explore as oportunidades oferecidas pelas empresas que, por sua vez, podem navegar pelos perfis dos freelancers. Na plataforma há diversos filtros que podem ser utilizados para facilitar a busca de vagas e de profissionais. A plataforma também oferece um serviço de consultoria.

Para os freelancers, atenção: a plataforma deixa claro que uma taxa de 10% é cobrada sobre os ganhos obtidos no Upwork.

Fiverr

Fiverr

Fonte: Fiverr

O Fiverr é uma outra plataforma que também conecta freelancers e empresas. Dividido em mais de 10 categorias, entre elas design gráfico, fotografia, dados, marketing digital, redação e tradução, o freelancer pode se cadastrar gratuitamente, configurar o seu perfil e mostrar seu trabalho para um público global.

Na plataforma, o profissional é notificado quando recebe um pedido e pode usar o sistema deles para fazer a comunicação com o cliente. Além disso, o pagamento também pode ser feito na própria plataforma, assim que o trabalho for concluído. Mas, atenção: apesar da adesão ao Fiverr ser gratuita, o freelancer, ao finalizar o seu trabalho, fica com 80% de cada transação.

Para as empresas, o Fiverr oferece soluções corporativas denominadas Fiverr Pro, Fiverr Certified e Fiverr Entreprise.

Jooble

Jooble

Fonte: Jooble

O Jooble, por sua vez, é um site internacional para busca de emprego. Aqui, diferente das outras plataformas, as empresas divulgam as vagas e as pessoas podem navegar pelos anúncios. Há diversos tipos de vagas sendo ofertadas no Jooble, como pode ser visto aqui, e há vários filtros para facilitar essa pesquisa.

No site, porém, não são oferecidas somente vagas para freelancers. Há, também, ofertas para quem deseja trabalhar presencialmente, em home-office ou ocupar uma vaga temporária, por exemplo.

SimplyHired

Assim como o Jooble, o site SimplyHired também funciona para que as pessoas busquem por vagas de emprego que são oferecidas no Brasil e em outros países. Na plataforma, há como pesquisar por cargo, competência ou empresa. As vagas são as mais diversas possíveis. Lá, você encontra, por exemplo, anúncios para as áreas de marketing, administração, recursos humanos e até engenharia civil.

Na plataforma, o público pode encontrar vagas para freelancer, assim como vagas presenciais, híbridas e/ou home-office.

Vinteconto

Vinteconto

Fonte: Vinteconto

O Vinteconto tem uma proposta diferente das outras plataformas. Nele, freelancers anunciam o seu trabalho e o valor de cada projeto desenvolvido custa a partir de R$ 20. No Vinteconto é possível achar, por exemplo, pessoas que trabalham com marketing digital, edição de vídeos, design gráfico, programação, escrita, tradução, entre outros.

O cadastro na plataforma é gratuito e ela também oferece ferramentas para que os freelancers se comuniquem com os seus clientes e para que recebam feedbacks e avaliações. Diferente de outros sites, o Vinteconte não modera os pagamentos e, por isso, recomenda o uso de outras plataformas para que as transações sejam feitas.

Página inicial / Marketing
Equipe EBAC

O conteúdo

Marketing Digital

Economize R$320 na compra do seu curso. Use o código copied blog2024 e comece a aprender!

Domine o universo do Marketing Digital e conquiste grandes oportunidades em um mercado em constante crescimento.

Aprenda a criar campanhas de comunicação digital, planejamento de mídia e análise de dados, além de gerenciar projetos com o apoio de metodologias ágeis. Fortaleça seu portfólio e decole no trabalho.

35 horas
12x de
R$ 245,83
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 2.950
R$ 5.900
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

18 abr 2024
7 min
O que é um brand manager e como se tornar um?

Responsável por fazer a gestão de marca, o brand manager desempenha um papel estratégico dentro de uma empresa

18 abr 2024
7 min
21 fev 2024
14 min
Plano de mídia: o que é e como criar um

Estabelecer uma comunicação efetiva com o público-alvo é parte essencial para o sucesso de uma empresa. Descubra como fazer isso!

21 fev 2024
14 min
08 fev 2024
6 min
EBAC recebe estudantes de marketing em seu escritório para workshop sobre soft e hard skills

Profissionais das áreas de Recursos Humanos e Marketing da EBAC compartilharam dicas com os estudantes para eles se destacarem no mercado de trabalho

08 fev 2024
6 min
16 jan 2024
10 min
Como ter resultados com marketing de influência

Entenda como funciona o trabalho de parceria entre empresas e influenciadores.

16 jan 2024
10 min
09 jan 2024
7 min
Branding e Performance como aliados para o sucesso do seu negócio

Entenda como juntar as estratégias de branding e de mídia de performance pode ser positivo para as empresas.

09 jan 2024
7 min
22 dez 2023
6 min
Pirâmide de Maslow: o que é a hierarquia de necessidades humanas

Entenda como uma teoria da psicologia criada no século XX pode ser aplicada até hoje nas áreas de marketing e recursos humanos.

22 dez 2023
6 min