O que é público-alvo e como defini-lo para uma empresa?

Última atualização
31 jul 2023
Tempo de leitura
9 min
O que é público-alvo

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Você já deve ter passado pela experiência de procurar um produto ou serviço na internet e logo começar a receber uma avalanche de anúncios de produtos parecidos em todas as suas redes sociais. Apesar de incômodo, isso também tem um lado prático: você pode avaliar diferentes ofertas e escolher a que for melhor para você. Se você pensa assim, é porque é parte do público-alvo daquelas empresas.

Fonte: Snappygoat

O que é o público-alvo e como identificá-lo?

O público-alvo ou target audience é um grupo de pessoas que pode se interessar pelos produtos ou serviços de uma empresa. Em outras palavras, são pessoas que têm chances de serem convertidas em clientes. As características para fazer o recorte de um público-alvo variam de acordo com o tipo de produto, mas podemos listar alguns parâmetros que são frequentemente utilizados nessa segmentação:

  • Gênero
  • Idade
  • Local de residência
  • Formação
  • Profissão
  • Status econômico
  • Hobbies e interesses
  • Hábitos de consumo.

Para explicar melhor, vamos ver um exemplo de público-alvo?

O grupo de consumidores da academia Nova Vida pode ser definido da seguinte forma: “Homens e mulheres entre 30 e 45 anos, que vivem na capital, possuem formação superior, trabalham em escritório, têm renda média alta e preferem fazer compras em supermercados próximos às suas casas”.

Por que é importante definir seu público-alvo?

Para responder a esta pergunta, vamos imaginar algumas situações.

Situação 1. Um universitário mora numa capital e à noite trabalha como garçom em um café para pagar os boletos. Seu salário é baixo e ele ainda precisa ajudar sua família. De repente, aparece pra ele um anúncio nas redes sociais sobre um desconto de 20% na anualidade da academia Nova Vida. A probabilidade de que ele vá fazer essa compra é mínima. Nesse caso, o ginásio enviou seu anúncio ao público errado, reduzindo a possibilidade de conseguir um novo cliente.

Situação 2. Uma mulher de 35 anos mora a um quarteirão do ginásio e trabalha como advogada em um escritório famoso, recebendo um salário alto. Nos stories do Instagram, a rede social que ela mais usa, aparece uma oferta da academia. Nessa situação, a possibilidade de conseguir um novo cliente para a academia aumenta, já que o anúncio alcançou o público certo, segundo os critérios de residência, profissão e nível econômico.

O principal objetivo de segmentar o público-alvo é direcionar a informação do produto a um público que possa ser convertido em clientes para a empresa.

Definir um público-alvo ajuda a:

  • Definir o tom de voz. Falar com um estudante e com uma pessoa mais velha não é a mesma coisa; os tipos de comunicação devem ser diferentes para cada público-alvo.
  • Criar uma identidade de marca. Isso permite definir cores, imagem, tipografia e outros elementos para tornar uma marca memorável.
  • Elaborar estratégias de vendas. Conhecer os problemas e necessidades do público pode ajudar a oferecer ofertas, descontos e promoções mais certeiros.
  • Selecionar os canais de informação. É preciso saber quais redes sociais são mais utilizadas pelos potenciais futuros clientes.

5 passos para definir seu público-alvo

  • Estude bem o perfil dos seus clientes atuais

Um dos melhores métodos para entender quem é o seu público-alvo é conhecer o perfil dos seus clientes atuais. Para isso, você pode criar um questionário e pedir para que seus clientes respondam às perguntas. Isso pode ser feito em pessoa, por telefone ou publicando o questionário nas suas redes sociais ou site. Além da informação para ajudar a definir seu público-alvo, você ainda pode entender melhor a opinião da sua base de clientes sobre o produto, ao incluir perguntas como “Do que você mais gosta no nosso produto ou serviço?” “Você nos recomendaria para outras pessoas?” “Como seria possível melhorar o produto?” Dados como esses não apenas ajudam você a conhecer seu público-alvo, como também permitem melhorar o produto para seus clientes.

passos para definir seu público-alvo

Fonte: Burst

  • Analise o público-alvo dos seus concorrentes

Este é um método que pode ajudar muito, especialmente se você ainda não tiver seus próprios clientes. Basta buscar empresas parecidas com a sua e investigar quem são os seguidores. Você pode analisar os perfis das empresas e ler os comentários de clientes, para entender que tipo de publicações chamam a atenção deles e que outros produtos/serviços esse público-alvo consome.

  • Defina qual NÃO é o seu público

Se você está dando os primeiros passos na análise do seu público-alvo, recomendamos que você decida quais grupos de clientes NÃO pretende atingir. Isso ajuda a evitar gastos desnecessários e oferecer seus produtos ao público adequado.

Esse é um método conhecido de marketing para segmentar o público-alvo e criar estratégias de desenvolvimento. Ele recebe esse nome porque exige que sejam respondidas cinco perguntas em inglês, que começam com W.

  • Who ou Quem é o seu cliente? Aqui, você deve segmentar suas personas, aquelas para quem você faz seu produto ou serviço, agrupando-as por diferentes características.
  • What ou Do que precisa seu cliente? Por exemplo, se você tem um restaurante numa região cheia de escritórios, seus clientes não vão valorizar apenas a qualidade da comida, mas também o delivery ou a rapidez do serviço.
  • Why ou Por que o cliente dá preferência ao seu negócio? Responder a essa pergunta pode ajudar você a comparar seu negócio com os concorrentes e ter ideias de como melhorar sua performance.
  • Where ou Onde seu cliente pode conseguir informações sobre sua empresa, produtos e ofertas? Defina quais canais de informação são mais utilizados por seus clientes.
  • When ou Quando seu cliente utiliza seu produto ou serviço? Por exemplo, digamos que você tem um salão de beleza perto de um centro recreativo para crianças. Suas clientes são mulheres que levam os filhos ali e têm uma hora livre até precisar buscar os filhos. Você pode oferecer diferentes serviços de curta duração para que elas aproveitem esse tempo.

Este método é recomendado tanto para quem já tem uma base de clientes quanto para quem ainda está na etapa de planejamento do seu negócio. É algo que vai ajudar você a focar em seus clientes e oferecer serviços mais competitivos no mercado.

  • Atualize os dados do seu público

Procure sempre interagir com seus clientes nas redes sociais. Crie questionários e pergunte a opinião deles sobre diversos assuntos, para estar sempre ligado em novas tendências e saber o que o seu público-alvo quer.

Diferenças entre público-alvo, cliente ideal e buyer persona

Lendo artigos relacionados a marketing e o estudo de público-alvo, você vai se deparar com conceitos como “buyer persona” e “cliente ideal”. Vamos ver o que são e qual a diferença entre cada um destes termos?

Como o nome diz, o cliente ideal é uma descrição do melhor cliente que você tem. Para descrever um cliente ideal, você precisa considerar o nível de compromisso que ele tem com a sua marca, a frequência de uso dos seus produtos, o conhecimento que ele tem da sua linha de produtos, o nível de satisfação que ele tem ao consumir seu produto e a probabilidade de que ele vá recomendá-lo aos seus conhecidos ou amigos.

Enquanto o cliente ideal é uma pessoa real, a buyer persona é um perfil inventado. Estabelecer uma buyer persona ajuda você a personalizar essa busca por clientes. Use a informação do seu cliente ideal e responda às seguintes questões:

  • Idade
  • Estado civil
  • Cargo
  • Hábitos cotidianos
  • Desafios
  • Crenças
  • Medos
  • Hobbies
  • Canais de comunicação, etc.

Vamos criar uma buyer persona para a academia Nova Vida:

  • Nome: Maria da Silva.
  • Idade: 36 anos.
  • Estado civil: Solteira.
  • Cargo: Economista em uma empresa.
  • Salário mensal: R$15,000
  • Hábitos cotidianos: Trabalha 8 horas por dia em casa, sai com os amigos duas vezes por semana e gosta de passear ao ar livre nos fins de semana.
  • Medos: Se preocupa com sua aparência e sua alimentação porque passa a maior parte do dia sentada
  • Hobbies: De vez em quando sai para correr com as amigas.
  • Canais de comunicação: Gosta de postar stories no Instagram.

Fonte: Burst

Quanto mais perfis de buyer personas você tiver, melhor é porque isso permite que você direcione seus recursos ao público certo, além de customizar estratégias de venda e agilizar o progresso do seu negócio.

Identificar o público-alvo, o cliente ideal e a buyer persona são passos indispensáveis para gerenciar seus projetos, criar a identidade e estilo da sua marca, produzir conteúdos relevantes, satisfazer as necessidades dos seus clientes existentes e conseguir novos usuários.

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Equipe EBAC

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