Adobe InDesign: o que é, o que ele pode fazer e para o que é usado

Última atualização
02 out 2023
Tempo de leitura
12 min
Adobe InDesign: o que é, o que ele pode fazer e para o que é usado

Aplicativo utilizado por profissionais da área editorial, o InDesign auxilia na construção de materiais impressos e digitais.

Se você já se perguntou como são organizadas as informações e elementos que compõem as páginas de revistas, jornais, livros ou e-books, mas não obteve resposta, nós podemos ajudar: muito provavelmente esses materiais foram feitos com o Adobe InDesign.

O InDesign é um aplicativo que auxilia os designers que trabalham sobretudo no setor editorial a diagramar arquivos. Com ele, é possível construir um documento gráfico do zero, mesclar textos e imagens e colocar elementos interativos.

Essa é uma ferramenta versátil e para descobrir mais sobre ela, nós conversamos com o art editor da editora MOL Robson Novaes, que também é professor do curso Adobe InDesign da EBAC.

O que é Adobe InDesign e para que serve

O Adobe InDesign é um aplicativo, também classificado como software, de design de layout e editoração eletrônica. Apesar de ser usado principalmente para criação de revistas, jornais e livros, ele pode ser utilizado para o desenvolvimento de diversos materiais gráficos que necessitam de páginas, como folders, cartazes e flyers.

Além de materiais impressos, o InDesign também possibilita criar materiais editoriais voltados para o digital. Com ele, é possível fazer e-books e arquivos PDFs, por exemplo.

O InDesign permite fazer a organização das informações que vão compor um material gráfico. “Imagine que a mesa do seu escritório está bagunçada. Para trabalhar, o ideal é você deixar essa mesa mais organizada e confortável. O InDesign é isso. Com ele, você vai pegar várias informações que podem estar soltas – imagens, títulos, textos – e organizá-las de maneira que fiquem esteticamente agradáveis e funcionais para o leitor”, explica Robson.

Exemplos de materiais gráficos da área editorial que podem ser feitos no InDesign
Exemplos de materiais gráficos da área editorial que podem ser feitos no InDesign
Exemplos de materiais gráficos da área editorial que podem ser feitos no InDesign
Exemplos de materiais gráficos da área editorial que podem ser feitos no InDesign

Qual é a diferença entre o Adobe InDesign CC e CS

Desde o seu lançamento, em 1999, o InDesign já teve diversas versões. Hoje a mais atual é o InDesign CC. As versões anteriores tinham a designação CS.

Apesar de algumas pessoas continuarem usando o InDesign CS, já que ele contém muitos recursos que também existem no CC, ele não recebe mais atualizações da Adobe. Por conta disso, Robson aconselha: quanto mais atualizado for o seu Adobe InDesign, melhor. Assim, você fica por dentro dos últimos lançamentos que a plataforma oferece.

Além disso, Robson alerta que usar versões antigas pode causar incompatibilidade de arquivo. Se você utiliza uma versão atual do InDesign para fazer um arquivo e uma outra pessoa tenta abrir o mesmo arquivo numa versão antiga do aplicativo, ela não vai conseguir visualizá-lo nem editá-lo.

Atualmente, para adquirir o Adobe InDesign, é preciso fazer um plano de assinatura e as atualizações são automáticas. Este formato é diferente do que era oferecido anteriormente quando era preciso comprar a cada ano uma versão mais recente do programa.

Vantagens do Adobe InDesign

Utilizar o Adobe InDesign proporciona diversas vantagens ao profissional. Ela é a melhor ferramenta e a mais usada no setor editorial, permite integrar arquivos de outros programas e possibilita adicionar elementos interativos em materiais digitais.

  • Melhor ferramenta para criação de páginas

O InDesign é a ferramenta mais completa para ajudar os profissionais na criação, organização e otimização de páginas para trabalhos editoriais. De acordo com Robson, atualmente não há no mercado outro programa compatível ou superior ao InDesign.

“Todo material que tem uma ou mais páginas pode ser feito no InDesign, ele é próprio para isso. Ele tem um sistema que nenhum outro programa tem. Você consegue organizar a numeração de páginas e navegar entre elas, além de poder organizar arquivos nas páginas e fazer o seu layout”, ressalta Robson.

Confira este vídeo que mostra as possibilidades que existem no InDesign sobre numeração de páginas.

  • Integração de arquivos de outros programas no InDesign

É muito comum usar no InDesign arquivos como fotos e ilustrações feitos, respectivamente, no Photoshop e no Illustrator. O software vincula elementos feitos nesses aplicativos, o que é uma vantagem para o profissional. Dessa forma, ele consegue mesclar imagens e textos no InDesign usando ferramentas que não estão disponíveis ou otimizadas nos outros dois softwares.

“O InDesign tem um sistema que você acaba trabalhando com links externos. Se eu quiser ilustrar alguma coisa, por exemplo, eu posso fazer isso no Illustrator e vincular o arquivo no InDesign. À medida que eu for fazendo alterações desse arquivo no Illustrator, ele vai sendo atualizado dentro do InDesign”, diz Robson.

Mas, atenção: ao mesmo tempo que possibilitar a integração de elementos de outros programas é uma vantagem, é preciso ficar atento para que isso não se torne uma desvantagem.

Quando você vincula uma foto que foi manipulada no Photoshop em um arquivo de InDesign, por exemplo, significa que a foto está interligada a este arquivo, mas ela continua salva, de forma independente, em uma pasta que está em seu computador. Caso essa foto seja apagada desta pasta ou até renomeada, ela vai sumir do arquivo de InDesign. Por isso, é preciso atenção na hora de vincular elementos no aplicativo.

Robson explica ainda que é possível incorporar elementos no InDesign, em vez de vincular, porém não é vantajoso porque os arquivos acabam ficando pesados. Além disso, se você decidir transformar uma foto colorida em preto e branco, você não vai conseguir fazer isso de forma automática e prática. A foto terá que ser substituída no arquivo manualmente.

  • Interatividade em materiais digitais

O InDesign permite que sejam colocados elementos interativos nos materiais editoriais voltados para o digital.

Em arquivos PDFs, por exemplo, é possível colocar links que levam o leitor para um site específico. Já nos e-books, se a pessoa deseja ir para um capítulo específico do livro, é possível colocar no sumário links que levam o leitor exatamente para a página do capítulo escolhido.

Também é possível criar documentos com áudio, vídeo, apresentações de slides e animações. O InDesign permite incluir essas interatividades nos materiais digitais que proporcionam experiências imersivas para o leitor.

Como instalar o InDesign

Para ter acesso ao InDesign, é necessário fazer um plano de assinatura mensal ou anual no site da Adobe. Assim como em outros aplicativos, a empresa oferece a possibilidade de instalar uma versão teste de forma gratuita do InDesign por tempo limitado. Esta é uma forma de avaliar a ferramenta e conferir o que ela oferece.

Página do InDesign no site da Adobe

Caso o usuário seja assinante do Creative Cloud Todos os Apps (conjunto de aplicativos e serviços da Adobe), ele já tem acesso. Ao entrar no site da Adobe e procurar pelo InDesign, a página vai oferecer a opção de baixar e instalar o aplicativo no computador.

Como usar o Adobe InDesign

O InDesign é composto por inúmeras ferramentas. Contudo, existem algumas que são utilizadas frequentemente pelos profissionais no seu dia a dia. Entre elas estão: layers, guias e importação de imagens e textos.

  • Layers

Os documentos feitos no InDesign são compostos por layers (camadas). Eles funcionam como se fossem folhas transparentes empilhadas e, em cada um deles, é possível colocar diferentes conteúdos.

É possível, por exemplo, usar um layer para texto, outro para gráficos e outro para fotos. Juntos, eles formam uma única imagem. Mas, como eles são independentes, se a pessoa quiser alterar o conteúdo do layer de texto, é possível fazer isso sem afetar os demais.

Documentos feitos no InDesign são compostos por layers (camadas) que funcionam como se fossem folhas transparentes empilhadas. Juntas, elas formam uma imagem. Reprodução: Adobe

Para adicionar layers ao documento, basta clicar na opção “nova camada” que fica no menu “camadas”. Também há outro botão com o mesmo nome na parte inferior desse painel.

  • Guias

Guias são linhas invisíveis. Quando um documento está sendo editado no aplicativo, elas ficam visíveis para ajudar o profissional a manter a ordem e a organização dos elementos que compõem o arquivo. Porém, no projeto final, seja ele impresso ou digital, elas não irão aparecer.

As guias – que quando estão em conjunto são chamadas de grades – podem ser definidas assim que se inicia um novo documento. Com elas, o profissional consegue definir o tamanho da margem de uma página, as medidas das colunas e espaçamento entre as imagens do arquivo.

Durante o andamento de um projeto, elas também podem ser usadas. Para isso, basta ir na opção “Layouts” que fica na barra principal do menu, localizada na parte superior do aplicativo, e clicar em Create Guides e Margins and Columns.

Botão que permite inserir guias nos documentos editados no InDesign
Exemplo de guias que são linhas que auxiliam o profissional a organizar os elementos que compõem um arquivo. Reprodução: rockcontent
Exemplo de guias que são linhas que auxiliam o profissional a organizar os elementos que compõem um arquivo. Reprodução: rockcontent

 

 

  • Importar textos e imagens

O InDesign trabalha com links externos, ou seja, todas as imagens que compõem o documento estão associadas à raiz do arquivo original que, por sua vez, está salvo em uma pasta do seu computador.

Adicionar uma imagem no documento pode ser feito de diferentes maneiras. A primeira delas é ir no menu principal, clicar em File > Place. Você também pode usar o teclado e usar os comandos Ctrl (Windows) ou Cmd + D (Mac OS).

Botão que permite importar imagens e textos no InDesign

Outra maneira para adicionar imagens, é arrastá-las diretamente para o documento. Para isso, basta abrir a pasta onde estão localizados os arquivos e colocá-los diretamente no documento.

De todas as formas é possível adicionar mais de uma imagem simultaneamente.

Os textos podem ser adicionados da mesma maneira que as imagens. Além delas, é possível criar uma caixa de texto no documento e escrever um texto dentro dela.

Dicas essenciais do InDesign que você precisa saber

Com o tempo, os profissionais vão descobrindo maneiras de utilizar as ferramentas oferecidas do InDesign de forma otimizada. Para Robson, algumas dicas para tornar o uso da ferramenta mais prática são: aprender a usar o estilo de caractere e de parágrafo, personalizar a área de trabalho e procurar por referências.

  • Aprender a usar estilo de caractere e de parágrafo

No InDesign é possível fazer a formatação de caracteres e de parágrafo assim como no Word, por exemplo. Isto é, você consegue definir todo um estilo para o seu texto e ele é aplicado no documento. Tamanho da fonte do título e quais palavras vão ficar em negrito ou itálico são exemplos do que pode ser pré-definido a partir dessa ferramenta.

Imagine que você está fazendo um livro e foi estabelecido que as palavras em inglês vão aparecer escritas na cor azul. É possível deixar pré-definida essa formatação na ferramenta de estilo de caractere e de parágrafo, e a cor das palavras em inglês será aplicada de forma automática. Se o cliente decidir depois que quer que essas palavras sejam na cor vermelha, você não terá que ir de palavra em palavra para fazer a mudança. Basta entrar na ferramenta, mudar a formatação e o texto será atualizado.

“Quando você trabalha com cartazes, pode até ir manualmente fazendo essas mudanças, porque a quantidade de texto não é grande. Mas quando é um arquivo mais extenso, que exige mais atenção, usar o estilo de parágrafo e caractere economiza muito tempo do profissional. Por isso, acho essencial aprender a usar essa ferramenta”, opina Robson.

  • Personalizar a área de trabalho

Apesar de ter uma aparência padrão, a área de trabalho do InDesign pode ser composta pelas ferramentas mais usadas pelo profissional. Fazendo isso, a pessoa pode organizar os itens que mais usa no aplicativo, deixando o seu uso mais prático. Confira aqui como fazer isso.

Robson ressalta que, ao definir a nova configuração da área de trabalho, é importante lembrar de salvar a nova configuração. Caso contrário, ao fechar o aplicativo, ela será perdida e, ao reiniciá-lo, a pessoa terá que refazer a organização.

  • Ter referências

Por ser um aplicativo usado por pessoas que trabalham com design editorial, é recomendado que elas busquem referências. Ver o trabalho de outros designers que atuam na área e analisar layouts de diferentes livros, jornais e revistas, por exemplo, enriquece a bagagem e dá noção do que é possível se fazer.

Além disso, Robson destaca que é importante estudar assuntos da área de design como hierarquia das informações, qual deve ser o tamanho de um título, como uma imagem deve ser usada, entre outras informações. Dominar esse conteúdo mais técnico também vai enriquecer o trabalho do profissional e facilitar na hora de construir uma página no InDesign.

Domine o InDesign

Se você tem interesse em trabalhar na área editorial é preciso dominar o InDesign. Com ele, é possível diagramar livros, revistas, jornais, PDFs, e-books e vários outros materiais do universo editorial. No curso Adobe InDesign da EBAC você poderá aprender a mexer no aplicativo, utilizar as principais ferramentas para criar designs incríveis e construir projetos para colocar em seu portfólio. Aproveite essa oportunidade!

Página inicial / Design
Bruna Montenegro

O conteúdo

Adobe InDesign

Domine o Adobe InDesign, o software imprescindível para quem quer trabalhar com diagramação de livros, ebooks, revistas digitais, PDFs interativos, entre outras possibilidades de publicação do universo editorial. Neste curso, você aprenderá as principais ferramentas para criar designs incríveis e construir um projeto autoral de revista com todas as seções, incluindo a capa, para turbinar o seu portfólio.

2 meses
12x de
R$ 72,08
(parcelas sem juros no cartão de crédito)
Investimento pelo curso completo
R$ 865
R$ 2.163
Inscreva-se no curso
Compartilhe sua opinião
Notificar sobre comentários

Ou como convidado

Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se Cadastre-se

Artigos Relacionados

18 maio 2024
8 min
Qual é a relação entre usabilidade e UX

Entenda por que a usabilidade é um fator importante para o sucesso de um negócio

18 maio 2024
8 min
25 jan 2024
6 min
O que faz um full stack designer e como se tornar um?

Requisitado pelas empresas, esse profissional domina diferentes áreas do design

25 jan 2024
6 min
09 jan 2024
11 min
O que é identidade visual?

Entenda qual a importância e os benefícios de uma identidade visual para uma empresa e como desenvolver uma.

09 jan 2024
11 min
23 dez 2023
6 min
O que é e no que consiste o design editorial?

Seus textos vão se tornar mais interessantes e fáceis de ler, se você pensar em cada elemento visual da apresentação dele.

23 dez 2023
6 min
17 dez 2023
8 min
O que faz um ilustrador e como se tornar um

Um ilustrador capta a essência visual de um texto e ajuda o leitor a processar a informação

17 dez 2023
8 min
11 dez 2023
5 min
Estudantes da EBAC participam de workshop no escritório da Adobe

Com foco na Adobe MAX 2023, os estudantes da EBAC ficaram por dentro das atualizações que estão sendo implementadas nas ferramentas da Adobe

11 dez 2023
5 min