Análise SWOT de uma empresa: o que é, como fazer e exemplos
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Você já ouviu falar em análise SWOT? Esta é uma técnica de planejamento estratégico usada por empresas e pessoas para detectar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de algum negócio ou projeto.
Através dela, é possível fazer a identificação de fatores internos e externos que podem favorecer ou prejudicar a execução de um projeto ou o andamento de um negócio. Quem adota essa técnica está acostumado a responder perguntas para obter insights e, assim, tomar decisões que favoreçam o negócio ou projeto.
Se você quer saber mais sobre a análise SWOT, entender a importância desse método, suas vantagens e desvantagens, para que serve e como fazer uma análise SWOT, então, confira este artigo!
O que é uma análise SWOT?
A análise SWOT é um dos métodos analíticos mais usados na hora de avaliar as forças e as fraquezas de uma empresa, assim como as oportunidades e as ameaças que podem surgir no seu caminho.
A sigla SWOT vem do inglês “strengths” (forças), “weaknesses” (fraquezas), “opportunities” (oportunidades) e “threats” (ameaças). Estas quatro métricas são as ferramentas fundamentais da análise. Neste artigo, vamos falar em detalhes sobre cada uma delas.
O que são as forças na análise SWOT?
As forças são as propriedades de um produto, equipe ou projeto que conferem uma vantagem competitiva sobre a concorrência dentro de um mesmo mercado. Pode ser um preço mais baixo, uma parceria com influencers, um market share maior, uma tecnologia de produção única, entre outras.
Para entender quais são as forças da sua empresa, você pode responder às seguintes perguntas:
- No que a sua marca é melhor que a concorrência?
- Por que os clientes escolhem o seu produto e quais comentários positivos eles costumam fazer?
- Quais canais dão bons resultados na hora de atrair clientes e onde você tem uma presença mais forte que a da concorrência?
- Quais tecnologias exclusivas ou especiais você utiliza na produção e quais vantagens elas oferecem: reduzem o custo ou aceleram o processo de fabricação?
- O que faz com que sua empresa cresça e obtenha mais vantagens?
O que são as oportunidades na análise SWOT?
As oportunidades são fatores sobre os quais você não tem influência, mas que pode usar a seu favor, se tomar as decisões certas. Podem ser fatores políticos, sociais ou tecnológicos.
Vamos dar dois exemplos. Se num mercado, grande parte das empresas varejistas se recusa a negociar com intermediários, isso pode ser uma oportunidade para os produtores, que passam a poder negociar diretamente com essas empresas. Outro exemplo é o surgimento de novas tecnologias que reduzem o custo de um produto. A empresa que melhor aproveitar essa oportunidade, obterá vantagem sobre seus competidores.
O que são as fraquezas na análise SWOT?
As fraquezas são tudo aquilo que impede a empresa de crescer ou o que ela não faz tão bem quanto seus competidores. Entre elas, estão a má organização do sistema de entregas, que pode causar atrasos, vazamentos de dados causados por funcionários ou a perda de pedidos no CRM, por exemplo.
Para encontrar suas fraquezas, você pode responder às perguntas abaixo:
- O que dizem os clientes em seus comentários negativos? Do que eles se queixam quando escrevem uma mensagem ou deixam uma reclamação?
- Em quais aspectos você está atrás da concorrência?
- Quais erros se repetem nos processos da sua empresa?
- O que impede você de cumprir seus objetivos ou aumentar suas vantagens?
Por exemplo, para uma empresa de manufatura, uma fraqueza pode ser a baixa capacidade produtiva da fábrica, que faz com que a empresa não consiga realizar grandes entregas. Ou atrasos em entregas, por conta do mau funcionamento dos serviços de transporte.
O que são as ameaças na análise SWOT?
As ameaças são mudanças no contexto que podem ter um impacto negativo para sua empresa, como a perda de clientes ou uma má reputação. Por exemplo, você não pode fazer nada para impedir uma crise econômica, mas as vendas serão menores porque as pessoas vão evitar gastar dinheiro.
Procurar ameaças é o mesmo que procurar oportunidades: pense em quais elementos externos podem ter um impacto negativo para sua empresa. Por exemplo, a entrada no mercado de um fabricante estrangeiro pode fazer você perder clientes e o aumento do custo de matéria-prima vai aumentar o custo do seu produto. Como você pode se preparar para esse cenário?
Para que serve a análise SWOT?
Agora que você já sabe o que é análise SWOT, agora vamos explicar para que ela serve: a análise SWOT ajuda a desenhar a estratégia de uma nova empresa, serviço ou produto.
Muitas vezes isso é aplicado para analisar o crescimento pessoal e profissional. É também utilizado para conseguir insights de inteligência competitiva em um nicho de mercado. Por exemplo, a análise ajuda a segmentar as ofertas disponíveis em um mercado, segundo o grau de demanda do público-alvo.
Qual a importância desse método?
Empresas de qualquer indústria se interessam em entender quais os recursos internos que elas realmente podem controlar e quais fatores estão fora de seu alcance, como as ameaças externas, por exemplo. O simples fato de ela estar ciente dessas questões já a ajuda a economizar tempo e recursos.
Vantagens e desvantagens da análise SWOT
Vantagens:
- Universalidade. Ela pode ser aplicada a um país inteiro ou a uma região específica; a uma empresa toda ou a apenas um departamento.
- Simplicidade. Você não precisa trabalhar com cálculos complexos ou processos caros de marketing. Basta ter informações sobre as características do produto e a situação do mercado para fazer uma análise SWOT.
- Trabalhar com alocação de dados. A análise SWOT ajuda a identificar e a estruturar dados da sua empresa ou produto, comparar informações e identificar conexões ocultas. No futuro, se torna muito mais fácil desenvolver uma estratégia para promover seu produto.
- Pode ser utilizada a curto ou longo prazo. Você pode utilizar os dados da análise tanto para ações pontuais quanto para criar uma estratégia de longo prazo.
Desvantagens:
- Os resultados são limitados pelo aqui e agora. A análise SWOT reflete a situação atual do mercado e da empresa, sem levar em conta potenciais mudanças. Em outras palavras, com o surgimento de novas variáveis, a análise precisará ser refeita.
- Não é específica. A análise SWOT mostra apenas o panorama geral e uma direção. Ela não dá números exatos, mas pode ajudar a entender e a pensar na estratégia geral do seu negócio. Você terá que desenvolver os passos a seguir para alcançar seus objetivos fora desta análise.
- Competência dos analistas. A análise depende muito de quem a realiza: os dados só serão precisos e a análise só será útil se for feita por uma pessoa que conhece a realidade do mercado. Quanto mais fora da realidade ou inexatos forem os dados, menos eficaz será a análise SWOT.
- Erros nos dados. Quanto maior for a empresa, mais fatores ela precisará levar em conta na análise. Quando você trabalha com uma grande quantidade de informação, é provável que surjam erros (dados mal coletados) que serão considerados corretos pelo analista. Este tipo de situação pode levar a erros na análise.
Como fazer uma análise SWOT?
Para realizar a análise, basta seguir estes passos:
Passo 1: Escreva os principais objetivos e tarefas da sua empresa ou projeto.
Passo 2: Faça uma lista de suas forças e fraquezas. Para isso, responda às perguntas citadas nos tópicos acima.
Passo 3: Agrupe as respostas em uma tabela e discuta com seus colegas e equipe.
Passo 4: Liste as oportunidades da sua empresa. Analise os pontos fortes e recursos internos que podem ajudar a superar obstáculos.
Passo 5: Identifique os riscos que podem afetar a estratégia de crescimento. Isso inclui todos os fatores externos como a concorrência, mudanças em leis, desastres naturais, sanções políticas, etc.
Passo 6: Liste as oportunidades e os riscos do seu contexto. Analise como você pode usar suas forças para superar suas fraquezas e se proteger de elementos fora do seu controle.
Passo 7: Desenhe uma estratégia com base nas informações obtidas.
Vamos ver um exemplo de análise SWOT para uma nova rede de restaurantes de fast food, em uma cidade de 500.000 habitantes:
Forças: o preparo rápido de comida, parcerias com padarias e fornecedores de alimentos locais, serviços oferecidos a diversos tipos de público-alvo (crianças, adolescentes, estudantes, trabalhadores e aposentados), produtos agrícolas (alta qualidade). | Oportunidades: contratar jovens para publicidade em universidades e escolas. Entrega de comida a domicílio e no escritório. Adição de elementos saudáveis no cardápio. |
Fraquezas: pouco reconhecimento de marca, concorrentes grandes como McDonald’s, altos custos de publicidade. | Ameaças: concorrentes de grande porte, como McDonald’s e Burger King; a oposição de grupos que defendem uma alimentação saudável. |
Passo 8: Utilize os resultados. As conclusões de uma análise SWOT podem ser extraídas a partir de duas metodologias: uma visualização rápida e a criação de uma matriz. A primeira dura entre 20 e 30 minutos e consiste em descartar os dados excessivos e se concentrar em tarefas prioritárias. Por exemplo, fortalecer determinado produto ou serviço através de recursos existentes.
Fazer a matriz SWOT exige a separação das informações por grupos:
- S-O é a linha de força, onde são explorados os pontos fortes e as oportunidades para ser ainda melhor.
- W-O é a linha de melhoria, onde é necessário definir como aproveitar as oportunidades para mitigar as fraquezas.
- A S-A é a linha de defesa, na qual é necessário responder à pergunta de como as forças protegem sua empresa de fatores externos incontroláveis.
- W-A é a linha de advertência, ou as atividades que você precisa iniciar para se precaver de futuros riscos.
É comum que estes dois métodos sejam utilizados em conjunto. Em primeiro lugar, é feita uma visualização rápida dos resultados para identificar as áreas prioritárias. Na sequência, é feita a matriz, seguindo as linhas estratégicas.
Este tipo de análise é uma ferramenta versátil que permite você avaliar a posição da empresa no mercado e identificar caminhos para crescer. Ela não diz o que precisa ser feito, mas ajuda a identificar fatores externos e internos para desenvolver de maneira eficaz seu projeto, dentro de determinado contexto.
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